x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
    Usuário
    Entrada
    21/06/2010
    Agradecimentos: 0

Fluido de freio ZJ

Pessoal,

na minha grand Cherokee 1997 esta especificado DOT3 para fluido de freio, mas trocaram o fluido e colocaram DOT4 e as 4 pinças aqueceram e o freio perdeu eficiencia.

Mas se o DOT4 aguenta uma temperatura maior pq as pinças aqueceram?

Vou voltar a utilizar o DOT3.

Sim o DOT 4 possui um ponto de ebulição maior do que o DOT 3 . Estranho o que aconteceu com o fluido. Tem certeza que drenaram todo o fluido antigo? O que pode acontecer é que entre os 2 fluidos tenha acontecido uma reação quimica inutilizando os dois fluidos.
    Porem só tenho uma pergunta: Por que vc resolveu mudar de fluido? No manual da cherokee fala que é para DOT 3 né? Se vc possui o sistema de freio original n tem motivo motivo para vc trocar o fluido.

Usuário
    Entrada
    21/06/2010
    Guga,

ao comprar o fluido achei que o original era DOT4 quando percebi até achei que seria um up grade.

Usuário Avatar de Sergio Rocha
    Entrada
    26/01/2004
    Local
    Niteroi/RJ
    Agradecimentos: 2
    Eu uso Dot 5 na minha XJ e nunca tive nenhum problema.Teste o ponto de ebulição do seu óleo. Tem alguma coisa errada.O ponto de ebulição do óleo sendo mais alto melhor para todo o sistema.O óleo não aquece as pinças, é exatamente ao contrário, o atrito das pastilhas com os discos gera um calor absurdo que faz com que o óleo entre em ebulição.Carros de corrida chegam a ficar com os discos incandecentes.

[]´
    Os cães ladram e a caravana passa.--Ibrahin Sued

Eu na sua situação tiraria todo o fluido antigo, e sobre o novo fluido vc decide qual ira botar, Quanto maior o DOT, maior é o ponto de ebulição, o fluido aguentara uma temperatura maior antes de começar a evaporar, e isso resulta em uma maior eficiencia durante longos periodos de frenagem. Porque ja que todo liquido n é comprimivel ele consegue transmitir toda a força do pedal do freio para as pinças de freio e os burrinhos de freio(nos sistemas a tambor) com a frenagem o sistema de freio converte energia cinética em energia térmica, o freio nada mais que um conversor de energias, e essa energia é dissipada pelo sistema. Porem n é só assim que o fluido aquece. Quando comprimimos algo, quando colocamos uma presão sobre algo pode acontecer duas coisas: ou o seu volume diminue ou a sua temp aumenta, ja que o fluido n é comprimivel a sua temp tende a aumentar, aumentando muito a temp( devido a longos periodos usando freios, ou utilizando pneus maiores onde o esforço de frenagem é maior devido ao maior peso e tamanho dos pneus) vc pode ultrapassar o ponto de ebulição do fluido, criando bolhas dentro da tubulação do freio e essas bolhas são comprimiveis( Por isso quando existe ar dentro da tubulação temos que ficar bombando o pedal do freio para "vencer" essas bolhas, comprimindo elas no maximo, dai sim podendo transmitir a força vinda do pedal).
    Independente do fluido que escolher, por exemplo DOT 4, evite ao maximo misturar marcas diferentes de fluidos. por exemplo marca A e marca B, porque cada fabricante de fluido possui a sua fórmula para faze-lo e as vezes os ingredientes de cada marca pode cria uma reação quimica entre os dois, inutilizando-os.

No meu Jeep eu uso DOT 3, ja que ele esta com pneu 31' e motor original, porem quando eu trocar de motor e por um pneu maior irei passar para um DOT 4 ou até um 5.
    A grande vantagem do DOT 5 é a sua composição, que é a base de silicone, e n absorve água, alem do seu maior ponto de ebulição.
    Ja o DOT 3 e DOT 4 são a base de glicol, e abosorvem água.

Meio extenso mas acho que vai te ajuda a entende um pouco mais sobre fluidos =)

Usuário
    Entrada
    21/06/2010
    Guga,

muito obrigado pelas respostas.

irei sangrar mais uma vez o sistema (talvez tenha ficado bolha) pois utilizei a marca Varga DOT 4.

Depois informo o resulatado.

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Permissões de Postagem