x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 11 de 11

Tópico: Rádio VHF

  • #1

    Rádio VHF




    Olá, acabei de comprara um rádio VHF maca ICOM modelo IC 2200. Gostaria da opinião e dicas de onde devo instalar ( painel, console central, teto) na minha cherokee XJ. E a antena, na calha do teto, na tapa do portamalas ou parachoque traseiro?
    Abraços!

  • #2
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Rafael,

    Eu ia instalar um Yaesu na minha XJ, mas como eu tenho um HT Icom, preferi instalar um PX Cobra DX, é um pouco menor e mais leve que o IC 2200, mas acho que vc pode intalar o PY no mesmo lugar que eu instalei o PX, pq na XJ não tem muitas opções. A antena eu instalei fixada no suporte dos racks no teto, não tenho foto, mas é fácil de instalar.

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01267.jpg  

  • #3
    Ronaldo!

    Obrigado pela dica, pensei que não ia dar neste local por causa do porta luvas, mas agora vi que ficou ótimo e com a vantagem de nao ficar furos se for removido.
    A ideis de por a antena nos trilhos do racks deve se boa e a base da antena fica mais protegida e evita que estrage a pintura da calha.
    Aproveitando a suas dicas, por onde pasou o cabo de dento para fora no veiculo? Sem que fique por cima da borracha da porta.
    Obridago!

  • #4
    Moderador Avatar de Ronaldo B.
    Entrada
    26/09/2004
    Local
    São Paulo/
    Posts
    10,277
    Agradecimentos: 0
    Rafael,

    Tirei umas fotos, fica mais fácil prá entender como eu instalei.

    O suporte da antena eu fixei na calha onde ficam presos os racks, como fiz isso na parte traseira da XJ do lado do motorista, passei o fio para dentro usando a entrada da fiação do break ligth, aí foi só tirar aquela moldura plastica que tem no teto do portamalas e passar o cabo até a lateral e descendo até o assoalho, saindo embaixo do banco traseiro e passando por baixo do carpete até chegar embaixo do painel. Prá facilitar eu usei o cabo da aquario que já vem montado, é só desrosquear o terminal do cabo na ponta que vai no rádio que fica fácil passar o cabo. O suporte também usei da aquario, é o mesmo suporte que é usado para fixar a antena na tampa do porta mala, mas para fixar na calha do rack precisei abrir um pouco o suporte e fazer uma chapa com dois parafusos para encaixar por dentro da calha, para encaixar essa chapa com os parafusos é só tirar o acabamento que fica ma ponta da calha. Como originalmente eu ia instalar um PY a antena que comprei foi a modelo M-300C, deve ter uns 50cm de comprimento, a vantagem é que o suporte é o mesmo para a antena de PX ou PY, então se eu quiser colocar o PY é só desrosquear a antena do PX e rosquear a do PY.

    Bom, parece meio confuso mas olhando no carro e nas fotos foca fácil de entender, se tiver dúvida é só falar.

    []´s
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -dsc01281.jpg   -dsc01282.jpg  
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Eu instalei o Icom 2200 no lado do motorista, perto de onde abre o capô. Do lado do passageiro ficou muito longe... Vou postar fotos.

    T+

  • #6
    Usuário Avatar de Amostardeiro
    Entrada
    28/10/2005
    Local
    Pelotas/RS
    Idade
    67
    Posts
    1,795
    Agradecimentos: 5
    Pessoal

    Eu optei por um Yaesu FT 7800R- dual band (VHF/UHF), a frente é "destacável" o que torna possível instalar a central no porta malas ou outro lugar e a frente, que é o comando, no painel, quanto a antena usei uma dual band com base magnética.

    Aí umas fotos.






    Abraço
    Antonio - PU3VAP
    USE SEMPRE O CINTO DE SEGURANÇA
    XJ 97 AT, lift 3"+ 31"+bloqueio+guincho 9klbs, Defender 110 2002.

  • #7
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Gadelha Ver Post
    Eu instalei o Icom 2200 no lado do motorista, perto de onde abre o capô. Do lado do passageiro ficou muito longe... Vou postar fotos.

    T+

    Pessoal,

    A melhor posição pra mim foi essa que mostra na foto. Não esquenta o rádio, não precisei furar (usei presilhas e o parafuso existente). Também não furei para fixar o PTT, usei um suporte preso por dentro do painel. Meu pé não bate nada nele. A posição da antena também ficou ideal.
    Rádio: IC-2200H
    Antena: M-470A Dual

    T+
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -08082009163.jpg   -08082009164.jpg  

  • #8
    Então galera, eu sei que esse assunto a muito tempo não é citado, mas como só agora instalei um PY na XJ, e eu usei dicas daqui do forum pra fazer essa instalação, segue aí a foto de como ficou.
    Como todos aqui, eu fiquei tentando um lugar aqui, um espaço ali, e a Cherokee não é generosa em espaço para instalação de radio PX/PY.

    Nessa posição que coloquei não atrapalha em nada o movimento do pé do acelerador para o freio e do freio para o acelerador.
    E ficou na direção da minha mão direita.

    -20150124_133123_zpsefwtzco1.jpg

    -20150124_143033_zpstuofpnvw.jpg
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #9
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    O meu é uma ZJ... e realmente não gostaria de furar o carro e nem colocar entre minhas penas e o painel do carro, devido algo relacionado à colisão... então simplesmente eu colei um velcro no rádio e uma lâmina de velcro em cima do painel do carro mesmo... e pronto... o cabo da antena chega em cima do painel e a alimentação também, que aproveitei e coloquei o GPS... simples...

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #10
    até entendo mesmo sua preocupação com a segurança com o radio na direção da canela, realmente não pensei nisso em momento nenhum durante a instalação e durante essa semana de uso... mas o rádio no alto do painel preso somente por um velcro, absolutamente não é seguro, e nesse local onde o radio está também pode te machucar num acidente, ou o ocupante do banco traseiro, acho que pode causar ferimentos piores do que na canela.
    aí vc pode me dizer que só usa o rádio só lá no meio do mato, lá na trilha, onde a velocidade é baixíssima... mas aí não faz sentido um rádio fixo. era melhor um portátil.
    e no seu caso ainda tem o GPS que num acidente tambem pode voar pra todo lugar.

    até o GPS que eu já tive e não tenho mais (o celular faz tudo que o GPS fazia) eu nunca pensei nesse lance de segurança, ele sempre fico na ventosa no parabrisa, e realmente é um item que pode causar ferimento num acidente.
    4X4 Brasil
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #11
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por rogerio_zx Ver Post
    até entendo mesmo sua preocupação com a segurança com o radio na direção da canela, realmente não pensei nisso em momento nenhum durante a instalação e durante essa semana de uso... mas o rádio no alto do painel preso somente por um velcro, absolutamente não é seguro, e nesse local onde o radio está também pode te machucar num acidente, ou o ocupante do banco traseiro, acho que pode causar ferimentos piores do que na canela.
    aí vc pode me dizer que só usa o rádio só lá no meio do mato, lá na trilha, onde a velocidade é baixíssima... mas aí não faz sentido um rádio fixo. era melhor um portátil.
    e no seu caso ainda tem o GPS que num acidente tambem pode voar pra todo lugar.

    até o GPS que eu já tive e não tenho mais (o celular faz tudo que o GPS fazia) eu nunca pensei nesse lance de segurança, ele sempre fico na ventosa no parabrisa, e realmente é um item que pode causar ferimento num acidente.
    Verdade... mas é como falei... não queria furar meus painéis e então não vi outra saída... o velcro que uso é o especial (que dizem ter sido desenvolvido pela NASA).... ele é bastante "grudento"... e sinceramente se num acidente que ocorrer se o rádio vier a me causar problema é porque o cinto de segurança não estava sendo utilizado... porque num impacto, a tendência é tudo ir pra frente, ou capotada vai ser tudo jogado pra todo lado... e claro até a bagagem é problema e ninguém pensa nisso... por isso as SUV tem aquela cortina que tampa o porta malas, que na minha opinião não serve de muita coisa!

    O GPS que uso é o 176C da Garmin, comprei mais pra gravar trilha mesmo e no meu caso usar no CJ pra velocímetro e marcar trilha... não tem melhor (e tem, mas no meu caso uni as duas funcionalidades...) o celular não é resistente à água... e o CJ já viu quando vai pro barro volta de outra cor!

    Abraços!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. qual rádio devo comprar?
      Por Ismar Leal Machado no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 141
      Última resposta: 27/03/2011, 14:28
    2. radio PX e VHf
      Por QRA Ministro no fórum Navegação e Eletrônicos
      Respostas: 5
      Última resposta: 16/03/2009, 13:35
    3. Rádio Dual Band Yaesu?
      Por marcelo.conrado no fórum Comunicação via Rádio
      Respostas: 3
      Última resposta: 17/02/2009, 22:53
    4. Radio
      Por Junior Soares no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 18/10/2008, 00:50

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade