Oi amigos!

Preciso de uma ajuda dos experts em XJ. Tenho uma 98 auto que sempre funcionou perfeitamente.

Sei que as velocidades entram em 22 Km/h, 44 Km/H, 60 Km/h e o bloqueio do conversor é ativado lá pelos 72 Km/H "pisando" normal.

Após uma trilha leve e + - 40 km de estrada de terra com muitas costelas-de-vaca entramos no asfalto e percebi que o bloqueio do conversor não atuava mais.

Só depois de uns 80 Km de asfalto foi que eu resolvi dar uma esticada forte (um 0 a 100 Km/h) foi que algo "desgrudou" e o conversor passou a atuar.

Perguntas:

1) algo pode ter sido desconectado embaixo do carro? Existem sensores/válvulas aparentes por baixo do carro? É bom limpar algum sensor externo?

2) Esse erro de câmbio fica registrado no módulo?

3) O que eu devo revisar?

4) esse é um indício de conversor com problema ou discos gastos?

5) É normal algumas vezes o carro numa subida muito íngreme e engatado em "D" descer bem devagarinho quando não se acelera???

Motor:

Esse carro nunca aqueceu, e hoje tem 150.000 rodados. Sempre teve manutenção rigorosíssima (todos os óleos e fluidos nas especificações) e jamais foi de "dar pau".

Após a mesma trilha, já no asfalto numa parada de sinal, notei que a XJ parada com os vidros fechados (em qualquer posição de alavanca de câmbio) o motor começou a fazer um "clá clá clá" bem baixinho que aumenta a velocidade ou diminui com a rotação do motor. Parece que vem de um cilindro. No cofre do motor não consegui ouvir nada, só o normal. Já dentro do carro, em silêncio, se ouve o "clá clá"...

Perguntas:

1) isso pode ser saia de pistão?? Ou mancal??

2) Se fosse algum problema desses acima listados, eu conseguiria ouvir só levantando o capô??

3) porque eu só ouço dentro do carro?

4) será que tem a ver com o conversor "problemático"?

Lembrando que é um ruído que se altera. Tem vezes que ligo o carro e não ouço. Só passa a ocorrer depois. Outras vezes, se abaixa muito a rotação (por exemplo, quando engata o "D") ele pára momentaneamente e volta.

OBS: troquei o óleo outro dia (antes do clá clá) e coloquei o Tecno da Lubrax, mais fino.

obrigado pela ajuda!!!!