x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 8 de 8
  • #1
    Usuário
    Entrada
    26/09/2015
    Local
    CAMPO GRANDE/MS
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0

    Cherokee Sport câmbio manual... Comprar ou não comprar?




    Bom dia, amigos.
    Há algum tempo sou admirador da Cherokee Sport e por esses dias estou pesquisando um pouco mais para tentar (finalmente) comprar uma, mas preciso da ajuda de vocês.
    Na região onde moro encontrei 4 anúncios, dos quais visitei 2 e encontrei sérios problemas, como vazamento de óleo no motor e câmbio. Os outros 2 estão com preços acima do meu orçamento e, em minha (leiga) opinião, um pouco fora do valor de mercado (Sport 98/ auto/ lift/ rodas 32/ $ 36mil).
    Me indicaram um jipeiro e fui verificar. O veículo está muito bem cuidado, o dono parece bastante caprichoso. Cuidou pessoalmente de vários detalhes, como troca das lâmpadas por Led, elevação dos suspiros do motor, isolamento da entrada externa de ar do ar condicionado e etc. Além disso a suspensão foi elevada e instaladas rodas 32. Parece tudo em ordem na suspensão.
    Minhas preocupações são o valor e o câmbio, que é manual.
    O proprietário pede $27 mil, porém não sei se as alterações justificam o valor, considerando que pela fipe seria algo em torno de $22 mil.
    Sobre o câmbio, além de preferir o automático devido à comodidade na direção, li alguns tópicos informando que o manual seria menos resistente e eu teria problemas constantes com a embreagem (que inclusive está precisando ser feita, pois está muito dura e com o óleo baixando constantemente, segundo o proprietário).
    Qual a opinião de vocês sobre o câmbio manual?
    Considerando que eu abra mão da comodidade do câmbio automático, e que o proprietário esteja disposto a negociar o valor, o que seria um preço razoável?

    Obrigado pela atenção e pela ajuda.

  • #2
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    Amigo, o cambio da XJ é o mesmo AISIN que equipa as Hilux 3.0 de 163 hp.
    Talvez o automático seja mais resistente, mas fraco o manual não é.
    A minha tem pneus 33 e nunca deu problema de cambio.
    Se der problema, as peças são muito fáceis de achar, tudo Toyota (com exceção de algumas engrenagens).
    A embreagem da C-10/Bonanza/Camper 4.1 serve certinho...
    O cilindro de embreagem da Blazer 4.3 tb serve.
    Claro que automático tem mais conforto, mas p/compensar faço 9 km/l em viagens.

    Recomendo!
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #3
    Colega,

    Tenho uma XJ 97/98 cambio manual.
    Peguei em 2010 com 115.000Km, sou 2º dono.
    Esta agora com 198.000Km.
    NUNCA mexi na embreagem e se bobear ainda é original do carro, está pesada mas não patina nada!
    Cambio manual deixa mais econômica, faço sim tranquilamente os 9Km/L (120~130Km/h) na estrada cheguei uma vez a fazer, uma única vez, incríveis 12Km/L.
    Aqui em São Paulo no transito faz média de 6,5 ~7 Km/L.
    Eu optei na época por cambio manual pois numa eventual manutenção sai bem mais barato que um automático.
    O cambio manual tb não tem opção da 4x4 integral que algumas AT tem...
    A relação tanto do cambio como diferencial tb é mais longa na manual, o que favorece economia de combustível, porém no caso de pneus maiores terás que rever relação de diferencial, ou queimar embreagem na 1ª marcha, que aliás estica até uns 60km/h e a 5ª marcha, a 150Km/h o motor trabalha a 2.500 RPM...
    Ou seja na estrada esse motor trabalha em rotação mais baixa que diesel de baixa rotação.
    O carro acaba e o motor continua vivo...
    Boas buscas e qualquer uma, seja manual ou at, te deixará feliz. Essa escolha é mais pessoal que técnica.

  • #4
    Usuário Avatar de GH
    Entrada
    12/03/2003
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    57
    Posts
    1,683
    Agradecimentos: 0
    Paulo André,

    Na minha 98 dei a sorte de vir com relação de diferencial de 3,73:1 (algumas vem com 3,07:1!!!).

    Moral da estória, rodo com pneus 33 numa boa.

    Com os pneus originais 235 ela era um bólido p/km de arrancada!

