gostaria de uma opinião dos conhecedores/experientes desse ramo, sou "apaixonado" pelo carro do empresário amigão de meu pai desde que ele o comprou zerado, grand cherokee limited 5.2 1996 gasolina, mas devido o tempo que se passou que não é pouco tenho minhas dúvidas pela compra, primeiro é pois o carro na tabela fipe vale R$25.820,00 e ele está oferecendo por R$30.000,00; um vendedor de concessionária chutou que compra por R$28.000,00; no entanto, não sei ao certo o valor justo que poderia pagar no carro?!?, o carro é de cidade, nunca viu lama, foi usado em poucas viagens e sempre em estrada asfaltada, esta com 85.000km, sem arranhão, sem corrosão e sempre foi guardado em estacionamento próprio, por dentro está todo novo, perfeito, tudo funcionando, o dono é super cuidadoso e o carro era de uso exclusivo para passeios com a família, pois no dia a dia sempre tinha outros carros, pois ele sempre teve mais de 3 carros na garagem, o carro é como uma relíquia, que adquiriu apenas no intuito de possuir um veículo super luxo pra época, sem se importar com o uso específico para qual o carro é tecnologicamente projetado, em resumo seu uso se resumia em trajetos curtos dentro da cidade e viagens para o apartamento de praia em período de folga.
segunda coisa que me põe em situação duvidosa é adquirir um carro muito possante, grande e muito completo de sensores, e que hoje em dia esse mesmo carro tem outros recursos de segurança que auxiliam e intervêm na pilotagem, para que a sua condução seja mais segura em qualquer situação: curva, reta, frenagem, derrapar..., me refiro aos opcionais modernos como freio ABS, EBD, ESP e outras eletrônicas que foram adicionados nos equipamentos dos carros atuais (nesta grand cherokee limited 1996 já tinha isso?). Por outro lado vejo que os opcionais e acessórios que este carro têm desde aquela época, são novidades e lançamentos para os veículos atuais. Isso me deixa na dúvida no quão moderno é o carro, ele era muito avançado pra época e continua moderno hoje também? comparadando com os modelos atuais? Meu uso seria mais urbano também, dentro da cidade, com viagens esporádicas para região serrana.
gostaria muito que saber as desvantagens e as vantagens de possuir um carro deste porte, para eu poder avaliar a viabilidade de possuir um carro de ano de fabricação antigo, mas que na minha pouca experiência considero um carro mais completo e mais resistente que a hylux, frontier, triton e sportage e no quesito preço, estes chegam a superar 3 vezes o valor da cherokee. Recentemente meu irmão comprou uma sportage zerada, é um carrão, o espaço interno é super bem trabalhado e distribuído, que já mostra um avanço na industria de automóveis quanto ao espaço interno. Mas seu acabamento ainda está longe de uma cherokee, parece que hoje em dia a indústria economiza demais nesta parte de acabamento e luxo interior. Sei que são muitas as dúvidas, mas tentam pegar alguma coisa nas meus comentários e me emitir qualquer opinião ou sugestão, pois será bem vinda e super agradecido. Pois estou num dilema forte, pois possuo um pólo 2006, comercialmente mais caro R$35.000,00 mas em itens de segurança, espaço e potência são aquém da cherokee e no quesito revisão -R$1.500, seguro R$2.500 e IPVA R$1.339,36 creio bem superior da cherokee.