Caros,

Durante muito tempo fui defensor das Grand Cherokees. O tempo todo escutei o que todos nós eventualmente escutamos: que a manutenção é cara, que as peças são difíceis de achar, esse tipo de coisa.

Pois bem, eu me rendo. Admito que eles podem ter razão: eu tenho uma Grand Cherokee que não tem solução.

Tudo começou no carnaval deste ano: liguei o carro pela manhã da quarta feira de cinzas e senti o carro engasgando. Saí da garagem e a luz do Check Engine acendeu. Parei e fui verificar o código: 27 (falha na injeção de combustível). Achei que seria algo simples, mas ledo engano. Andei mais um pouco e o carro voltava ao normal, para logo depois voltar a engasgar e acender a luz do Security. O carro ficou uma merda.

Resumo da ópera: passei por 5 oficinas diferentes, sem que ninguém descubra o problema. Abaixo, o histórico da saga. Minha vontade no momento, é jogar esse carro de um penhasco.

Oficina: CABEÇA, em Diadema tempo com o carro: 1 dia
Foi a primeira oficina em que fui, mecânico de confiança de um amigo meu. O cara olhou e foi categórico: "só pode ser a bomba de combustível".
Solução: bomba de combustivel nova, 180 reais. MO: 150,00
Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, pulei fora dali rapidinho.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA, mas eu estava com uma bomba nova e 330 reais a menos no bolso.

Oficina: MACK, na Saúde tempo com o carro: 3 dias
Essa é minha oficina de confiança para carros que não são Jeep. O mecânico foi muito atencioso e verificou que 2 cilindros estavam falhando. Abriram e as peneirinhas estavam destruidas. As velas estavam encharcadas.
Solução: troca das peneiras dos bicos e velas, limpeza dos bicos, 300 reais. MO: 200,00
Conclusão: o sujeito não manja nada de Jeep, mas pelo menos é honesto: não quis cobrar pela MO. Paguei pelas peças. Ele me encaminhou para a 3a. oficina que segundo ele, tem um scanner apropriado e resolveria meu problema.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA.

Oficina: JOSMAR, na Saúde tempo com o carro: 10 dias
Sujeito famoso com uma oficina enorme, supostamente "especializada em injeção". Em uma hora já deu o diagnóstico: "É o módulo de injeção". Tem conserto? Tem, precisa de 3 dias e custa 1500,00. Topei, achando que ia resolver.
Solução: reparo do módulo de injeção por 1500,00
Conclusão: Me enrolou por 10 dias com a promessa de que "amanhã ou depois já acertamos isso". Depois de uma semana dessa lenga lenga, minha paciência acabaou e tirei meu carro de lá. O cara é um picareta de marca maior. Não paguei um tostão.

Oficina: Carlinhos, no Brooklin tempo com o carro: 30 dias
Esse foi indicado pelo Wallace para fazer a manutenção periódica da ZJ. Pensei: quem sabe esse cara não consegue descobrir o que tem meu carro de errado? Liguei pra ele e fui muito bem atendido. Sujeito honesto, mas sem estrutura. Examinou o carro por uns 2 dias e confirmou que o problema era no módulo mesmo. Levou no seu especialista em módulo, o Cláudio.
Solução: reparo do módulo de injeção por 800,00
Conclusão: Ficou com meu carro por 30 dias, mas no final entregou os pontos: não conseguiu descobrir o problema e meu devloveu o carro, igualzinho ao começo. O Cláudio revisou o módulo e declarou que não tem nada de errado com ele. O problema era em outro lugar, talvez o chicote. Ele não era capaz de descobrir, declarou.
Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas não me cobrou nada.

Oficina: ITATIAIA, em Alphaville tempo com o carro: 50 dias + 20 dias e contando
Cansado de toda essa história, resolvi chutar o balde: vou levar na concessionária. Não importa o quanto custe, lá els COM CERTEZA descobrirão o problema e resolverão e terei minha ZJ de volta.
Solução: depois de 30 dias "diagnosticando", falaram que era o chicote. Preventivamente, queriam trocar as velas (novinhas), os cabos e, pasmem, os bicos injetores. O orçamento ficava uns 16 mil reais, mas eu poderia levar as peças e pagar só pela MO, cerca de 1200,00 pela troca do chicote e 980,00 pelo resto.
Conclusão: Arrumei um chicote (cerca de 2 mil reais, consegui um por 100 dolares em perfeito estado), mas recusei a troca dos bicos, pois todos eles estavam pulsando. A oficina concordou e efetuou a troca do chicote. Me entregaram o carro, liguei e funcionou perfeitamente!
Feliz da vida, fui no caixa pagar os 1200 reais. Voltei ao carro e dirigi feliz até a minha casa pela Castelo Branco quando....A LUZ DO SECURITY ACENDEU! PQP!

O carro esgasgou, piscou o Check, começou a alternar com Security...enfim estava RIGOROSAMENTE do mesmo jeito.

Resultado: Nenhum, não mudou NADA. Mas eu paguei cerca de 1200 reais.

Liguei para a Itatiaia e eles mandaram uma plataforma buscar o carro no dia seguinte. Estão há VINTE dias "diagnosticando"novamente para ver o que acontece. Agora, estão dizendo que provavelmente é o módulo BCM. Mas que não tem certeza....

Senhores, depois de tantos anos dando alegria, sou obrigado a me render: esse carro realmente é uma merda pra conseguir arrumar. A gente sabe quando tá osso quando o dono quer arrumar, não se importa se é caro, mas mesmo assim, ninguém resolve.

Meus últimos impulsos foram vender o carro como sucata, empurrar da ladeira...
Já até comprei outro carro pras minhas aventuras. De JEEP eu desisti.