Postado originalmente por
Roberto Rinco
Pessoal
Vou fazer um comentário sobre esta questão de motor a diesel na XJ, pois tenho uma a gasolina 98 e outra a diesel 2000. Como estava disposto a trocar o motor gasolina por um diesel, comprei um MWM 2.8 2003 por ser mecânico, pois gosto de uma trilha radical, penso que quanto menos eletronica melhor.
Pois bem a troca não foi aceita pelo Detran MG, então comprei uma a diesel, pois subtituir o motor seria mais simples (sou eng. Mecânico com enfase em Combustão e Automotiva). Como já haviam feito a propaganda negatva sobre o tal motor, comprei com um bom desconto.
Quando fui buscar a Cheroka e tinha que andar 350 Kms, deixei socorro em prontidão, o antigo dono deu uma força na confiança então peguei estrada.
Hoje com certeza não vou mais substituir o motor, pois já fiz todas as analises e afirmo que o motor é seguro, o problema de cabeçote resolvi colocando o de melhor desempenho térmico, substitui as mangueiras do turbocooler, resolvi a obstrução do suspiro e retorno da turbina para resolver melação de óleo. O custo ficou mais baixo que o custo de retifica do MWM.
A seis anos possui um troller (2004) e o mesmo abriu o bico pois tocava como se fosse a gasolina.
Hoje toco mais suave mas na hora do pega na trilha o VM não falta, e o Jeep continua Jeep.
abraços