Pessoal, preciso muito da ajuda de vocês.

Estou com muita dificuldade para encontrar respostas para os problemas apresentados pela minha WJ.
Comprei o veículo recentemente ciente dos problemas do motor. Por tratar-se de um veículo 2004 e com procedência (o carro foi comprado 0km por um parente), resolvi comprá-lo e estou em busca de soluções.
A caminhonete está com 112 mil km, uma quilometragem baixa para um motor Mercedes. No início identifiquei que a turbina estava com folga, então mandei para a retífica. Porém, o problema da fumaça continua, e o barulho (motor parece estar batendo válvula) também.

Postei um vídeo mostrando a fumaça que faz, ora preta, ora branca. No vídeo a viatura estava parada à 3 dias. Apareceu vazamento de diesel que já foi identificado o local do vazamento.

Aqui na região de Florianópolis está muito difícil encontrar mecânica para ela. Já rodei vários lugares, ouvi opiniões muito confusas, mas não encontrei ninguém capaz de resolver o problema.
Estou inseguro de continuar rodando com medo de que aconteça algo mais grave.

Alguém sabe o que pode ser?? Onde posso encontrar mecânica para esse motor em SC??
Desde já, muito obrigado!