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Convex Datacenter
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  • #1
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    Cherokee Limited 5.2 - 1998




    Pessoal, acabei de entar no mudo 4X4.

    Dados: Cherokee Limited 5.2 - automática - 98/98
    Motor: V8
    80.000km rodados

    Tenho algumas dúvidas... se alguem puder me ajudar...

    1) qual o óleo de motor mais indicado?
    2) está com rodas originais e penus Michelin novos, qual a pressão correta?

    Alguma outra dica especial de manutenção?

    Obrigado

  • #2
    castrol magnatec
    deve ser em torno das 30 libras

  • #3
    Fala Grande Bob!

    (hahahahaha .... descobri que meu tio comprou uma Cherakola V8!!!!!! )

    O Wallace é um dos caras aqui do Fórum que estudou bastante sobre as Cherokas!

    Tem um amigo meu também (Luciano - Urso) aqui do fórum que tem uma igual à sua 98 etc.... ele ja conseguiu estourar um semi eixo traseiro (cuidado que parece que essa parte é meio sensível nesse carro.

    Quanto aos óleos, segue o que o Site da Castrol me passou:


    Transmissão
    Automática:Castrol Dexron III Mercon

    Diferencial
    Demais modelos: Castrol SAF XJ

    Óleo de motor
    Castrol GTX Special
    Castrol Magnatec
    Castrol SLX

    Acho que seja interessante trocar os óleos agora (incluindo diferenciais e cambio) para ter certeza que está tudo bem.

    Cuidado que a troca do óleo do cambio deve ser feita por pessoas especializadas, e o filtro também deve ser trocado.

    Outro cuidado é com o diferencial, pois ele possui um bloqueio de deslizamento limitado (TracLock) e precisa do óleo específico (esse que eu indiquei aí em cima)

    A Pressão dos pneus eu não sei... não tem nenhum adesivo na coluna da porta, nem na tampa do tanque dizendo isso?

    Abraços esperando pra dar uma volta na cherokola nova!

  • #4
    Usuário Avatar de Luciano  - Urso
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    Opa!

    Vc que é Tio do tranqueira do Régis? hehehe
    Tenho uma do mesmo ano, tá comigo a 63000km e é o seguinte:
    Oleo de motor não é segredo, estou usando um mobil mineral (acho que é super S) + aditivo da STP e trocando tudo inclusive filtro a cada 5000km...
    Aproveite e faça uma limpeza no motor, compre um frasco de Engine Flush da STP coloque no seu oleo velho, deixe funcionar 15minutos sem acelerar e depois troque oleo e filtro por novos.
    Cambio usa dexron II (pelo menos é o que diz o manual) e aconselho voce mandar em um especialista trocar oleo + filtro.
    Diferencial traseiro castrol SAF-XJ + aditivo da mopar
    Faça uma limpeza no sistema de arrefecimento e coloque aditivo novo e na proporção correta.
    Pneu pode usar de 28 a 33 dependendo da carga.
    Depois disso é só relaxar que a cherokee NÃO ENCHE A PACIENCIA DE QUEM CUIDA DIREITO.

    A minha tive problema no cambio que estragou um solenoide sei lá do que e estrupiou um cilindro troquei tudo gastei 2500 de mão de obra e 2000 de peças, tudo novo, paciencia, shit happens...

    Depois começou ruido no diff traseiro, os disquinhos do diferencial gastaram, só que eu andei um puta de um monte com o negocio ferrado, fazendo barulho, com óleo errado e etc e num sei se por isso meu semi eixo foi pra merda, aí eu cometí o erro de trocar os discos do bloqueio (paguei 1800 na concessionaria aqui no br e custava 50 doletas nos eua, descobri quanto custava e quase me matei) e mandei usinar o semi eixo... Coloquei o texaco multigear + aditivo da mopar, o barulho de bloqueio diminuiu mas não sumiu, e é Lógico que ferrou o semi eixo, durou 6 meses e quebrou no dia do meu aniversário em ilhabela... Encostei ela na minha garagem, encomendei semi eixo + rolamento + retentor com a ASKBY gastei 500 e poucos dolares, na concessionária só o semi eixo era 5000 reais...
    Me fodi mas aprendí, o unico oleo que atende a especificação do manual e cala a boca do do bloqueio é o SAFXJ da castro + aditivo da mopar e remendo em semi eixo=merda.



    Qualquer coisa dá um grito!
    []´s
    Luciano "Urso"
    Pajero Full 5p 2011

  • #5
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Galera.. pode usar o óleo modificador de viscosidade que é vendido na FORD para as RANGERS com dif. autoblocante, tem a mesma especificação da MOPAR e é muito mais BARATO
    Marcelo Carvalhal
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    www.unionjeep.com.br compre seu JEEP em Itaipava !

  • #6
    Usuário Avatar de Luciano  - Urso
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    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal
    Galera.. pode usar o óleo modificador de viscosidade que é vendido na FORD para as RANGERS com dif. autoblocante, tem a mesma especificação da MOPAR e é muito mais BARATO
    Vc quer dizer que a ford tem o aditivo? Boa dica! Por que aquele da mopar é um verdadeiro assalto...
    Assim cada vez mais vamos nos livrando dos LADRÕES da daimler.
    []´s
    Luciano "Urso"
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  • #7
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    Citação Postado originalmente por Luciano - Urso
    Citação Postado originalmente por Marcelo Carvalhal
    Galera.. pode usar o óleo modificador de viscosidade que é vendido na FORD para as RANGERS com dif. autoblocante, tem a mesma especificação da MOPAR e é muito mais BARATO
    Vc quer dizer que a ford tem o aditivo? Boa dica! Por que aquele da mopar é um verdadeiro assalto...
    Assim cada vez mais vamos nos livrando dos LADRÕES da daimler.
    E sim pode colocar tranquilo, os preço real do aditivo da MOPAR,não é o praticado, se fossem vende-lo pelo preço atualizado em dolar sairia por mais ou menos uns 140 reais, o resto é especulação , inclusive a a quantidade é a exata que vem no tubinho comprado na FORD


    AGORA, VOU DAR A MAIOR DICA
    ........A SHELL FABRICA UM ÓLEO QUE JÁ CONTÉM O ADITIVO EM SUA FÓRMULA


    SHEL EXPIRAX - 84W140, é masi caro mas ainda assim sai mais barato, iclusive as oficinas autorizadas da JEEP estão usando esta especificação, a TOYOTA usa este óleo nos EIXOS AUTOBLOCANTES, vc tbm pode comprar nas Concessionárias TOYOTA
    Marcelo Carvalhal
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  • #8
    Segundo o manual do curso da Dana, existem óleos que ja vem com aditivo e são recomendados para a seguinte aplicação (que é o caso da Cherokee)

    Diferencial Deslizamento Limitado (Trac-Lok, Power-Lok, Hydra-Lok, Tração Positiva, Blocante etc.)

    "EP SAE 85W140 API GL 5 adicionar aditivo modificador de atrito STURACO 7098 entre 4~6% do volume total ou
    Texaco Multigear LS 85W140"

    *agite bem a lata antes de colocar o óleo no eixo, dissolvendo o acúmulo que fica no fundo


    Parece que a Shell também tem um óleo já com o aditivo agora...... O importante é a especificação passada acima.

    Abraços

  • #9
    Usuário Avatar de Luciano  - Urso
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    Engraçado que o próprio consultor da jeep me falou pra usar o multigear 85w140, fui na dele mas não resolveu o problema do barulho mesmo com aditivo da mopar.
    Se voces olharem no manual (pelo menos na minha que é dana 44-4 atraz com track lock) ele pede o 70w140 (se me lembro é isso) e essa especificação só achei no SAF XJ.
    Coloquei com aditivo da mopar e sumiu o barulho. Custa quase 70 pilas o litro mas resolveu o problema.
    Se meu caso é um caso a parte, se minha cherokee tem um fantasma no diferencial. já não sei mas o fato é que só resolveu o barulho com o SAF-XJ.
    Vai entender né?
    []´s
    Luciano "Urso"
    Pajero Full 5p 2011

  • #10
    Precisa ver o que o animal que ajustou o seu diferencial fez....

    Se tiver mal ajustado ronca mesmo...

    []s

  • #11
    Usuário Avatar de Luciano  - Urso
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    Citação Postado originalmente por regis
    Precisa ver o que o animal que ajustou o seu diferencial fez....

    Se tiver mal ajustado ronca mesmo...

    []s
    Não tava roncando, apenas quando o oleo esquentava e voce fazia uma curva fechadíssima parado (tipo manobrando) dava pra ouvir aquele puta estralo de bloqueio (provavelmente desengrenando).
    Troquei o óleo e fim de papo...
    Vai entender né?
    O que interessa é que agora tá belezinha e meu bolso tá salvo.
    hehehehe
    []´s
    Luciano "Urso"
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  • #12
    Usuário Avatar de Marcelo Carvalhal
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    Citação Postado originalmente por regis
    Precisa ver o que o animal que ajustou o seu diferencial fez....

    Se tiver mal ajustado ronca mesmo...

    []s

    Existe um esquema de montagem nos manuais de diferenciais da DANA, que mostra como fazer a ajustagem para corrigir o desgaste irregular, alguns MEXÂNICOS, ignoram as irregularidades que a coroa apresenta e adianta ou atrasa demais a centralização do pinhão, até que as partes se igualem vai romcar, na verdade vai mesmo é haver uma usinagem, entre as peças, isso diminui ainda mais vida útil do diferencial

    Algo que ajuda a a consevar seu CONVERSOR DE TORQUE e ROLAMENTOS E PINHÕES DO DIFERENCIAL , é não dar aquelas trancos nas arrancadas, isso aumenta muito o atrito dentro do satélite e força todo o conjunto, outra coisa, no caso das QUADRA-TRAC (ZJ DE 96 EM DIANTE) é aconselhável um uso preventivo da posição LOW, simplesmente umas 03 voltas para cada lado é suficiente para mover as peças e tirar o vício de desgaste, ou um uso em terreno com pouca aderencia tb ajuda, pelo menos a cada 2000 KM, ISSO CONSTA NO MANUAL DO PROPRIETÁRIO
    Marcelo Carvalhal
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