x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 37
  • #1
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Idade
    44
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0

    Motor V8 trabalhando como V4 = Menos consumo?




    Boa tarde,

    Este é meu primeiro post neste fórum, sou grande fan daqui! Parabéns a todos pelo excelente trabalho.


    Minha duvida (ou "provocação" no bom sentido) é:

    È possível reduzir reduzir o consumo de combustível da Gran Cherokee V8, desligando 4 de seus 8 cilindros?


    Pelo que me parece as Cherokees tem força de sobra e apesar de serem relativamente pesadas nem sempre utilizam de toda sua força bruta. Por esse motivo penso que se usarmos álcool no lugar da gasolina e instalarmos uma chave manual que liga ou desliga 4 de seus cilindros, conseguiria-mos um maior rendimento no que diz respeito a consumo.


    Será possível?

  • #2
    Usuário Avatar de Naldinho.4x4.Habeck
    Entrada
    08/12/2008
    Local
    Conceição do Araguaia/PA
    Idade
    41
    Posts
    42
    Agradecimentos: 0
    imax, desculpe me intrometer em seu topico, pois nao tenho esperiencia com V8...

    mas, me sinto no direito de falar...
    Cara, não faça isso, mesmo que seja possivel, é um V8...

    se conselho fosse bom, ninguem dava! venderia... mais aí está o meu!!!

    feliz 2009.

  • #3
    Eu concordo que o veiculo gaste bastante, mas pelo amor de Deus, como um carro vai trabalhar com apenas metade de seus cilindros funcionando...Ñão é funcional, vai ficar pessimo, tente vc desconectar apenas dois cabos de vela e veja como vai ficar o funcionamento do motor, e depois imagine 4...Acho que o motor nem funcione...
    Tente colocar GNV para ver se diminui os gastos, ou faça como eu, deixe a cherokee parada em casa, assim não gasta nada...


    Abraços...

  • #4
    Já existe tal artifício. Porém, obviamente com gerenciamento eletrônico.


    SNME na própria linha Dodge.


    P.S.: Os Focus Zetec até 2003 também desligam alternadamente o funcionamento dos cilindros mas por outra razão (arrefecimento de emergência).

  • #5

  • #6
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Idade
    44
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Umberto,

    Muito interessante esse sistema MDS, seria perfeito se existisse um kit desses para instalarmos nas Cherokee mas antigas.

    Em todo caso, isso prova que é possível, resta agora saber se a complexidade desse sistema está, na automação do simples ato de ativar e desativar a injeção de combustível para estes cilindros, de acordo com a demanda de uso, ou se ela vai muito além de forma a impossibilitar uma versão tupiniquim manual.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    15/03/2008
    Idade
    55
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    A cherokee SR 6.1 HEMI que trabalha desse modo, andando na boa, só utiliza 4 cilindros, quando exigido o motor usa os 8 cilindros
    Grand Cherokee LX 5.9 Ano 98
    Uma usina debaixo do capô!

  • #8
    no trânsito pesado até compensa... mas é melhor um sistema automático como o displacement-on-demand oferecido em alguns motores chrysler, mercedes-benz e chevrolet v6 e v8, aí não tem problema... se precisar afundar o pé como numa subida íngreme o motor responde bem...

  • #9
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Idade
    44
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    Pensei em bolar um sistema de interruptores que desligam 2 e 4 cilindros, assim teria um V8 pra Off-Road, um V6 pra a estrada e um V4 para o transito.

    Acredito que desta forma seria possível conseguir uma economia de 20% em módulo V6 (aproximadamente 6.5Km/l) e 30% em módulo V4 (aproximadamente 7Km/l)

  • #10
    Usuário
    Entrada
    02/01/2009
    Idade
    44
    Posts
    23
    Agradecimentos: 0
    A Grand cherokee em módulo V4 teria (se a perda for de apenas 50%) uma relação peso/potência similar a do Fiat uno (840Kg / 55cv = 15,27Kg/cv para o uno e 1640Kg / 115cv = 14,26Kg/cv para a cherokee)

    Não é grade coisa mas já deve ser o suficiente para ir de casa para o trabalho sem grandes riscos...

  • #11
    Usuário Avatar de F@bião
    Entrada
    25/05/2008
    Local
    Guarulhos/SP
    Idade
    50
    Posts
    1,051
    Agradecimentos: 0
    Pessoal,

    Somente desligar cilindros não basta, o motor vai ficar quadrado, todo desbalanceado, parecendo uma máquina a vapor, mesmo porque não é exatamente proporcional (8 cil 220 cv e 4 cil 110 cv) toda a massa dos cilindros "desligados" serão arrastadas pelos que funcionam, nos novos modelos isso é administrado automaticamente, ou seja se o esforço do motor é mínimo 4 param mas se acelerar eles voltam na hora,se fizer isto manualmente o carro vai gastar mais ainda pois acabará acelerando muito mais para o carro andar... fazer nossas cherocas economicas somente trocando numa Honda POP100.

    Abraço,
    4X4 Brasil

  • #12
    O desligamento no modo eletrônico é "alternado", portanto nada similar a vc "tirar" 4 cabos (sempre os mesmos). Teria que ser partindo da central da injeção do carro.


    Talvez, eu disse talvez, um Unichip ou uma Fueltech fosse capaz de fazer tal "loucura".

    P.S.: Como eu já disse, o Focus Zetec 2.0 o faz.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade