x
Convex Datacenter

Tópico: Cherokee Sport

  • #5737



    borracha.
    internet aqui no BR mesmo vc encontra algumas coisas.
    se tiver como comprar nos EUA (o dolar já tá quase R$ 4,00) seria o ideal. Lá tem TUDO.

    Mas esse lance de ter que trocar TUDO em geral não é a melhor solução não, vai vendo e trocando as peças necessárias.
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #5738
    Usuário
    Entrada
    15/01/2011
    Local
    Guarujá/SP
    Idade
    45
    Posts
    17
    Agradecimentos: 0

    Xj 2.5 td

    Citação Postado originalmente por Napp Ver Post
    E ai galera, adquiri recentemente um Cherokee Sport 99 2.5 diesel e gostaria de saber de vocês que entendem do assunto pontos fortes e fracos do carro e que me ajudassem com algumas dicas de manutenção.
    Já ouvi falar que esse motor esquenta e não é muito bom, mas também já ouvi dizer o contrario, que é apenas questão de cuidados e manutenção preventiva (sem isso nenhum carro aguenta)...
    Me pareceu ser uma boa compra, com bom custo beneficio, ainda mais que tenho segundo motor para fazer reposição de peças.
    O carro está muito bom, todo original, parece que rodou muito pouco na terra, não tem marcas em lugar nenhum, lataria e interior zero, me pareceu ser uma boa compra, estou satisfeito até então, mas agora preciso zelar da maquina e preciso da ajuda de vocês!
    Pretendo dar uma elevada na suspensão e colocar pneus 31", qual a melhor maneira de fazer isso?
    Quando estiver pronta vou compartilhar algumas fotos com vocês!
    Valeu!!
    Boa noite Napp e parabéns pela aquisição. Tenho uma XJ 2000/2001 TD 2.5 há alguns anos. Esta XJ difere um pouco das XJ a gasolina. Estes carros eram montados na Argentina e vc consegue algumas informações c os hermanos:

    1. Motor 2.5 TD intercooler modelo 425 da VM Motori c cerca de 115 cv. O mesmo da Dodge Dakota 2.5 TD. Este motor, se bem cuidado, não te deixará na mão. Cuide muito bem do sistema de arrefecimento dele. Sempre c água desmineralizada e aditivo a base de etileno glicol. Se vc notar q o dono anterior não cuidava e q, portanto, a água está suja e c ferrugem, troque a água e coloque água desmineralizada nova c uns 30% de aditivo. Depois de uns 6 meses troque novamente e aumente pra uns 40 %. Até chegar aos 50 % de solução como indicado pela maioria dos fabricantes. O aditivo vai fazer c q as encrustacoes causadas por oxidação se soltem. Se colocar muito aditivo de cara pode causar algum entupimento. E eh normal q apareçam vazamentos. No meu caso apareceu um vazamento no alojamento da válvula termostatica. Estava tão oxidada q tive q trocar a peça. Falando em válvula termostatica vc pode trocar a sua pela válvula do MB 1113 c abertura a 71 graus celsius. Esta válvula custa uns 45 R$ em uma auto peças pra caminhões. Eu tam bem tive q trocar a bomba dagua. Custou 260 R$ com um importador independente. Muitas pessoas relatam problemas de super aquecimento deste motor. Se vc sentar o pé como faria num carro a gasolina eh capaz q esquente, mesmo, sobretudo subindo a serra. Ande na boa e vá controlando o indicador de temperatura no painel. A temperatura costuma ficar entre 85 e 100 graus. As vezes, chega a 105 na subida de serra mas não deveria passar disso. Mantendo um giro abaixo dos 3000 deve garantir vida longa. Se acostume c o motor.
    A bomba injetora eh bosch e eh bem fácil encontrar quem faça manutenção, caso necessário.
    Os bicos injetores são usados também por outros veículos como Ducatto e também eh fácil de encontrar reposição.
    Este motor e bomba eh controlado por alguns sensores. Há 2 sensores de temperatura no cabeçote, pouco abaixo dos bicos, há um sensor de fluxo de ar no coletor de admissão, sensor de rotação q fica posicionado na parte superior da caixa seca, em um buraco por onde entra lama e água, sensor de pressão de óleo e o sensor do primeiro bico injetor, que chamam de bico eletrônico. Se algum sensor não estiver funcionando bem, o motor apresentará anomalias de funcionamento. Te dou um exemplo. De uma hora p outra meu carro perdeu força, não passava dos 1500 rpm, a ventoinha elétrica permanecia ligada o tempo todo e o ar condicionado não ligava. Fui de mecânico em mecânico e nada. Fiquei um mês batendo cabeça. No painel a temperatura estava sempre muuuuito baixa. Depois de muito pesquisar tirei o fio de um dos sensores de temperatura e conectei ao outro. Pronto, problema resolvido. O sensor de temperatura q manda informação p o painel estava bom, eh o dianteiro, mas o que manda informação p o modulo e bomba injetora estava quebrado. Então o carro entra em modo de segurança p evitar super aquecimento. Liga a ventoinha, desativa o AC e limita a potência. O sensor de temperatura custou 120,00 e isso aconteceu mês passado, agosto 2015. Se o sensor da pressão de óleo não estiver funcionando eh mais provável q seja mal contato na conexão entre o chicote e o sensor.
    Troque o óleo e o filtro a cada 5000 Km como indicado no manual. O filtro de óleo eh usado por alguns outros carros e custa entre 18 e 25,00. Tem em qq posto. O filtro de ar vc encontra na net. Cara eh estranho mas no catalogo dos fabricantes aparece como filtro de cabine da Cherokee 2.5 gasolina. Tem da Japanparts FA975S, da Wega JFA975 e da Fram CA 8858. O mais fácil e barato eh da Japão parts por uns 90,00. O filtro de combustível eh do tipo separador de água (RACOR). O mais fácil de encontrar eh o Wega JFC997 mas Tb tem de outros fabricantes. Custa uns 90,00. Troque os filtros e fluidos como recomendado é se andar e ambientes mais severos, com maior frequência.

    2. Câmbio: Taí uma desvantagem deste carro. Só tem cambio manual. Cambio automatico eh tao melhor, sobretudo trilhas. E o kit de embreagem custa uns 1500. Na parte superior da caixa seca, q acopla o câmbio ao motor, há 2 buracos. Se vc mergulhar fundo (altura da metade da porta) com seu XJ na lama vai entrar água c barro e o rolamento de embreagem passará a fazer barulho. Tô c esse probleminha agora mas já vou dar um jeito de tampar estes buracos. Vai ficar só uma fresta por baixo do acoplamento. Aliás, se tiver q trocar a embreagem aproveite p verificar se tem vazamento no retentor do volante e troque tb. Custa uns 90,00.

    3. Caixa de transferência, TCase. As XJ gasolina tem uma caixa de transferência c 4 opções de fumcionamento: 4 X 2, 4x4 full time, 4x4 part time e 4x4 low (reduzida). A caixa de transferência das TD eh só 4×2, 4x4 part time e 4x4 low. Então, no nosso caso, o 4x4 eh só p uso em terreno c pouca aderência, mesmo, ok?

    4. Eixos diferenciais: Na dianteira dana 30, como das XJ gasolina, porém c uma relação de 3,73. São 41 dentes na coroa e 11 no pinhão.
    Já na traseira temos um Dana 44 q vem nas XJ compradas com towing package. Pelo menos a minha tem esse dif. Esse eh o mesmo diferencial da Cherokee Limite ZJ. Eh mais robusto q os Dana 35 ou Chrysler 8.25 que costumam equipar as XJ 4.0. O diferencial traseiro tem limitação de escorregamento por discos mas eh provabel q com os km já tenha perdido eficiência.

    Alterações : A minha tá c lift de 6 pol e pneus 33. Não alterei a relação de dif mas, eh claro, q o carro ficou mais xoxo. Co pneus 31 fica legal pois não precisa contar os paralamas e um pequeno lift já eh suficiente. Fiz o meu há alguns anos c o pessoal da MXV de SP.

    Espero q as infos lhe sejam úteis. Se eu tiver colocado algo errado por favor corrijam. Qq coisa eh só chamar. Ab, Feijoó.
    Feijó - SP
    Ford/Willys 1971 Militar

  • #5739
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    E ai Feijoó, tudo tranquilo? Obrigado pela força, suas dicas foram muito boas! Sem duvidas serão muito útil!
    Vou compartilhá-las com o meu mecânico, que por sinal já está pensando em adquirir um XJ também! hahahaha
    Valeuuu, abraços!

  • #5740
    Usuário Avatar de motorheadbsb
    Entrada
    24/04/2013
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    46
    Posts
    74
    Agradecimento: 1

    Thumbs up

    Muito abrigado Feijoó pela aula sobre a XJ diesel.

  • #5741
    Usuário
    Entrada
    25/08/2013
    Local
    rio de janeiro/RJ
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Duvida sobre consumo de bateria deligado no cherokee XJ 97

    Olá pessoal
    Depois de dois anos de uso minha bateria descarregou totalmente com o carro parado durante uma semana.
    Instalei uma nova porem fiquei desconfiado se não esta ocorrendo alguma fuga de carga.


    Após algumas voltas com o carro para ter certeza que que a bateria nova estivesse totalmente carregada, resolvi verificar quanto a vtr consumia de carga desligada (está com o rastreador da siggo)
    Coloquei o amperímetro e inicialmente apresentou 340mA depois de um tempo passou para 640mA.
    Sabendo que a carga da bateria é de 70Ah e com esse consumo a carga ira zerar em 109 horas ou aproximadamente 4 dias e meio ou melhor dizendo em dois dias o carro provavelmente não irá dar partida.


    andei pesquisando e em um forum gringo em uma grand cherokee esse consumo é de 240mA


    Alguém saberia me informar se esse consumo que eu medi está dentro dos limites? ou será que estou com problemas de fuga de carga?
    Fora o rastreador quais seriam os prováveis vilões?

    Abraços,
    Michel
    Michel
    XJ 97 Original (pelo menos tento)
    40m 2m (PU1MVT)

  • #5742
    Usuário
    Entrada
    06/08/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    29
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Amigo,
    eu já passei por algo parecido com a minha 98 que comprei em agosto,mas no meu caso ela descarregava de um dia pro outro e o problema estava em gambiarras que o antigo dono fez na elétrica (bateria AC DELCO 70Ah) ele botou uma tela de Dvd da marca GT no lugar do console de teto,botou buzina de caminhão com 2 compressores,pôs também sensor de estacionamento,e alarme e só pra conhecimento nenhum desses acessórios funcionava direito.Resumo:Mandei arrancar tudo e meu problema de fuga de corrente parou.Fiz o teste com uma lâmpada canhão na bateria e ela ficou ligada, mas muito fraquinha, oque indicaria certo consumo ainda mas lembrei-me de uma coisa! A Cherokee possui painel de instrumentos eletrônico,vidros e travas elétricas além de outros dispositivos de mesma natureza e que consomem pequena quantidade de energia mesmo com o carro desligado em virtude do que chamam de memória.É +/- como se fosse o stand by da tv que fica aquela luzinha vermelha acesa mesmo com a tv desligada.Então é comum um consumozinho e que provavelmente em 1 semana sem uso poderia sim descarregar a bateria .Não sei te dizer a corrente mínima considerada normal mas fique tranquilo que é comum existir esse pequeno gasto, mas um conselho que te dou é o seguinte:Sempre que for deixar o carro por longos períodos parado,desconecte somente o fio negativo do born da bateria que quando for religá-lo pode ter certeza que ele vai pegar numa boa.

    Abração espero ter ajudado!

    Jeep Cherokee XJ 4.0L 1998 - manual (4x2,4x4 HI,4x4 LO) + Lift 2,5" + BF All Terrain 235/75

  • #5743
    Usuário
    Entrada
    06/08/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    29
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Olá amigo Feijó, poderia me dar uma ajuda por favor?
    É o seguinte,tenho uma XJ 98 manual e quando eu engato a 4x4 HI,esterço o volante e acelero o carro parece que trava e dá uma tremedeira nele( A impressão que dá é que o pneu bate na caixa de roda mas isso não acontece pois no 4x2 esterço normalmente) O que poderia ser?Seria algo sério?

    Abração!


    Jeep Cherokee XJ 4.0L 1998 - manual (4x2,4x4 HI,4x4 LO) + Lift 2,5" + BF All Terrain 235/75

  • #5744
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,752
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Cherokee 98 Ver Post
    Olá amigo Feijó, poderia me dar uma ajuda por favor?
    É o seguinte,tenho uma XJ 98 manual e quando eu engato a 4x4 HI,esterço o volante e acelero o carro parece que trava e dá uma tremedeira nele( A impressão que dá é que o pneu bate na caixa de roda mas isso não acontece pois no 4x2 esterço normalmente) O que poderia ser?Seria algo sério?
    Abração!


    Jeep Cherokee XJ 4.0L 1998 - manual (4x2,4x4 HI,4x4 LO) + Lift 2,5" + BF All Terrain 235/75
    Agradeça a Deus que isso acontece, pois é sinal que o 4X4 está funcionando.
    Quanto ao post anterior, sobre o consumo de bateria, não é normal a mesma arriar após uma semana com a viatura parada.
    Pelo seu relato ainda há fuga de energia.
    Revise novamente a mesma.

  • #5745
    Usuário Avatar de Miranda_MG
    Entrada
    13/01/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    47
    Posts
    2,061
    Agradecimentos: 61
    Citação Postado originalmente por Cherokee 98 Ver Post
    Olá amigo Feijó, poderia me dar uma ajuda por favor?
    É o seguinte,tenho uma XJ 98 manual e quando eu engato a 4x4 HI,esterço o volante e acelero o carro parece que trava e dá uma tremedeira nele( A impressão que dá é que o pneu bate na caixa de roda mas isso não acontece pois no 4x2 esterço normalmente) O que poderia ser?Seria algo sério?

    Abração!


    Jeep Cherokee XJ 4.0L 1998 - manual (4x2,4x4 HI,4x4 LO) + Lift 2,5" + BF All Terrain 235/75
    Complementando a resposta do Glaicon, o uso do 4x4 em pisos aderentes é altamente não recomendável por alguns motivos. Tome cuidado.

    Abraço,

    Miranda
    Ranger 3.2 Limited ~ Reprogramada
    Tiguan 2.0 - Original

  • #5746
    Citação Postado originalmente por Cherokee 98 Ver Post
    Olá amigo Feijó, poderia me dar uma ajuda por favor?
    É o seguinte,tenho uma XJ 98 manual e quando eu engato a 4x4 HI,esterço o volante e acelero o carro parece que trava e dá uma tremedeira nele( A impressão que dá é que o pneu bate na caixa de roda mas isso não acontece pois no 4x2 esterço normalmente) O que poderia ser?Seria algo sério?

    Abração!


    Jeep Cherokee XJ 4.0L 1998 - manual (4x2,4x4 HI,4x4 LO) + Lift 2,5" + BF All Terrain 235/75
    Colega Cherokee 98,

    Ví seu post na dúvida do Manual ou Automático, e disse que a sua tem tração Full Time:

    "..tenho uma XJ 98 4.0L, câmbio manual(4x2,4x4 HI (Full time),4x4 Lo) e peguei em agost..."

    NÃO, você NÃO tem tração Full Time!!!

    Engatar a tração 4x4 em piso com aderência causa isso que relatou!
    Não faça isso, irá moer tudo!
    E como disse o outro colega, ainda bem que ocorreu isso, sinal que está funcionando!

    As XJ com cambio manual não tem a opção Full Time, OK?!
    Você mesmo já responde isso pelas quantidades de posições da alavanca da tração.

    Só engate o 4x4 na terra, subida em paralelepípedo, se for o caso dela patinar...

    Parabéns e boa sorte com sua aquisição!

  • #5747
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    E ai pessoal, tudo tranquilo?

    Estou terminando de fazer o motor do meu XJ e to precisando encontrar algumas peças, vocês sabem me informar lojas que posso encontrar a bons preços?

    O carro é o XJ ano 99 2.5 Diesel

    As peças:
    1 Jg de aneis do motor
    1 Jg de aneis de vedação da camisa
    1 Jg de junta completo
    1 Jg de bronzina biela STD
    1 Jg de bronzina mancal STD (altura 98,636)
    1 Jg de bronzina axial 36x60
    1 Jg de retentores
    1 Junta do cabeçote (Original)
    1 Bomba de óleo principal
    1 Bomba de óleo auxiliar
    2 Bicos injetores (são os mesmos da Ducato)

    Valeuuu!!

  • #5748
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,752
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Paulo André BR Ver Post
    Colega Cherokee 98,

    Ví seu post na dúvida do Manual ou Automático, e disse que a sua tem tração Full Time:

    "..tenho uma XJ 98 4.0L, câmbio manual(4x2,4x4 HI (Full time),4x4 Lo) e peguei em agost..."

    NÃO, você NÃO tem tração Full Time!!!

    Engatar a tração 4x4 em piso com aderência causa isso que relatou!
    Não faça isso, irá moer tudo!
    E como disse o outro colega, ainda bem que ocorreu isso, sinal que está funcionando!

    As XJ com cambio manual não tem a opção Full Time, OK?!
    Você mesmo já responde isso pelas quantidades de posições da alavanca da tração.

    Só engate o 4x4 na terra, subida em paralelepípedo, se for o caso dela patinar...

    Parabéns e boa sorte com sua aquisição!
    Cherokee 98, ilustrando o que o Paulo falou, veja uma foto da alavanca da caixa de transferência com a opção Full Time.
    A sua viatura, além da reduzida, deve ter apenas o Part Time, que divide igualmente a tração entre os dois eixos, e não existe compensação nas rodas, ocasionando esse incômodo ao manobrar.
    Vai pra terra que a coisa fica melhor!
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cherokee Sport-dscf1967.jpg  

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cherokee Sport 91 - Caveirão
      Por samukanvas no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 86
      Última resposta: 13/09/2010, 14:26
    2. Pra quem quer comprar cherokee sport usada
      Por wagner4wd no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/10/2009, 19:42
    3. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34
    4. Cherokee Sport 98/98 4.0 Auto
      Por bioranieri no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 28
      Última resposta: 31/10/2008, 10:24
    5. diferenca cherokee sport X grand cherokee laredo ou limited
      Por davidss6 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 5
      Última resposta: 14/01/2008, 23:55

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade