x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62

    Problemas no conector do interruptor do farol e luzes da cherokee sport




    Boa noite.

    Já li em outros sites problemas com o interruptor do farol da XJ porque os donos aumentam a potência dos faróis e a XJ não tem relé, passa direto pela chave, mas no meu caso não, os faróis e lâmpadas são os originais, fracos mesmos, e começaram a falhar, piscando quando acesos. Quando retirei a chave para ver descobrir que o conector tinha recebido um aquecimento no central.
    Identifiquei esse pino como sendo o dos faróis, mas não sei já estava assim e foi piorando ou se é recente, a chave eu substitui por uma nova mas o conector não achei na internet, só na Rockauto, mas deve demorar uns 30 dias.
    A princípio o problema se deu na chave que até o pino de contato ficou "mole" e com a substituição pela nova não apresentou mais o defeito.
    Algum colega aqui já teve esse problema? Será algo no circuito que vai continuar aquecendo? Acho que se fosse uma fuga de corrente daria voltagem baixa e outros problemas, mas como o circuito tem fusíveis individuais por farol e nunca queimaram acredito que tenha sido só falha na chave mesmo. Poderiam ajudar ou sugerir algo?
    Grato aos colegas.

    Problemas no conector do interruptor do farol e luzes da cherokee sport-conector-xj-2-.jpg
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #2
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,434
    Agradecimentos: 113
    Caro Sydney66

    Se o sistema de iluminação (potência dos faróis) da sua Cherokee é original, este problema ocorreu por 2 motivos:
    A primeira possibilidade é a de desgaste dos contatos da chave, que neste caso provoca aquecimento interno da chave (contatos) dissipando o calor para o conector da chave (imagem), ocorrendo o derretimento da peça que é de plástico.
    A segunda possibilidade é os terminais do conector sofreram aquecimento (um pouco é normal) dissipadas do interior da chave e como o metal se expande com temperatura, os terminais que são de simples encaixe, com o tempo acabam "afrouxando" dos pinos da chave, criando uma resistência à corrente elétrica que é relativamente alta nesse ponto do sistema, daí criando um ciclo vicioso , fazendo o sistema se aquecer cada vez mais até ocorrer o derretimento do conector se expandido até a fiação elétrica próxima do conector afetado.
    A troca da chave e o conector não garantem que no futuro o colega não poderá ter problema novamente, pois esse problema é relativamente comum a todos os veículos que não usam relês de farol em suas instalações originais.
    Uma sugestão seria a instalação de um relê de farol, o que possibilitaria até o colega aumentar a potência dos faróis (ou instalar auxiliares) usando uma mesma chave e conector original, sem correr risco de problemas recorrentes.

    Abraço a todos.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Muito Obrigado Xibiu;

    Vou verificar como operacionalizar isso. Pelas suas explicações acho que foi na chave pois o pino equivalente estava "mole" enquanto os demais, firmes. Vou abri-la (tem rebites na tampa) e ver seu estado interno.
    Mas fiquei aliviado com essa possibilidade, ruim quando temos problemas no circuito, ai para encontrar.....
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #4
    Usuário Avatar de WARSAW
    Entrada
    08/06/2007
    Local
    Taguatinga/DF
    Posts
    70
    Agradecimentos: 2
    Caro Sydney.
    Estou com exatamente com este problema na minha XJ 2000. Deu curto e torrou igual ao seu.
    Hoje resolvi abrir o sistema do botão e caíram vários pequenos componentes no chão (fica a dica: Abra sobre uma bandeja ou algo similar) O curto parece estar neste conector dos fios que não existe em lugar algum
    Gostaria muito de saber se existe uma adaptação para este botão. Estou sem farol
    Já encontrei de 6 pinos, mas o da XJ são 9, inclusive o que ascende a luz interna.
    Como vc conseguiu resolver o problema ??
    Cherokee Sport 2000 TDI MWM.

  • #5
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Prezado Warsaw, boa noite;

    Comprei um chave nova em loja de SP, realmente o conector não se acha, fiquei com receio mesmo mas arrisquei pois, no meu caso, tudo leva a crer ter sido na chave e não no conector, então montei a chave no conector sem recoloca-la na posição, pendurada mesmo, e deixei o farol ligado por algum tempo, acho que uma meia-hora e não esquentou nem falhou o farol como estava antes, então montei tudo no lugar e está funcionando até agora. Mas realmente fico com dúvida em relação ao conector, como minha irmã vai viajar esse mês para os EUA ela vai trazer de lá um, ou dois de reserva, e ainda estou estudando instalar um rele para os faróis e ficar despreocupado o resto da vida, ai com material nacional mesmo.
    Agora, como gosto de mexer em elétrica, na ausência deste conector, faria o seguinte:
    Se esse conector de 6 pinos se encaixar na chave, use-o e os outros 3 pinos restantes numere e deixe os fios fora do conector mas com aquele terminal individual e conecte diretamente nos pinos da chave restantes, na mesma sequência do conector original entendeu? O conector que falo é este:

    Problemas no conector do interruptor do farol e luzes da cherokee sport-conector-femea.jpg
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #6
    Usuário Avatar de WARSAW
    Entrada
    08/06/2007
    Local
    Taguatinga/DF
    Posts
    70
    Agradecimentos: 2
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Prezado Warsaw, boa noite;

    Comprei um chave nova em loja de SP, realmente o conector não se acha, fiquei com receio mesmo mas arrisquei pois, no meu caso, tudo leva a crer ter sido na chave e não no conector, então montei a chave no conector sem recoloca-la na posição, pendurada mesmo, e deixei o farol ligado por algum tempo, acho que uma meia-hora e não esquentou nem falhou o farol como estava antes, então montei tudo no lugar e está funcionando até agora. Mas realmente fico com dúvida em relação ao conector, como minha irmã vai viajar esse mês para os EUA ela vai trazer de lá um, ou dois de reserva, e ainda estou estudando instalar um rele para os faróis e ficar despreocupado o resto da vida, ai com material nacional mesmo.
    Agora, como gosto de mexer em elétrica, na ausência deste conector, faria o seguinte:
    Se esse conector de 6 pinos se encaixar na chave, use-o e os outros 3 pinos restantes numere e deixe os fios fora do conector mas com aquele terminal individual e conecte diretamente nos pinos da chave restantes, na mesma sequência do conector original entendeu? O conector que falo é este:

    Problemas no conector do interruptor do farol e luzes da cherokee sport-conector-femea.jpg
    .
    Mesmo todo torrado, o conector ainda funciona rsrsrs 😁.
    No ML tem a chave por algo em torno de 200 temers e vou acabar comprando uma dessas mesmo.
    Quanto aos conectores nos EUA, vc tem noção do valor?
    Será que a sua irmã não pode trazer um a mais? Kkkkkk
    Dependendo do valor deposito na sua conta e vc me envia pelos correios depois.
    Realmente essa peça non ecxiste por aqui.
    Cherokee Sport 2000 TDI MWM.

  • #7
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Conetor na RockAuto

    Chave na RockAuto (tem tb original Mopar)
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #8
    Moderador Avatar de xibiu!!!
    Entrada
    15/01/2012
    Local
    Londrina/PR
    Posts
    10,434
    Agradecimentos: 113
    Citação Postado originalmente por WARSAW Ver Post
    .
    Mesmo todo torrado, o conector ainda funciona rsrsrs .
    Fique atento ao conector da chave de farol que vc diz estar "torrado" pois quando os terminais sofrem grande aquecimento, costumam perder a pressão, deixando-os mais "frouxos" com relação aos pinos (de ligação) da chave do farol.
    Sugiro fazer uma análise, e caso o conector esteja muito fácil de ser retirado (puxando-o) da chave de farol, é que os terminais estão frouxos (dilataram) e poderá novamente queimar (derreter) a chave nova por motivo de mal contato.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. interruptor de farol
      Por Rafael OFF no fórum Compram-se Peças e Acessórios
      Respostas: 1
      Última resposta: 07/08/2014, 07:56
    2. Cherokee Sport: Retirar o interruptor da luz
      Por cFelipelf no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 4
      Última resposta: 25/04/2011, 21:47
    3. Cherokee Sport - interruptor da luz de ré - Pedido de ajuda.
      Por Arbass no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 3
      Última resposta: 20/03/2010, 21:39
    4. Farol cherokee sport 97-01
      Por ammauricio no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 8
      Última resposta: 07/07/2009, 22:24
    5. Farol Cherokee Sport
      Por garrett no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 08/05/2008, 21:01

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade