x
Convex Datacenter
  • #2137
    Usuário
    Entrada
    05/12/2014
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    53
    Posts
    300
    Agradecimento: 1



    Citação Postado originalmente por scampos Ver Post
    Assustador, não ? Já uso o exemplo da Toyota em sala de aula e agora vou incluir este sobre problemas que podem ser causados pela automação excessiva dos automóveis.

    Minha suspeita é que o carro interpretou sua reduzida de marchas como um preparativo para encarar uma subidona, e pôs força para ajudar. Já houveram acidentes de avião causados por motivos semelhantes.

    Espero que não aconteça novamente, mas se for possível reproduzir vai ser muito útil para você, outros donos do Renegade e para a Fiat/Jeep. Boa sorte.

    Sabem como a Toyota resolveu o problema dela ? Para lembrar, o carro acelerava de repente sem razão e não adiantava pisar no freio. Pois bem, não resolveram, simplesmente colocaram um mecanismo de "desarme" do acelerador quando você pisa no freio. Eu pessoalmente desanimei de comprar Toyota depois desta...
    Tive o mesmo entendimento seu. O carro "interpretou" que a redução da velocidade e das marchas, com a rotação do motor alta para "segurar" o carro, seria, na verdade, um preparatório para uma acelerada forte, como fazemos quando vamos subir um morro ou uma ultrapassagem. Posso estar errado, mas acho que isso pode ter acontecido.

  • #2138
    MrElvio1,
    scampos,
    Regis Limited e Neisonhenriques,
    salvo engano meu, aqui mesmo neste tópico, nos posts abaixo de 100, o defeito apresentado pelo RN lá fora era essa aceleração, ao invés de redução.
    quanto mais tecnologia embarcada, mais sujeitos ficamos às interpretações da máquina, portanto, duas faces da moeda: segurança/insegurança.
    continuo aguardando as postagens dos que adquiriram o RN Tw e fariam suas aventuras agora nas férias.
    abraços a todos!
    Marco Antonio
    GV 15/15 AT 4x2 e SIDEKICK 93 AT 4X4 - Primeiros passos

  • #2139
    Aos experts deste tópico. não tenho experiências com câmbio automático e/ou com borboletas na direção. Será que pra evitar a interpretação do computador de bordo não se poderia dar um písão forte no freio e uma redução, intercalando, freio e redução usando a alavanca?
    att.
    Marco Antonio
    GV 15/15 AT 4x2 e SIDEKICK 93 AT 4X4 - Primeiros passos

  • #2140
    Usuário
    Entrada
    15/04/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Meia idade e sem jeep Ver Post
    MrElvio1,
    scampos,
    Regis Limited e Neisonhenriques,
    salvo engano meu, aqui mesmo neste tópico, nos posts abaixo de 100, o defeito apresentado pelo RN lá fora era essa aceleração, ao invés de redução.
    quanto mais tecnologia embarcada, mais sujeitos ficamos às interpretações da máquina, portanto, duas faces da moeda: segurança/insegurança.
    continuo aguardando as postagens dos que adquiriram o RN Tw e fariam suas aventuras agora nas férias.
    abraços a todos!
    Sim, a tecnologia embarcada pode ser complicada. Por exemplo, o freio ABS pode te deixar sem freio na terra, ouvi dizer! Quando li que o RN tinha até freio de mão eletrônico, desanimei... Fico feliz com meu Jimny, que nem travar as portas automaticamente faz... Gente, estes últimos comentários são para serem levados em tom bem leve, o RN nunca foi uma consideração para mim por causa do preço, eu não desisti por estas questões.

    Quanto à TI embarcada, todos dizem que carros que dirigem sozinhos estão bem próximos, principalmente a Google. Dizem até que carros já cruzaram os EUA sozinhos. Isto é fácil, quero ver sair de BH e ir até Vitória pela BR381!

    Mais uma vez, não é esta a proposta do RN, eu sei, estou somente desabafando.

  • #2141
    Usuário
    Entrada
    15/04/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Meia idade e sem jeep Ver Post
    Aos experts deste tópico. não tenho experiências com câmbio automático e/ou com borboletas na direção. Será que pra evitar a interpretação do computador de bordo não se poderia dar um písão forte no freio e uma redução, intercalando, freio e redução usando a alavanca?
    att.
    Provavelmente vai funcionar. O chato é você ter que ficar "mentindo" para o computador de bordo fazer o que você quer.

    Como eu sempre digo, nada pior que o computador tentar ser mais esperto que você. Se ele não conseguir, o mais comum, você fica p*to porque o idiota do computador tentou. Se ele conseguir você fica mais p*to ainda porque esta porcaria de máquina é mais esperta que você...

  • #2142
    Usuário Avatar de Loyer
    Entrada
    08/02/2006
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    40
    Posts
    1,912
    Agradecimentos: 0
    Gostaria de informar que serei mais um membro com renegade diesel. Irei postar as impressões...
    A idéia era trocar de carro em Janeiro 2016 e aguardar o amadurecimento do projeto mas não deu pra esperar.
    Não sei se foi sorte mas consegui um longitude diesel disponivel e foi ele mesmo...
    A idéia era um sport branco com pacote segurança porem até hoje não aceitam pedido com opcionais... Entregam o que vai chegando a bel prazer da FCA.

    Acabei ficando com um modelo mais caro e com a cor que não desejava, mas enfim já perdi o entusiasmo com carro a algum tempo e não ando ligando pra cor e perfumarias...

    Torcer para que me traga alegrias...

    Quanto a negociação como eu não tinha interesse nas rodas 18 "ganhei" um desconto de R$ 200,00 para ficar com elas rs
    Saiu por R$ 112.000,00
    Longitude vermelho + roda 18
    Ganhei pelicula R$ 150,00 e despachante/emplacamento R$ 590,00
    Consegui passar R$ 20.000,00 no cartão para acumular milhas kkkk
    O gerente é bom de negócio quem quiser posso passar o contato, a concessionária fica em Valparaiso Goias, cerca de 50 km de brasilia...

    Alguem perguntou quanto a disponibilidade do sport diesel e o que escutei em todas as concessionárias que visitei é que não importa se é sport, longitude ou TH a PREVISÃO de espera de TODOS os diesel é de 60 a 120 dias e eles vão vendendo o que chega... não se pode escolher a cor, não existe uma programação... na prática é isso...

    Segundo o gerente nessa concessionária quando entra um a diesel no sistema eles vendem em no máximo 48 horas...

    Enfim, devo receber até sábado e irei postar as impressões...
    JEEP Renegade Longitude diesel 15/16

  • #2143
    Usuário Avatar de Jeanilson
    Entrada
    30/11/2004
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    48
    Posts
    1,276
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por scampos Ver Post
    ...Sabem como a Toyota resolveu o problema dela ? Para lembrar, o carro acelerava de repente sem razão e não adiantava pisar no freio. Pois bem, não resolveram, simplesmente colocaram um mecanismo de "desarme" do acelerador quando você pisa no freio. Eu pessoalmente desanimei de comprar Toyota depois desta...
    A minha viatura tem um sistema semelhante, chamado de BOS (Brake Override System, ou algo parecido ), onde caso a central receba sinais dos pedais do freio e acelerador ao mesmo tempo, ele ignora o acelerador e aplica pressão total no sistema de freio. Acredito que essa função seja para auxiliar em uma situação de pânico onde o motorista acabe pisando em todos os pedais ao tentar parar.

    Nunca imaginei que uma montadora iria implementar um sistema para combater erros de outro sistema instalado em um veículo.

    []'s

  • #2144
    Usuário
    Entrada
    26/05/2015
    Local
    Osorio/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Regis Limited Ver Post
    Bom dia Srs.

    Dois detalhes estão me intrigando:
    1 - Se a montadora estiver mesmo com a intenção de mudar o motor dos renegades flex para o próximo ano, o que será dos atuais proprietários, que infelizmente foram induzidos a acreditar nesse projeto da fiat/jeep e investiram seu suado dinheiro nesse carro com o motor e-porq manco? Será que teremos de pagar o pato, por um erro de avaliação da capacidade desse motor fraco arrastar um carro extremamente pesado, para o seu porte?
    2 - Estou com medo... O meu renegade diesel apresenta um comportamento preocupante e peço aos colegas do fórum que observem se o de vcs, também tem esse comportamento. O que acontece nele é o seguinte: quando se reduz algumas marchas em sequencia para usar o freio motor e reduzir a velocidade (geralmente por volta da terceira marcha abaixo), o carro ao invés de reduzir, acelera e dá um pulo a frente. Essa situação já quase causou um acidente grave. Por um fio de cabelo eu não fiz um strike em vários carros, que freiaram de repente ao avistar um quebra molas. Quando vinha reduzindo as marchas pra parar, ele simplesmente acelerou e tive que afundar com força o pé no freio e desviar para o lado. Tive de contar com a sorte de naquele momento não estar vindo nenhum carro em direção contrária, ou teria batido de frente!!!
    O meu da uma leve acelerada, por mais ou menos um segundo, quando reduz de 5ª para 4ª, sem estar pisando no freio. É bem estranho, mas não acho que chega a comprometer a segurança porque é bem leve a aceleração.
    Renegade 4x4 Sport
    EX GV 2012 4x4 MT.

  • #2145
    Usuário
    Entrada
    15/04/2015
    Local
    Belo Horizonte/MG
    Idade
    58
    Posts
    111
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Jeanilson Ver Post
    A minha viatura tem um sistema semelhante, chamado de BOS (Brake Override System, ou algo parecido ), onde caso a central receba sinais dos pedais do freio e acelerador ao mesmo tempo, ele ignora o acelerador e aplica pressão total no sistema de freio. Acredito que essa função seja para auxiliar em uma situação de pânico onde o motorista acabe pisando em todos os pedais ao tentar parar.

    Nunca imaginei que uma montadora iria implementar um sistema para combater erros de outro sistema instalado em um veículo.

    []'s
    É isto mesmo, agora tem nome. Marketing é isto ai, pega uma marreta terrível, dá um nome bonito e vende como uma vantagem. Acho que se chamasse Brake Override System com Temporização Automática ficava com uma sigla mais apropriada.

  • #2146
    Usuário Avatar de Walter da Camper
    Entrada
    25/11/2011
    Local
    Bragança Paulista/SP
    Idade
    55
    Posts
    2,059
    Agradecimentos: 56
    Uma leve acelerada até faz sentido, para elevar a rotação do motor evitando dar aquela "segurada brusca" quando se reduz a marcha com velocidade relativamente alta.
    Costumo fazer isso com o pé, inclusive nos carros que tem câmbio AT "burro" (sem assistência eletrônica: Pajero TR4 e Sport) para suavizar a mudança na hora de reduzir manualmente nas decida de serra.

    Citação Postado originalmente por Bruno-F Ver Post
    O meu da uma leve acelerada, por mais ou menos um segundo, quando reduz de 5ª para 4ª, sem estar pisando no freio. É bem estranho, mas não acho que chega a comprometer a segurança porque é bem leve a aceleração.

  • #2147
    Usuário
    Entrada
    26/05/2015
    Local
    Osorio/RS
    Posts
    5
    Agradecimentos: 0
    Mas não é subir o giro para engatar a marcha menor, isso ele faz em todas as marchas. É realmente dar uma leve acelerada depois que engata a marcha. É estranho, e só notei ele fazer da 5ª para a 4ª, tanto no sequencial como no D.
    Renegade 4x4 Sport
    EX GV 2012 4x4 MT.

  • #2148
    Usuário Avatar de caneleiro
    Entrada
    07/05/2015
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    29
    Posts
    77
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Loyer Ver Post
    Gostaria de informar que serei mais um membro com renegade diesel. Irei postar as impressões...
    A idéia era trocar de carro em Janeiro 2016 e aguardar o amadurecimento do projeto mas não deu pra esperar.
    Não sei se foi sorte mas consegui um longitude diesel disponivel e foi ele mesmo...
    A idéia era um sport branco com pacote segurança porem até hoje não aceitam pedido com opcionais... Entregam o que vai chegando a bel prazer da FCA.

    Acabei ficando com um modelo mais caro e com a cor que não desejava, mas enfim já perdi o entusiasmo com carro a algum tempo e não ando ligando pra cor e perfumarias...

    Torcer para que me traga alegrias...

    Quanto a negociação como eu não tinha interesse nas rodas 18 "ganhei" um desconto de R$ 200,00 para ficar com elas rs
    Saiu por R$ 112.000,00
    Longitude vermelho + roda 18
    Ganhei pelicula R$ 150,00 e despachante/emplacamento R$ 590,00
    Consegui passar R$ 20.000,00 no cartão para acumular milhas kkkk
    O gerente é bom de negócio quem quiser posso passar o contato, a concessionária fica em Valparaiso Goias, cerca de 50 km de brasilia...

    Alguem perguntou quanto a disponibilidade do sport diesel e o que escutei em todas as concessionárias que visitei é que não importa se é sport, longitude ou TH a PREVISÃO de espera de TODOS os diesel é de 60 a 120 dias e eles vão vendendo o que chega... não se pode escolher a cor, não existe uma programação... na prática é isso...

    Segundo o gerente nessa concessionária quando entra um a diesel no sistema eles vendem em no máximo 48 horas...

    Enfim, devo receber até sábado e irei postar as impressões...
    Parabéns amigo tenho certeza que vai gostar do carro. Pelo que estou observando o local onde está saindo mais modelos a diesel é lá. Comprei o meu com o Gesivan muito gente fina. Depois vamos marcar para testar o carro fora da estrada.
    Qual a cor que você pegou?

    abs

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 2 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 2 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jeep Renegade será produzido no Brasil
      Por carlos-godoy no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 11
      Última resposta: 28/03/2016, 20:51
    2. Novo Jeep Renegade no Brasil
      Por homerohermida no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 20
      Última resposta: 07/04/2014, 15:30
    3. Jeep cj5 renegade 1976 - adaptación
      Por CJ5_RENEGADE no fórum Jeep Willys
      Respostas: 15
      Última resposta: 09/07/2012, 23:23

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade