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Convex Datacenter
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  • #1
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    Câmbio ZJ bebeu água




    Olá a todos. Em uma "inocente" trilha aqui pelos Lençóis Maranhenses, enfiei minha ZJ em um atoleiro (mais lagoa do que atoleiro). Depois de quase duas horas com caixa e diferenciais submersos, constatei pela vareta, a presença de água misturada ao fluido. Sem recursos no local, rodei mais de 200 km até a capital, assim mesmo. A 50 km de São Luis, a caixa começou um ruido estranho e a patinar.
    Ao chegar, removemos o carter e constatamos que alé de água, havia bastante areia depositada no fundo. Trocado o fluido (Texamatic Dexron III), conseguimos acrescentar +- 5 litros, e o ruido parou. Não troquei o filtro por falta do mesmo aqui no mercado, só foi possível "lavar". Rodando com o carro, o único problema que notei é que a primeira de vez em quando não engatava. A idéia era rodar uns dois,três dias e fazer nova troca. Ontem, ao pegar um engarrafamento, o câmbio começou a falhar até que a VT parou totalmente (detalhe: ao remover a vareta, a temperatura do fluido dava pra fritar um bife). Após esfriar, no dia seguinte, o câmbio voltou ao "normal".
    As perguntas: O mal-funcionamento seria em consequência somente do novo fluido ? A falta de um filtro novo pode causar o mal-funcionamento ? Por quê o óleo está superaquecendo ?
    Vale lembrar que antes do incidente, o câmbio funcionava perfeitamente.

  • #2
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Edmundo Medeiros Ver Post
    Olá a todos. Em uma "inocente" trilha aqui pelos Lençóis Maranhenses, enfiei minha ZJ em um atoleiro (mais lagoa do que atoleiro). Depois de quase duas horas com caixa e diferenciais submersos, constatei pela vareta, a presença de água misturada ao fluido. Sem recursos no local, rodei mais de 200 km até a capital, assim mesmo. A 50 km de São Luis, a caixa começou um ruido estranho e a patinar.
    Ao chegar, removemos o carter e constatamos que alé de água, havia bastante areia depositada no fundo. Trocado o fluido (Texamatic Dexron III), conseguimos acrescentar +- 5 litros, e o ruido parou. Não troquei o filtro por falta do mesmo aqui no mercado, só foi possível "lavar". Rodando com o carro, o único problema que notei é que a primeira de vez em quando não engatava. A idéia era rodar uns dois,três dias e fazer nova troca. Ontem, ao pegar um engarrafamento, o câmbio começou a falhar até que a VT parou totalmente (detalhe: ao remover a vareta, a temperatura do fluido dava pra fritar um bife). Após esfriar, no dia seguinte, o câmbio voltou ao "normal".
    As perguntas: O mal-funcionamento seria em consequência somente do novo fluido ? A falta de um filtro novo pode causar o mal-funcionamento ? Por quê o óleo está superaquecendo ?
    Vale lembrar que antes do incidente, o câmbio funcionava perfeitamente.
    Edmundo,

    Chegou a verificar o radiador do câmbio?

    Ele fica debaixo do radiador do motor, e é ligado ao câmbio através de duas mangueiras metálicas. Se essas mangueiras estiverem amassadas ou o radiador entupido (você disse que tinha areia dentro do câmbio), a tendência será superaquecer em baixas velocidades.

    []'s

  • #3
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    A refrigeração é feita pelo próprio radiador do motor. As mangueiras saem do câmbio e se conectam a ele, sendo uma de água e outra de óleo. Estamos checando para ver se há entupimento nas mangueiras. Não há radiador próprio. Valeu !

  • #4
    Usuário Avatar de Jeanilson
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    Citação Postado originalmente por Edmundo Medeiros Ver Post
    A refrigeração é feita pelo próprio radiador do motor. As mangueiras saem do câmbio e se conectam a ele, sendo uma de água e outra de óleo. Estamos checando para ver se há entupimento nas mangueiras. Não há radiador próprio. Valeu !
    Edmundo,

    Os dois radiadores formam uma peça só, e a circulação do óleo do câmbio é independente da circulação da água do motor, portanto é comum se referir a parte onde passa o óleo como "radiador do óleo do câmbio".

    Como você disse que encontrou areia dentro do câmbio, tem grande chance de alguma areia ter ido parar dentro do radiador do óleo, obstruindo algumas passagens e diminuindo a sua eficiência. É bom verificar o próprio radiador além das mangueiras.

    []'s

  • #5
    Usuário Avatar de AlexPalma
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    E trocar o filtro de óleo do câmbio, claro...
    Alexandro
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  • #6
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    Nenhuma solução ainda. Acho que terei que enviar o câmbio para SP. Alguem indica uma especializada de confiança ?

  • #7
    Usuário Avatar de AlexPalma
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    Oficina Especializada Dr. Chrysler - Dodge, Jeep e Chrysler - Zona Norte - São Paulo/SP

    Ela esta localizada na Avenida Guilherme Cotching, 804 - Vila Maria - SP - Cep: 02113-010!!
    E o telefone do Sandro é (11) 3637.3764 / (11) 2631-0431!!
    Alexandro
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  • #8
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    Só para esgotar as possibilidades de resolução do problema aqui mesmo, digam se há algo mais a fazer além de:
    Efetuei a troca do ATF duas vezes, em ambas não troquei o filtro, que está bem feio. Nas duas trocas, só foi possível colocar cerca de 5 litros de óleo.
    Verificamos o estado dos dutos para o radiador. Tudo normal.
    Após a troca, com o carro ainda frio, o funcionamento é normal. Após rodar uns 10 minutos,pára de engatar marchas, como se não houvesse tração....Só o velho filtro pode ocasionar isso ? Compensa mandar em alguma "concessa" que tenha equipamento para troca completa do óleo ?

