x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de cerverob
    Entrada
    20/06/2009
    Local
    NATAL/RN
    Idade
    62
    Posts
    84
    Agradecimento: 1

    cambio...patinando




    bom dia amigos,
    ZJ ´96, o problema é : meu cambio, com motor quente acima dos 100° patina na 1 marcha..... verifiquei o nivel do oleo do cambio e está ok.... que mais posso tentar ? o cambio é novo tem 5.000 km de vida.

    aguardo soluciones...

    obg

  • #2
    Óleo com especificação errada!

    Geralmente os cambios chrysler NÃO recomendan Dexron II ou III, mas é o que a maioria dos mecânicos usam, isto se não usarem um pior....

    Observando as especificações dos óleos ATF Mopar e os Dexron, perceberá perquenas, mas importantes variações na viscosidade à 40o. e à 100oc, além do ponto de fulgor e outras specs...

    Pode parecer bobagem, mas fritei o câmbio de meu Wrangler, dia 6/9, com 9000km por conta desta "bobagem" da oficina mecânica....

    As características são exatamente estas: patinam com temperaturas mais elevadas (devido a menor viscosidade a 100o.) e aumenta o consumo (que já não é muito pequeno)...

    Sugestão: troque todo o óleo imediatamente e use Mopar.

    Sds
    Théo
    Wrangler TJ 2000 - com câmbio frito

  • #3
    Usuário
    Entrada
    13/10/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Idade
    46
    Posts
    722
    Agradecimentos: 0
    Não sei se esta informação sobre o óleo de cambio vale para todos os motores das XJ.
    Pelo manual estive vendo que os motores 4.0 usam Dexron III e os 2.5 usam ATF.
    Segue anexo da pagina.
    Abraços.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos cambio...patinando-imagem.jpg  

  • #4
    é.... este forum é bom por conta disto!

    Nos manuais que vi, no mecanico em que está meu TJ, da caixa 32RH, estava bem claro:

    Não é recomendado Dexron!
    No manual do TJ não cita o Dexron (nem o II nem o III)

    Pesquisando pela internet sobre as especificações dos diferentes tipos de ATF, existe muita variação nos indíces de viscosidade, em especial a 40o e a 100o, o que me levou a acreditar no porque da recomendação.

    Eventualmente, para as caixas 42RLE possa ser utilizado.

    De toda forma, é sempre bom conferir a qualidade do óleo colocado no câmbio, e os sintomas ditos pelo Cerverob são típicos de óleo de baixa qualidade.

    []´s
    Théo

  • #5
    Usuário
    Entrada
    13/10/2008
    Local
    Bom Jardim/RJ
    Idade
    46
    Posts
    722
    Agradecimentos: 0
    Quando fui trocar o oleo do cambio da minha XJ o meca teve antes que ver o tipo de caixa, pois pelo que ele disse existem XJ com cambio da propria Crysler e outras com um cambio que ele referiu como ICE (não sei o que quer dizer este nome), tanto que em umas o filtro da caixa de cambio pode ser limpo, ao passo que na minha deve ser obrigatoriamente trocado (não dá para limpar).
    Talves devido isso haja diferença do óleo.
    As caixas de cambio são diferentes, portanto não é de se estranhar que o óleo também seja.
    Abraços.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    09/07/2010
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Olá Galera. Vou colocar meu relato aqui para registro.

    Possuo uma Cherokee Sport 98 4.0 automática a gasolina. Moro em Niterói e pelo menos 1 vez na semana vou ao Rio de Janeiro. Cerca de uns 34kms.

    Em um dia desses de verão, bem quente mesmo, ao sair com o carro, senti aquela patinada no momento do arranque. Desci do carro, olhei por baixo e percebi um pouco de óleo no chão. Pensei "Putz, vazando óleo, mas de onde?" Entrei no carro novamente e toquei para a Ponte. Chegando ao Rio percebi que a patinação aumentava, parei num posto e percebi uma cachoeira de óleo descendo por trás do motor. Pensei... "ferrou. Será que foi a junta do cabeçote?" Detalhe: "não entendo p.n. de mecânica". Pensando no que iria fazer, pesquisei no mestre Google sobre a patinação que havia percebido, li em algum fórum aqui, que poderia ser o óleo da caixa. Pensado no melhor dos casos, entrei em contato com um mecânico que tenho em meus contatos, expliquei-lhe a situação, ele me fez umas perguntas quanto ao nível, mede assim, agora assim, e sem ver, bateu o martelo "é o óleo da caixa. Dá um pulo aqui que vejo para vc". Eu, todo esperançoso pensei, "Ufa, ainda bem". Toquei para o mecânico. Chegando lá, ele mediu novamente o nível do óleo da caixa, viu que estava vazando óleo, pediu para que comprasse mais uns litros de óleo. Feito isso, pediu para que colocasse o óleo no reservatório e ficou analisando por onde iria começar a vazar. Os dois dutos que levam o óleo para resfriamento estavam estourados. E ele explicou o seguinte: quando o carro é ligado, a bomba de óleo começa a trabalhar, mas quando não tem óleo para que a bomba funcione adequadamente o carro começa a patinar.

    Retiramos os dutos, levamos numa empresa especializada em mangueiras e afins (Conemax - tel: 21 2580-1946, email: conemax@conemax.com.br, endereço: Rua São Cristóvão, 617 - São Cristóvão - Rio de Janeiro), onde foram colocadas luvas nos dutos metálicos.
    Custos incidentes:
    Preço do conserto nos dutos: R$ 120,00 (duas emendas).
    Mão de obra do mecânico: R$ 300,00 ( um dia de trabalho. Tivemos que remover a frente da bicha)
    Óleo da transmissão: R$ 34,20 (Comprei 4 litros), total:R$ 136,80
    Total da dor de cabeça: R$ 556,80

    Perceber que seu carro está andando que é uma beleza, não tem preço.

    O mecânico sinalizou que o óleo da caixa deveria ser trocado, pois o mesmo está muito amarronzado. Já li nas pesquisas no google que a XJ possui dois tipo de filtro, um permanente, que pode ser limpo e outro descartável, que exige a troca.

    Pergunta 1 : alguém sabe como posso identificar qual dos dois filtros é utilizado na minha? Ou só abrindo?
    Pergunta 2 : alguém sabe como posso arrumar a junta FEL PRO para a troca aqui no Brasil e preço?

    Espero ter contribuído com informações relevantes para alguém, pois sempre que pinta um novo problema, sempre recorro neste fórum. Muito bom.

  • #7
    Usuário Avatar de Falcon-MG
    Entrada
    21/02/2012
    Local
    ./MG
    Idade
    56
    Posts
    306
    Agradecimentos: 12
    Citação Postado originalmente por Adwilson Ver Post
    Olá Galera. Vou colocar meu relato aqui para registro.

    Possuo uma Cherokee Sport 98 4.0 automática a gasolina. Moro em Niterói e pelo menos 1 vez na semana vou ao Rio de Janeiro. Cerca de uns 34kms.

    Em um dia desses de verão, bem quente mesmo, ao sair com o carro, senti aquela patinada no momento do arranque. Desci do carro, olhei por baixo e percebi um pouco de óleo no chão. Pensei "Putz, vazando óleo, mas de onde?" Entrei no carro novamente e toquei para a Ponte. Chegando ao Rio percebi que a patinação aumentava, parei num posto e percebi uma cachoeira de óleo descendo por trás do motor. Pensei... "ferrou. Será que foi a junta do cabeçote?" Detalhe: "não entendo p.n. de mecânica". Pensando no que iria fazer, pesquisei no mestre Google sobre a patinação que havia percebido, li em algum fórum aqui, que poderia ser o óleo da caixa. Pensado no melhor dos casos, entrei em contato com um mecânico que tenho em meus contatos, expliquei-lhe a situação, ele me fez umas perguntas quanto ao nível, mede assim, agora assim, e sem ver, bateu o martelo "é o óleo da caixa. Dá um pulo aqui que vejo para vc". Eu, todo esperançoso pensei, "Ufa, ainda bem". Toquei para o mecânico. Chegando lá, ele mediu novamente o nível do óleo da caixa, viu que estava vazando óleo, pediu para que comprasse mais uns litros de óleo. Feito isso, pediu para que colocasse o óleo no reservatório e ficou analisando por onde iria começar a vazar. Os dois dutos que levam o óleo para resfriamento estavam estourados. E ele explicou o seguinte: quando o carro é ligado, a bomba de óleo começa a trabalhar, mas quando não tem óleo para que a bomba funcione adequadamente o carro começa a patinar.

    Retiramos os dutos, levamos numa empresa especializada em mangueiras e afins (Conemax - tel: 21 2580-1946, email: conemax@conemax.com.br, endereço: Rua São Cristóvão, 617 - São Cristóvão - Rio de Janeiro), onde foram colocadas luvas nos dutos metálicos.
    Custos incidentes:
    Preço do conserto nos dutos: R$ 120,00 (duas emendas).
    Mão de obra do mecânico: R$ 300,00 ( um dia de trabalho. Tivemos que remover a frente da bicha)
    Óleo da transmissão: R$ 34,20 (Comprei 4 litros), total:R$ 136,80
    Total da dor de cabeça: R$ 556,80

    Perceber que seu carro está andando que é uma beleza, não tem preço.

    O mecânico sinalizou que o óleo da caixa deveria ser trocado, pois o mesmo está muito amarronzado. Já li nas pesquisas no google que a XJ possui dois tipo de filtro, um permanente, que pode ser limpo e outro descartável, que exige a troca.

    Pergunta 1 : alguém sabe como posso identificar qual dos dois filtros é utilizado na minha? Ou só abrindo?
    Pergunta 2 : alguém sabe como posso arrumar a junta FEL PRO para a troca aqui no Brasil e preço?

    Espero ter contribuído com informações relevantes para alguém, pois sempre que pinta um novo problema, sempre recorro neste fórum. Muito bom.
    Só abrindo para saber qual o filtro que está usando, se nunca trocou é o original com o código mopar gravado e segundo a jeep não precisa ser trocado, mas mesmo assim eu trocaria principalmente dependendo da quilometragem.
    O óleo tem que ser vermelho mais claro, então troca o mais rápido que puder.
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade