Postado originalmente por
Overland
Vejo que a resposta básica é que não há economia com o V8, mas acho que o assunto deve ser avaliado de um ponto de vista mais técnico. Na minha opinião se a tua ZJ tá trocando a marcha a 2000rpm, tem algo errado, pois pelo que eu saiba a troca normalmente deve ocorrer entre 1200 e 1500rpm. Isso pesquisei em vários lugares.
Quando você arranca de primeira, após desengatar o conversor de torque a troca ocorre da 1ª pra 2ª pouco acima dos 2000rpm (uns 2200rpm), depois as trocas ocorrem entre 1200 e 1500rpm andando normalmente. Se você utilizar o kick-down a coisa muda.
Minha ZJ 5.9 está fazendo cerca de 3,7km/L na cidade (já cheguei a 4,1km/L) e não ando devagar e o trânsito aqui é bem travado, costumo arrancar mais rápido nos semáfaros. Na estrada carregada subindo serra faço 6,5km/L, o normal fica entre 7 e 7,5km/L. Indo para o Rio Grande do Sul via BR116 do norte de SC até Vacaria fiz média de 8,9km/L andando em média entre 95 e 105km/h.
Acho que essa troca a 2000rpm precisa ser verificada. Verifique a viscosidade do óleo do câmbio (a minha já fez isso quando o óleo tava na hora de trocar) ou tem uma regulagem do cabo, próximo à borboleta da admissão, mas deve ser feita por alguém que mexa com câmbio automático de preferência.
[]'s