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Convex Datacenter
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  • #1
    Usuário Avatar de Marcos Brisola
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    Dúvidas câmbio automático Laredo




    Saudações amigos, tenho umas dúvidas qto ao funcionamento do câmbio da minha laredo 98. A primeira vez do dia que saio com a viatura ainda fria, ela vai em 1ª marcha até uns 2 mil / 2,5 mil rpm, aí trava as portas e depois disso passa a fazer as trocas numa rotação mais baixa. Ainda fria, qdo passa para 3ª (não tenho certeza se é na 3ª, preciso confirmar), e eu alivío o pé, ela dá um pequeno intervalo (tipo um pto morto), e volta a "engatar" novamente. Agora se eu pisar e "segurar", as marchas vão mudando normalmente sem dar esse "intervalo". Qdo está na temperatura ideal, não faz mais isso, as marchas mudam suavemente, quase nem se percebe. Um abraço a todos e agradeço antecipadamente
    iO2000AT

  • #2
    Usuário Avatar de mattosbr
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    Marcos, me parece estar tudo bem, pois a minha Laredo se comporta da mesma maneira, só não sinto nenhum tranco nas mudanças de marchas.
    Uma dúvida: quando vc alivia o pé, quando volta à pisar sente algum tranco ou algo parecido?

    Um abraço.

  • #3
    Usuário Avatar de Marcos Brisola
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    Mattos, a minha não dá tranco. Apenas percebo um "intervalo" e tipo engata de novo, mas se eu pisar novamente, vai maciosinho, sem tranco.
    iO2000AT

  • #4
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    Citação Postado originalmente por Marcos Brisola Ver Post
    Saudações amigos, tenho umas dúvidas qto ao funcionamento do câmbio da minha laredo 98. A primeira vez do dia que saio com a viatura ainda fria, ela vai em 1ª marcha até uns 2 mil / 2,5 mil rpm, aí trava as portas e depois disso passa a fazer as trocas numa rotação mais baixa. Ainda fria, qdo passa para 3ª (não tenho certeza se é na 3ª, preciso confirmar), e eu alivío o pé, ela dá um pequeno intervalo (tipo um pto morto), e volta a "engatar" novamente. Agora se eu pisar e "segurar", as marchas vão mudando normalmente sem dar esse "intervalo". Qdo está na temperatura ideal, não faz mais isso, as marchas mudam suavemente, quase nem se percebe. Um abraço a todos e agradeço antecipadamente
    Marcos na minha Laredo tanto frio como quente o cambio se comporta da mesma forma, não da esse intervalo q vc diz em nenhum momento. Não sei qual o correto mas vamos aguardar nossos amigos expert aqui do forum q logo logo eles vão dar o parecer.

  • #5
    Citação Postado originalmente por Marcos Brisola Ver Post
    Saudações amigos, tenho umas dúvidas qto ao funcionamento do câmbio da minha laredo 98. A primeira vez do dia que saio com a viatura ainda fria, ela vai em 1ª marcha até uns 2 mil / 2,5 mil rpm, aí trava as portas e depois disso passa a fazer as trocas numa rotação mais baixa. Ainda fria, qdo passa para 3ª (não tenho certeza se é na 3ª, preciso confirmar), e eu alivío o pé, ela dá um pequeno intervalo (tipo um pto morto), e volta a "engatar" novamente. Agora se eu pisar e "segurar", as marchas vão mudando normalmente sem dar esse "intervalo". Qdo está na temperatura ideal, não faz mais isso, as marchas mudam suavemente, quase nem se percebe. Um abraço a todos e agradeço antecipadamente
    Bom dia pessoal,

    A minha é se comporta mais ou menos da mesma maneira. Também quando fria demora um pouco para entrar a 2ª, normalmente pouco mais de 2000rpm, nunca mais de 2500rpm. Depois de quente, as marchas entram com +-1750rpm, principalmente com o pé "leve". O que acontece às vezes, e isso não acho normal, é que de 2ª pra 3ª dá também um intervalo que chega a fazer o giro subir e claro que depois dá o tranco pois a rotação tem de cair pra se acomodar, leva poucos segundos, é como se entrasse um ponto morto. Pode ser problema de travamento nos solenóides, ou em alguma válvula.
    Ainda não troquei o fluído da CA, pois tem bom aspecto, mas é o que vou fazer muito em breve, inclusive trocando o filtro de óleo da CA. O correto seria também nesse momento, já que é removido o carter da CA, fazer o ajuste das cintas, conforme descrito no manual de manutenção.
    Lembrando que a CA da laredo é meio "enjoada" e, segundo os americanos, tem má reputação. Portanto eu vou utilizar somente o fluído indicado no manual, cerca de R$40,00/Litro na concessionária, mas como são somente 3,8L por troca não fica tão caro.
    Outra coisa, alguém já testou a reduzida? A CA do meu Laredo não passa de 1ª com o 4x4Lo engatado, até parece coerente, pois não tem sentido querer velocidade com o carro reduzido!!! Bem de qualquer forma, não façam o teste em via pavimentada, principalmente fazendo curva, pois o diferencial da CT fica bloqueado aí é aquela reclamação.......

    Abraços.
    ps. precisamos combinar um encontro das CGLaredo, hehehehe
    4X4 Brasil
    Carllo
    JGC-Laredo Prata 98

  • #6
    Citação Postado originalmente por carllo Ver Post
    Lembrando que a CA da laredo é meio "enjoada" e, segundo os americanos, tem má reputação.
    Olá Carllo,

    Essa parte do seu texto eu terei que contestar se o seu câmbio for o AW4. Não sendo este, não tem validade pra vc o que eu vou falar.

    Os americanos que usam esse câmbio pra trilha, segunto o maior site 4x4 das américas, dizem é que ele "runs a little bit hot", ou seja, ele funciona um pouco mais quente que o normal. Essa reclamação é sempre contestada, porque quem diz isso está usando suspensão elevada e pneus maiores sem reduzir diferencial e mandando bala nas trilhas sem medo ou não cuida direito do mesmo.

    Deixando o câmbio sobrecarregado é certo que ele funcione mais quente.

    Quem usa esse câmbio da maneira correta aprecia muito seu funcionamento. Geralmente usam radiadores separados pra ele e o mantém sempre revisado.

    Abs

  • #7
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    Pouts!!! Primeiramente pessoal, tudo bem com todos?
    Mais uma vez cá me encontro zicado com minha laredo 98.
    Acabo de tirar a danada do meca para a troca de um semi eixo, e mal ando alguns poucos quilometros feliz da vida dou uma paradinha num posto para abastecer e quando vou sair, cadê a ré? Não tinha. Coloco em "N" e levo um puta susto a danada deu um pulo pra frente. Coloco em P e ela quer andar. Ligo desligo, ligo novamente e tudo se repete. E D ela anda normalmente, 1 e 2 também. Informações de la e de cá, cá estou a procura de um novo câmbio. Ainda não sei mas acho que o meu deu pau.

    Buaááá´´aá

  • #8
    Usuário Avatar de mattosbr
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    4xhigo, quem sabe não exista uma regulagem da alavanca do câmbio? Precisamos perguntar isso aos experts daqui. Derrepente não é nada demais.

    um abraço.

  • #9
    Citação Postado originalmente por 4xhigo Ver Post
    Pouts!!! Primeiramente pessoal, tudo bem com todos?
    Mais uma vez cá me encontro zicado com minha laredo 98.
    Acabo de tirar a danada do meca para a troca de um semi eixo, e mal ando alguns poucos quilometros feliz da vida dou uma paradinha num posto para abastecer e quando vou sair, cadê a ré? Não tinha. Coloco em "N" e levo um puta susto a danada deu um pulo pra frente. Coloco em P e ela quer andar. Ligo desligo, ligo novamente e tudo se repete. E D ela anda normalmente, 1 e 2 também. Informações de la e de cá, cá estou a procura de um novo câmbio. Ainda não sei mas acho que o meu deu pau.

    Buaááá´´aá
    Mattos, pode ter certeza de que é regulagem na alavanca, ou até falha nos contatos. Não sei te dizer bem o que fazer mas deve ser mais ou menos a mesma limpeza que o pessoal recomenda para o sensor de neutro.

    samukanvas, o câmbio dos ZJ, de 98 ao menos, são os da série RE, no meu caso o 42RE, ou até identificado como A500/A518. Só pra complementar as informações, para os mais curiosos, A CA 42RE tem as posições 1, 2, D, N, R e P e a 3ª marcha somente é fixada com o acionamento da tecla D no painel. O AW4 é mais utilizado no XJ e se não me engano tem as posições 1, 2, 3, D, N, R e P. Outra coisa, o AW4 aceita os fluídos DexronIIE/Mercon ou mais modernos, já o 42/44/46RE somente aceitam os ATF+3 da Mopar. Posso ter me enganado com alguma coisa, mas é mais ou menos isso.
    Vi alguns vídeos do Caveirão e também alguns posts antigos da época de sua idealização, show de bola!!!
    T+
    4X4 Brasil
    Carllo
    JGC-Laredo Prata 98

  • #10

    Talking

    Carllo,

    O óleo da transmissão é o ATF a classificação dele q é DEXRON...

    Portanto é o mesmo óleo de CA.... ATF com classificação DEXRON III...

  • #11
    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    Carllo,

    O óleo da transmissão é o ATF a classificação dele q é DEXRON...

    Portanto é o mesmo óleo de CA.... ATF com classificação DEXRON III...
    Pois é NZardo, é uma baita confusão esse palavreado, é um tar de ATF, ATF+, ATF Plus, +3, +4, Alisson, Mercon, ATF tipo A, Dexron, etc....mineral, sinstético, .......e aí vai....hora é sigla, hora é marca, hora é especificação, hora é "tipo", hora é classificação...
    To tentando digerir isso no "coca-cola".
    Abraço...
    Carllo
    JGC-Laredo Prata 98

  • #12
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    Câmbio automático.

    [quote=carllo;617511]Mattos, pode ter certeza de que é regulagem na alavanca, ou até falha nos contatos. Não sei te dizer bem o que fazer mas deve ser mais ou menos a mesma limpeza que o pessoal recomenda para o sensor de neutro.



    Então, já tomei um baita susto com os mórbidos preços tanto com reparo, troca, recuperação entre outros...
    Ainda não sei o que sussede com meu câmbio, também achava e gostaria que fosse só uma questão de regulagem; porém, só de comentar com um e com outro e com o meca onde a vtr se encotra, já foi me dito que terei que fazer o câmbio; pois encontra-se muita limalha no filtro...
    Farei o que o meu amigo Nilton Zardo sugeriu, irei levar numa oficina especializada em CA e ver o dodói dela. Embora na certeza que dodói mesmo ficarei eu, literalmente esfolado e descontente com um carro que ainda não consegui usar. Pode isso?

    Um forte abraço a todos.

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