x
Convex Datacenter
Página 1 de 3 123 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 25
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0

    Lightbulb Esquentando - xj 2.5 td 99




    E aí galera, tudo certo?
    Comprei um XJ 2.5 TD ano 99 que estava quebrado, porém é um carro muito novo, que acabou ficando um tempo parado até eu conseguir botar ele para rodar.
    Acabei colocando um motor "novo" no carro, o mesmo do original, fiz bomba injetora, turbina nova, bombas de óleo e água novas, bateria nova. O carro esta praticamente zero! O motor está bem silencioso, suspensão, freios e pneus novos, mas ainda não consegui resolver um problema de aquecimento do motor que ele tem apresentado.

    Retirei a válvula termostática do carro e detectei um vazamento de água na tampa do reservatório, que será substituída. Estou levando o carro para testar o sistema de arrefecimento essa semana com intuito de ver se tem algum outro vazamento, e ver se tem alguma obstrução, pois pretendo também colocar um liquido de arrefecimento no motor, chamado cool gard, da Jhon Deere. As referências são muito boas, é um liquido de altíssima qualidade utilizado em maquinas pesadas e que também pode ser utilizado em veículos normais. No entanto ouço dizer com muita frequência que esse carro costuma esquentar mesmo, que o problema na verdade está no volume de água utilizado na refrigeração do motor, que é pouca. Já ouvi dizer que fazendo um radiador maior para ele este problema é resolvido de vez.

    Conforme a sugestão do mecânico esse carro é para andar em uma velocidade de até 110 Km/h e não passar de 2500 giros... é o que tenho feito... para rodar na cidade é uma beleza, mas é só pegar a estrada e uma subidinha que ele esquenta... acho que o problema tem se agravado, pois antes quase não dava para ver o vazamento na tampa do reservatório, mas agora a água está jorrando... se chega aos 100°C então, já era... a água entra em ebulição, aumenta a pressão do sistema e água vai toda embora... aí tem q parar, esperar esfriar, colocar água de novo, retirar o ar do sistema... aquela dor de cabeça...

    Gostaria da opinião de vocês que são mais experientes que eu, pois estou conhecendo a viatura agora. Vocês que tem o carro já passaram por esse problema? O que me sugerem?

    Valeuuuuu!!!

  • #2
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    O histórico deste motor é de falha construtiva nos cabeçotes (um por cilindro), padecendo de má refrigeração.
    Não vai adiantar aumentar o radiador, nem tirar a válvula termostática.
    Um ou mais cabeçotes devem estar trincados, gerando a fervura.
    A solução é trocar pelos cabeçotes da marca Apaz Madri.
    Tem um tópico antigo do usuário Renato Fraga resolvendo este problema numa Dakota diesel, que possui o mesmo motor.
    Trocou todos os cabeçotes.
    Boa sorte na sua pesquisa e solução.
    4X4 Brasil

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    O histórico deste motor é de falha construtiva nos cabeçotes (um por cilindro), padecendo de má refrigeração.
    Não vai adiantar aumentar o radiador, nem tirar a válvula termostática.
    Um ou mais cabeçotes devem estar trincados, gerando a fervura.
    A solução é trocar pelos cabeçotes da marca Apaz Madri.
    Tem um tópico antigo do usuário Renato Fraga resolvendo este problema numa Dakota diesel, que possui o mesmo motor.
    Trocou todos os cabeçotes.
    Boa sorte na sua pesquisa e solução.
    Eaí Glaicon, tudo blz? Valeu pela resposta!
    Eu já ouvi sobre esses cabeçotes apaz madri, mas eles parecem lenda, todo mundo já ouviu falar, mas ninguém nunca viu... rsrsrs Procurei por eles na internet e não encontrei, você sabe onde encontra-los?

  • #4
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    Napp, boa tarde

    Aumentar o volume de água do radiador é uma medida um tanto quanto polêmica quanto a sua eficiência. Na minha opinião e por tudo que vi até hoje aumentar o volume de fluído apenas retarda o aquecimento, uma vez que mais fluído leva mais tempo para aquecer, mas o reverso também é fato. Quando aquecer leva mais tempo para resfriar, e se você estiver em uma situação extrema sua viatura vai ferver com certeza.

    Na minha opinião o que tem que ser feito nestes casos é melhorar o sistema de troca de calor do seu radiador com a mesma quantidade de fluído.

    Tenho uma Sportage como o amigo Glaicon teve uma há tempos atrás, muitos reclamam de super aquecimento e de fato ele acontece quando a viatura não está em dia, eu mesmo tive problemas porque o cabeçote estava com micro fissuras, troquei e ficou bom.

    Contudo, para não sofrer mais com este problema estou trabalhando para melhorar o sistema de troca de calor, por exemplo a instalação de um radiador de óleo no filtro secundário que leva o óleo para os JetCoolers dos pistões, instalação de uma ventoinha com maior número de pás (MWM maxxion) e sistema selado de arrefecimento, com estas medidas a troca de calor tanto do fluído como do óleo lubrificante ficará muito mais eficiente.

    Quanto ao seu motor, realmente parece que existe esse problema do projeto e o cabeçote Apaz Madri que parece enterro de anão.

    Mas será que somente estas medidas podem lhe salvar?
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #5
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Antes de qualquer coisa, não pode rodar só com água. Tem que ter aditivo 40/60 ou 50/50% com água desmineralizada.
    100ºC é normal, por isso precisa de aditivo pra evitar ebulição.
    Depois resolver os vazamentos.

    T+

  • #6
    Usuário Avatar de mfdomingues
    Entrada
    05/06/2015
    Local
    São Paulo/SP
    Posts
    1,265
    Agradecimentos: 57
    O que o Gadelha disse é bem verdade, se seu sistema tem vazamentos ele deve estar trabalhando com pressão menor que o recomendado pelo fabricante, com pressão menor a água vai entrar em ebulição a 100ºC ao nível do mar, em altitude piora um pouco.

    Contudo, ratifico que o que Glaicon disse, se esse motor possui a falha de projeto ou falha construtiva, ou seja a temperatura se eleva com facilidade não haverá aditivo que irá salva-lo do aquecimento, será necessário adotar outras medidas para tornar a troca de calor mais eficiente..
    Mitsubishi Pajero tr4 - 2.0 - 2005 - Original
    Ex: Grand Sportage - 2.0 - TDI - 2001 - PzKpfw

  • #7
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169

  • #8
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post

    Legal!
    Mas é bom ter certeza que o problema é no cabeçote antes de gastar.
    Tem dono de XJ diesel que só reclama de aquecimento em situações extremas, como acontece com as XJ a gasolina, sem nunca terem trocado cabeçotes.

    T+

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Glaicon Ver Post
    Muito bom glaicon, valeu!!

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Obrigado a todos que responderam, as dicas foram muto úteis!

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por mfdomingues Ver Post
    Napp, boa tarde

    Aumentar o volume de água do radiador é uma medida um tanto quanto polêmica quanto a sua eficiência. Na minha opinião e por tudo que vi até hoje aumentar o volume de fluído apenas retarda o aquecimento, uma vez que mais fluído leva mais tempo para aquecer, mas o reverso também é fato. Quando aquecer leva mais tempo para resfriar, e se você estiver em uma situação extrema sua viatura vai ferver com certeza.

    Na minha opinião o que tem que ser feito nestes casos é melhorar o sistema de troca de calor do seu radiador com a mesma quantidade de fluído.

    Tenho uma Sportage como o amigo Glaicon teve uma há tempos atrás, muitos reclamam de super aquecimento e de fato ele acontece quando a viatura não está em dia, eu mesmo tive problemas porque o cabeçote estava com micro fissuras, troquei e ficou bom.

    Contudo, para não sofrer mais com este problema estou trabalhando para melhorar o sistema de troca de calor, por exemplo a instalação de um radiador de óleo no filtro secundário que leva o óleo para os JetCoolers dos pistões, instalação de uma ventoinha com maior número de pás (MWM maxxion) e sistema selado de arrefecimento, com estas medidas a troca de calor tanto do fluído como do óleo lubrificante ficará muito mais eficiente.

    Quanto ao seu motor, realmente parece que existe esse problema do projeto e o cabeçote Apaz Madri que parece enterro de anão.

    Mas será que somente estas medidas podem lhe salvar?
    Mfdomingues ainda não tinha ouvido falar dessa possibilidade, como funciona o sistema? Me passe mais informações por favor.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/07/2015
    Local
    Paracatu/MG
    Posts
    49
    Agradecimentos: 0
    E aí pessoal, problema novo na viatura... motor esquentando devido a um vazamento na tampa do reservatório de água que está para ser solucionado... Não estou saindo da cidade pq se pegar a estrada ela esquenta, mesmo com baixa velocidade. Agora que passei um veda rosca para alta temperatura na tampa do reservatório tem vazado menos, mas todo dia cedo tenho que verificar, completar a água e retirar o ar do sistema. Rodando na cidade ela fica de boa, não passa dos 90°... Mas o negócio é que agora apareceu óleo na tampa do reservatório de água, será que é a junta que queimou? Estou levando para o mecânico verificar na segunda, preciso ter argumentos para conversar com ele, me ajudem! Será que é só junta ou será que algum cabeçote pode estar trincado, caso seja eu tenho mais 4 reservas para substituir... Se alguém souber onde posso encontrar a tampa original, não fácil de achar, ouvi dizer que tampas de outros carros n funcionam bem nela... Valeu galera!! Me ajudem aí, depois q solucionar passo o feedback p vcs!! Abraços!!
    Napp.
    S10 2.8 Diesel 01
    Pérola Negra

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 2
      Última resposta: 25/08/2015, 21:49
    2. BF esquentando
      Por Rafael OFF no fórum Rural, F-75 e F-85
      Respostas: 2
      Última resposta: 09/11/2012, 18:54
    3. sw4 93 esquentando
      Por Luis Henrique Pereira no fórum Toyota
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/08/2011, 09:34
    4. Cherokee V8 5.2 Esquentando
      Por kato no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 15
      Última resposta: 19/02/2010, 23:16
    5. Samuka esquentando!
      Por Mineiro do Cerrado no fórum Suzuki
      Respostas: 14
      Última resposta: 09/10/2009, 03:46

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade