x
Convex Datacenter
Página 1 de 4 1234 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 46
  • #1
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
    Entrada
    03/02/2008
    Idade
    58
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0

    XJ dando solavancos em 4x4 e tranco na caixa




    Há algum tempo venho lendo os tópicos postados por vocês e gostaria de parabenizá-los pelo alto nível e pelo clima de irmandade que existe entre vocês e se hoje sei um pouco de 4x4, foi graças ao 4x4brasil e confesso que estou me tornando um apaixonado por esses tipos de veículos. Sou um feliz proprietário de uma XJ 97 e assim que ela estiver "nos trinks" vou a um encontro de vocês.

    A necessidade de procurar por informações surgiu após eu me envolver em um acidente com ela, num dia de chuva na serra das Araras. Derrapei feio numa curva (e eu nem estava correndo) e vim a descobrir, da pior forma, que em pista escorregadia o 4x4 Full é obrigatório, ainda mais com esses pneus Goodyear Wrangler 235. Se eu tivesse começado a “corujar” antes os tópicos dos fóruns não teria derrapado. Mas graças a Deus o bicho é forte, hein. Tive de trocar um amortecedor, dois braços, 4 buchas e uma sonda lâmbda. O resto foi uma pequena lanternagem e desempeno de uma roda. Os danos foram mínimos e em uma semana eu já estava viajando denovo.

    Bom, eu não sou completamente leigo em mecânica mas carro automático e com tração 4x4 é o primeiro. Tive de devorar o manual técnico para poder me situar e compreender os assuntos abordados aqui.

    A viatura está apresentando dois problemas atualmente que eu não consigo descobrir e gostaria da ajuda de vocês para me dar uma luz.

    1º - Ao tirar de Park e colocar em D ou R ele dá um tranco, com a caixa em 4x2, 4x4 part ou 4x4 Full. Em N o sintoma não ocorre (como era de se esperar). Alguém saberia informar se isso é normal e se for um problema como resolvo?

    2º - Em 4x4 ao fazer uma curva fechada (manobrando, por exemplo) ele dá a impressão que a dianteira prende e solta. Parece estar pulando. Em 4x2 fica normal. Já vi um problema igual aqui ,mas numa ZJ, que foi resolvido trocando-se o óleo da caixa de transferência. Eu fiz isso e não resolveu.

    Gostaria de postar aqui a solução de alguns problemas que resolvi por conta própria e que talvez possam ajudar a alguém. Se você não tem prática com trabalhos mecânicos peça ao seu mecânico de confiança para fazer.

    1º - A viatura não dá partida ou para dar é preciso achar uma posição melhor na alavanca do câmbio em Park ou Neutro.
    R: Mal contato no sensor de posição do câmbio. Para verificar se é ele, descasque uma pequena parte do fio que leva ao pino 6 do conector C1 do PCM (o C1 é o conector mas próximo da frente do carro) e encoste o terra nele. Se passar a ligar, é o sensor. Ele está na parte oposta do eixo da alavanca do câmbio na caixa.
    - Primeiro faça uma marca com uma caneta ou lápis no eixo e no sensor para depois facilitar a colocar de volta na posição certa e remova o sensor.
    - Solte as braçadeira plásticas que prendem ele no chicote da caixa. Por incrível que pareça essa é a pior parte por não ter muito espaço. Não é preciso cortá-las, é só levantar a trava e puxar que ela solta.
    - Abra devagar o sensor, removendo os parafusos, para não pular duas molas que empurram dois contatos.
    - Remova a graxa antiga que deve estar solidificada e impedindo que os contatos encostem.
    - Os contatos de cobre podem ser limpos com uma borracha para Nankim ou borracha de areia (aquela que os técnicos de eletrônica limpam contatos de placas de computador).
    - Se você souber usar um multímetro poderá fazer o teste para ver se ficou bom. Faça um desenho dos contatos para poder te orientar no teste.
    - Coloque graxa nova nas ranhuras e no local onde vão os dois contatos. Não exagere.
    - Feche o sensor. Você pode vedar com silicone mas deve ser cuidadoso para não escorrer para os contatos.
    - Teste com o ohmímetro se os contatos estão fechando na medida em que você gira o eixo.
    - Coloque de volta o sensor e não esqueça de prender as braçadeiras.
    - Verifique se o veículo passou a dar partida normalmente em P e N. Se em um dos dois as vezes ainda é preciso um jeitinho, movimente o sensor para esquerda ou para a direita que pode ser questão de um “ajuste fino”.

    2º - Viatura funciona normalmente no GNV e engasga muito na gasolina.
    R: Verifique se a sonda Lambda está boa. O veículo tem duas e a responsável pela mistura é a que está antes do catalisador. Você vai precisar acessar os fios dela e por isso aconselho que siga eles até um chicote que passa próximo à bomba da direção hidráulica e faça um pequeno corte na capa dos fios lá pois ali é mais difícil de entrar água futuramente. Você pode usar uma agulha e perfurar o fio pois assim o dano é menor.
    Com os fios identificados, verifique se a resistência dela está boa medindo com o ohmímetro no fios brancos. Deve medir algo em torno de 6 e 7 ohms.
    Se a resistência estiver ok, meça a tensão no fio do sensor (normalmente é o preto pois o cinza é o terra, verifique). Ligue a viatura e depois de uns 2 minutos meça o sinal do sensor. Ele deve apresentar uma tensão ente 0,4 e 0,6 volts.
    Se tiver ruim, uma sonda de uso geral de 4 fios, que custa uns R$100,00, resolverá o problema. No meu instalei uma da Thompson.

    Espero que a partir de agora eu possa vir a oferecer algum tipo de contribuição na solução dos problemas apresentados nesse fórum e muito obrigado pela ajuda.

    Alexandre.

  • #2
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
    Entrada
    03/02/2008
    Idade
    58
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Encontrei uma resposta do Leo Santis para os trancos na CA ao passar de P para R ou D em outro site.

    "No AW4 na XJ [e comum uns leves tranquinhos ao engatar....se passar rápido de mais, até uns bem grandes, mas de certo modo é normal."

    Só falta descobrir porque a viatura dá solavancos ao fazer curvas fechadas em 4x4.

  • #3
    Alexandre,
    para ter uma resposta mais rápida, de um post nas suas mensagens no tópico SUV / Cherokee Sport

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/forumdisplay.php?f=51

    com certeza vai ter mais gente para ajuda.

    agora, estes solavancos em curva com o 4x4 ativado ... acho q vc deve estar ativando o 4x4 part time ao inves de 4x4 full time ...
    o full é a 3 posição -> 2wd / 4x4 part / 4x4 full

    []s

  • #4
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
    Entrada
    03/02/2008
    Idade
    58
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Olá Garrett,

    Valeu pela dica. Vou postar lá. Quanto ao modo, está em 4x4 full (3ª posição) e no painel está aceso 4WD em verde.

    []s

  • #5
    1º - Ao tirar de Park e colocar em D ou R ele dá um tranco, com a caixa em 4x2, 4x4 part ou 4x4 Full. Em N o sintoma não ocorre (como era de se esperar). Alguém saberia informar se isso é normal e se for um problema como resolvo?
    Na minha XJ, tb dá esse tranco, aparentemente é o cambio engatando. Mas na minha só acontece quando mudo para D.
    Mas talvez, se eu intendi sua pergunta, é pq vc deixa em Park antes de puxar o freio de mão, então o cambio fica travado, e mais dificil para soltar, por isso não acontece em neutro.
    Tente desligar o carro com os pés no freio. Puxe o freio de mão e solte o freio do pé, espere a viatura parar e só então engate park. Talvez resolva...
    2º - Em 4x4 ao fazer uma curva fechada (manobrando, por exemplo) ele dá a impressão que a dianteira prende e solta. Parece estar pulando. Em 4x2 fica normal. Já vi um problema igual aqui ,mas numa ZJ, que foi resolvido trocando-se o óleo da caixa de transferência. Eu fiz isso e não resolveu.
    Como é seu 1º carro 4x4, talvez não esteja familiarizado com o sistema de tração, ao acionar o 4x4, o giro do cambio vai igualmente para os dois eixos e fazendo uma curva fechada o eixo da frente gira muito mais que o de trás e por isso esses pulos, cuidado que isso pode ocasionar em quebras de ponta-eixos (semi-eixos). Nunca utilize o 4x4 Part-Time em terrenos firmes, e muito menos faça manobras com ele. O que pode acontecer as vezes (acontece na minha) é que mesmo que eu tire ela de Part e coloque em Full, ela continua em Part, precisa dar umas aceleradinhas e mudar de D para N, para engatar corretamente, pode ser isso. Tente.

    Abraços...

  • #6
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
    Entrada
    03/02/2008
    Idade
    58
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Ontem eu vi um post do Leo Santis sobre como ele liga e desliga a viature dele que é exatamente como você diz. Já passei a fazer mesmo. Valeu mesmo.

    No manual técnico vem dizendo que a Caixa de Transferência NV242 (que é a minha) possui um diferencial que controla o torque entre os eixos dianteiro e trazeiro. Deve ser para evitar esse problema. Ontem, ao sair da garagem da minha casa, a viatura chegou a cantar o pneu. A tua XJ também apresenta esses sintomas em 4x4 Full?

    Um forte abraço.

  • #7
    Não sei, até pq nunca tentei, eu apenas ligo o 4x4 full qdo chove, mas desligo alguns metros antes de chegar em casa. Tentou ver se não esta engatando o Part-Time, talvez uma ma regulagem na alavanca da CT pode fazer isso, mas o aconselho a não ficar "brincando" com a tração deixe para usa-la qdo realmente fizer necessario, pois como disse, vc falou que chegou até a cartar pneu, imagine o sofrimento dos cardas e do diferencial, isso pode ocasionar quebras...
    Procure um lugar liso, como gramados, ou lama rasa para testar a tração direitinho...

    Abraços...

  • #8
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
    Entrada
    03/02/2008
    Idade
    58
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    É isso aí companheiro. Como tem chovido muito aqui no Rio, tenho usado o 4x4 mas não vou ficar dando uma de "mexânico" não. Vou levar a viatura para o meu mecânico de confiança, colocá-la nos cavaletes e verificar.

    Um forte abraço.

  • #9
    Pode ser o caso, mas o que parece seu carro não tem nada de anormal, tudo isso é previsivel e facil de lidar, basta um pouco de experiencia que com certeza vc vai adquirir com tempo...
    Bom divertimento com seu brinquedo 4x4...

    Abraços...

  • #10

    Exclamation

    Os trancos qdo fora do normal pode ser sinal de q os retentores de borracha do cambio estão ressecados.....

    E tambem não se esqueçam q no pedal de freio tem um interruptor q possui 3 funções e uma delas é informar o cambio q vc esta brecando..... portanto NUNCA troque de 'P' ou 'N' para 'D', 1-2, 3 ou 'R' e de 'R' para 'D' e vice versa, sem pisar no freio.....

  • #11
    Usuário Avatar de Alexandre Lima
    Entrada
    03/02/2008
    Idade
    58
    Posts
    24
    Agradecimentos: 0
    Com certeza esse é sempre o meu procedimento. Hoje eu achei que os trancos ficaram mais suaves pois passeui a desligar a viatura na seguinte sequiência: N, acionar o ferio de mão, soltar o freio do pé para deixar acomodar e por fim o P. Vou continuar observando. Estou pensando em trocar o óleo do câmbio. Quanto está a junta e o filtro da AW4?

    Abraços.

  • #12
    Citação Postado originalmente por Alexandre Lima Ver Post
    Com certeza esse é sempre o meu procedimento. Hoje eu achei que os trancos ficaram mais suaves pois passeui a desligar a viatura na seguinte sequiência: N, acionar o ferio de mão, soltar o freio do pé para deixar acomodar e por fim o P. Vou continuar observando. Estou pensando em trocar o óleo do câmbio. Quanto está a junta e o filtro da AW4?

    Abraços.
    Vc pode usar cola preta da 3m, eu nunca usei junta, apenas a cola.......é bom vc trocar o filtro !!! custa uns 100,00 em media.

    è legal abrir o carter, e fazer uma limpeza nele, pois fica muita limalha grugada, principalmente nos imãs, que servem pra isso mesmo, pegar a limalha, troca o filtro e fecha com cola !!!!

    Pega uns 4,5 litros de Dextron III, sua Vtr vai ficar um pouco mais economica e com uma pegada diferente.

    Aproveita e troca tbem o DIII da Caixa de Transferencia + 1,5 Lts.


    Abraço

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade