x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7
  • #1
    Usuário Avatar de ropapa
    Entrada
    19/10/2008
    Local
    Mairipora SP/SP
    Idade
    40
    Posts
    46
    Agradecimentos: 0

    Talking Hiiiiiiiiiiiper Aquecimento da Cherokee Sport "XJ"




    Boa Tarde ...

    Galera sei que esse assunto ja foi enumeras vezes discutido mais estou com o velho e presente problema de super aquecimento e blackout da Cherokee Sport.... meu problema tem piorado pois nao sei porque cada vez ela esta ficando mais quente ( mesmo em dias onde nao pego transito e nao esta tao quente) ...

    Comprei ela fazem 2 meses ... o antigo dono ja havia mudado a bobina de lugar mais sem sucesso ... ele deve ter vendido por esse motivo ... o fato que 99% das vezes é o sensor de rotaçao ... o meu chega essa semana ... mais independente dele ... alem da troca do radiador que custa uma fortuna mandar fazer um ( na minha regiao mais de R$1300,00) alguem ja experimentou uma vendotinha eletrica de algum carro popular ???

    O apagão que se sa quando ela esta tao quente acho que o sensor irá ajudar... porem gostaria de dar uma esfriada nela.... chega a dar dó .. é muitooooo quente ....


    Abraço amigos !!!!

  • #2
    Ropapa, eu te aconselho identificar o problema, e preferencia fazendo a receita ORIGINAL, colocando o sistema pra funcionar de forma como veio da fabrica.
    Colocar uma ventoinha na frente, só vai mascarar o defeito, e pode ser que nem assim irá resolver.
    Por exemplo se o problema for na bomba d'água, essa ventoinha extra não vai resolver o defeito totalmente.
    Não entendi o lance da bobina ter sido mudada de lugar, e nem porque isso teria a ver com o problema de aquecimento.
    Um radiador novo custa entre 700 e 1.000,00. Mandar fazer realmente fica de 1.300,00 pra cima.
    Te aconselho fazer o original, aí depois vc até pode fazer up-grade. Mas partir para adaptações antes de resolver o problema vc tem grandes chances de gastar dinheiro e não resolver.
    abs.
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #3
    Usuário Avatar de Falcon-MG
    Entrada
    21/02/2012
    Local
    ./MG
    Idade
    56
    Posts
    306
    Agradecimentos: 12
    Hiper aquecimento da bobina e do sistema de arrefecimento?
    Passou o scanner para ver se tem algum código de problema? se não passou tem como você mesmo fazer a leitura.
    Depois de verificar os código no obd aí sim começar a procurar o que não está de acordo, por ex. peças que não são originais ou incorretas, parte elétrica e instalação em geral.
    Grand Cherokee Limited V8 4.7 WK 2005


  • #4
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Você não falou o ano da sua Sport, mas se for próximo de 1998, 1999, ela já tem duas ventoinhas. A viscosa e a elétrica, que ficam lado a lado.
    Na sua tem?
    A elétrica está funcionando?
    Se ligar o ar condicionado ela liga de imediato.
    A ventoinha viscosa está fazendo bastante vento?
    Você já mandou verificar como está a válvula termostática?
    Ela pode estar com ferrugem e não abrindo totalmente.
    O sistema do radiador baixa água?
    Está limpo o radiador?
    Está perdendo água?
    Se houver vazamento o sistema não gera pressão e faz a água ferver.
    A bomba d´água está eficiente?
    Enfim, antes de fazer adaptações eu partiria para a revisão de todo o conjunto de refrigeração.
    A Sport trabalha quente, é fato, mas não à ponto de gerar problemas no uso da viatura.
    Boa sorte!

  • #5
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Geralmente a termostática trava mesmo, aí é superaquecimento grave...

    Só um adendo... o blackout é devido a alta temperatura, o módulo apaga o motor, começa falhando, depois apaga, para proteger o motor.

    Sugiro fazer essa revisão aí da termostática, retira os dois mangotes, principalmente o inferior que deve ter uma mola metálica dentro (se ainda for original)(na minha ZJ laredo, mesmo motor da XJ, sei que tem), depois retira a bomba dágua pra ver se as palhetas estão em ordem ou corroídas, e por fim manda dar uma limpeza no radiador (varetar), isso se sua água estiver suja (ferrugem) a chance é grande do radiador estar entupido. E dá uma olhada se a viscosa está realmente atuando, como fazer isso? dois testes são necessários, com ela fria motor sem ligar, tente mover a ventoinha, se esta se mecher mas oferecer alguma resistência, passou nesse teste, se ela estiver dura, presa, não mover um milímetro, é porque já travaram ela mecanicamente, se ela mover leve a ponto de você parar de empurrar e ela continuar a se mover, está totalmente boba, deve-se providenciar ou o enchimento de novo gel térmico ou a substituição da viscosa. Segundo teste: com ela quente, de preferência na temperatura de trabalho ou no seu caso, passando do normal, pega-se um jornal ou revista, enrola (faz um rolo) e tenta parar a ventoinha, com cuidado lógico e aos poucos, se a ventoinha comer o jornal, é porque está boa, se você conseguir parar a ventoinha facilmente, está ruim (precisa repor o gel ou substituir a viscosa)... é isso...

    Na minha troquei a termostática por uma de temperatura menor, já para garantir temperatura mais baixa, mas na época eu tinha um radiador velho, magotes velhos, tudo velho, hoje troquei tudo, tô pensando em voltar pra original. Eu comprei até uma termostática reserva (tá na caixa ainda) de temperatura mais baixa.

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #6
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,748
    Agradecimentos: 169
    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Geralmente a termostática trava mesmo, aí é superaquecimento grave...

    Só um adendo... o blackout é devido a alta temperatura, o módulo apaga o motor, começa falhando, depois apaga, para proteger o motor.

    Sugiro fazer essa revisão aí da termostática, retira os dois mangotes, principalmente o inferior que deve ter uma mola metálica dentro (se ainda for original)(na minha ZJ laredo, mesmo motor da XJ, sei que tem).
    Pablo
    Bem lembrado, Pablo.
    A mola serve para evitar a dobra da mangueira inferior.
    Já houve caso aqui no fórum que o excesso de temperatura ocorrida pela dobra da mangueira, impedindo o fluxo correto da água.

  • #7
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Deve-se dar uma olhada também se esse superaquecimento é real, meu carro já "esquentou" e era só o sensor que alimenta o painel com mal contato.

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problemas de Super Aquecimento da Cherokee.
      Por Márcio33 no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 43
      Última resposta: 20/10/2017, 08:04
    2. Vendo Cherokee Sport 98 Lift 4" Pneus 33" amort. Skyjacker
      Por renatomalago no fórum Vendem-se Veículos
      Respostas: 8
      Última resposta: 07/01/2014, 07:54
    3. Respostas: 6
      Última resposta: 09/10/2013, 09:50
    4. Respostas: 30
      Última resposta: 16/08/2011, 15:00
    5. Aquecimento interno e mecânico da Cherokee Sport
      Por Vítor Martins no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 33
      Última resposta: 04/01/2008, 18:43

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade