Powered by vBulletin

Regulagem do 4x4 da cherokee sport 97

Versão Imprimível

Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
  • 01/08/2007, 20:35
    nzardo
    Citação:

Postado originalmente por Luís Arato Ver Post
    mas, com o tar de partime não posso fazer curvas? só dá para usar em lama, lama? qual a vantagem se posso usar o fulltime direto? em que condição haveria vantagens de usar o partime/

aliás, esse sistema partime não seria parecido com o das Ecosport? 4x4 sob demanda? só que nesse caso usa direto e a opção 4x4 direta usa somente nas condições mais severas.

calma ai, não tenho Ecosport 4x4 não. só li a respeito.

Ilustre Estimado I Luis Trissimo,

Sabe cumé.....qto mais opções na tração os merchandisings e os $$ são melhores pra vender a viatura......digamos q a part-time...agora batizada de PT, pq ja to de saco cheio de escrever Part-time...:mrgreen: é um tanto quanto pré-histórica.....na CT com todas as suas ''compensações'' tracionárias na posição Full-Time (ainda não enchi o saco de escrever Full-Time...), é muito simples de implementar um engate único e DIRETO com o eixo dianteiro, é simples com baixissimo custo e da essa opção a mais pas nossa XJs.......;-)

Resumindo, na PT :twisted:, a tração enviada para os dois eixos são iguais, por esse motivo q a direção fica dura pa carai....tindeu???

Não sou expert.....mas vou tentar expricar diferente....vc lembra ou ja leu algo a respeito de bloqueio de diferencial ??....não sei se vc passeou pelo tópico do Kaiser....o broqueio inteligente..:shock:...a maior polemica era como ele se comporta em curvas......pq como ele bloqueia o diferencial, ou seja as duas rodas rodam iguais.....e ele bloqueia em uma curva..:putz:...em vez de vc fazer a curva vc vai reto e sifu...:parede:, pq oce vai reto....pq qdo vc ta fazendo uma curva a roda de dentro roda menos q a de fora...e essa compensação é efetuada pelo diferencial....:concordo:

Agora com esse raciocinio.....tonto por sinal....tente imaginar o diferencial bloqueado como sendo a CT na mardita posição PT..:twisted:...ele vai estar jogando pros dois eixos a mesma tração....não fazendo as compensações...só q desta vez não entre as duas rodas traseiras...mas entre os dois eixos....portanto as rodas dianteiras estão virando na mesma velocidade das traseiras...NÃO existe a tar da compensação...e é por isso q a direção fica DURA !! ...tindeu.....:concordo:..pro ce ve o q um detalhe gera na dirigibilidade da viatura....:shock:..

Dai vc pergunta....mas se os dif das XJ não estão bloqueados pq a direção fica dura???..........fica dura pq as rodas dianteiras não podem rodar na mesma velocidade das traseiras e somente na posição Full-Time é q é feita as compensações de rotações entre eixos........pelo menos na minha se estou parado a direção vira facinho...agora andando fica dura parece q os pneus querem se arrastar para a frente em vez de fazer a curva....mas ruido q nem comentaram por ai...pelo menos na minha num faiz não....:rolleyes:

Agora a vantagem da PT.:twisted:...........sinceramente.......SEI LÁ ! ! ....talves trilheiros experientes possam ter alguma explicação...pois a diferença é q as rodas dianteiras vão girar mais....será q isso ajuda na hora de enfrentar algum obstaculo...ou um put...barranco???......:pensativo:

Como ja disse não sou expert.....mas o q entendi dessa traquitana toda foi isso......contestem ou calem-se para sempre.....alias se alguem contestar.....tenho uns dois puxões de orelha pra dar na anta que me convenceu disso.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:
  • 01/08/2007, 20:57
    Rubem-7
    Citação:

Postado originalmente por nzardo Ver Post

Sabe cumé.....qto mais opções na tração os merchandisings e os $$ são melhores pra vender a viatura......digamos q a part-time...agora batizada de PT, pq ja to de saco cheio de escrever Part-time...:mrgreen: é um tanto quanto pré-histórica.....na CT com todas as suas ''compensações'' tracionárias na posição Full-Time (ainda não enchi o saco de escrever Full-Time...), é muito simples de implementar um engate único e DIRETO com o eixo dianteiro, é simples com baixissimo custo e da essa opção a mais pas nossa XJs.......;-)

Resumindo, na PT :twisted:, a tração enviada para os dois eixos são iguais, por esse motivo q a direção fica dura pa carai....tindeu???

Não sou expert.....mas vou tentar expricar diferente....vc lembra ou ja leu algo a respeito de bloqueio de diferencial ??....não sei se vc passeou pelo tópico do Kaiser....o broqueio inteligente..:shock:...a maior polemica era como ele se comporta em curvas......pq como ele bloqueia o diferencial, ou seja as duas rodas rodam iguais.....e ele bloqueia em uma curva..:putz:...em vez de vc fazer a curva vc vai reto e sifu...:parede:, pq oce vai reto....pq qdo vc ta fazendo uma curva a roda de dentro roda menos q a de fora...e essa compensação é efetuada pelo diferencial....:concordo:

Agora com esse raciocinio.....tonto por sinal....tente imaginar o diferencial bloqueado como sendo a CT na mardita posição PT..:twisted:...ele vai estar jogando pros dois eixos a mesma tração....não fazendo as compensações...só q desta vez não entre as duas rodas traseiras...mas entre os dois eixos....portanto as rodas dianteiras estão virando na mesma velocidade das traseiras...NÃO existe a tar da compensação...e é por isso q a direção fica DURA !! ...tindeu.....:concordo:..pro ce ve o q um detalhe gera na dirigibilidade da viatura....:shock:..

Dai vc pergunta....mas se os dif das XJ não estão bloqueados pq a direção fica dura???..........fica dura pq as rodas dianteiras não podem rodar na mesma velocidade das traseiras e somente na posição Full-Time é q é feita as compensações de rotações entre eixos........pelo menos na minha se estou parado a direção vira facinho...agora andando fica dura parece q os pneus querem se arrastar para a frente em vez de fazer a curva....mas ruido q nem comentaram por ai...pelo menos na minha num faiz não....:rolleyes:

Agora a vantagem da PT.:twisted:...........sinceramente.......SEI LÁ ! ! ....talves trilheiros experientes possam ter alguma explicação...pois a diferença é q as rodas dianteiras vão girar mais....será q isso ajuda na hora de enfrentar algum obstaculo...ou um put...barranco???......:pensativo:

Como ja disse não sou expert.....mas o q entendi dessa traquitana toda foi isso......contestem ou calem-se para sempre.....alias se alguem contestar.....tenho uns dois puxões de orelha pra dar na anta que me convenceu disso.....:mrgreen::mrgreen::mrgreen::mrgreen:

Grande Grizarda,

Pode ir se preparando pro puxão de orelha, alias aproveita e arranca elas de vez... hehehe

è logico se o desgraçado tiver atolado(UIIIIIII) ou a caminho disto e necessitar da reduzida (low) só podera fazelo com a Part-time!!! NÂO tem opção de full-time e reduzida juntas nas cherokees sport(XJ)!!! Testo e atesto isto, ( diferença dos sistemas ) na pratica todo final de semana, O lava carros perto da minha casa, até me chamou pra ser sócio dele, de tanto barro q tem na viatura toda segunda feira, ainda mais agora com o snorkius rubios tabajara agora com equiooooooo...

Agora no shopis cent, a unica diferença é a cancela q num abria, percause da artura da VT!!! Descobri hoje q se o cabra punha primeiro a roda dianteira na frente da caixinha com anão dentro, funciona e abre, q m.......da , já tinha convencido a patroa de num ir no shopis.....kkkkkkkkk

Abraço aos amigos.
  • 01/08/2007, 21:20
    gutoxj98
    Full Time nao seria com o Diferencial Central " BLOQUEADO " E Part time seria sem Bloquear o dif.central !!!!!

estou certo ????? ou não ?????

um abraço
  • 01/08/2007, 21:43
    vendra
    Guto, acho que é exatamente o contrário.Por isso q andar no seco de Part Time ferra tudo. Como já postei anteriormente aqui no tópico to andando há mais de um mes só no Full Time ( sol , chuva, asfalto , terra )como experiência e já comprovei que o consumo de combustível NÂO aumenta , a estabilidade é claro fica 10. Só não sei como ficará o desgaste de Pneus.
  • 01/08/2007, 21:52
    Rubem-7
    Citação:

Postado originalmente por vendra Ver Post
    Guto, acho que é exatamente o contrário.Por isso q andar no seco de Part Time ferra tudo. Como já postei anteriormente aqui no tópico to andando há mais de um mes só no Full Time ( sol , chuva, asfalto , terra )como experiência e já comprovei que o consumo de combustível NÂO aumenta , a estabilidade é claro fica 10. Só não sei como ficará o desgaste de Pneus.

Fala Mario...

grande ideia esta de fazer este teste, sempre achei q o consumo aumentaria, tanto q só uso no asfalto molhado mesmo ou estradinhas de terra a caminho das trilhas, quanto aos pneus mesma duvida e se forem muds mais duvida ainda. Já no barro é só part time mesmo e muitas vezes, dependendo do enrosco, reduzida junto. Tenho amigos se usam este recurso em ultimo caso extremo mas sempre os lembro q com reduzida e part time acionados, se poupa motor trasmisão e varios outro componentes, isto é lógico em situações off road , situação esta meio esquecida pelos colegas de forum no momento...

Abraço aos amigos.
  • 01/08/2007, 22:04
    vendra
    Citação:

Postado originalmente por Rubem-7 Ver Post
    Fala Mario...

grande ideia esta de fazer este teste, sempre achei q o consumo aumentaria, tanto q só uso no asfalto molhado mesmo ou estradinhas de terra a caminho das trilhas, quanto aos pneus mesma duvida e se forem muds mais duvida ainda. Já no barro é só part time mesmo e muitas vezes, dependendo do enrosco, reduzida junto. Tenho amigos se usam este recurso em ultimo caso extremo mas sempre os lembro q com reduzida e part time acionados, se poupa motor trasmisão e varios outro componentes, isto é lógico em situações off road , situação esta meio esquecida pelos colegas de forum no momento...

Abraço aos amigos.

Fala Rubem, estes dias resolvi fazer gracinha na areia da praia de Full Time e passei o maior vexame com a patroa ( NÂO ACREDITO Q VC CONSEGUIU ATOLAR ESTE TRATOR ), daí mudei para Part Time e cavocou mais ainda ( Já tava começando a suar ), aí procurei no BATcinto de utilidades e encontrei a reduzida : i m p r e s s i o n a n t e , a bicha saiu na moral como se nada tivesse acontecido, e com pneu de cidade com calibragem alta.

Tô precisando ir aí para o Sul botar a bicha nas trilhas . Andar de Cheroka só na cidade é ótimo, mas é como trotar com cavalo de corrida !
  • 01/08/2007, 23:50
    Leo - Beethoven
    Eita sô, virou bagunça esse treco de PT - FT PQP....

O Nzardo disse certo, só não terminou. Em part-time não existe compensação entre o eixo traseiro e dianteiro, logo em uma curva as rodas do eixo dianteiro tendem a girar em velocidade diferente das dos traseiros.....se tiver no asfalto que dê boa aderência, a tendência é que fique mais dura mesma a direção, por falta desta compensação, ou um dos cardãs torce, ou pneus arrastam, ou engrenagens da CT ficam banguelas, o que for mais fraco, apanha. Por isso o PT só na terra ou lama....por que aí qualquer diferença os pneus podem arrastam na boa, sem forçar o sistema. Detalhe, o Part-time é o sistema 4x4 mais antigo que existe. Foi usando no primeiro Jeep.
    No Full time, puseram um "diferencial central" justamente pra compesar o eixos, podendo dessa forma usar no asfalto em alta velocidade sem problemas. O problema do full-time na trilha é que se uma das rodas apenas levantar, todas a outras restantes vão perder tração....a não ser que o cara mande colocar uns ARBs da vida blocados 100% pra evitar isso.
    Resumindo, na trilha tem que ser Part-time mesmo, considerando a XJ original.
    E é claro, como o Rubem disse, tem a reduzida que é part-time também.

Abs
  • 02/08/2007, 00:13
    Luís Arato
    Citação:

Postado originalmente por nzardo Ver Post

vixe santa, tá cumpricado mermo, e para piorar o Rubem disse que não tem reduzida com 4x4 full time!!! só com PT, na sua linguagem acrônima, sintética, sendo pleonástico. Mas na alavanca não tem o 4x4 high e o low?

entendo a funnção diferencial, entendo o tal bloqueio de diferencial, mas não entendo como a função PT, que deve ser proporcionada pela CT, possa atuar nos diferenciais dos eixos.

bom, como li no manual que não era para andar de PT no asfalto, acabei por nunca usar nem na lama, mas 4x4 fulltime já usei bastante, em cidade ou estrada, e a tocada fica mais precisa, e nem senti diferença de consumo, vai ver porque nem tem roda livre na Sport, ou seja, mesmo sem tração tudo gira mesmo.

bão, vou dar estudada no assunto e peço mais ajuda ao caros colegas.

claro que assim que a Cherokee estiver "nas alturas" vou testar essa do partime.
  • 02/08/2007, 09:31
    nzardo
    Não entendi o coloquio do nosso colega Rubemsetão....:twisted::twisted:

Na minha a reduzida fica com a direção molinha como em 4x2 ou 4x4 FT (agora to de saco cheio de escrever Full-Time..:twisted:) portanto na minha ingnorança, a reduzida num é PT PN (pourra nenhuma...:mrgreen:)
  • 02/08/2007, 21:36
    gutoxj98
    As vezes da na telha e ando em Full Time , más quando vc tem que manobrar ( algume ja tentou )....meu irmao.....a parada é sinistra !!!!! o carro balança todo e da uma travada !!!!!!!....... acredito ser por causas dos Bloqueio !!!!!! é isso ????
  • 02/08/2007, 21:50
    Jack Jipeiro
    Guto,

Eu manobro a minha em Full-Time numa boa, não percebo diferença nenhuma, unico problema é que ela não volta para o 4x2 sem eu dar uma rezinha, dando uns trancos no acelerador...

Abraços...
  • 02/08/2007, 22:54
    gutoxj98
    Entao Jack......acontece isso no asfalto, na terra nao deve acontecer, pois o asfalto segura muito os pneus......deve ser por isso !!!!

A frontier do meu amigo Trava e nao anda se ele for manobrar com 4x4 engatado !!!!!..tipo fazer uma curva fechada
    ............................................

Agora quanto desengatar o 4x4....vc ja experimentou pegar embalo com braço e mandar ver ???....o meu faço isso e desegata na hora !!!! sem ré, sem acelerar.....experimenta pro cê vê !!!!

um abraço
Mostrar 50 mensagem(ns) deste tópico em uma página
Página 2 de 4 PrimeiroPrimeiro Anterior 1234 Próximo ÚltimoÚltimo
Todos horários são GMT -3. Hora atual: 20:07.