    Não sei a exata explicação para ela ter saído assim, mas lembre que de 98 em diante elas eram montadas na argentina...provavelmente colocaram nela diferenciais do modelo com cambio automático por engano

    Já vi outras assim.
    Abs, GH
    1998 JEEP XJ 4.0: CÂMBIO MANUAL + LIFT 4" + BF MUD 33" + WARN 9000

  • #5
    Citação Postado originalmente por GH Ver Post
    Paulo André,

    Na minha 98 dei a sorte de vir com relação de diferencial de 3,73:1 (algumas vem com 3,07:1!!!).

    Moral da estória, rodo com pneus 33 numa boa.

    Com os pneus originais 235 ela era um bólido p/km de arrancada!

    Não sei a exata explicação para ela ter saído assim, mas lembre que de 98 em diante elas eram montadas na argentina...provavelmente colocaram nela diferenciais do modelo com cambio automático por engano

    Já vi outras assim.
    Sim, a minha está com 3,07! é a tal "Up Country" que nunca achei uma explicação/diferença plausível das demais...
    Mas acho mesmo ela mais alta que outras e veio com amortecedores Sachs Made in Germany
    Mesmo usando os 235/75 acho que ainda é um pouco longa, dependendo da subida na estrada, tenho que voltar marcha.
    Me perguntei aqui: ...."esse cara, com 33" como teria feito com a relação?!"...
    Está explicado...

    É muito bom pilotar com motorzão e relação curta!
    Quanto montei meu CJ com motor V6 e cambio 5 marchas, mantive a relação original por uns 2 anos...
    Empinava em 1ª, dava pau em qq carro até 100km/h

    Lanzalima, cuidado com suspensão modificada, atente para os critérios adotados.
    Se ele está com pneu 32", atente para meu post anterior e tenha sorte de estar com a relação curta do nosso amigo.
    Se estiver com relação 3,07 e pneu 32" certeza que deve ser uma bost@ na estrada e qq subida mais forte vai queimar embreagem para sair, em rampa de garagem então....., vai ter que engatar reduzida kkkk

  • #6
    Usuário
    Entrada
    26/09/2015
    Local
    CAMPO GRANDE/MS
    Idade
    37
    Posts
    2
    Agradecimentos: 0
    Show de bola! Obrigado pelas dicas, pessoal.
    Sobre o valor... Estou procurando em vários locais, até fiz contato com 4 ou 5 proprietários interessados em vender. Teve um que disse que a manual é mais cara, por ser mais difícil de encontrar... Confere?
    Também estou em dúvida entre uma toda trabalhada pra trilha ou mais original, pra ir mexendo aos poucos, conhecendo o carro... Um passatempo. Gostaria de fuçar, mas considerando que o dólar tá meio salgado e que as peças são importadas, estou tentado em gastar 8 a 10k a mais e pegar uma com lift, pneus, guincho, faróis, etc, etc, etc.

  • #7
    Citação Postado originalmente por lanzalima Ver Post
    Show de bola! Obrigado pelas dicas, pessoal.
    Sobre o valor... Estou procurando em vários locais, até fiz contato com 4 ou 5 proprietários interessados em vender. Teve um que disse que a manual é mais cara, por ser mais difícil de encontrar... Confere?
    Também estou em dúvida entre uma toda trabalhada pra trilha ou mais original, pra ir mexendo aos poucos, conhecendo o carro... Um passatempo. Gostaria de fuçar, mas considerando que o dólar tá meio salgado e que as peças são importadas, estou tentado em gastar 8 a 10k a mais e pegar uma com lift, pneus, guincho, faróis, etc, etc, etc.

    Lanzalima,

    Eu, como dono de uma manual sou suspeito a dizer que elas valem mais..., mas eu acredito que sim.
    Já os puristas de Cherokee devem achar que não, pois para eles, o cambio manual é uma aberração, kkkk.

    Minha opinião já foi dada acima. O manual só perde em conforto. Na trilha, há quem prefira os automático, mas eu acho que quem tem essa opinião, não sabe usar a embreagem.... kkkkk.

    Quanto uma preparada ou original, aí vai do estado de cada uma, e do uso que você pretende dar.
    Uma preparada com critério sai caro pra fazer, então comprar pronta é melhor.
    Porém, se não for fazer trilhas pesadas, uma preparada só dará mais manutenção (rolamentos, pivôs, cruzetas, buchas, maior consumo...) e menos conforto no dia-dia.
    Com uma original, você pode ir aos poucos vendo suas necessidades.
    Até 2,5~3" de lift a Cherokee aceita bem e barato, a partir disso, terá junta CV, troca dos braços, rebaixar caixa, etc...
    Porém, com 2,5~3" de Lift, já cabe um pneu 31~32" que te permite resolver qq trilha, sem passar carão, e sem judiar do conjunto da Cherokee.

    A minha Cherokee, em breve será vendida, junto com um dos meus CJ...
    Faz um ano que venho adiando, tem uma dó lascada em vender.
    Mas adminstrar essa XJ, dois CJ, um Fusca e um Jimny, não está me sobrado tempo para realmente brincar com eles.

    Enfim, saiba você, o que pretende com o carro, e depois vá as buscas.
    Quando for ver o carro, deixe a emoção de lado e tente pensar e tomar a decisão racional.

    Boas buscas!

  • #8
    Usuário
    Entrada
    06/08/2015
    Local
    Porto Alegre/RS
    Idade
    29
    Posts
    41
    Agradecimentos: 0
    Amigo,
    tenho uma XJ 98 4.0L, câmbio manual(4x2,4x4 HI (Full time),4x4 Lo) e peguei em agosto com 187.500 km aproximadamente, só tive que trocar disco de freio, pastilhas e o terminal de direção do braço pitman que estava dando uma folguinha no volante, fora isso NADA MAIS! É um motor "redondo" e consome a altura de seu tamanho ( 6cyl em linha), mas em contrapartida te entrega 190 cv de puro sangue americano! Na minha paguei R$ 21.500 talvez um "negócio da china" visto que ela está 2,5 polegadas mais alta que a original e com o conjunto propulsor em perfeito estado.Agora,não posso te dizer se vai valer a pena a compra da sua cherokee,pois cabe a cada um avaliar o orçamento e ver se encher um tanque de 72 litros de gasolina (puro sangue do bicho) é melhor do que pôr GNV.Se optar por encher esse baita tanque certamente você tem condições de manter a mecânica.E quanto ao preço não se preocupe muito com tabela FIPE,porque a tabela indica um valor do carro em estado de conservação original e como os famosos kits lift não são lá muito baratos e pneus e rodas off-road muito menos é normal que o preço ultrapasse a tabela.Eu sempre digo: Às vezes é melhor pagar um pouquinho mais caro por algo bem feito,do que pagar baratinho por um pepino.Coisas que justificariam um preço mais alto na minha opinião(R$ 27.000,00) seriam:Km relativamente baixa(ano 98 até 170.000km está bom pra mim),kit lift, guincho(novo e de marca boa está de R$2.000,00 pra cima),pneus e rodas off-road de qualidade custam bastante também,pneu A/T bom está na faixa de R$ 700,00,já os Mud são mais caros,as rodas variam bastante então não tem como lhe dar um parâmetro.E outra coisa IMPORTANTÍSSIMA! NÃO COMPRE UMA CHEROKEE ANTES DE SE CERTIFICAR QUE: NÃO HÁ FUMAÇA SAINDO DO ESCAPE,NÃO HÁ ÓLEO PINGANDO DO MOTOR E MUITO MENOS DA TRANSMISSÃO.O CARRO TEM QUE PEGAR DE PRIMEIRA E CORRA DAQUELES CHEIO DE TRECOS PENDURADOS NA BATERIA( SENSOR DE ESTACIONAMENTO,DVD,BUZINA DE CAMINHÃO,Etc) POIS A MINHA TINHA QUANDO COMPREI E TIVE QUE MANDAR TIRAR TUDO QUE NÃO ERA ORIGINAL PORQUE O ANTIGO DONO FEZ MUITA GAMBIARRA!E TENHA UM AUTO ELETRICISTA E MECÂNICO DE CONFIANÇA!

    ABRAÇOS E ESPERO TER AJUDADO!

    Jeep Cherokee XJ 4.0L 1998 - Manual (4x2,4x4 HI,4x4 LO)+ LIFT 2,5" + BF All Terrain 235/75

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. procuro cherokee sport 3.7 ou sport diesel pra comprar.
      Por righi no fórum Compram-se Veículos
      Respostas: 1
      Última resposta: 13/06/2012, 13:26
    2. O que comprar nos EUA x Cherokee Sport
      Por pedrogsncombr no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 6
      Última resposta: 01/08/2011, 22:40
    3. Pra quem quer comprar cherokee sport usada
      Por wagner4wd no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 28/10/2009, 19:42
    4. Cherokee Sport 98 - Quero Comprar!!
      Por bkukulka no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 17/06/2008, 12:45

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade