Boa noite pessoal
O veiculo é uma grand cherokee laredo 4.0 ano 98. Porem este serviço vai ser igual nos veiculos equipados com o 4.0, nas v8 eu n sei se o sistema é parecido, se alguem puder confirmar eu agradeço.
Minha viatura estava poçante rs. E de umas semanas pra ca estava ja ficando feio o vazamento, de parar ela em algum lugar e pingar no chão.
Então fui ver a origem e ja me preparando ser um retentor da polia do virabrequim ou do retentor da parte de tras do virabrequim. O que seria chato de arrumar, ja que faço os serviços que posso em casa.
Porem, para a minha surpresa, era no adaptador do filtro de óleo.
Para quem nunca reparou nessa peça, o filtro de óleo não é aparafusado diretamente no bloco, e sim em uma peça de aluminio e essa peça no bloco. Ela faiz um angulo ali em relação ao bloco de 90°. E na junção desta peça, vai um anel de vedação, e era por ali que estava praticamente jorrando óleo rs, e acabava melecando toda a parte de baixo do motor, parecendo que estava vazando por todos os lados.
O serviço em si é simples e sem segredo, porem se essa peça nunca foi removida, ela vem de fábrica com trava rosca. Então te prepara pra fazer uma forçinha rs.
A chave usada é uma torx T60 (dependendo do ano, pelo que eu vi em uns foruns de fora, pode variar a cabeça do parafuso)
E só é um unico parafuso.
Só que o espaço ali é apertadinho. Eu n consegui colocar um cachimbo ali, dai tive que cortar a minha chave e colocar ela em uma combinada normal. Dai eu consegui afrouxar ( Tem uma foto da gambi ali rs)
O custo do serviço fico em R$32
R$30 da chave torx T60 (é da gedore, mas eu achei uma facada bem na quarta costela de caro rsrs)
R$2 de aneis (São 3 aneis que vão naquela peça, as outras duas aparentemente estavam boas, mas dai seria muito relaxamento n trocar elas de uma veiz rs)
É um serviço que se fosse fazer em uma oficina, acredito que eles iriam cobrar pelo menos uns R$150. E n tem segredo de fazer em casa.