Ola a todos!
Neste ultimo feriado peguei um transito monstro na estrada, aquele anda e para desgraçado...minha XJ 97 AT tem valvula termostatica que abre a 71 graus e normalmente ela trabalha com o ponteiro a meio caminho entre os 40 e os 100. Neste transito que mencionei a temperatura subiu a quase 100, a pressao do oleo desceu abaixo dos 3 (normalmente esta na faixa de 4) e o motor começou a embaralhar e oscilar a rotaçao, quando acelerava ela vibrava toda. Consegui sair do transito e com algumas aceleradas o motor estabilizou e a pressao subiu novamente. Em outro trecho parado aconteceu tudo de novo.. alguma sugestao sobre onde começar a procurar o problema? recentemente troquei velas, cabos, sonda lambda e fiz limpeza de bicos.
Obrigado e agradeço as sugestoes
O normal é a temperatura se amnter nos 100º ou bem próximo, algumas pessoa trocam a valvula termostica ou eliminam e isso causa varios problemas, o carro trabalha frio ou demroa mais prá esquentar, dependendo do local onde roda e do transito. Além disso eu aconselharia a fazer uam revisçao nos sistema de injeção, limpeza de bicos, sensores, etc.
Olá Ronaldo,
Pois então, quando peguei a danada ela estava sem válvula e o antigo dono me deu junto uma válvula americana que abre a 71º nova, que instalei em seguida. Foi feita limpeza de bicos, verificação da injeção, troca de velas, troca da sonda lambda (aquela que vai no catalizador) enfim, esse caminho já foi trilhado... o que achei estranho é que se eu dava umas aceleradas consistentes, mesmo parado no trânsito, a pressão subia e o motor estabilizava!
De qualquer maneira o jeito é ir caçando até encontrar, se com tua experiência vc puder me dar mais uma idéia, uma sugestão, agradeço!
Grande abraço,
Enrico
Olá Ronaldo,
Pois então, quando peguei a danada ela estava sem válvula e o antigo dono me deu junto uma válvula americana que abre a 71º nova, que instalei em seguida. Foi feita limpeza de bicos, verificação da injeção, troca de velas, troca da sonda lambda (aquela que vai no catalizador) enfim, esse caminho já foi trilhado... o que achei estranho é que se eu dava umas aceleradas consistentes, mesmo parado no trânsito, a pressão subia e o motor estabilizava!
De qualquer maneira o jeito é ir caçando até encontrar, se com tua experiência vc puder me dar mais uma idéia, uma sugestão, agradeço!
Grande abraço,
Enrico
O ideal é vc escanear pra ver o cod de erro...... mas se nao me engano se for sensor MAP ela nao dá erro......mesmo se o sensor estiver ruim, um amigo com um Wrangler tava assim, colocamos o sensor da minha Wj nele que é o mesmo motor e BINGO......
Tô achando que vc esta com algum bico "mijando" ( talvez uma limpeza mal feita onde ficou algum cisco na agulha do bico) ! Este "embaralho" que se resolve com aceleradas nada mais é que excesso de combustível. Ao acelerar logicamente vc deixa entrar mais ar e o mesmo queima o excesso... garanto que o problema não acontece com ela andando "forte"...
Está demorando para pegar também ??
Um teste prático é desligar o motor e logo em seguida medir a pressão de combustível. Se a pressão abaixar estantâneamente pode ser o bico ou a válvula reguladora de pressão.
Se não for nada disso, nos forneça mais detalhes...
Tô achando que vc esta com algum bico "mijando" ( talvez uma limpeza mal feita onde ficou algum cisco na agulha do bico) ! Este "embaralho" que se resolve com aceleradas nada mais é que excesso de combustível. Ao acelerar logicamente vc deixa entrar mais ar e o mesmo queima o excesso... garanto que o problema não acontece com ela andando "forte"...
Está demorando para pegar também ??
Um teste prático é desligar o motor e logo em seguida medir a pressão de combustível. Se a pressão abaixar estantâneamente pode ser o bico ou a válvula reguladora de pressão.
Se não for nada disso, nos forneça mais detalhes...
Abraços e até mais.
Boas dicas....
Também acho que vale a pena dar uma verificada no regulador de pressão e bomba.