x
Convex Datacenter
Página 1 de 18 1234567891011 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 212
  • #1

    Comprei uma Cherokee e Agora ? - Guia de Revisão Inicial




    ....ainda na série, perguntas mais freqüênte, bolei o roteiro abaixo de revisão para as Cherokees.
    Se você acabou de comprar uma, espero que tenha usando o guia de compras do tópico http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=32388 e que tenha ajudado na sua escolha.
    Agora vc certamente está se perguntando o que revisar nela....então aí vai. Obviamente esta é uma lista básica, mas fundamental. Apesar de vc ter feito uma excelente aquisição, vc nunca sabe como o dono anterior cuidava dela, então a partir de agora, poderá fazer um histórico disso.

    Óleo do Motor

    O recomendado no manual Chrysler é o 10W40, porém muitos no Brasil utilizam os convencionais 20W50 sem problemas. Óleo para motor é uma escolha pessoal, porém recomendo sempre a utilização de marcas consagradas. A periodicidade de troca dependerá do tipo de lubrificante escolhido, mas normalmente estará entre 5-10 mil Km.
    O filtro de óleo é o PH9A da Fram e pode ser trocado a cada troca de óleo ou alternadamente. MUITO CUIDADO na remoção do filtro, pois é comum a quebra do sensor de pressão ao remover esse filtro. O nível do óleo deve ser verificado semanalmente.

    Óleo do Câmbio Automático e Caixa de Transferência

    Nesse caso, não há muitas opções, você poderá escolher entre a marca que preferir, porém tanto o óleo do câmbio automático quanto da caixa de transferência deverá atender a especificação DEXRON-III. É comum “trocadores de óleo” recomendarem outros óleos, como DEXRON-II (mais barato) ou até o DEXRON-III+ (com aditivo) ou o DEXRON-IV que são mais caros. Porém nunca aceite essa recomendação. A recomendação para a troca é de 40 mil Km, mas isso deverá ser antecipado caso o óleo apresente descoloração ou cheiro de queimado. É importante que seja verificado e substituído o filtro de partículas localizado dentro do câmbio. Para isso o cárter do mesmo deverá ser removido e recolocado depois com junta química (silicone) ou junta específica (recomendado).

    Freios

    Tantos pastilhas quando sapatas deverão ser examinadas quanto ao desgaste e substituídas se apresentarem espessura mínima aceitável. A verificação, pelo menos das pastilhas deverá ser feita a cada 10-15 mil Km. Recomenda-se o refaceamento dos discos e panelas sempre que for feito a troca das pastilhas e sapatas respectivamente, ou quando apresentarem ovalização, respeitando obviamente as espessuras mínimas.
    Nos veículos com freio a tambor, o ajuste das sapatas deverá ser feito a cada 10 mil Km para uma melhor eficiência. E é imprescindível que todo o fluído de freio seja substituído pelo menos a cada 20 mil Km. O fluído especificado é o DOT 3, porém o DOT 4 poderá ser utilizado para uma melhor performance.

    Diferenciais e cardãs

    Nível verificado a cada 10 mil Km e substituído a cada 40 mil Km. O óleo recomendado é o 85W140 e no diferencial traseiro (por conta do bloqueio parcial) deverá ser usado o aditivo anti atrito. Sugestão: Tanto a Ford quanto a GM vendem nas concessionárias óleo para diferencial traseira para as suas picapes que possuem o mesmo bloqueio no diferencial traseiro, porém este óleo já possui o devido aditivo e é relativamente barato e na viscosidade de 85W140. Os cardas não requerem manutenção periódica, e somente o diferencial dianteiro possui um bico de engraxar na junta de flexão. O sintoma de substituição para as cruzetas é o ruído ou vibração excessiva causado pelo desgaste dos rolamentos dessas cruzetas.

    Sistema de Arrefecimento

    Todo o fluído do radiador deverá ser drenado e substituído a cada 10 mil Km pelo menos, ou quando apresentar coloração escura (corrosão). É fundamental o uso de aditivo a base de Monoetileno Glicol. A proporção recomendada no manual é de 50-50% porém a proporção de 40% de aditivo – 60% de água também poderá ser usada. Nas Cherokees não se recomenda o uso de 100% de aditivo em nenhuma circunstância e dê preferência ao aditivos de marcas consagradas. Se for notado o excesso de partículas na remoção da água, o radiador deverá ser removido para limpeza interna.

    Filtro de Ar

    Substituído pelo menos a cada 10 mil Km ou antes se notada a sua saturação ou uso freqüente em situações de poeira.

    Sistema de Ignição

    Não existe um critério absoluto de periodicidade de troca das velas, mas o seu estado deve ser acompanhado a cada 10Km e ajuste os eletrodos se necessário. Se por acaso, as velas apresentarem trincas, fuga de corrente (flash over) ou desgaste dos eletrodos, estas deverão ser substituídas.
    Cabos de velas deverão ser substituídos sempre que apresentarem ressecamento ou fuga de corrente. O mesmo deverá acontecer com a tampa e rotor do distribuidor.

    Sistema de Injeção de Combustível

    Bicos injetores e corpo de borboleta (TBI) devem ser limpos a cada 10-15 mil Km.
    Veículos 1997 e posteriores não possuem filtro de combustível externo, somente interno no próprio tanque de combustível junto ao conjunto bomba/bóia de combustível. Nesse modelos o regulador também estão localizados dentro do tanque. A recomendação de substituição dos filtros é de 10-15 mil/Km independente do modelo.

    Direção Hidráulica

    Verificação do nível do óleo mensalmente e substituição recomendada a cada 40 mil Km. Qualquer óleo de direção poderá ser utilizado, e como a sua substituição normalmente se dá em conjunto com a da troca do óleo do câmbio o mesmo DEXRON-III poderá ser utilizado.

    Correia

    Verificação do estado da correia a cada 10 mil Km. Observar a tensão e ressecamento da correia e substituição se necessário. É importante verificar se não há folga na polia esticadora para possível troca.

    Sistema de Direção

    Na atual situação em que se encontram nossas ruas e estradas é recomendado, o alinhamento, balanceamento e rodízio dos pneus a cada 5 mil Km. Durante este serviço verificar por folgas e desgastes nas buchas e pivôs e substituir se necessário. Os pivôs possuem bicos de engraxar e isso poderá ser feito a cada 10 mil Km.

    Itens Básicos

    Apesar de básicos, são importantes e muitos esquecem desses detalhes e somente dão falta quando o problema aparece, são eles:

    - Nível da água do reservatório dos limpadores.
    - Paletas dos limpadores de Chuva.
    - Funcionamento das lâmpadas de seta, freios, ré, lanternas e faróis.


    É claro que os parceiros de Cherokee poderão colaborar por aqui também. Comentários são bem vindos.

    Abs.

  • #2
    Leo, parabens pelo compendio seria eufemismo, desta vez vc se superou com esta grande iniciativa, que muito ira auxiliar os novatos e alguns macacos velhos em XJ tambem...

    Sugestões: Trocar tb a tampa do radiador, se possivel por uma original Mopar, evita alguma dor de cabeça!!!

    Observar tb o estado das molas dianteiras e amortecedores e se possivel trocalos simultaneamente na primeira vez como proprietário da viatura.

    Devido a qualidade do coquetel de combustiveis no Brasil, comumente chamado de gasolina... Trocar a bomba de combustivel ( Mopar ou GM Blaiser 6cc) o regulador de pressão bem como os Strainers ( Mopar) , filtros.

    Passei a usar a Podiun da Petrobras, por sugestão do forista Rodrigo Samuka, realmente melhorou bastante a performance do que já era muito bom ... mesmo usando as misturas de combustiveis anteriormente citadas, é mais cara mas vale a pena e o motor de 190CVs agradece...

    Abraço aos amigos e espero ter, Humildemente, contribuido.

  • #3
    Rubem,

    A idéia é essa mesmo. Concentrar informações úteis para que os novatos se sintam a vontade com a nova caranga.
    Toda sugestão é bem vinda.

    Abs.

  • #4
    Usuário
    Entrada
    04/09/2007
    Idade
    77
    Posts
    14
    Agradecimentos: 0
    Leo, pegando carona aqui, peco que me informe a que se refere a luz no painel das XJ (quando se liga a chave), onde se le: chek in gauges. Pergunto tambem, se com ele acesso e problema rodar mais um pouco. Abraco, Bento.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    29/09/2007
    Idade
    58
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Muito vai ajudar esse tópico... comprei a minha hoje... valeu mesmo!!!! Abração

  • #6
    Usuário
    Entrada
    29/09/2007
    Idade
    58
    Posts
    9
    Agradecimentos: 0
    Outra dúvida: Hoje levei um amigo que tem uma Cherokee , ele me ajudou a atestar a qualidade do carro que eu estava comprando ... a única coisa que fiquei um pouco desconfiado ( o resto estava tudo bacana , inclusive os manuais ) era que não tinha a chave original , aquela com controle de travamento das portas. Onde posso conseguir resolver isso ???? Abração!!!

  • #7
    Citação Postado originalmente por Bento Anibal Ver Post
    Leo, pegando carona aqui, peco que me informe a que se refere a luz no painel das XJ (quando se liga a chave), onde se le: chek in gauges. Pergunto tambem, se com ele acesso e problema rodar mais um pouco. Abraco, Bento.
    Bento, a idéia foi boa, tudo que puder enriquecer o tópico é válido. Assim os novos de Cherokee poderão ter por aqui boas referências e conhecer melhor o carro que tem nas mãos sem grandes esforços, sem precisar de novos tópicos ou sobrecarregar os já existentes com as mesmas questões. Por isso bolei isso aqui, assim é só passarmos o end do tópico quando alguém tiver dúvidas do tipo.

    A luz de Check Gauges (vermelha) indica que algum sensor está fora da faixa de operação normal ou danificado. Estes podem ser, sensor de temperatura da água de arrefecimento, pressão do óleo do motor, voltagem da bateria e bóia de combustível.
    Por acaso vc notou alguma indição estranha desses indicadores no painel ? Dependendo do que for não há problema em rodar dessa forma, mas por exemplo, é comum os caras quebrarem o sensor de pressão do óleo ao trocar o filtro....isso seria suficiente pra acender essa luz do painel e não seria bom rodar sem saber como anda a pressão do óleo.
    Por via de regra, luz vermelha no painel significa falha crítica de emergência e não se deve rodar com o carro. Já as amarelas como a de Check Engine são apenas de alerta.
    Se o problema não for aparente como disse acima, vc terá que levar o carro para ver o erro com um scanner.

    Citação Postado originalmente por Jotinha Ver Post
    Outra dúvida: Hoje levei um amigo que tem uma Cherokee , ele me ajudou a atestar a qualidade do carro que eu estava comprando ... a única coisa que fiquei um pouco desconfiado ( o resto estava tudo bacana , inclusive os manuais ) era que não tinha a chave original , aquela com controle de travamento das portas. Onde posso conseguir resolver isso ???? Abração!!!
    Qual o ano e modelo da sua Cherokee ? As anteriores a 97 não tinham chave codificada, elas apenas tinham o controle remoto e a tal da "bananinha" pra desativar o alarme. Se a chave não for condificada, qualquer modelo serve, bastando o corte das estrias mesmo. Se a sua não possui o controle remote, só vai achar em desmanches ou no e-bay....Aí no RJ quem comprou um controle destes for o Garret aqui do fórum.

    Abs.

  • #8
    Usuário
    Entrada
    15/11/2007
    Idade
    46
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Correia da cheroke laredo 2000

    Amigos alguem sabe a especificaçao ou numero gates ou outra marca da correia da cherokee laredo 2000 6cc, ou se q de outro veiculo da certo pelo tamanho, e o preço da original??

  • #9
    Usuário Avatar de Juninho
    Entrada
    19/12/2004
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    43
    Posts
    700
    Agradecimentos: 0
    Leo ...

    1. Lubrificantes 100 por cento sinteticos ou minerais tb são recomendados ....

    2. valvoline, lubrax, tutela ou selenia ...

    3. qual o oleo vendido pela GM, Ford ...

    4. caixa de transferencia ... qual especificação ...

    parabens pelo tópico ...

    [s]

  • #10
    Juninho,

    Não aconselho óleo 100% sintético para o motor, não com o nosso combustível aqui. A chance de choque químico é grande....semi-sintéticos ou minerais vão bem.
    Eu estou usando o 20W50 agora no motor, mas na próxima volto a usar o 10W40 ou 15W40.
    Se a sua for automática, tanto o câmbio quanto caixa de transferência devem usar fluído que atenda a expecificação Dexron III ou D-III e existem várias marcas por aqui.
    Dferencial traseiro só tem um comercial que é fabricado pela Texaco que é o Multigear 85W140 LS esse LS é fundamental para o bom desempenho e durabilidade do bloqueio (LSD). A Ipiranga produzia o Ingersol (ou algo assim) também LS, mas saiu de linha. Todos os outros fabricantes produzem apenas o EP (normal), que vai bem no dianteiro, mas deixa estalar um pouco o bloqueio. Na minha usava o EP e ele estalava um pouco nas curvas em tração, eu usava ainda o aditivo da própria Mopar nesse óleo e mesmo assim estalava (de leve), uma dia deu a louca e troquei pelo LS, maravilha.

    Abs

  • #11
    Usuário Avatar de Juninho
    Entrada
    19/12/2004
    Local
    Londrina/PR
    Idade
    43
    Posts
    700
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Leo - Beethoven Ver Post
    Juninho,

    Não aconselho óleo 100% sintético para o motor, não com o nosso combustível aqui. A chance de choque químico é grande....semi-sintéticos ou minerais vão bem.
    Eu estou usando o 20W50 agora no motor, mas na próxima volto a usar o 10W40 ou 15W40.
    Se a sua for automática, tanto o câmbio quanto caixa de transferência devem usar fluído que atenda a expecificação Dexron III ou D-III e existem várias marcas por aqui.
    Dferencial traseiro só tem um comercial que é fabricado pela Texaco que é o Multigear 85W140 LS esse LS é fundamental para o bom desempenho e durabilidade do bloqueio (LSD). A Ipiranga produzia o Ingersol (ou algo assim) também LS, mas saiu de linha. Todos os outros fabricantes produzem apenas o EP (normal), que vai bem no dianteiro, mas deixa estalar um pouco o bloqueio. Na minha usava o EP e ele estalava um pouco nas curvas em tração, eu usava ainda o aditivo da própria Mopar nesse óleo e mesmo assim estalava (de leve), uma dia deu a louca e troquei pelo LS, maravilha.

    Abs
    OK leo ...

    no sabado vou cotar os preços e efetuar a troca geral ...

    [s]

  • #12
    Usuário
    Entrada
    15/11/2007
    Idade
    46
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0

    Coroa e pinhao e rolamentos

    Amigos alguem sabe quanto custa a coroa e pinhao da cherokee laredo 2000 com os rolamentos??

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade