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Hybrid View

  • #1

    Aditivo para oleo Cherokee Sport




    Ola amigos, minha XJ tem um vazamento no retentor de volante ( gaxeta ) pois sao dois semi arcos q vao abraçados ao eixo do virabrequim. Ja gastei uma nota preta e se somar o tempo q a camionete ficou na oficina da mais de uma semana!!!!!!!! Estou suspeitando seriamente de que o vazamento eh devido da nao troca do semi arco superior do retentor pelo mecanico q alegou ter q bambear o virabrequim para tal e considerou um procedimento "arriscado". Estou ainda mais assustado pq a Chrysler de Goiania nao quis realizar o serviço por considera lo inviavel, vao se f....de!!!! Ja tava perdendo o sono quando um amigo disse q usou numa D20 com vazamentos um produto chamado BARDHAL PROLONGA,eh uma especie de aditivo q tem como finalidade aumentar a viscosidade do oleo, ele no fundo parece mel de abelhas e demora um bom tempo p escoar, meu amigo diz ter resolvido mas nao soube dizer ate q ponto isso prejudicaria ou melhoraria o motor, mas os resultados foram imediatos, os vazamentos desapareceram!!!!!!! Do ponto de vista tecnico faz sentido aumentar a viscosidade do oleo lubrificante para um motor com mais de 100mil km e digamos assim um pouco "cansado" , pois as folgas entre as partes de metal e as folgas em juntas e retentores sao bem maiores q em um motor zerinho. Mas eu pergunto: sera q meu amigo nao conseguiria isso apenas alterando o oleo lubrificante como por exemplo passar do 10w40 , eh um oleo para climas mais temperados, para o 25w60 que eh um oleo muito mais viscoso indicado para veiculos com mais de 100mil km? Reformulando a pergunta , serah q eu poderia usar o mesmo procedimento e tentar eliminar o vazamento sem F...der o motor com um produto de 34 reais, ou eh melhor gastar mais mil reais e retirar o motor p fazer um serviço decente?
    4X4 Brasil

  • #2
    Fernando, pelo que sei esse retentor vc tem acesso pelo carter do motor, e nao precisa tira-lo para a troca.........

    Quanto ao Oleo realmente faz sentido, porque vc nao faz a troca de oleo e lava a parte onde aparece o vazamento............se começar a vazar ...........lava novamente e coloca o aditivo..........e observa........acredito que somente testando vc saberá.

    Acredito piamente que vc nao vai f...der seu motor nao.

    esse 10 w 40........é muito mais fino que o 20 w 50.......o 25w 60 entao é mais grosso ainda........

    o problema é que cada troca vai uns 100 paus né..............tenta p ver.


    abraço

  • #3
    Prezado Guto, esse lance de acesso ao retentor pelo carter eh pura lenda pois vc soh vai ter acesso ao semi arco de baixo, o de cima vai continuar la vazando, pois para retira lo vc deve bambear o virabrequim, isso eh fato pois eu mesmo vi tudo isso!! A Cherokee foi lavada e limpa tudo por baixo, o vazamento ja foi descoberto, agora vou tentar esse lance do oleo mais viscoso, e torrar 100 paus!!! O 10w40 eh um bom oleo mais eh muito fino, ate a pressao caiu depois da troca, deveria ter usado o 20w50 no minimo!! Abraço

  • #4
    Minha ZJ 98, que tenho desde 0 Km, vaza um pouquinho neste mesmo lugar, retentor do mancal traseiro, desde sempre. Talvez desde os 35.000 km (hoje tem 68.000 km).
    Convivo com isto sem problema. Se for somente um merejamento, que pinga de vez em quando, não vale a pena o conserto. Tem de mexer com o virabrequim para fazer a troca.

    Abs

    Ronaldo
    Wrangler 99 (Iroks 39", D60, ARBs, Atlas4SP)
    Ram (BanksPower 456HP/100mkgf) ZJ 5.9 98
    ATVs(Grizzly700FI,Rhino660,Kawa700) www.youtube.com/ronmatj

  • #5
    Ronaldo eh serio isso? A minha XJ vaza uma pequena gota a cada 8 minutos e somente com o motor girando, mas eu odeio vazamentos, nao sei se convivo com isso numa boa, parece que o motorzao ta chorando,eu tive olhando la na tampa da carcaça do cambio e existe ate um canal q sai do retentor pra parte de baixo da carcaça, esse canal eh justamente para conduzir o oleo q vaza!!! E agora o q fasso? Serah q isso eh previsto tanto eh q a Chrysler disse ser inviavel o reparo ? Gostaria de saber mais opinioes de outros proprietarios!! Obrigado

  • #6

    Question

    Fernando,

    Não sei se foi com vc q comentei a respeito desse problema..... mas se estamos falando do retentor traseiro do 4.0L, não tem nada de lenda não......

    Qdo vc retira o carter, realmente o acesso é fácil para o retentor inferior, o superior é trocado, ''forçando'' a ponta do retentor superior por sua parte visivel.... vc força de um lado e ele sae pelo outro..... e a colocação do novo é inversamente igual...

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