  • #9
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    Citação Postado originalmente por Edmundo Medeiros Ver Post
    Só para esgotar as possibilidades de resolução do problema aqui mesmo, digam se há algo mais a fazer além de:
    Efetuei a troca do ATF duas vezes, em ambas não troquei o filtro, que está bem feio. Nas duas trocas, só foi possível colocar cerca de 5 litros de óleo.
    Verificamos o estado dos dutos para o radiador. Tudo normal.
    Após a troca, com o carro ainda frio, o funcionamento é normal. Após rodar uns 10 minutos,pára de engatar marchas, como se não houvesse tração....Só o velho filtro pode ocasionar isso ? Compensa mandar em alguma "concessa" que tenha equipamento para troca completa do óleo ?
    Tens que trocar todo o óleo da caixa, que se aproxima dos 10 litros.
    Quando troquei da minha Sport, eles soltaram uma das mangueiras que sai da caixa.
    Ligavam o motor por um certo tempo até sair um ou dois litros de óleo.
    Baixavam o carro do elevador e completavam com óleo novo pela vareta.
    Erguiam o carro, tiravam mais óleo e, depois repetiam o ciclo, até que em determinado momento começou a sair óleo novo.
    Pronto! Tinham trocado todo o óleo da caixa, sem dificuldades.
    No seu caso, com certeza absoluta, é claro que terão que trocar o filtro primeiramente, pois ele deve estar saturado.
    Não adianta tomar três banhos e usar a mesma cueca!
    E boa sorte!

  • #10
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
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    Pode ser, que com a troca sucessiva do fluído da transmissão, com o filtro junto, aquela areia toda contida em seu interior, como foi denotado do relato na primeira retirada da tampa do carter do óleo da transmissão (veja que este óleo e filtro são caros e isto é apenas um paliativo), seja continuamente reduzida mas, pelo trabalho das partes móveis do câmbio, aqueles granulos de areia maiores irão sendo reduzidos em particulas menores, tal como uma poeira e irão se infiltrando em uma parte chamada de Corpo da Válvula (procure no YouTube por Valve Body, que vai encontrar muitas dicas e procedimentos de limpeza sem desmontar), que como o nome já diz é composta de pequenas válvulas e atuadores, com cilindros e paredes internas perfeitamente retificadas, onde a vedação é muito importante e realizada por aqueles anéis tipo o-ring; imagine estas válvulas e atuadores não apresentando vedação e escapando pressão, o Sensor de Pressão com sua peneirinha entupida, quando é mais necessário pressão para realizar a transferência de marchas; o que vai ocorrer é o módulo TCM identificar isto, avisar o módulo PCM e tudo entrar em Limp Mode (Modo Manco), desengatando ou apenas entrando primeira ou segunda, para ir apenas à próxima oficina (já viu como estas oficinas de câmbio automático parecem mais hospitais, de tão limpas e tudo pintado de branco epoxi). Existe, também, uma série de buchas metálicas, que teem um desgaste normal (vida útil do câmbio, em condições normais, estimada, de 180.000 a 200.000Km); quando o embuchamento do câmbio e do conversor de torque e, também, de sua embreagem interna apresentam folga acentuada; e esta areia vai atuar como um abrasivo e acelerar o desgaste destas partes, este desgaste ocasiona junto ruídos e desengates indesejados. Penso que uma desmontagem completa, de terceiro escalão, vai ser imperiosa, com a reposição de peças gastas, antecedida de uma limpeza minuciosa de todos os componentes, para depois ser realizado uma reconstrução/remontagem completa deste câmbio. Grande abraço a todos e saudações.

  • #11
    Usuário Avatar de zanötto
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    ALL só um pitaco, visto que sou novato de Cherokee, por que entrou água e areia no câmbio? Tem algum respiro "frágil", há algum cuidado adicional a ser tomado? Afinal poças d'água são relativamente comuns nos passeios.

    Agradeço a atenção de todos...
    [ ]'s
    CZ

  • #12
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    08/08/2011
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    Resolvi abrir o câmbio aqui mesmo em SLZ, porquê, em contato com algumas especializadas em SP, as previsões de custo para reparação considerando o ocorrido, assustaram. Ouvi algo entre 8 e 10 pilas. Fora transporte e a possibilidade de não ficar bom. Como esse valor é quase a metade do valor do carro, vou arriscar. Não resolvendo, melhor comprar um câmbio completo.
    Pois bem: Desmontada a parte debaixo da caixa, constatamos ainda a presença de areia, nas válvulas, canaletas, corpo de válvulas e tudo mais. Tudo está sendo desmontado, limpo e remontado imediatamente. Logo que reinstalar a caixa retorno aos srs. para repassar a experiência. espero que seja positiva.
    Conforme colocou o colega Zanoto, é interessante o esclarecimento dessa dúvida, quanto aos cuidados com a vedação do câmbio. Se alguém tiver uma dica...

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