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  • #1
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    20/07/2014
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    Cherohee sport diesel




    Boa noite, bom é meu primeiro contato no site, porem venho sofrendo nas mãos de mecanico ha uns 3 anos é muito palpite, todos dizem que comprei um "nabo", enfim ja gastei mais do que podia e devia e tenho tentado vender o jeep, porem com o preço a ser vendido creio compensar fazer o motor, embora esta funcionando bem, possivelmente seja aneis, alguem tem alguma dica ou ja passou por situação parecida, pois não posso mas ir nos "mexanicos", e preciso resolver de vez esta questão, ou vender e acabar as minhas dores de cabeça...

    Se alguem tiver alguma dica e conheça bem o veiculo por favor me ajude...

    Luciano

  • #2
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    Amigo o que de fato esta acontecendo, este motor é melindroso, depois que sofreu não tem jeito mesmo, mais vc precisa dar mais detalhes do motivo do seu pedido de ajuda.
    Sinuhe Veiga - Sorocaba - SP JEEP OllllllO
    Grand Cherokee 5.2 Limited 94/95 - Preta
    Cherokee Sport 4.0 98/98 Preta S10 DeLuxe 96 CS-Preta

  • #3
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    28/12/2010
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    Entendi que vc busca a indicação de um mecânico diesel DECENTE... Tente perguntar ao Sandro (11)2631-0431, se ele mesmo não trabalhar... Pode até ser verdade o que estão te dizendo... eu sei que motores diesel são mais resistentes e econômicos se bem mantidos em BAIXA rotação, mas depois quando pedem manutenção é MUITO caro, o custo de outro carro...

    Mas dê detalhes do teu problema... Boa sorte!
    Alex Nogueira
    WK 5.7 HEMI

  • #4
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    14/03/2003
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    Luciano esse motor é muito bom e muito forte, na minha cheroka eu fiz o motor inteiro e para acertar ele é meio chato, o que está ocorrendo com o seu ?

    Porque você acha que podem ser aneis? o motor está queimando óleo ? Não necessáriamente são os aneis, pode ser a turbina.

    Passa mais detalhes para podermos te ajudar.

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #5
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    20/07/2014
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    Legal fico agradecido desde já, bom começando pelo principio de que esta baixando 1 litro de óleo a cada 500km +-, e esta soprando um pouco no respiro, mas estes sintomas já existem desde que comprei, começou com vazamento de agua na junto do cabeçote, ai plainamos e trocamos os selos e juntas a dois anos e recentemente o mesmo problema, analisando o cabeçote o mesmo esta em bom estado, sera que ele veio a ferver e não acusou o medidor de temperatura pois nunca deixei a temperatura ultrapassar os 90, em relação a turbina também creio que necessitara de reparo pois recentemente um bombista regulou o ponto pois estava fumaçando muito resolveu, mas o mesmo me disse que a turbina estava melando, alguns me sugeriram em adaptar um MWM, mas fica enviavel para o meu bolso, e temos aquele problema o carro é importado e a maioria dos mecânicos tem seus preconceitos e detonam que o motor não vale nada por outro lado, creio que fica bem mais barato fazer o moto atual, "isso é se realmente for necessário", tenho um vídeo do mesmo no https://www.youtube.com/watch?featur...&v=JxsdRSXOMMg, devido anúncios de venda, mas até agora não tive nem proposta sendo assim talvez a opção seja ficar com ele, mas já gastei no total em dois anos e meio 18.000,00, mexe em uma coisa aparece outra, e confesso ter perdido a paixão pelo carro, mas dereepente algum amigo ai tenha experiência bem diferentes da minha e me aconselhe a ficar com o carro ou a vende-lo a preço de "banana", o carro esta andando o som do motor está muito bonito por sinal, tem forças no morro, mas o "grilo" fica será que vai fundir, ou não terminarei o passeio, tenho desde então usado como carro de domingo apenas na cidade.
    Confesso estar perdido sobre o que fazer, e o caro mesmo depois de mexer continuar a dar "aquelas surpresas"...
    Abraços e mais uma vez obrigado pelas dicas...

  • #6
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    Citação Postado originalmente por Luciano Carvalho Maciel Ver Post
    Legal fico agradecido desde já, bom começando pelo principio de que esta baixando 1 litro de óleo a cada 500km +-, e esta soprando um pouco no respiro, mas estes sintomas já existem desde que comprei, começou com vazamento de agua na junto do cabeçote, ai plainamos e trocamos os selos e juntas a dois anos e recentemente o mesmo problema, analisando o cabeçote o mesmo esta em bom estado, sera que ele veio a ferver e não acusou o medidor de temperatura pois nunca deixei a temperatura ultrapassar os 90, em relação a turbina também creio que necessitara de reparo pois recentemente um bombista regulou o ponto pois estava fumaçando muito resolveu, mas o mesmo me disse que a turbina estava melando, alguns me sugeriram em adaptar um MWM, mas fica enviavel para o meu bolso, e temos aquele problema o carro é importado e a maioria dos mecânicos tem seus preconceitos e detonam que o motor não vale nada por outro lado, creio que fica bem mais barato fazer o moto atual, "isso é se realmente for necessário", tenho um vídeo do mesmo no https://www.youtube.com/watch?featur...&v=JxsdRSXOMMg, devido anúncios de venda, mas até agora não tive nem proposta sendo assim talvez a opção seja ficar com ele, mas já gastei no total em dois anos e meio 18.000,00, mexe em uma coisa aparece outra, e confesso ter perdido a paixão pelo carro, mas dereepente algum amigo ai tenha experiência bem diferentes da minha e me aconselhe a ficar com o carro ou a vende-lo a preço de "banana", o carro esta andando o som do motor está muito bonito por sinal, tem forças no morro, mas o "grilo" fica será que vai fundir, ou não terminarei o passeio, tenho desde então usado como carro de domingo apenas na cidade.
    Confesso estar perdido sobre o que fazer, e o caro mesmo depois de mexer continuar a dar "aquelas surpresas"...
    Abraços e mais uma vez obrigado pelas dicas...
    Luciano vamos por parte.

    Primeiro se a algum tempo atrás você plainou os cabeçotes e trocou a junta ai já temos um problema. Os cabeçotes desse carro são de aluminio e foram desenhados para serem utilizados em ambientes mais frios, tanto é que existem dois orificios para velas de pré aquecimento, os dutos de agua são mais estreitos e por causa disso ocorrem trincas no "pé" da vela de aquecimento, muitas vezes não detectadas pelas retificas. Para solucionar o problema de vez o correto seria trocar os cabeçotes pelos da APAZ Madrid que tem os dutos de agua redesenhados e de maior calibre resolvendo de vez esse problema.

    Se for trocar os cabeçotes troque tambem a junta por uma de aço e não esqueça de trocar os parafusos, pois os mesmos são elasticos e se deterioram após o uso. O Mecanico ou retifica deve ter cuidado na hora de efetuar o torque nos parafusos, pois esse deve se feito em dois estagios, você deve aplicar o torque correto, ligar o motor e deixar ele atingir a temperatura normal de funcionamento, depois deve afrouxar os parafusos e reaplicar o torque correto.

    Mas se o seu não está misturando agua e óleo e nem sumindo agua não mexa nos cabeçotes por enquanto. Tem duas coisas que você deve resolver o mais breve possivel, a primeira é o respiro do carter é um Tubo preto que fica do lado direito (passageiro) do motor, esse respiro deve estar intopido ou com problemas, esse é um dos primeiros itens a serem verificados se seu motor está "soprando", soprar um pouco pela tampa de óleo e pela vareta é normal não pode soprar exessivamente.

    Perda de óleo pode estar ocorrendo na turbina se o mecanico falou que ela está babando óleo muito provavelmente ela já esteja com folga no eixo ou ela está com problemas para pressurisar, dessa maneira você provavelmente vai achar parte do óleo perdido no intercooler que deve ser limpo. Outro problema de sumir óleo pode estar relacionado a viscosidade e a qualidade do óleo, na minha utilizo o Lubrax Top Turbo 15W40 e não tenho tido problemas, junto a isso utilizo tambem em uma troca sim outra não um vidro e meio de Molykote A2.

    Pelo que você reporta seu carro está facil de resolver os problemas e não deve ficar mais de 2000 reais para sanar tudo.

    Siga esse roteiro:
    1- Verifique o respiro do carter
    2- Mande limpar o intercooler
    3- Faça a Turbina
    4- Verifique a viscosidade e a qualidade do óleo, lembrando que carros diesel devem utilizar óleos especificos para diesel, o inverso pode ocorrer (carros gasolina utilizarem óleo para carros diesel, mas carros diesel não devem utilizar óleo de carros a gasolina, por causa da composição para reter as particulas restantes da combustão do diesel e não perder a viscosidade ao entrar em contato com o óleo diesel)

    Arrumando o item 1 vc vai ver que seu carro vai parar de soprar ou vai reduzir muito esse sopro e vai reduzir o consumo de óleo uma vez que a pressão do carter vai baixar e o óleo não vai mais ser queimado na camara de combustão.
    Os itens 2 e 3 vão resolver o restante e muito provavelmente seu carro não vai mais queimar óleo, até pode baixar mas em um nivel mais normal como 1 litro a cada 5mil km.

    Se tiver alguma dificuldade avisa para que possamos te ajudar.

    PS: Seu motor é o mesmo da Dakota Diesel e o Sergio Augusto tem um tópico em que ele detalha todos esses problemas e como soluciona-los é uma ótima leitura. http://www.4x4brasil.com.br/forum/pi...ge-dakota.html (Retífica e up grade motor vm 2.5 td - dodge dakota)


    Grande abraço
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #7
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    Amigo deixa te dizer uma coisa que vai de encontro com sua realidade, o seu carro parece ser fácil de resolver, isso se vc relatou direito o que esta se passando. Veja bem, gastar 18 mil e não resolver é um pouco forte, ou uma ou outra esta enganado ou estão te enganando, procura uma mecânica de conceito para mexer no seu carro, essa seria a primeira coisa que eu faria. Convoca os amigos para sugerir uma na sua cidade, esse motor é melindroso, mais um mecânico bom resolve. Outra coisa quero parabenizar o phmatheus pela sua ajuda, perfeita, sem muita enrolação, é isso mesmo que precisa fazer de imediato, e o principal é não jogue a sua VTR no lixo, vc só tá levando azar....muito azar....rs
    Mas nos vamos te ajudar....relate os acontecimentos....que estou a disposição...abs.
    Sinuhe Veiga - Sorocaba - SP JEEP OllllllO
    Grand Cherokee 5.2 Limited 94/95 - Preta
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  • #8
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    Citação Postado originalmente por Sinuhe Ver Post
    Amigo deixa te dizer uma coisa que vai de encontro com sua realidade, o seu carro parece ser fácil de resolver, isso se vc relatou direito o que esta se passando. Veja bem, gastar 18 mil e não resolver é um pouco forte, ou uma ou outra esta enganado ou estão te enganando, procura uma mecânica de conceito para mexer no seu carro, essa seria a primeira coisa que eu faria. Convoca os amigos para sugerir uma na sua cidade, esse motor é melindroso, mais um mecânico bom resolve. Outra coisa quero parabenizar o phmatheus pela sua ajuda, perfeita, sem muita enrolação, é isso mesmo que precisa fazer de imediato, e o principal é não jogue a sua VTR no lixo, vc só tá levando azar....muito azar....rs
    Mas nos vamos te ajudar....relate os acontecimentos....que estou a disposição...abs.
    Sinuhe eu que o diga o quanto esse motor é melindroso hauhauahauh...

    A Minha comprei em leilão e o motor veio oco, gastei em torno de 25 mil para fazer o motor + bomba + turbina, por um erro do mecanico fritou meu cambio lá se foram mais 7 mil, menos de 500km rodados os freios travaram e la se forma mais uns 1500 (troca dos pistões e reparo das quatro pinças mais troca dos dois rolamentos trazeiros), carro pronto começa a babar oleo perto do filtro levo no mecanico troco o oring (50 centavos) descubro que meu trocador de calor está furado e misturando agua e óleo, para trazer da inglaterra 2mil reais, na Concessionaria 6mil.

    Acho que quem tá sem sorte sou eu!!! ahahahahah, vou fazer um despacho para ver se essa zica vai embora hahahaha

    Mas agora serio, amigo Luciano, nos somos vitimas de donos anteriores descuidados que usaram o carro até não aguentar mais e quando viram que as bombas iriam explodir simplesmente venderam ou largaram de mão (meu caso que o banco tomou o carro de vonta e comprei no leilão), agora nos resta correr e corrigir esses problemas para aproveitar tudo que o carro tem a oferecer.

    Vai com calma que tudo se resolve, como eu disse e o amigo Sinuhe confirmou seu carro tá simples de resolver só precisa achar um mecanico honesto e seguir as dicas que estamos te passando. Se você quiser se interar um pouco mais, eu tenho os manuais de mecanica da cherokee e posso te passar, tem uma seção dedicada exclusivamente ao motor e seus problemas.

    Grande Abraço
    Pedro H. Matheus
    Subaru Forester LX 2.0 2010 - Suruba

  • #9
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    P.h. Matheus e Sinuhe, muito obrigado pelas dicas creio ter encontrado um mecânico honesto e confiável, começaremos pelas etapas sugeridas... então pelo parecer de vcs não há necessidade de se fazer o motor? assim que tiver novidades e duvidas vou perguntando a vcs...


    eu até achei que só eu era o azarado mas pelo visto não sou o único a gastar horrores em cherokee, rsrsrsrs, mas fica ainda uma pergunta vale a pena , vc q tem uma cherokee estão felizes?
    Meu medo é continuar gastando e gastando e no final "gastar de novo em motor novo"..

    Vsce tem algumas coisas tipo manual ou lista de paralelos nacionais?
    Se tiver me mande por email e lhe retornarei, tenho também manual completo porem em inglês e uma lista pequena de peças paralelas... Maciel.luciano@ig.com.br

    Abraços

    Luciano

  • #10
    Usuário Avatar de Roberto Rinco
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    Pessoal, comprei a Cherokee diesel do Luciano, conheci ELE e familia, gente boa demais, raro hoje em dia pessoa super gente fina.
    mas vamos lá:
    Desmontei as mangueiras da turbina e totalmente encharcadas de óleo. Radiador do turbocooler impregnado e com alguns furos.
    troquei a bomba dágua pois estava danificada, substitui tambem a válvula termostática, por uma da 1113. Sensor de temperatura danificado estava marcando para menos.
    A turbina já esta com muita folga no eixo tem que imbuchar.
    Estou agora revisando a TC NP 231 Command trac, substitindo a corrente.
    já fabriquei a suspensão Long Arm para 8", creio terminar o carro em Dezembro.
    Li os comentarios acima e aceito idéias.
    abraços

    Roberto Rinco
    Rinco XJ 98 "Amante"

  • #11
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    o Luciano, vc é o cara que eu encontrei na trilha de joaquim? que eu estava rebocando outra cheroka?

    só pode ser ahha nao é possivel ter outra diesel em itatiba. legal ver sua historia aqui.

    Roberto, boa empreitada, continue nessas manutenções, que essa menina está bem perto de ter uma boa saúde de novo

  • #12
    Usuário Avatar de Roberto Rinco
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    06/04/2014
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    DIB, quando estiver terminada posto as fotos.

    Abçs
    Rinco XJ 98 "Amante"

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