Amigos, gostaria da ajuda de vocês. o problema parece simples, mas não é.

meu carro (XJ 98, não tem GNV) começou a engasgar a exatos 110km/h em 4 marcha (AW4) dando uns trancos. o carro tem 85 mil km e está em ótimo estado. vou dar a ficha do que já fiz:

1) busquei postos diferentes, pensando ser um problema de combustivel - não resolveu
2) limpei os bicos e revisei todos os sensores do carro - o problema piorou.
3) troquei bobinas, velas, capa do distribuidor (comprei tudo com o NZARDO) - não resolveu
4) já estava previsto na manutenção que programei a troca de oleos de diferenciais, cambio, filtro do cambio, etc. não tem relação com o problema, mas é bom citar que isso já foi feito e os trancos continuam.
5) troquei o TPS - não resolveu
6) comprei sondas lambda novas (up e downstream) ainda não troquei, mas acho que não é isso.
7) desconfiei de um problema de junta no cabeçote vazando água, mas não é (comprei as juntas nos EUA, mas vou vender porque não será necessário trocar). o oleo do motor está limpo, não há indicios de junta queimada.

histórico e sintomas:
1) sempre que o carro vai pra oficina, volta pior (peço para verificarem todos os sensores do circuito eletrico) mas vai melhorando com o tempo. me parece nitidamente um problema eletrico / eletronico.
2) na viagem que o defeito apareceu apareceu um "check engine" com codigo P1698 (falha de comunicação na TCU ou na Aisin transmission controler - eu deveria ter dado mais atenção a esse erro no início da minha analise....). dois dias depois o "check engine" desapareceu mas o scanner manteve o codigo na memoria. IMPORTANTE: os trancos começaram muito antes do "check engine" aparecer, e continuam depois da luz ter apagado.
3) a "engasgada", que parece um tranco como se o motor morresse e voltasse em frações de segundo, ocorre principalmente a 110km/h em 4 marcha, mas notei que também ocorre em outras marchas com giro proximo de 2200rpm. é mais perceptivel apenas a exatos 110km/h, acelerando para 120km/h o problema praticamente acaba.
4) não parece ser um problema de bomba de combustivel porque o carro pega de primeira e acelera muito bem. o problema só acontece em velocidades constantes, e quase sempre a 110km/h
5) não tenho nenhum problema facilmente identificavel no cambio. todas as marchas funcionam perfeitamente, trocam nos tempos certos, o conversor de torque está bom, o seletor de tração funciona perfeitamente e não há nada de errado com o circuito mecanico de transmissão.

a teoria:

O que inicialmente me pareceu um problema de ignição e/ou combustivel, está se transformando em um provavel problema de cambio, mais especialmente no TCU ou no sensor de velocidade. essa semana após alguns testes notei que a sensação do problema poderia ser interpretada como uma troca de marcha de 4 para 3, depois retornando para quarta em uma fração de segundo, gerando um tranco na transmissão.

digo isso porque estou me convencendo que não é um problema de ignição ou de combustivel porque tudo foi revisado e trocado/verificado e os sintomas são muito especificos para ser associado a um problema de ignição ou fluxo de combustivel. Sempre que mexemos no chicote eletrico do carro, o problema piora na primeira saida, depois vai melhorando a ponto de ser "pouco detectavel".

pelo que estudei, a troca das marchas no cambio AW4 é feita de forma eletronica. o TPS combinado com o sensor de velocidade informam dados a TCU que decide qual a melhor marcha para ser utilizada na ocasião (aliás, encontrei um tutorial muito interessante sobre como adaptar switches para transformar essa transmissão em uma triptronic selecionavel por botões...). sabendo que o TPS é novo, provavelmente o sensor de velocidade está falhando de forma aleatoria por frações de segundo (ou a propria TCU) mandando um sinal de troca de marcha (up e down shift) em determinadas condições, causando o tal "tranco" que sinto no carro.

essa teoria faz sentido pra vocês? qual seria uma forma facil de detectar o problema com poucos recursos tecnologicos (moro em resende, e meu mecanico está aprendendo a mexer nesse carro comigo. é um cara inteligente, cuidadoso, com alguma noção de eletronica, mas não tem os equipamentos de diagnosticos que uma concessionaria teria). ele tem uma grande qualidade: não bota a mão naquilo que não conhece. eu estudo o problema, discutimos juntos as alternativas ou testes de diagnostico, compro as peças necessárias e ele monta/instala.

existe alguma forma de desconectar esse sistema eletronico de troca de marchas apenas para verificar se os trancos param? a TCU não encontrei pra vender, e o sensor de velocidade é caro pacas (mais de 100 dolares). já comprei algumas peças importadas desnecessarias recentemente, por isso quero avaliar direito o problema antes de gastar mais dinheiro.