Pessoal, preciso de uma ajuda. Tenho uma XJ 98 em ótimo estado com 100.000 km, tudo funcionando e apesar dos antigos donos não terem feito uma manutenção adequada, considero que hoje ela muito boa. Infelizmente rodo pouco com ela, basicamente só na terra ou viagens curtas, por isso os problemas demoram a aparecer.
1) praticamente só ando com 4x4 FULL, e notei há alguns meses que ela começou a fazer um ruido anormal, mas inicialmente associei aos pneus (o ruido parecia vir dos pneus BF all terrain, que já estão um pouco desgastados, especialmente os dianteiros que estão menores que os traseiros), não fiz nada e o ruido foi aumentando.
2) recentemente trouxe dos EUA um kit de buchas de PU e um lift de 2" (calços e jumelos) da terraflex. Sei que o carro fica mais ruidoso e sensivel com essas alterações, e foi aí que eu notei que o tal ruido só aparecia com o 4x4 engatado. em 4x2 não há ruido perceptivel. Houve um ligeiro aumento no ruido após trocar as buchas e colocar o calço na mola, mas talvez eu só tenha percebido mesmo porque estava procurando alguma vibração tipicamente associado a esses lifts baratos.
3) mandei abrir o diferencial dianteiro e notamos os rolamentos bem desgastados, que foram trocados (rolamento do pinhão e da coroa), e fechamos com oleo 75w90 conforme o manual. Coroa e pinhão aparentavam visualmente bom estado, nenhuma marca ou azulado, tudo normal mas infelizmente o tal ruido permanece. cruzetas, luva do cardã, assentamento do pinhão e coroa, tudo está ok.
descrevendo o ruido:
é um ronco, e tem dois tons: quando acelero ele é grave, rouco e alto, quando em reduzida ele lembra um pouco o ruido de marcha a ré de alguns carros porém bem baixo, não chega a incomodar. O que incomoda é o ruido quando se acelera.
não há ruido (ou se há é muito baixo) quando se está em 4x2
quanto mais torque (aceleração) maior o ruido na frente em modo 4x4full. O ruido não está associado a velocidade, e sim ao torque. a 100km/h sem acelerar quase não há ruido, mas pisou firme vem a ronqueira... na cidade, qualquer saida de sinal é "ronc.ronc.ronc.ronc.ronc.ronc.ronc.ronc." até a aceleração parar (não haver torque no cardã). Em decidas, sem acelerar (torque no sentido inverso) o ruido é agudo, quaze um zumbido.
eu suspeito obviamente da coroa e pinhão, mas moro no interior e não há peças e oficinas boas por aqui, tudo acaba levando mais tempo do que devia (o carro ficou quase 40 dias parado por causa dos rolamentos, que vieram de SP). Então não quero ficar trocando peças aleatoriamente sem ter uma "quase" certeza da causa.
a outra suspeita seria a CT, talvez algum rolamento no eixo dianteito ou até a corrente frouxa (mas não pula dentes...). o oleo da CT é novo, já troquei duas vezes desde que comprei o carro. na segunda vez o oleo que saiu estava limpo e claro.
Qualquer orientação é bem vinda, e se conhecerem algum especialista em diferencial/CT na região de Resende/barra mansa/volta redonda ou na direção de SP (lorena, quaratinguetá, taubaté) eu agradeço. Se não tiver jeito, pode ser alguém de SP ou RJ mesmo (no RJ eu conheço o Gustavo, de São Cristovam. conheci através desse site e gosto do serviço dele, embora não seja especializado em diferencial e já me disse que não mexe em CT, prefere trocar...)
meu mecanico daqui é bom, mas não é especializado no assunto e é muito lento...
o eixo é um dana 30, não sei ao certo qual é a relação das XJ 98 automaticas, mas li em algum lugar que deve ser a 3.55
Qualquer dica é bem vinda.