Postado originalmente por
nzardo
Ilustre Estimado I Luis Trissimo,
Sabe cumé.....qto mais opções na tração os merchandisings e os $$ são melhores pra vender a viatura......digamos q a part-time...agora batizada de PT, pq ja to de saco cheio de escrever Part-time...:mrgreen: é um tanto quanto pré-histórica.....na CT com todas as suas ''compensações'' tracionárias na posição Full-Time (ainda não enchi o saco de escrever Full-Time...), é muito simples de implementar um engate único e DIRETO com o eixo dianteiro, é simples com baixissimo custo e da essa opção a mais pas nossa XJs.......;-)
Resumindo, na PT :twisted:, a tração enviada para os dois eixos são iguais, por esse motivo q a direção fica dura pa carai....tindeu???
Não sou expert.....mas vou tentar expricar diferente....vc lembra ou ja leu algo a respeito de bloqueio de diferencial ??....não sei se vc passeou pelo tópico do Kaiser....o broqueio inteligente..:shock:...a maior polemica era como ele se comporta em curvas......pq como ele bloqueia o diferencial, ou seja as duas rodas rodam iguais.....e ele bloqueia em uma curva..:putz:...em vez de vc fazer a curva vc vai reto e sifu...:parede:, pq oce vai reto....pq qdo vc ta fazendo uma curva a roda de dentro roda menos q a de fora...e essa compensação é efetuada pelo diferencial....:concordo:
Agora com esse raciocinio.....tonto por sinal....tente imaginar o diferencial bloqueado como sendo a CT na mardita posição PT..:twisted:...ele vai estar jogando pros dois eixos a mesma tração....não fazendo as compensações...só q desta vez não entre as duas rodas traseiras...mas entre os dois eixos....portanto as rodas dianteiras estão virando na mesma velocidade das traseiras...NÃO existe a tar da compensação...e é por isso q a direção fica DURA !! ...tindeu.....:concordo:..pro ce ve o q um detalhe gera na dirigibilidade da viatura....:shock:..
Dai vc pergunta....mas se os dif das XJ não estão bloqueados pq a direção fica dura???..........fica dura pq as rodas dianteiras não podem rodar na mesma velocidade das traseiras e somente na posição Full-Time é q é feita as compensações de rotações entre eixos........pelo menos na minha se estou parado a direção vira facinho...agora andando fica dura parece q os pneus querem se arrastar para a frente em vez de fazer a curva....mas ruido q nem comentaram por ai...pelo menos na minha num faiz não....:rolleyes:
Agora a vantagem da PT.:twisted:...........sinceramente.......SEI LÁ ! ! ....talves trilheiros experientes possam ter alguma explicação...pois a diferença é q as rodas dianteiras vão girar mais....será q isso ajuda na hora de enfrentar algum obstaculo...ou um put...barranco???......:pensativo:
Como ja disse não sou expert.....mas o q entendi dessa traquitana toda foi isso......contestem ou calem-se para sempre.....alias se alguem contestar.....tenho uns dois puxões de orelha pra dar na anta que me convenceu disso.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen: