
Os óleos minerais são obtidos através do refino e destilação do petróleo, de acordo com o processo de produção. Eles são classificados em grupos I, II e III. Os grupos variam em função do enxofre (% de peso), saturação % volume) e do índice de viscosidade.
Os óleos sintéticos são obtidos através de uma reação de síntese de produtos químicos derivados do petróleo ou de óleos vegetais de forma a criar cadeias uniformes de hidrocarbonetos. Esta uniformização das cadeias torna o produto mais estável e conseqüentemente mais resistente a oxidação, fazendo com que o óleo resista melhor ao trabalho em altas temperatura se comparado a um óleo mineral, além de permitir seu uso em uma amplitude maior de temperatura. São classificados como grupo IV.
Os semi-sintéticos são também chamados no mercado de "base sintética", e são obtidos através da mistura de óleos minerais com produtos sintéticos.
Porém, ATENTE p/ a seguinte regra: vc deve procurar colocar Sempre o óleo recomendado pelo fabricante do seu veículo e esta informação consta no manual do carro. Caso ainda não mais o possua, qualquer autorizada que venda Cherokee poderá te dar essa informação de forma segura.
Digo isso pq através de estudos as montadoras chegam a resultados obtidos em testes com os seus motores o óleo ideal p/ aquele motor de carro. O que estou querendo dizer é: talvez um óleo bom p/ um carro X pode não ser bom ou até prejudicial p/ um carro Y.
Procure fazer a troca a cada 5 mil km e caso não tenha absoluta certeza de que o óleo que alguém te informar seja relmente bom p/ a sua Cherokee, use o recomendado pelo fabricante.
Abs, cordialmente, Francisco de Freitas...