Paciente: Cherokee Liberty ano 2006 com 67mil Km rodados, motor V6 3.7 gasolina
Sintomas: na tarde do dia 31/12/2015 após rodar no centro de Diadema desliguei o carro e fui pedalar na praça. Ao retornar dei partida no carro e acendeu a luz de falha. O motor do carro ficou quadrado e fraco. Deu pra chegar em casa mas com o pé na casca do acelerador.
Tcha-raaaaaam EU TENHO UM SCANNER!!!!!
Passei o scanner no veículo e pimba! Duas falhas encontradas. Falha no bico injetor do cilindro 3 e Falha na ignição do cilindro 3. Vejam as fotos
A luz de falha está a direita. Um desenho de um motorzinho na cor laranja.

Leituras do scanner


Ontem a tarde arregacei as mangas e fui realizar umas medidas com o multimetro. Não levei o celular da mulher para fotografar mas podem acreditar nos resultados (kkkk)
Segundo o Manual Haynes, os cilindros de número ímpar estão a direita de quem olha o carro de frente e os cilindros de número par estão a esquerda. Então encostei minha protuberante barriga na grade do veículo desconectei bobinas e bicos e comecei a medir.


Bobina Cilindro 3 (Referência Chrysler 56028138AF)
Resistência do primário: oscilando entre 1,1 Ohms e 1,2 Ohms motor frio
Resistência entre primário e secundário 1786 Ohms motor frio
Bobina Cilindro 1 (somente para comparar valores)
Resistência do primário: oscilando entre 1,1 Ohms e 1,2 Ohms motor frio
Resistência entre primário e secundário 1786 Ohms motor frio
Bico Injetor Cilindro 3
Resistência 13,1 Ohms
Bico Injetor Cilindro 1 (somente para referencia)
Resistência 13,2 Ohms
As medições não estão exatamente em conformidade com o manual além disso a luz de falha apagou após eu recolocar os conectores. Shit Happens.
Eu já desconfio o que está havendo. Hoje pela manhã liguei o carro e a a luz de falha não acendeu. O carro rodou normalmente por 9 kilometros. Desliguei o carro e fui a padaria tomar café. Quando voltei e liguei o carro a luz de falha deu ar da graça. Novamente as mesmas falhas.
E só aparecem com motor quente. Já vi isso antes em outro carro!
Bobinas costumam falhar quando estão com problemas e são submetidas a aquecimento.
A preguiça não me deixou checar os outros bicos e as outras bobinas só vou fazer isso na minha folga da segunda-feira.
Vou TENTAR medir com o motor quente (sabendo que vai ser phoda).
Pode ser também o chicote mas aí tenho que ver o tal wiring harness diagram no manual Haynes para ver a pinagem (chique, não?)
Hoje tenho uma garrafa de vinho para derrubar e amanhã tenho outra. Sobras do natal e reveillon. Então nada de ficar mexendo em carro.
Ah, esqueci de falar que sou técnico em eletronica entoou estou mais sossegado em como proceder a pesquisa.
De qualquer forma já pedi 6 bobinas Delphi na Rockauto parts custo US$ 150,00 ou R$ 600,00
Daí na segunda vou ver se será necessário comprar bicos ou não (provavelmente SERÁ necessário).
Se alguem quiser dar pitaco, esteja a vontade.
Grande abraço