x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 35
  • #1

    Suspensão traseira cherokee sport - Como melhorar?




    Olá pessoal, esse é um tópico criado pra tentar melhorar a flexibilidade na traseira da cherokee sport.

    A dianteira está ok e a maioria dos kits que existem no mercado já melhoram o seu desempenho na trilha, mas na traseira somente mudam a altura e muito pouco o desempenho off-road.

    Essa configuração de feixe com links e molas na dianteira não é tão boa quanto links nos dois eixos e acaba que todo o "peso" do carro fica apoiado na suspensão dianteira, sendo um dos fatores a pouca flexibilidade do feixe.

    Será preciso que o pessoal que faz trilha coloque as impressões e fotos da suspensão traseira pra podermos comparar e trazer coisas novas. Detalhar o que foi feito no feixe tb seria legal. Assim a gente pode montar um "kit" básico pra ajudar nosso carro a vencer os obstáculos com maior facilidade!!

    Coloquem suas idéias de como gostariam de melhorar o feixe e de que maneira fariam.

    Abs

  • #2
    1. Essa é minha xj 98 com kit 3" e pneus 31 em um passeio na areia. Essa foto é somente para comparação da foto a seguir.

    2. Essa é outra foto com a suspensão traseira "aberta" (não totalmente), mas já apoiando o peso na dianteira. Podem ver que a roda dianteira está toda dentro da caixa de roda.

    Esse kit tem somente um calço abaixo das molas traseiras e mais uma lâmina no feixe. As "algemas" estão no feixe tb, mas um pouco frouxas. Achei que o feixe ficou muito duro e piorou no off-road. Apesar de estar mais alto, apoiou mais ainda o carro na suspensão dianteira fazendo perder tração facilmente na traseira.

    Não sei se o uso de jumelos articulados seria uma boa solução pra esse problema, mas eu voltaria ao feixe original junto com um jumelo articulado (axle wrap?). Ou usaria molas 10-15cm maiores e um jumelo não articulado maior.

    Outra coisa é a inclinação do jumelo original ou esse que tá no kit do meu carro que fica a 90º com o carro e isso faz perder desempenho tb.

    Qual a opinião de vcs?

    Abs

    PS: Reparem no fender traseiro da segunda foto... pneu 31 arranca ele fora!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -cherokee.jpg   -cherokee2.jpg  
    4X4 Brasil

  • #3
    Samuka, veja esta com amortecedores instalados perto das rodas .......... ajudaria nessa flexibilidade ?

    acho que nao né..............acredito que somente aumentaria isso, se furar o chiqueiro da Xj e instalar amortecedores de nitrogenio com uma longa haste, tipo os que se usam em competicoes BAJA nos EUA......como nessa foto anexa.....a amarela e a com tanque vermelho e gaiola

    abs
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -0701or_10_z_-1989_jeep_cherokee_xj-rear_view.jpg   -0701or_11_z_-1989_jeep_cherokee_xj-rear_suspension.jpg   -131_0708_08_z-1986_jeep_cherokee_xj-rear_view_trunk.jpg   -154_0705_15_z-10_day_jeep_xj_cherokee_jeepspeed_competitor-fuel_cell_plumbing.jpg  
    4X4 Brasil

  • #4
    Citação Postado originalmente por gutoxj98 Ver Post
    Samuka, veja esta com amortecedores instalados perto das rodas .......... ajudaria nessa flexibilidade ? ou o fato de conter feixe de molas .....ja parte que a coisa nao flexiona tanto assim ?

    abs
    Eu não sei cara... eu acho que quanto mais perto o amortecedor da roda mais ativo ele estará. IMHO o carro ficaria melhor na rua assim. Pra trilha acho que seria um limitador de curso, saca? Por estar na extremidade máxima do eixo, ele abre e fecha mais do que se estivesse mais pro meio do eixo ou inclinado pro centro. Inclinado ocorre o tal do motion ratio que é a redução de sua capacidade de amortecimento pela inclinação (porcamente traduzindo), mas aumentaria o curso.

    Fotinha do MR: http://www.proshocks.com/calcs/images/comad2.gif onde a fórmula é: (b/a)² pra saber a nova carga da mola.

    Esse link tb é legal: http://images.google.com.br/imgres?i...pt-BR%26sa%3DG

    Então... eu penso que pra aumentar o curso existem várias possibilidades trabalhando com o feixe. Como eu não entendo piças, vou ficar chutando aqui até algum entendido me xingar

    Acho que os amortecedores ajudam a suavizar e controlar o movimento do feixe quando não viram batentes. Sobre a flexibilidade acho que é só feixe mesmo que pega.

    Essa foto que vc mostrou da cherokee é bem legal porque mostra um jumelão inclinado pra trás... O ângulo ideal (dizem) deve ficar entre 35º e 45º pra que o eixo, ao descer, possa ainda contar com essa inclinação até os 90º ou mais se "puxado" levemente pra dentro.

    O maior problema de jumelos articulados é o controle quando começam a abrir. O eixo passa a perder tração porque não têm peso em cima da roda que está mais baixa (falta "pressão" da mola) e qualquer movimento do eixo é controlado apenas pelo amortecedor.

    Existe um limite pra isso... gostaria de saber qual

    abs

  • #5
    Citação Postado originalmente por samukanvas Ver Post
    Eu não sei cara... eu acho que quanto mais perto o amortecedor da roda mais ativo ele estará. IMHO o carro ficaria melhor na rua assim. Pra trilha acho que seria um limitador de curso, saca? Por estar na extremidade máxima do eixo, ele abre e fecha mais do que se estivesse mais pro meio do eixo ou inclinado pro centro. Inclinado ocorre o tal do motion ratio que é a redução de sua capacidade de amortecimento pela inclinação (porcamente traduzindo), mas aumentaria o curso.

    Fotinha do MR: http://www.proshocks.com/calcs/images/comad2.gif onde a fórmula é: (b/a)² pra saber a nova carga da mola.

    Esse link tb é legal: http://images.google.com.br/imgres?i...pt-BR%26sa%3DG

    Então... eu penso que pra aumentar o curso existem várias possibilidades trabalhando com o feixe. Como eu não entendo piças, vou ficar chutando aqui até algum entendido me xingar

    Acho que os amortecedores ajudam a suavizar e controlar o movimento do feixe quando não viram batentes. Sobre a flexibilidade acho que é só feixe mesmo que pega.

    Essa foto que vc mostrou da cherokee é bem legal porque mostra um jumelão inclinado pra trás... O ângulo ideal (dizem) deve ficar entre 35º e 45º pra que o eixo, ao descer, possa ainda contar com essa inclinação até os 90º ou mais se "puxado" levemente pra dentro.

    O maior problema de jumelos articulados é o controle quando começam a abrir. O eixo passa a perder tração porque não têm peso em cima da roda que está mais baixa (falta "pressão" da mola) e qualquer movimento do eixo é controlado apenas pelo amortecedor.

    Existe um limite pra isso... gostaria de saber qual

    abs
    Samuka,
    creio que a saida pra melhorar a traseira seriam laminas mais longas, o que implica e maior flexibilidade.
    Comparação tosca: tente envergar até quebrar uma vareta de bambu de 10 cm. Tente o mesmo com uma vareta de 30 cm. E agora o mesmo com uma vareta de 50 cm. Qual delas teve maior flexão antes de quebrar ?
    é isto o que acontece com o feixe (mas como le não quebra...)quanto maior a lamina, mais envergadura dá....
    e a acalibração pra ficar "dura" ou macia" seria a quantidade de laminas e o tipo de amortecedor. Mas..... quanto mais lâminas, menos envergadura.....
    acho que jumelo muito grande acaba tendo o mesmo efeito do articulado: quando acaba a flexão (ou pressão) da mola, ele começa a trabalhar abrindo sem que tenha pressão dos feixes. Acho que o objetivo do jumelo é proporcionar uma certa mobilidade pras laminas não ficarem dando porrada na carroceria ou nos pontos de fixação delas, ou evitar torção exagerada da carroceria.
    []'s
    4X4 Brasil
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #6
    Usuário Avatar de Luis Leme
    Entrada
    22/02/2008
    Idade
    64
    Posts
    32
    Agradecimentos: 0
    Li os textos e fiquei impressionado com o nivel de conhecimento de todos.
    De cherokees, que agora tenho uma , nao entendo nada, mas ja fiz coisas absurdas em Suzukis e Ferozas.
    Minha entrada na discussao é perguntar se alguem ja atingiu ou sabe o limite de alteraçao na suspensao da Cherokee ao ponto de nao prejudicar o desempenho excelente no meio urbano e asfalto.
    Gostaria de fazer algumas mudanças mas sem perder o foco no misto urbano,estradas de asfalto e terra (trilha).
    Tudo que fiz em outras viaturas foram visando o off road mas prejudicou extremamente o resto.

  • #7
    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Samuka,
    creio que a saida pra melhorar a traseira seriam laminas mais longas, o que implica e maior flexibilidade.
    Comparação tosca: tente envergar até quebrar uma vareta de bambu de 10 cm. Tente o mesmo com uma vareta de 30 cm. E agora o mesmo com uma vareta de 50 cm. Qual delas teve maior flexão antes de quebrar ?
    é isto o que acontece com o feixe (mas como le não quebra...)quanto maior a lamina, mais envergadura dá....
    e a acalibração pra ficar "dura" ou macia" seria a quantidade de laminas e o tipo de amortecedor. Mas..... quanto mais lâminas, menos envergadura.....
    acho que jumelo muito grande acaba tendo o mesmo efeito do articulado: quando acaba a flexão (ou pressão) da mola, ele começa a trabalhar abrindo sem que tenha pressão dos feixes. Acho que o objetivo do jumelo é proporcionar uma certa mobilidade pras laminas não ficarem dando porrada na carroceria ou nos pontos de fixação delas, ou evitar torção exagerada da carroceria.
    []'s
    Então, pra aumentar o feixe ou se troca os suportes numa mega cirurgia ou se adiciona o jumelo um pouco maior e fica com ele inclinado pra trás (deixando os suportes originais). O quanto maior eu não sei... precisa saber qual jumelo irá usar. Sobre o jumelão não ser articulado, acho que ele manterá as características de dirigibilidade mais perto da original. Ou um revolver com trava... mas essa trava que eu fico com meda!! Seria uma solução legal, mesmo sem tanto controle, que envolveria um pouco de engenharia, uma barra anti wrap e amortecedores mais "duros".

    Não sei o quanto isso (molas maiores e jumelão) trará de desempenho pra cherokee, mas ganhará algo como disse. Outra coisa é um trilho que fazem onde fica o jumelo original. Tb envolve solda e reposicionamento do feixe, mas fica bem legal, mais controlado e não sei se perde dirigibilidade.

    Foto:

    Comprimido


    Solto


    Mola solta


    O que acho que funciona pra inicio de conversa é tirar todas as algemas e travas do feixe. Em vez de usar algemas fechadas [], usar em forma de U pra que as lâminas torçam. Obviamente que o pino central fica

    Acho que devemos começar a fazer uma lista do que achamos que funcionaria

    abs
    4X4 Brasil

  • #8
    Não sei muito sobre o assunto, mas já ouvi dizer que o suporte dos jumelos das XJ não aguentariam um jumelo maior...Ainda mais forçando um alngulo desfavoravel...

    Acredito que um jumelo revolver seria a mais facil tentativa, antes de prosseguir com projetos mais dificeis...

    Abraços...

  • #9
    Pensando em flexibilidade...

    Talvez seja interessante retirar algumas lâminas do feixe.

    Amortecedores de curso mais longo.

    Barra de tração para evitar a torção do eixo.

    O lado negativo é a diminuição da capacidade de carga...

    Essa idéia do trilho nunca tinha visto. Será que funciona quando estiver cheio de barro?

    Abs,
    Ricardo A. I. Loureiro

  • #10
    que treta loca o trilho...pelo que vi a ideia é dar mobilidade pra laminas irem mais pra frente e consequentemente mais pra baixo ?! ainda assim acho que perde tração, pois não há mais a pressão do feixe empurrando a roda pra baixo.....dá quase na mesmo do revolver ou articulado... e acho que o trilho leva vantagem sobre estes dois.
    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #11
    Citação Postado originalmente por Jack Jipeiro Ver Post
    Não sei muito sobre o assunto, mas já ouvi dizer que o suporte dos jumelos das XJ não aguentariam um jumelo maior...Ainda mais forçando um alngulo desfavoravel...

    Acredito que um jumelo revolver seria a mais facil tentativa, antes de prosseguir com projetos mais dificeis...

    Abraços...
    Eu tb acho o revolver legal, mas eu não o conheço suficiente pra atestar se funciona bem na tocada diária.

    Não sei se a fabricação de um revolver maior e próprio pra xj e com travas ajudaria. Posso tentar inventar um em casa

    O que me deixa feliz é saber que o revolver maior sempre resolveu os problemas do Charles


    Não podia deixar passar essa

    abs

  • #12
    Citação Postado originalmente por Loras Ver Post
    Pensando em flexibilidade...

    Talvez seja interessante retirar algumas lâminas do feixe.

    Amortecedores de curso mais longo.

    Barra de tração para evitar a torção do eixo.

    O lado negativo é a diminuição da capacidade de carga...

    Essa idéia do trilho nunca tinha visto. Será que funciona quando estiver cheio de barro?

    Abs,
    Eu tenho a seguinte dúvida em relação ao feixe "deslaminado": Não seria quase a mesma coisa que soltar os grampos (algemas) que seguram as lâminas juntas? Melhor... não seria melhor trocar os grampos por "U" em vez de "[]"?

    Acho que assim a mestra trabalhará mais solta sem perder a capacidade de carga original... como nas fotos que eu coloquei acima!!

    O negócio do trilho, neste aí, eu acho que pode dar merda sim. O cara usou PU. Tem outros desenhos que usam rolamentos e uma pista mais larga e ainda alguns tipos de bucha nesse corredor.

    O que eu achei de ruim é que o parafuso é que corre em cima desse trilho... Com o tempo cria um sulco e é bem fácil arrancar fora. Mas acho que seria como trocar buchas, com a diferença que esse trilho é muito mais barulhento

    Abs
    4X4 Brasil

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade