x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário
    Entrada
    23/08/2006
    Idade
    40
    Posts
    11
    Agradecimentos: 0

    Óleo do motor Cherokee Sport 98




    Bom dia pessoal,

    comprei uma Sport 98 faz uns 4 meses e até agora só me encomodei. Na terceira semana trancaram os tuchos e tiveram que abrir a "parte superior do motor"..

    Na semana passada, finalmente, ficou pronta, porém continua fazendo o barulho de tuchos batendo "tic tic tic tic" de acordo com a intensidade da aceleração. Meu mecânico havia colocado um óleo muito grosso (acho que 20 x 50) e por isso, imagino, ele não entrava nos cilindros e o tucho batia..

    O que estou afirmando aqui é simplesmete o que eu entendi em conversa com meu mecânico, hehe, não tenho noção nenhuma de mecânica..

    Foi encomendado um óleo 15 x 30 (se não me engano), mais fino, semi-sintético, e acredita meu mecânico que irá resolver o problema..

    Gostaria de algumas opiniões a respeito para que não volte a trancar esse motor, pois da próxima vez não terá "garantia" hehehe

    Um abraço

  • #2

    Exclamation

    Citação Postado originalmente por nelio84 Ver Post
    Bom dia pessoal,

    comprei uma Sport 98 faz uns 4 meses e até agora só me encomodei. Na terceira semana trancaram os tuchos e tiveram que abrir a "parte superior do motor"..

    Na semana passada, finalmente, ficou pronta, porém continua fazendo o barulho de tuchos batendo "tic tic tic tic" de acordo com a intensidade da aceleração. Meu mecânico havia colocado um óleo muito grosso (acho que 20 x 50) e por isso, imagino, ele não entrava nos cilindros e o tucho batia..

    O que estou afirmando aqui é simplesmete o que eu entendi em conversa com meu mecânico, hehe, não tenho noção nenhuma de mecânica..

    Foi encomendado um óleo 15 x 30 (se não me engano), mais fino, semi-sintético, e acredita meu mecânico que irá resolver o problema..

    Gostaria de algumas opiniões a respeito para que não volte a trancar esse motor, pois da próxima vez não terá "garantia" hehehe

    Um abraço

    Amigo,

    O oleo 20w50 também é indicado para este motor assim como o 10w50 (preferencia), o problema de tuchos, se é q eram os tuchos, com certeza não foi por causa do óleo, as vezes qdo vc troca o oleo os tuchos demoram ''a carregar'', nada q umas aceleradas arregaçantes não resolvam.....

    Outra coisa, sabe la q manutenção teve a viatura , pode ter formado borras dentro do motor aifodemesmo.. , não coloque oleo sintetico ou semi sintetico q vc vai sifu, opte pelo oleo mineral, o oleo sintetico + combustivel brasileiro = choque quimico, e o oleo vira graxa...

    Tic tic , qdo é tucho o motor fica parecendo q é a diesel, tic tics, podem ser valvulas.............peça opinião de outros mecas...

    Na proxima troca vc pode experimentar e fazer um Flush, mas se tiver muita borra dentro pode funhanha mais.......

    Abraço.

  • #3
    Será q não misturaram sintético c/ mineral? Daí faz uma pasta e entope tudo.

    Os canais de circulação do óleo neste motor são bem calibrosos e o óleo 20x50 circula bem.

    Abs,

  • #4
    Citação Postado originalmente por nzardo Ver Post
    "... opte pelo oleo mineral, o oleo sintetico + combustivel brasileiro = choque quimico, e o oleo vira graxa......"
    Isto vale para todos os veículos ou é exclusivo para as Cherokees?

    Pergunto isto porque optei pela utilização do 100% sintético no Stilo 16V aqui de casa, mas não "foi embalado na alegria" não

    Fiz isto baseado na leitura do manual que recomenda o uso de óleo 100% sintético no caso do veículo ser utilizado em situações severas e segundo consta no próprio manual o trânsito urbano "para e anda, para e anda" em curtos intervalos de rodagem é qualificado como uso severo

    Além da leitura do manual (obrigatória para qualquer veículo) também "Ouvi" comentários dizendo que o uso do óleo 100% sintético seria benéfico justamente por evitar/diminuir a possibilidade de formação de "borra"

    Como diferenciar o que é mito e o que é verdade???

  • #5
    Alguns motores modernos têm os canais de lubrificação muito finos e é necessário o uso de óleo sintético. Não sei se é o caso.

    Abs,

  • #6
    Usuário
    Entrada
    20/03/2006
    Idade
    73
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    É, esse assunto é bem polêmico. Qual óleo usar? Mineral ou sintético? São questões que provocam respostas as mais diversas e que acabam por confundir a todos, ainda mais quando a gente ouve dos mecas que o óleo sintético provoca a borra e os fabricantes dizem exatamente o contrário, assentados no fato de que tais lubrificantes contém aditivos que devem, justamente, evitar a formação da maldita borra.

    A meu ver, tanto o Nzardo quanto o Dieselboy e o Arbass têm razão: “...o oleo sintetico + combustivel brasileiro = choque quimico, e o oleo vira graxa” ou “...que o uso do óleo 100% sintético seria benéfico justamente por evitar/diminuir a possibilidade de formação de "borra" . De fato, o combustível de má qualidade e fora das especificações contém solventes que reagem, químicamente, com os componentes do óleo sintético e faz com que parte dos ingredientes do óleo percam suas características físicas e propriedades de proteção ao motor, deixando, portanto, de cumprir adequadamente seu papel e, então, lá vem a maldita.

    Mas não é somente isso que forma a borra. Existem outros fatores que a produzem no interior do motor. O uso de óleo com qualidade duvidosa é um dos casos, já que, quando superaquecido, não cumpre seu papel de manter a viscosidade adequada. Por isso, economia na hora de trocar o óleo do motor pode significar uma grande despesa no futuro.

    Também a troca do óleo além dos prazos e kilometragem recomendados pelo fabricante irá produzir o mesmo resultado: borra. E que não se pense que o óleo mineral está imune a esses fatores, não importando se o motor é novo ou velho.

    Portanto, em resumo, é preciso:
    • cuidar para abastecer com combustível de boa qualidade;
    • utilizar lubrificantes de marcas conhecidas, e
    • obedecer as recomendações de uso passadas pelo fabricante e que constam do manual do proprietário, de acordo com o uso que se dá ao carro (severo ou suave)

  • #7
    Usuário
    Entrada
    17/09/2006
    Local
    Goiânia/GO
    Idade
    50
    Posts
    37
    Agradecimentos: 0
    Prezados;
    Vou aumentar ainda mais essa polêmica...
    Colocando um combustível de qualidade como a podium vc estará indo para o mecânico bem rápido... Nós, que temos carros usados (cherokas 97, 98 ,99, etc...) o carro está acostumado com gasolina comum... a alta octanagem da podium estará limpando literalmente todo o seu motor e com isso folgando tudo lá dentro.
    A podium é muito boa, mas para carro zero. A não ser que o antigo dono tenha sempre colocado no mínimo gasolina aditivada.
    Abraço

  • #8
    Fatos:

    A Podium só traz vantagens em termos de desempenho p/ motores c/ taxa de compressão acima de 9:1.
    Qualquer gasolina aditivada honesta tem aditivos q "limpam" o motor.


    Minha impressão:

    Os postos q vendem Podium (não são todos) seriam mais honestos em relação a adulteraçôes de combustìveis, principalmente da própria Podium.

    Abs,

  • #9
    Nossa!!!

    Agora confundiu tudo

    Pelo que estou entendendo então quem na teoria pretende "cuidar" mais do seu veículo dispensado para tal a utilização de óleo sintético e gasolina de melhor qualidade estaria na verdade comprometendo sua vida útil???

    Eta mundo complicado esse da gasolina, hein? Ainda bem que só rodo com diesel

  • #10

    Question

    Pessoal,

    Vamos organizar as informações:

    1 - As gasolinas aditivadas não prejudicam em nada o motor, pelo contrario, são melhores, dai vai o custo beneficio, pois para determinadas taxas de compressão do motor, o consumo pode até ser maior do que a gasolina comum.

    2 - O Oleo sintetico sem duvida é superior, porem a gasolina BATIZADA como ja explicaram aqui, provoca a formação de borra. Obviamente as montadoras e fabricantes de oleo, não vão adicionar a informação em seus manuais ""Atenção gasolina batizada com o uso deste oleo pode ocasionar borra""


    O meu sogro, recentemente sifu, ia até a barra do chapel abastecer baratin, seu oleo sintetico ''engraxou'', mandou abrir o motor e saiu bem carin $$$$$$$

    Abraço

  • #11
    Não se esqueçam q os postos BR tem 2 tipos de gasolinas aditivadas: a Supra e a Podium. Volto a dizer q só se consegue alguma vantagem em usar a Podium se a taxa de compressão do motor do seu carro for maior q 9:1. Aditivada é sempre vantagem usar.

    Não sei se vcs sabem, mas a ANP publica uma lista c/ postos multados p/ combustível adulterado. Tenho uma lista destas do Estado do RJ. Não sei como se consegue. A minha recebi por e-mail enviada p/ um amigo.

    Deixa o Luís Arato se manifestar, o homem é phD em gasolina e combustão. É sério, não estou brincando.

    Abs,

  • #12
    nelio84

    Nelio. Eu sei que falar de um carro à distância é meio complicado mas, procure ouvir os barulhos com bastante atenção pois quando os bicos injetores estão trabalhando eles também fazem um barulho do tipo que você esta descrevendo. Obviamente, é um barulho bem suave, mas dá para ser ouvido. Quem sabe são apenas os bicos injetores trabalhando o que você ouve?

    Abrs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Kit Nacional = > Conversão Diesel X óleo Vegetal
      Por BIOCOM no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 34
      Última resposta: 05/10/2020, 17:47
    2. Respostas: 31
      Última resposta: 05/10/2018, 12:23

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade