x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 6 de 6
  • #1

    Freio de mão da Grand Cherokee




    Caros amigos,
    alguem sabe se consigo regular o freio de mão de uma GCLX5.9 em casa? Há regulagem ou só na autorizada? O da minha está muito alto e em ladeira com o cambio no N ela não fica parada só com o freio de mão!
    Alguem pode me ensinar como faz? Tem o esquema de manual?
    Agradeço e acho que tenho as ferramentas e um pouco de habilidade e disposição para tentar fazer isso em casa.
    Abraços a todos.

    O Carvalhal me respondeu muito bem, mas ainda gostaria de algum desenho ou coisa parecida que fosse mais explicativo.
    Obrigado a todos.

  • #2
    Caro Yamada.

    Em uma ladeira, com o câmbio e N, é impossível para qualquer carro ficar parado! Lembre-se de que N é "neutral" algo como o ponto morto dos câmbios manuais. O certo seria você estacionar o carro na ladeira e colocar em P de "parking" onde o sistema travaria o carro como um todo. Claro que em uma ladeira, não se deve esquecer de acionar tambem o freio de mão.
    Isto nos leva a segunda parte da estória: Normalmente todo carro tem na parte de baixo o seu cabo de freio de mão, com uma peça denominada equalizador. É atraves do equalizador que a gente ajusta o freio de mão, dando mais ou menos curso ao cabo de aço deste. As vezes acontece do cabo já esta esticado ao máximo, nesta hipótese, o certo seria fazer uma verificação do estado das sapatas de freio ou se for o caso, das pastilhas de freio, pois um ajuste adicional não será mais possível pois não há mais curso.
    Como você esta relatando que seu freio esta muito alto, imagino que você tenha que esticar um pouco mais o seu cabo nesta regulagem mencionada, de modo que a alavanca de freio de mão inicie a sua atuação um pouco mais abaixo do atual ponto.
    Imagine agora que você tenha um cabo de aço que esteja fixado em uma das extremidades à sua alavanca de freio. Na outra extremidade você teria um parafuso que se acopla a uma peça por meio de uma porca e uma contra porca (de modo a permitir você tensionar ou afrouxar o cabo quando quando você aperta ou desaperta as porcas). Esta peça é o equalizador. Da extremidade direita e da esquerda do equalizador, saem dois outros segmentos de cabos de aço indo um para cada roda traseira. Este, em linhas gerais é o sistema que você vai ver embaixo do seu carro. Basta apertar ou desapertar as porcas para diminuir ou aumentar o curso do seu freio de mão. Não se esqueça, insisto, em verificar o estado
    das sapatas ou pastilhas.
    Espero ter ajudado de alguma forma.

    Abrs,
    Fernando[/u]

  • #3
    Usuário
    Entrada
    08/03/2017
    Local
    paraty/RJ
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0

    freios de mão

    coloquei tudo novo,na minha grand cherokee 5.2 1997.discos pastilhas lonas molas reguladores ,ao acionar sobe só quatro dentes.mais não freia .alguem pode me orientar o que pode estar acontecendo.(antes de colocar o tambor do freio acionei a alavanca e movimentou as lonas) desde já agradeço a colaboração.

  • #4
    Boa tarde Luiz

    Pelo que vc relatou, a regulagem do cabo do freio de mão esta ok, o que não esta regulado é as lonas com o tambor.

    Você regulou as lonas? Na parte debaixo do freio (la na roda), olhando o freio por tras, vc vai ver uma borrachinha. Vc remove ela e coloca uma chave de fenda msm e vai rodando o regulador. Tem uma foto em anexo com o regulador destacado. Esta regulagem é feita com a roda no lugar e o freio todo montado certinho. Vc levanta uma roda e vai girando esta regulagem até sentir que o freio começo a segurar a roda, dai vc volta um dente. No começo é meio chatinho caso vc nunca tenha feito isso, porem é bem tranquilo.
    A regulagem é feita com o freio de mão solto.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -freio.jpg  
    ex Jeep Willys 58
    Grand Cherokee Laredo 98
    Técnico em Automobilística.

  • #5
    Usuário Avatar de Juliano Nitsch
    Entrada
    09/02/2009
    Local
    Bauru/SP
    Idade
    44
    Posts
    1,060
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por luiz carlos carlos Ver Post
    coloquei tudo novo,na minha grand cherokee 5.2 1997.discos pastilhas lonas molas reguladores ,ao acionar sobe só quatro dentes.mais não freia .alguem pode me orientar o que pode estar acontecendo.(antes de colocar o tambor do freio acionei a alavanca e movimentou as lonas) desde já agradeço a colaboração.
    Nova nao segura muito mesmo, vai melhorar com o uso ou se andar um pouco com o freio de mao levemente acionado... pra lona se ajustar.

  • #6
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Uma questão a ser levantada... o freio de mão é de imprescindível necessidade para carros com câmbio automático... segura o carro em ladeira com o P do câmbio não é aconselhado, já vi casos de parar o carro e quando for sair o câmbio estar danificado... eu não gosto, deixo raras vezes, mas sempre depois de acionar o freio de mão.

    Para o freio de mão não tem segredo, como o Guga mostra ali, após trocar as lonas é necessário aproximar elas no tambor, essa catraca que regula tem acesso de fora (pelo espelho do tambor) através de uma borracha (pras que ainda tiverem), remove a borracha e com uso de uma chave de fenda, gira-se a catraca para o lado que abre (interessante antes de fechar a roda (por o disco / tambor) verificar para que sentido a catraca abre)...
    Para o colega que trocou tudo e não pegou freio, com certeza é essa questão aí da regulagem.

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade