x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1

    Unhappy cambio automatico da ZJ patina depois que esquenta oque sera pessoal.




    amigos do forum gostaria de uma luz por parte de vçs. a minha ZJ v8 5.2 começou a apresentar um poblema no cambio automatico. quando o carro esta frio o cambio trabalha normal, mas quando eu ando tipo uns 15 minutos que ela esquenta ai ela começa a patinar com a alavanca estando em Drive
    . para mim sair do lugar eu tenho que colocar a 1, e depois a 2 . detalhe do nada ela para de patinar e volta ao normal, mas logo ,minutos depois ela começa tudo de novo.
    a uns 20 dias atras o mecanico da agencia que eu a comprei abriu o carter do cambio para tirar um vazamento e ele colocou fluido novo o mesmo esta no nivel. a duvida é a seguinte sera que ele colocou o fluido de especificação diferente e por isso o cambio esta apresentando poblemas ou o filtro pode estar sujo ocasionando o mesmo defeito por favor amigos gostaria de um palpite de vçs que com certeza sabem melhor do que eu. abraços

  • #2
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Tu mesmo respondeste tua pergunta.. coloca o fluido certo e resolve o problema! Ou pelo menos já elimina essa dúvida se foi colocado o certo ou não.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #3
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0
    O cambio é muito complexo , esta anomalia pode ser varias coisas .
    Mas vou dar a minha opinião emcima das informações que você nos passou , o óleo foi trocado e esta no nível , ,o filtro não causa este tipo de problema só quando esta quente , se fosse ele que estivesse entupido ou sujo ao ponto de entupir , a sua CA já teria morrido .
    Acredito que seja o computador central se ajustando a nova configuração , vou tentar explicar :

    O processo de reaprender TCM acontece após a substituição ou ajuste dos seguintes componentes: • A bomba de injecção • O conjunto de motor • O pedal do acelerador • O cabo do acelerador • O sensor de posição do acelerador (TPS) • O kick-down • O switch TCM • A falha de transmissão de fazer isso pode resultar em uma mudança difícil, atrasado turno, derrapagem ou excessiva transmissão automática de embreagem condições de desgaste do material. O processo de reaprender TPS também deve ser feito quando ocorrerem as seguintes condições: • • dura mudança upshifts atrasadas • Take-off em modo de fail-safe (2 ª marcha) Piscando • Verifique luz Trans (nenhum código armazenado) TPS Relearn Processo Se houver um mudança na relação entre o TPS eo rack bomba de injeção de tensão, haverá uma notável mudança no padrão de mudança da transmissão. O reaprender TPS é necessário para fornecer o TCM com um valor de correlação entre o sensor TPS ea injeção posição rack bomba. É esse valor sabendo que o TCM usa para produzir o padrão de mudança para a transmissão com base na entrada TPS durante operação do veículo.
    Este reaprender também ocorre quando na mudança ou troca de fluido , e geralmente demora algum tempo para ele preencher as planilhas .

    Pode ser que com o tempo ele melhore por conta , agora se isso não ocorrer, você terá que atualizar o seu sistema em uma oficina especializada , eu aguardaria mais um tempo para que ele se ajuste .

    Veja bem estas informações são baseadas na sua afirmação que o óleo esta no nível e este sintoma me parece nível do oleo fora do recomendado que seria .
    Carro quente rodado aprox 25 KM, a VTR no Plano e a alavanca em N e ligado , retire a vareta e limpe , coloque de novo , o nível tem que estar entre o minimo e o maximo não no mínimo e nem no maximo.

    Qualquer duvida estamos ai valeu

    T+

    Wilson

  • #4
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Eu volto a insistir pra colocar o fluido correto antes de achar que tem outros problemas, elimina essa dúvida antes de mais nada.

    Wilson,

    1. A não ser que tu seja americano e não fale português direito, pare de usar essas traduções automáticas de google porque isso só vai confundir mais ainda quem está perguntando alguma coisa, o texto fica horrível! Eu ajudo a traduzir alguma coisa se precisar, mas não copia e cola isso aí porque fica um lixo. Já falei isso em outro tópico.

    2. Pelo jeito na tua pesquisa quando teu CA deu problema, tu leu no jeepforums sobre o Quick Learn da TCM, né? Faltou ver lá que pra alterar os parâmetros do TCM, só usando o scanner DRB-III em concessionária, o que "zera" os dados dos sensores, etc; não é algo que se faça em casa ou que o TCM faça automaticamente com o carro andando. O TCM usa esses dados para conferir se o CA está funcionando dentro dos limites especificados, e para fazer as trocas de marcha e controle do CA conforme foi programado, mas ele não refaz sua programação sozinho, ele mantém os dados que estavam funcionando antes. Em transmissões mais novas com controle eletrônico, isso acontece, mas não nestas de XJ / ZJ e afins.

    3. Não é preciso fazer o Quick Learn se o fluido do CA foi trocado por um equivalente ao correto que estava funcionando antes. O TCM está com as informações para funcionar com aquele fluido que tinha antes da troca, enquanto ficar com esse fluido errado, pode até melhorar um pouco depois que ele "queimar" e o fluido engrossar um pouco, mas o ideal é que trocando-se pelo fluido correto, não precisa se fazer reprogramação nenhuma no módulo. O TCM usa uma média de aproximadamente cinco trocas para cada marcha pra conferir se está tudo bem, então após trocar o fluido e rodar um pouco, depois do CA fazer umas vinte trocas de marcha deveria estar funcionando normalmente.

    4. Quem já andou em uma Cherokee com fluido errado sabe que acontece exatamente isso que o Roberto descreveu, o fluido tem viscosidade inadequada principalmente com a temperatura de trabalho e "afina", como dizem por aí; seria a primeira coisa que eu faria (trocar e colocar o fluido certo) até pra garantir pois ele não sabe se foi colocado o ATF adequado ou não, então já eliminaria a primeira possibilidade.
    Em oficinas seguido fazem isso de trocar o ATF e colocar o primeiro que vêem pela frente, ATF2, Dexron II, qualquer um desses fluidos de câmbio automático de Vectra e afins, mas que NÃO SERVEM nas Cherokee.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #5
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0
    Desculpa ai , só tentei ajudar com o que eu tinha em mãos no momento ,agora com a sua explicação ficou bem melhor . Valeu

    No Caso a minha demorou um pouco para se ajustar e agora esta 100%

    T+

    Wilson

  • #6
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Wilson, não sou mestre de nada. Só acho que aquele texto traduzido vai confundir mais quem está esperando por uma resposta. Se discordas de alguma coisa que eu disse, sinta-se livre pra contestar o assunto

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #7
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0
    Fala ai meu caro andretomasi

    A resposta que eu dei foram baseadas nas informações que o Roberto nos passou e comparando a minha opinião com a sua , não esta muito diferente , vejamos uma comparação

    Pergunta :
    A duvida é a seguinte será que ele colocou o fluido de especificação diferente e por isso o cambio esta apresentando problemas
    Resposta minha :
    O cambio é muito complexo , esta anomalia pode ser varias coisas.

    Resposta sua :
    Eu volto a insistir pra colocar o fluido correto antes de achar que tem outros problemas, elimina essa dúvida antes de mais nada.


    Pergunta :
    o filtro pode estar sujo ocasionando o mesmo defeito

    Resposta Minha :
    ,o filtro não causa este tipo de problema só quando esta quente , se fosse ele que estivesse entupido ou sujo ao ponto de entupir , a sua CA já teria morrido .

    Resposta Sua :


    Veja bem sem dados tudo o que temos e opinião e pela sua opinião o cara colocou o óleo errado Não é mais fácil ele ir até a agencia e perguntar que óleo o cara colocou ao invés de ir trocando ?

    A responsabilidade é da agencia , se ele colocou o óleo lá , e eles colocaram óleo errado , não adianta só trocar , e o óleo do conversor , você sabe que é impossível trocar todo o óleo , um pouquinho que fica ira contaminar tudo .
    Na minha modesta opinião , se realmente eles colocaram óleo errado , terão que trocar todo o óleo , limpar o conversor e trocar o filtro , ou tentar trocar no sistema Flushing e mesmo assim ainda teriam que trocar o filtro .


    Repare que eu perguntei se o óleo esta no nível .e pedi para ele conferir de novo :

    Carro quente rodado aprox 25 KM, a VTR no Plano e a alavanca em N e ligado , retire a vareta e limpe , coloque de novo , o nível tem que estar entre o mínimo e o Maximo não no mínimo e nem no Maximo.



    Agora quando eu disse :

    Acredito que seja o computador central se ajustando a nova configuração .

    Este reaprender também ocorre quando na mudança ou troca de fluido , e geralmente demora algum tempo para ele preencher as planilhas .

    Pode ser que com o tempo ele melhore por conta , agora se isso não ocorrer, você terá que atualizar o seu sistema em uma oficina especializada , eu aguardaria mais um tempo para que ele se ajuste .


    Não é a mesma coisa que tu disse ?

    Faltou ver lá que pra alterar os parâmetros do TCM, só usando o scanner DRB-III em concessionária, o que "zera" os dados dos sensores, etc; não é algo que se faça em casa ou que o TCM faça automaticamente com o carro andando. O TCM usa esses dados para conferir se o CA está funcionando dentro dos limites especificados, e para fazer as trocas de marcha e controle do CA conforme foi programado, mas ele não refaz sua programação sozinho, ele mantém os dados que estavam funcionando antes. Em transmissões mais novas com controle eletrônico, isso acontece, mas não nestas de XJ / ZJ e afins.

    3. Não é preciso fazer o Quick Learn se o fluido do CA foi trocado por um equivalente ao correto que estava funcionando antes. O TCM está com as informações para funcionar com aquele fluido que tinha antes da troca, enquanto ficar com esse fluido errado, pode até melhorar um pouco depois que ele "queimar" e o fluido engrossar um pouco, mas o ideal é que trocando-se pelo fluido correto, não precisa se fazer reprogramação nenhuma no módulo. O TCM usa uma média de aproximadamente cinco trocas para cada marcha pra conferir se está tudo bem, então após trocar o fluido e rodar um pouco, depois do CA fazer umas vinte trocas de marcha deveria estar funcionando normalmente.



    A minha resposta esta exatamente igual a sua e nao me lembro de ter falado para ele reprogramar o modulo em casa , só coloquei aquele texto mal traduzido
    mas , a minha intenção era mostrar a fonte e firmar o que disse , O cambio é muito complexo , esta anomalia pode ser varias coisas .







    Agora meu caro amigo Roberto 5.2V8
    Se comprovado que eles colocaram o óleo errado , é só exigir que eles corrigiam da melhor forma , usando as informações aqui colocadas por nos Valeu .

    T +

    Wilson

  • #8
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Wilson, só acho que ele tem que ir por eliminação. Se o carro funcionava bem antes, a única coisa que foi feita foi a troca de óleo, e agora está dando problema, o mais lógico é que está com o óleo errado, é praticamente impossível um problema assim surgir do nada.

    Se ele soubesse ou a agência soubesse que óleo foi colocado, acho que ele já teria dito aqui perguntando se era o certo pois ele já estava desconfiado disto. Ou se eles não sabem ou se não confia na agência e podem querer colocar um óleo mais barato, eu aconselho que ele troque sabendo que está colocando o correto e elimine essa dúvida de uma vez.

    Quanto ao TCM, não foi a mesma resposta. O que tu chama de reaprender, que eu chamo de reprogramar e a Chrysler batizou como "Quick Learn", só é feito na concessionária e leva alguns minutos. Tu deste a entender que o câmbio dele estaria alterando algum parâmetro da sua configuração sozinho com o tempo, "reaprendendo" por conta própria, por causa do óleo novo.
    Esse câmbio não faz isso. Está programado pro óleo antigo que funcionava, e está dando problema porque os sensores estão tentando fazer funcionar como se fosse aquele óleo antigo. A única coisa que pode mudar com o tempo é ele ficar forçando o câmbio, provocando superaquecimento e eventualmente o óleo vai "engrossar" e talvez note-se alguma mudança no comportamento. É por isso que se fala tanto "Não troca o óleo do câmbio automático porque é problema na certa!", o pessoal prefere deixar um óleo velho mais grosso escondendo o problema do que trocar e resolver de forma adequada.

    Quanto ao filtro nem respondi pois não tem nada a ver com o problema, tu mesmo reafirmaste isso.

    E além disso tudo, o grande motivo por eu insistir que ele antes de mais nada, confirme se é o óleo certo ou então troque pelo óleo certo, é porque nenhuma falha no TCM faz o câmbio patinar! Falha de TCM faz ele trocar as marchas antes, depois, espichar ou encurtar demais, pular marchas e outras panes do tipo, mas o "patinar" como se estivesse forçando embreagem é característico de óleo errado ou de conversor de torque fudido. Como o conversor dele funcionava antes da troca do óleo, 99% de chance de ter sido usado ATF incorreto.

    Quanto à troca:
    Pra fazer a troca do máximo possível de óleo da maneira correta, o ideal é escoar bem pelo bujão da transmissão, completar com o óleo correto, verificar o nível, rodar uns 20km ou por um dia, no dia seguinte escoar novamente pelo bujão e completar novamente.. Fazendo isso duas ou três vezes já se dilui suficientemente o ATF errado e fica com o óleo novo, sem problema com contaminação pois depois da segunda troca a proporção que permanece dentro do CA é baixa.
    Lembrando que é necessário confirmar se o óleo da transferência está no nível e se está com o óleo correto também, o mesmo do CA.

    NÃO aconselho a fazer flushing pois não conheço posto que tenha máquina pra fazer o flushing em transmissão, que precisa ser feito sem pressão, utilizando a própria bomba da transmissão com o veículo em funcionamento, conectado à linha do radiador do CA. Usar a bomba de flushing comum ou a de sucção pode danificar o câmbio.

    No mais, toda discussão é válida, espero que ajude o Roberto a resolver o problema.

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #9
    Usuário Avatar de Rustão
    Entrada
    28/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    412
    Agradecimentos: 0
    aprendo muito com essas discussões

  • #10
    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Wilson, só acho que ele tem que ir por eliminação. Se o carro funcionava bem antes, a única coisa que foi feita foi a troca de óleo, e agora está dando problema, o mais lógico é que está com o óleo errado, é praticamente impossível um problema assim surgir do nada.

    Se ele soubesse ou a agência soubesse que óleo foi colocado, acho que ele já teria dito aqui perguntando se era o certo pois ele já estava desconfiado disto. Ou se eles não sabem ou se não confia na agência e podem querer colocar um óleo mais barato, eu aconselho que ele troque sabendo que está colocando o correto e elimine essa dúvida de uma vez.

    Quanto ao TCM, não foi a mesma resposta. O que tu chama de reaprender, que eu chamo de reprogramar e a Chrysler batizou como "Quick Learn", só é feito na concessionária e leva alguns minutos. Tu deste a entender que o câmbio dele estaria alterando algum parâmetro da sua configuração sozinho com o tempo, "reaprendendo" por conta própria, por causa do óleo novo.
    Esse câmbio não faz isso. Está programado pro óleo antigo que funcionava, e está dando problema porque os sensores estão tentando fazer funcionar como se fosse aquele óleo antigo. A única coisa que pode mudar com o tempo é ele ficar forçando o câmbio, provocando superaquecimento e eventualmente o óleo vai "engrossar" e talvez note-se alguma mudança no comportamento. É por isso que se fala tanto "Não troca o óleo do câmbio automático porque é problema na certa!", o pessoal prefere deixar um óleo velho mais grosso escondendo o problema do que trocar e resolver de forma adequada.

    Quanto ao filtro nem respondi pois não tem nada a ver com o problema, tu mesmo reafirmaste isso.

    E além disso tudo, o grande motivo por eu insistir que ele antes de mais nada, confirme se é o óleo certo ou então troque pelo óleo certo, é porque nenhuma falha no TCM faz o câmbio patinar! Falha de TCM faz ele trocar as marchas antes, depois, espichar ou encurtar demais, pular marchas e outras panes do tipo, mas o "patinar" como se estivesse forçando embreagem é característico de óleo errado ou de conversor de torque fudido. Como o conversor dele funcionava antes da troca do óleo, 99% de chance de ter sido usado ATF incorreto.

    Quanto à troca:
    Pra fazer a troca do máximo possível de óleo da maneira correta, o ideal é escoar bem pelo bujão da transmissão, completar com o óleo correto, verificar o nível, rodar uns 20km ou por um dia, no dia seguinte escoar novamente pelo bujão e completar novamente.. Fazendo isso duas ou três vezes já se dilui suficientemente o ATF errado e fica com o óleo novo, sem problema com contaminação pois depois da segunda troca a proporção que permanece dentro do CA é baixa.
    Lembrando que é necessário confirmar se o óleo da transferência está no nível e se está com o óleo correto também, o mesmo do CA.

    NÃO aconselho a fazer flushing pois não conheço posto que tenha máquina pra fazer o flushing em transmissão, que precisa ser feito sem pressão, utilizando a própria bomba da transmissão com o veículo em funcionamento, conectado à linha do radiador do CA. Usar a bomba de flushing comum ou a de sucção pode danificar o câmbio.

    No mais, toda discussão é válida, espero que ajude o Roberto a resolver o problema.

    [ ]'s
    meus queridos amigos do forum. muito obrigado pela atenção de vçs que DEUS os abençoe. olha eu fiz o seguinte tirei todo o fluido que estava no carter e colocoquei o texaco texamatic 7450 E e tambem troquei o filtro ja que o mesmo estava bem usado. montei novamente e o carro voltou ao normal. vou andar mais um ou dois dias e fazer mais uma troca parcial para garantir a troca total do fluido. depois que eu troquei andei mais ou menos uns 60 km num calor daqueles e com o transito andando a praticamente 10 km/h
    , e o carro voltou ao normal, concerteza eles colocoram um atf mais barato e com especificação diferente da que o carro esta acostumado mas graças a DEUS esta ok. queridos amigos mais uma vez eu agradeço pela atenção de vçs . vcs são fera um abraço

  • #11
    Usuário Avatar de andretomasi
    Entrada
    16/05/2003
    Local
    Mantova, Itália/RS
    Idade
    40
    Posts
    3,057
    Agradecimentos: 7
    Que bom que funcionou, Roberto

    [ ]'s
    Cherokee Sport 1997 / 4.0 HO / 255.75.R15 / 2"

    "Hold my beer and watch this"

  • #12
    Usuário
    Entrada
    30/09/2010
    Local
    Tiete/SP
    Idade
    52
    Posts
    234
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por andretomasi Ver Post
    Que bom que funcionou, Roberto

    [ ]'s
    É por isso que gosto deste tipo de tópico , a gente discute sobre o assunto , do começo ao fim , troca opiniões e felizmente livramos mais um amigo das garras dos espertos de plantao

    Parabens Roberto fico muito feliz
    E Parabens a voce meu amigo andretomasi, muito obrigado pela discuçao em alto nivél

    O mais importante de tudo isso ,é saber que outros amigos poderão usufruir de maneira pratica e objetiva

    T+

    Wilson

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. porque o cj5 perde embreagem depois q esquenta
      Por slash no fórum Jeep Willys
      Respostas: 30
      Última resposta: 21/08/2023, 10:39
    2. Ranger V6 4.0 não pega depois que esquenta.
      Por kaminski no fórum Ford
      Respostas: 19
      Última resposta: 19/09/2017, 09:27
    3. Respostas: 14
      Última resposta: 22/10/2009, 10:54
    4. Será que esquenta ou esfria???
      Por Zepi no fórum Jeep Willys
      Respostas: 6
      Última resposta: 21/12/2006, 19:41
    5. Respostas: 1
      Última resposta: 27/02/2006, 22:53

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade