x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 14
  • #1

    XJ 97: ASD Relay - erro 42




    Então, né !
    Os pipocos da minha cherokee são provenientes de falha no circuito de shut down. Em marcha lenta falha muito, com uma aceleradinha tb falha, socando o pé no acelerador as falhas quase desaparecem. Já troquei o rele (os quatro da caixinha são iguais) e não resolveu. Pelo que vi este "bendito" rele alimenta a bobina de ignição, os bicos injetores e qq coisa com a bomba de combustível e por ai vai...
    Então vai a bomba: (ou vai foder tudo ou encontrar o problema) li em um forum americano uns posts ensinando a fazer uns jumpers que levam tensão de alimentação diretamente a certas partes do circuito. Será que vou detonar o módulo ? O que faço (fora levar no eletri$$$i$$$ta). Eu poderia ao menos medir alguns pontos para verificar níveis de tensão e ver se está ok ou não ?

    Alguém sabe algo mais sobre o funcionamento deste circuito e etc e tal ?

    Surpresa : segue o diagrama do módulo...



    []'s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos XJ 97: ASD Relay - erro 42-pcm_cherokee_1.jpg   XJ 97: ASD Relay - erro 42-pcm_cherokee_2.jpg  
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #2
    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Então, né !
    Os pipocos da minha cherokee são provenientes de falha no circuito de shut down. Em marcha lenta falha muito, com uma aceleradinha tb falha, socando o pé no acelerador as falhas quase desaparecem. Já troquei o rele (os quatro da caixinha são iguais) e não resolveu. Pelo que vi este "bendito" rele alimenta a bobina de ignição, os bicos injetores e qq coisa com a bomba de combustível e por ai vai...
    Então vai a bomba: (ou vai foder tudo ou encontrar o problema) li em um forum americano uns posts ensinando a fazer uns jumpers que levam tensão de alimentação diretamente a certas partes do circuito. Será que vou detonar o módulo ? O que faço (fora levar no eletri$$$i$$$ta). Eu poderia ao menos medir alguns pontos para verificar níveis de tensão e ver se está ok ou não ?

    Alguém sabe algo mais sobre o funcionamento deste circuito e etc e tal ?

    Surpresa : segue o diagrama do módulo...



    []'s

    Ricardo, posso perguntar o óbvio?

    Já testou os cabos de vela, velas, distribuidor? Outro dia na minha tinha uma falhaçao chata em marcha lenta, pipocava quando ia acelerar, depois sumia, fui ver, era um dos cabos de vela, nem troquei, cortei a ponta, medi a continuidade, e pronto, a falhaçao sumiu......

  • #3
    ah sim, cê ficou louco, sair jumpeando as coisas pelo módulo!!!!! já que nos EUA custa uns USD 500,00, vai encarar?

  • #4
    Citação Postado originalmente por Luís Arato Ver Post
    Ricardo, posso perguntar o óbvio?

    Já testou os cabos de vela, velas, distribuidor? Outro dia na minha tinha uma falhaçao chata em marcha lenta, pipocava quando ia acelerar, depois sumia, fui ver, era um dos cabos de vela, nem troquei, cortei a ponta, medi a continuidade, e pronto, a falhaçao sumiu......
    Vou complementar minhas afirmações e depois você reformula sua pergunta, ok ?
    Isto só acontece na gasolina, no GNV tá redondinho...

    Se bem que os cabos de vela estão um lixo, outro dia olhei com detalhe e via alguns cortes e furinhos nos cabos... mas acho que não é este o problema.

    Opa, peraí ! o teste da ignição não checa se os cabos de velas estão bons ou não...

    mas de qq forma vou por pra funcionar no escurinho (ui) e ver se tá pulando faísca pra algum lugar que não deveria ...

    Quanto aos jumpers, minha ideia é levar as tensões que saem de reles até seu destino, pois no meio do caminho pode ter mal contato e ocasionar o problema. Portanto, SE SOUBER o que se está fazendo pode trazer resultado...

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #5
    Ricardo, posso perguntar o óbvio?

    E a sonda lambda?

    Abs,

  • #6

    Cool

    tumen vo pregunta o obvio, que cautiço é ASD....

    42 ASD relay circuit


    Haaaaa ja ia me esquecendo,

    Bambheta VSF, parece novato, trata isso no tópico da Sport, pourrraaaaa ! ! ! .

  • #7
    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Vou complementar minhas afirmações e depois você reformula sua pergunta, ok ?
    Isto só acontece na gasolina, no GNV tá redondinho...

    Se bem que os cabos de vela estão um lixo, outro dia olhei com detalhe e via alguns cortes e furinhos nos cabos... mas acho que não é este o problema.

    Opa, peraí ! o teste da ignição não checa se os cabos de velas estão bons ou não...

    mas de qq forma vou por pra funcionar no escurinho (ui) e ver se tá pulando faísca pra algum lugar que não deveria ...

    Quanto aos jumpers, minha ideia é levar as tensões que saem de reles até seu destino, pois no meio do caminho pode ter mal contato e ocasionar o problema. Portanto, SE SOUBER o que se está fazendo pode trazer resultado...

    []'s
    Bom, entao, por eliminaçao, que tal pensar nos bicos injetores, que acho que no GNV é a única coisa do sistema de alimentaçao/igniçao que sai da parada; já mandou limpá-los e testar a estanqueidade? vai ver que estao com um GROZOPE qualquer........

    Por fim, cuidado com esse negócio de levar tesoes que saem de reléssssss, pode ser que o destino nao seja o esperado......

    Para ver se tem fuga nos cabos, aterre uma chave de fenda (bem isolada e se possível segurar com luva de raspa) perto do cabo que desconfiar, pois se tiver quebra no isolamento, vai pular a faísca com certeza.

  • #8
    tumen vo pregunta o obvio, que cautiço é ASD....

    42 ASD relay circuit ?????

    AutoShutDown relay, melhorou?, e o código quer dizer, normalmente, que deve haver algum problema de conexao nos terminais do relé.

    Como testar?

    primeiro ver a continuidade da alimentaçao, desde o fusível até o cabeamento até o pólo 30; também testar o 86, que vem da bateria;

    segundo com o relé fora, testar com um ohmímetro (aquele pareio que mede óme) a resiistência da bobina entre os pólos 85 e 86, que acho que deva ser algo entre 75 +/- Ohms; aí, é basíco, se tender ao infinito, bobina com fio quebrado, se tender ao Zero, curto circuito, nos dois casos = troca do relé;

    terceiro, também com relé fora, testar a continuidade entre os pólos 87A e 30 que deve dar muito baixa resistência; entre o 87 e o 30, infinito, ou seja , circuito aberto;

    Com o 86 com 12V, o 85 aterrado, tem que ser ao contrário, 87 e 30 fechado e 87A e 30 aberto.

    Fora isso, tem que testar as mesmas coisas, mas a partir do sinal vindo do módulo, ..... neste caso, tem que testar a continuidade do cado que vem do módulo.

    Pelo que entendi, problemas de conexao com o módulo e mau funionamento do relé propriamente dito, pode sim causar uma marcha lenta "áspera" ou alguma falhaçao.
    4X4 Brasil

  • #9
    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    tumen vo pregunta o obvio, que cautiço é ASD....

    42 ASD relay circuit


    Haaaaa ja ia me esquecendo,

    Bambheta VSF, parece novato, trata isso no tópico da Sport, pourrraaaaa ! ! ! .
    Pois é ! ASD = AUTO SHUT DOWN . Trata-se de um rele de desligamento automático. Fucei na internet pra saber "Qual o objetivo de um desligamento automático" e tb " Desligamento automático de que". Conversei tb com um eng. que trabalha comigo e que conhece eletronica automotiva e juntando informações concluímos que este desligamento automático é tipo assim: a ignição foi ligada e então alguns circuitos precisam funcionar, a bomba de combustivel e bobina de ignição por exemplo. Mas no entanto, o sistema reconhece que apenas a ignição foi ligada sem executar o acionamento do motor, então estes sistemas que "estavam em funcionamento" precisam ser desligados. Tudo isto em questão de 1 ou 2 segundos.
    É mais ou menos isto...

    E tem mais: sinceramente acho que certas questões precisam de um tópico novo, pois fazer uma procura por determinados problemas lá dentro do tópico citado é um saco. O tópico tá "craudiado" e cheio de posts dificultando encontrar determinadas informações em forma sequencial e ordenada.
    Aliás, eu abro o tópico que eu quiser e se voce quiser acessar o tópico acesse e se não quiser acessar o tópico VSF TB !
    []'s
    4X4 Brasil
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #10
    Citação Postado originalmente por Arbass Ver Post
    Ricardo, posso perguntar o óbvio?

    E a sonda lambda?

    Abs,
    Ary e demais:

    Ontem fucei mais um pouco pra ver se resolvia a questão e pra piorar ainda mais, a situação piorou mais ainda, começou a aparecer código de erro de tudo que é coisa, 33 = A/C cutout relay circuit, (embreagem do ar)+ 35 = Fan control relay circuit (ventoinha do radiador) além do 42.
    Analisando pela lógica das teorias de kirchoff e Maxuell (esta é boa heim, quero ver quem conhece ) concluí que estava faltando tensão em algum ponto comum a estes nós dos circuitos com problema. Foi aí então que tive a brilhante idéia de dar uma cutucada no chicote que sai da caixa de reles e para minha suspresa tudo voltou a funcionar perfeitamente sem nenhum engasguinho.
    Com base nisto tudo, me parece que o problema todo é um mal contato entre a base dos reles e o chicote da caixa. O que farei amanhã é desmontar a caixa e "ver o que está acontecendo" e se for o caso vou soldar os fios e terminais.

    Ary, hoje andei com ela ora no GNV ora na gasolina e os engasgos que já vinham de longe qd chaveava de GNV pra gasolina sumiram.
    To achando que qd desconfiamos da sonda lambda, na verdade era o início do mal contato, pois os engasgos "de antigamente" que vinham e sumiam de forma misteriosa eram muito parecidos com os engasgos atuais...
    Qd a bomba pifou eu sai cutucando tudo que é fio, conector e etc e tal, foi aí que o mal contato se "instalou de forma definitiva", pois após a troca da bomba percebi que a falhação nao sumia "nem a pau".
    Agora é soldar/limpar tudo e esperar...

    O que acham ? Foi um final feliz ou o fim ainda não chegou ?

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #11
    Citação Postado originalmente por Luís Arato Ver Post
    tumen vo pregunta o obvio, que cautiço é ASD....

    42 ASD relay circuit ?????

    AutoShutDown relay, melhorou?, e o código quer dizer, normalmente, que deve haver algum problema de conexao nos terminais do relé.

    Como testar?

    primeiro ver a continuidade da alimentaçao, desde o fusível até o cabeamento até o pólo 30; também testar o 86, que vem da bateria;

    segundo com o relé fora, testar com um ohmímetro (aquele pareio que mede óme) a resiistência da bobina entre os pólos 85 e 86, que acho que deva ser algo entre 75 +/- Ohms; aí, é basíco, se tender ao infinito, bobina com fio quebrado, se tender ao Zero, curto circuito, nos dois casos = troca do relé;

    terceiro, também com relé fora, testar a continuidade entre os pólos 87A e 30 que deve dar muito baixa resistência; entre o 87 e o 30, infinito, ou seja , circuito aberto;

    Com o 86 com 12V, o 85 aterrado, tem que ser ao contrário, 87 e 30 fechado e 87A e 30 aberto.

    Fora isso, tem que testar as mesmas coisas, mas a partir do sinal vindo do módulo, ..... neste caso, tem que testar a continuidade do cado que vem do módulo.

    Pelo que entendi, problemas de conexao com o módulo e mau funionamento do relé propriamente dito, pode sim causar uma marcha lenta "áspera" ou alguma falhaçao.
    Boa aula sobre reles ...

    []'s
    F 75: Ford Falcon 6cc 3.6 + Clarck 4m + WARM 9.000 + Fate 750 x 16 + um monte de coisas...

  • #12
    Citação Postado originalmente por Ricardo Bambhoo Ver Post
    Ary e demais:

    .........

    Analisando pela lógica das teorias de kirchoff e Maxuell (esta é boa heim, quero ver quem conhece ) concluí que estava faltando tensão em algum ponto comum a estes nós dos circuitos com problema.

    ..............

    O que acham ? Foi um final feliz ou o fim ainda não chegou ?

    []'s

    Você está se referindo as leis de MAXWELL, do escocês James Clark Maxwell, que formulou o fenônemo eletromagnético? cujas equaçoes geraram as corolárias de Kirchhoff, sobre os circuitos elétricos lineares e invariantes no tempo? Base do estudo elementar da dinâmica elétrica?

    Ou outra coisa?

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade