x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8

Tópico: oleo

  • #1
    Usuário Avatar de roberto carlos e.
    Entrada
    28/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0

    oleo




    qual o oleo q usa na cherokee esport 6 cilindros ano 97/98 motor ; cambio ; diferencial ;aonde eu encontro? estou em goias.

  • #2
    Óleo do motor - Uns dizem q se deve usar 15W40, eu uso mineral Mobil SM 20W50, trocando a cada 5000 km, acho q é apropriado p/ o calor do RJ. A Mobil agora tem também um 15W40 SM semi-sintético. Talvez eu experimente ele no inverno. Agora, muita atenção, procure saber qual tipo de óleo seu carro estava usando antes para não misturar sintético com mineral e ferrar c/ seu motor.

    Câmbio automático - Dexron III

    Diferencial traseiro - Seu carro deve ter algum tipo de bloqueio no diferencial, então é necessário usar um redutor de atrito. Alguns óleos nacionais já vem c/ ele aditivado (Texaco LS 85W140 e Ipirgerol LS 85W140). Às vezes não é fácil encontrá-los, neste caso se coloca um óleo não aditivado 85W140 e se acrescenta o aditivo que é vendido separadamente. Já li q se colocar um óleo simples 80 ou 90 os retentores não seguram c/ o aumento de temperatura e pode vazar.
    Atenção: Se for rebocar trailer, barco, etc..., deve usar óleo sintético ($$$$$) também com aditivo.

    Diferencial dianteiro - Mesmo óleo do traseiro, porém não há necessidade do aditivo. Se usar o aditivo não tem problema.

    Em GO não sei onde se encontra os do diferencial, os outros não serão problema com certeza.

    Abs

  • #3

    Exclamation

    Roberto,

    Não esqueça de trocar o filtro de óleo (FRAM PH9A) e verificar o estado do filtro do cambio automático......

  • #4
    Usuário Avatar de roberto carlos e.
    Entrada
    28/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    Roberto,

    Não esqueça de trocar o filtro de óleo (FRAM PH9A) e verificar o estado do filtro do cambio automático......
    ok obrigado

  • #5
    Usuário Avatar de roberto carlos e.
    Entrada
    28/04/2008
    Idade
    51
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Arbass Ver Post
    Óleo do motor - Uns dizem q se deve usar 15W40, eu uso mineral Mobil SM 20W50, trocando a cada 5000 km, acho q é apropriado p/ o calor do RJ. A Mobil agora tem também um 15W40 SM semi-sintético. Talvez eu experimente ele no inverno. Agora, muita atenção, procure saber qual tipo de óleo seu carro estava usando antes para não misturar sintético com mineral e ferrar c/ seu motor.

    Câmbio automático - Dexron III

    Diferencial traseiro - Seu carro deve ter algum tipo de bloqueio no diferencial, então é necessário usar um redutor de atrito. Alguns óleos nacionais já vem c/ ele aditivado (Texaco LS 85W140 e Ipirgerol LS 85W140). Às vezes não é fácil encontrá-los, neste caso se coloca um óleo não aditivado 85W140 e se acrescenta o aditivo que é vendido separadamente. Já li q se colocar um óleo simples 80 ou 90 os retentores não seguram c/ o aumento de temperatura e pode vazar.
    Atenção: Se for rebocar trailer, barco, etc..., deve usar óleo sintético ($$$$$) também com aditivo.

    Diferencial dianteiro - Mesmo óleo do traseiro, porém não há necessidade do aditivo. Se usar o aditivo não tem problema.

    Em GO não sei onde se encontra os do diferencial, os outros não serão problema com certeza.

    Abs
    obrigado!

  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,755
    Agradecimentos: 170

    Thumbs up

    Citação Postado originalmente por Arbass Ver Post
    Óleo do motor - Uns dizem q se deve usar 15W40, eu uso mineral Mobil SM 20W50, trocando a cada 5000 km, acho q é apropriado p/ o calor do RJ. A Mobil agora tem também um 15W40 SM semi-sintético. Talvez eu experimente ele no inverno. Agora, muita atenção, procure saber qual tipo de óleo seu carro estava usando antes para não misturar sintético com mineral e ferrar c/ seu motor.

    Câmbio automático - Dexron III

    Diferencial traseiro - Seu carro deve ter algum tipo de bloqueio no diferencial, então é necessário usar um redutor de atrito. Alguns óleos nacionais já vem c/ ele aditivado (Texaco LS 85W140 e Ipirgerol LS 85W140). Às vezes não é fácil encontrá-los, neste caso se coloca um óleo não aditivado 85W140 e se acrescenta o aditivo que é vendido separadamente. Já li q se colocar um óleo simples 80 ou 90 os retentores não seguram c/ o aumento de temperatura e pode vazar.
    Atenção: Se for rebocar trailer, barco, etc..., deve usar óleo sintético ($$$$$) também com aditivo.

    Diferencial dianteiro - Mesmo óleo do traseiro, porém não há necessidade do aditivo. Se usar o aditivo não tem problema.

    Em GO não sei onde se encontra os do diferencial, os outros não serão problema com certeza.

    Abs
    Desenterrando o tópico.
    Quanto mais lemos, mais confusos ficamos.
    Em alguns tópicos recomendam não usar óleo sintético, como disse o Marcelo Carvalhal, pois com a má qualidade da gasolina poderá ocorrer choque químico, produzindo a dita borra.
    Todavia, também dizem que o óleo sintético se revela mais estável.
    Por isso estou usando o óleo alemão PENTOSYN 100% sintético 5W40 API SM
    Ele alega usar a tecnologia HC-SYNTHESE, "com bases sintéticas de hidrocraqueado (HC Synthese®) além da mais recente tecnologia de aditivos, resultando em extrema maciez no funcionamento do motor, com economia de combustível e controle de emissões e formação de depósitos."
    O carro já rodou comigo 16.000 Km's e está no terceiro uso com óleo sintético, por isso, desde já afasto o risco "de misturar mineral e sintético", como muitos alertam.
    Além disto, sempre abasteço em postos ditos "confiáveis".
    Sei que o manual da Cherokee Recomenda óleo 5W30 ou 10W30.
    O número maior é para o funcionamento do motor em temperatura em uso normal ou mais severo.
    Por isso pergunto: o uso do tipo de óleo que estou fazendo (5W40) estaria fora da especificação, e seria prejudicial, fazendo o motor trabalhar com maior pressão, ou seria mais benéfico, pois está preparado para temperaturas elevadas, como é o caso dos nossos carros?
    Eis a dúvida!

  • #7
    Desativado
    Entrada
    22/09/2011
    Local
    São Paulo/CsVerde/SP
    Idade
    57
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Desenterrando o tópico.
    Quanto mais lemos, mais confusos ficamos.
    Em alguns tópicos recomendam não usar óleo sintético, como disse o Marcelo Carvalhal, pois com a má qualidade da gasolina poderá ocorrer choque químico, produzindo a dita borra.
    Todavia, também dizem que o óleo sintético se revela mais estável.
    Por isso estou usando o óleo alemão PENTOSYN 100% sintético 5W40 API SM
    Ele alega usar a tecnologia HC-SYNTHESE, "com bases sintéticas de hidrocraqueado (HC Synthese®) além da mais recente tecnologia de aditivos, resultando em extrema maciez no funcionamento do motor, com economia de combustível e controle de emissões e formação de depósitos."
    O carro já rodou comigo 16.000 Km's e está no terceiro uso com óleo sintético, por isso, desde já afasto o risco "de misturar mineral e sintético", como muitos alertam.
    Além disto, sempre abasteço em postos ditos "confiáveis".
    Sei que o manual da Cherokee Recomenda óleo 5W30 ou 10W30.
    O número maior é para o funcionamento do motor em temperatura em uso normal ou mais severo.
    Por isso pergunto: o uso do tipo de óleo que estou fazendo (5W40) estaria fora da especificação, e seria prejudicial, fazendo o motor trabalhar com maior pressão, ou seria mais benéfico, pois está preparado para temperaturas elevadas, como é o caso dos nossos carros?
    Eis a dúvida!
    Os óleos recomendados estão descritos no MANUAL do carro, somente eles cumprem a função corretamente pois foi a ENGENHARIA de fabrica quem determinou, NUNCA USE OUTRO, pois os MEXANICOS e FUSSOLOGOS de plantão só conseguem danificar o motor/cambio/diferencial e depois dizer q não presta.

    Nunca deixe o frentista completar o óleo, pois ele vai colocar qualquer óleo e ai sim comprometer todo o restante do óleo que esta no motor, é normal o óleo baixar um pouco se tiver abaixo do minimo, TROQUE LOGO.

    O nível do óleo é outro MITO, pra se medir corretamente o motor tem q estar no PLANO e parado a pelo menos 15 minutos, e ai sim medir.

    O NÍVEL correto é entre o min e o max NUNCA coloque até o MAXIMO, pois o excesso de óleo vai ficar na camará de combustão causando a queima e sujando o catalizador e dificultar o virabrequim de movimentar e aumentar o consumo.


    Abraços

  • #8
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,755
    Agradecimentos: 170
    Citação Postado originalmente por lleonel Ver Post
    Os óleos recomendados estão descritos no MANUAL do carro, somente eles cumprem a função corretamente pois foi a ENGENHARIA de fabrica quem determinou, NUNCA USE OUTRO, pois os MEXANICOS e FUSSOLOGOS de plantão só conseguem danificar o motor/cambio/diferencial e depois dizer q não presta.

    Nunca deixe o frentista completar o óleo, pois ele vai colocar qualquer óleo e ai sim comprometer todo o restante do óleo que esta no motor, é normal o óleo baixar um pouco se tiver abaixo do minimo, TROQUE LOGO.

    O nível do óleo é outro MITO, pra se medir corretamente o motor tem q estar no PLANO e parado a pelo menos 15 minutos, e ai sim medir.

    O NÍVEL correto é entre o min e o max NUNCA coloque até o MAXIMO, pois o excesso de óleo vai ficar na camará de combustão causando a queima e sujando o catalizador e dificultar o virabrequim de movimentar e aumentar o consumo.


    Abraços
    LLeonel, obrigado pelas recomendações.
    Mas não é esta a questão em debate.
    Veja que pela idade de nossos carros o óleo sintético ainda estava na fase embrionária, que foi melhorando ao longo do tempo.
    A pergunta é: usar o óleo com a viscosidade 40 vai exercer maior pressão no motor ou não?
    A viscosidade baixa (5W)eu sei que é saudável pois permite a lubrificação à frio mais rapidamente.
    A outra pergunta é: Para os nossos carros é melhor o sintético ou mineral?
    Estas as questões.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Como Transformar O Motor Diesel Para Oleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 38
      Última resposta: 09/11/2023, 21:39
    2. Motor MWM esconde óleo?
      Por t4_carcara no fórum Troller
      Respostas: 22
      Última resposta: 14/07/2022, 11:14
    3. H-bio OBG a 0,65 o litro rodando oleo de girassol no motor diesel
      Por BIOCOM no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 92
      Última resposta: 12/06/2018, 00:17
    4. [FOTO] Óleo na turbina.VAZAMENTO.Problema Grave?
      Por tonturinha no fórum Outros
      Respostas: 23
      Última resposta: 06/06/2017, 17:36
    5. Borra de óleo no motor.
      Por J. G. Junior no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 44
      Última resposta: 11/11/2012, 12:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade