x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    22/10/2019
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    6
    Agradecimento: 1

    Transmissão Cherokee XJ 4.0 Gas Auto




    Bom dia Pessoal, tudo bem?

    Feliz ano novo para todos!

    Já quero pedir desculpas se este tópico já foi usado, fiz uma breve pesquisa e não encontrei assunto relacionado.
    Tenho uma XJ ano 1997/1998 4.0L Gas. Automátiva.
    Como aqui na minha região existe muuuuuito congestionamento nos feriados de final de ano eu decidi viajar de XJ e utilizar estradas de terra, ao invés de ficar parado em rodovia.

    Já era a segunda vez que fazia este percurso em 2 semanas. Tudo indo bem, temperatura, pressão do óleo, sem barulhos estranhos...
    Faltando uns 60 Km o ar condicionado parou de gelar. Com isso não me preocupei, tudo controlável.

    No entanto, tudo estava indo bem, só que faltando uns 20km para chegar em casa a XJ começou a "errar as marchas". Principalmente nas retomadas, você freiava para passar em algum local e quando retomava a aceleração parecia que ela estava em Neutro, somente de pois de acelerar muito ela retomava na marcha correta e seguia. Quando cheguei em casa a ré parecia que patinava, você tinha que acelerar muito para o carro movimentar.
    Percebi que havia um grande vazamento de óleo, não sei se do motor, do cambio, da transmissão, mas pulverizou de óleo a traseira.

    Será que ferrei com a transmissão? Tem algum teste para eu saber o diagnóstico mais próximo?

    Desde já agradeço a ajuda de todos.

  • #2
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Prezado Eduardo;

    Esse óleo é fino e avermelhado? Se for é sim da transmissão, o fato de ter que acelerar muito para ela responder já diz isso. Mas não faça teste, apenas deixe em N com motor ligado até ficar na temperatura correta e veja o nível pela vareta de óleo do câmbio, que fica do lado direito do motor já perto da parede corta-fogo.

    Quase posso apostar que o nível vai dar baixo. Houve um vazamento, o nível baixou e isso é muito ruim para um câmbio automático.

    Tente descobrir o local do vazamento, resolva (ou leve para alguém de confiança que resolva), troque o óleo (não complete, nessa situação ele pode estar muito contaminado) e veja, se der sorte, ele volta ao normal.

    Abs.
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #3
    Usuário
    Entrada
    22/10/2019
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Bom dia Sydney66, muito obrigado pela resposta.

    O óleo não estava avermelhado como o do cambio, no entanto fiz o que recomendou, deixei em N com motor ligado e fui verificar o nível, estava quase zerado. Agora ela já não anda, nem ré nem a frente.

    Para testar coloquei uns 3L de óleo e ela andou um pouco, mas despejou óleo embaixo. Pelo que vi o vazamento é no conector lateral.

    Vou levar no meu mecânico e torcer pelo menos pior.

    Novamente Obrigado, Abs!

  • #4
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Citação Postado originalmente por Eduardo Mascarello Ver Post
    Bom dia Sydney66, muito obrigado pela resposta.

    O óleo não estava avermelhado como o do cambio, no entanto fiz o que recomendou, deixei em N com motor ligado e fui verificar o nível, estava quase zerado. Agora ela já não anda, nem ré nem a frente.

    Para testar coloquei uns 3L de óleo e ela andou um pouco, mas despejou óleo embaixo. Pelo que vi o vazamento é no conector lateral.

    Vou levar no meu mecânico e torcer pelo menos pior.

    Novamente Obrigado, Abs!

    Não foi nada amigo Eduardo.

    Aqui neste fórum estamos para isso. Torço para que dê tudo certo e tenha sido só o susto mesmo. Não fique muito preocupado pois se está zerado 3 litros realmente não resolvia, se não me engano o câmbio pega uns 8 litros de óleo.

    Depois nos diga se resolveu.

    Abs!
    4X4 Brasil
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #5
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,740
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por Eduardo Mascarello Ver Post
    Bom dia Sydney66, muito obrigado pela resposta.

    O óleo não estava avermelhado como o do cambio, no entanto fiz o que recomendou, deixei em N com motor ligado e fui verificar o nível, estava quase zerado. Agora ela já não anda, nem ré nem a frente.

    Para testar coloquei uns 3L de óleo e ela andou um pouco, mas despejou óleo embaixo. Pelo que vi o vazamento é no conector lateral.
    Vou levar no meu mecânico e torcer pelo menos pior.
    Novamente Obrigado, Abs!
    As mangueiras originais de circulação do óleo são finas e metálicas.
    Elas se danificam com facilidade.
    Quando comprei a minha Sport 99 em 2010, ela já veio com mangueiras flexíveis de alta pressão.
    Foram substituídas pelo antigo proprietário.
    Por isso, se está com vazamento na sua, sugiro fortemente uma boa revisão em todas as conexões.

  • #6
    Usuário Avatar de peterreis
    Entrada
    26/01/2022
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    28
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa noite.
    Vou aproveitar para compartilhar minha experiência com um problema causado pela mesma condição que foi descrita.
    Durante uma viagem para uma região de serra e estradas de barro não percebemos o vazamento do óleo do câmbio. Além de um notável superaquecimento na região da alavanca do câmbio, a primeira e segunda marcha começaram a patinar. O carro se comportou exatamente como o descrito, onde que para vencer algumas subidas tinha que se acelerar muito. Durante o percurso não tinha nem como completar o óleo e infelizmente o câmbio foi muito judiado para voltar pra casa.
    Resumindo, este vazamento custou a minha transmissão. Cheguei a tentar recondicionar o câmbio mas no Rio de Janeiro praticamente não existe quem faça o serviço de forma séria e assertiva. Tive 2 péssimas experiências em oficinas diferentes uma em São Cristóvão que nem quis pegar no meu carro e outra em Santíssimo no qual fui enganado e o câmbio foi simplesmente desmontado, pintado e recolocado no mesmo lugar.
    Não quero desanimar, mas a causa desse problema é simples e fatal. Provavelmente os seus discos do Master Kit também estão queimados. As altas temperaturas também destroem os solenóides eletrônicos. Como eu cheguei a abrir meu câmbio 2 vezes eu constatei essas coisas no meu caso. E isso é só pra começar.
    Pra finalizar eu optei por fazer uma adaptação e colocar uma transmissão manual. Inclusive estou estudando e começarei a pesquisar aqui no fórum toda informação relacionada a esse tipo de adaptação.
    Jeep Cherokee Sport XJ 4.0 Gasolina/GNV 1995, 4x2, Pneus 235/75/R15, Conversão para câmbio manual em andamento.

  • #7
    Usuário
    Entrada
    22/10/2019
    Local
    Caxias do Sul/RS
    Posts
    6
    Agradecimento: 1
    Bom dia Pessoal!!

    Peço desculpas por ficar tanto tempo sem responder!
    Mas para falar como terminou a história e da sorte que tive, como também servir de experiência para outros.

    Meu vazamento foi no conector rápido ao lado do cambio, pela alta temperatura ele "empenou" começou a vazar.
    Não queimou discos, não queimou cambio, tive o custo de 8L de oleo de cambio e um kit de conectores novos.
    Troquei os conectores, troquei oleo de cambio e voltei a usar a XJ.

    Novamente obrigado aos amigos!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    09/02/2021
    Local
    Peruibe/SP
    Idade
    48
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    Amigos tbm estou com um pequeno problema troquei o cambio da minha cherokee sport xj 98 o cambio anterior estava somente com a ré patinando , este novo colocado está ótimo e troquei completo transmissão automática com caixa de redução 4x4 bom a tração este funcionado perfeitamente porém não estou conseguindo colocar em estágio 4x2 parece que a alavanca não dá curso teria alguma regulagem no trabulador da marcha de troca de tração pois no outro cambio funcionava perfeitamente 4x2 simples , partime, ful time, Neutro , 4x4 redusida ( 2h , 4p ,4f, N , 4L )

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Transmissao automatica cherokee 6cc 4.0 laredo 98
      Por Fabiourtado no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/11/2017, 19:10
    2. Corrente de Transmissão Grand Cherokee ZJ 98 - dúvida
      Por RafaTR4 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 0
      Última resposta: 04/07/2016, 07:53
    3. Chicote de fios da transmissão da Cherokee
      Por Charleshemke no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 27/05/2013, 08:07
    4. Transmissão da cherokee laredo 4.0 98
      Por joases no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 11/08/2009, 18:07
    5. Cherokee Sport - Transmissão Automática
      Por jmessa no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 7
      Última resposta: 12/10/2007, 06:22

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade