x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 18
  • #1

    Question ??? - TJ trepidando a partir de 80km/h - não é balanceamento das rodas - ???




    Pessoal,

    Comprei um TJ 98, estou dando um trato nele e estou sofrendo com o seguinte problema: O carro a partir de 80K/h trepida toda a carroceria, parecendo ônibus velho.

    O jeep tem pneus 35 maxxis novos, um kit para elevar que me parece da rancho, com braços e molas vermelhas, com calços de mola de 3 Pol e calços para abaixar o cambio de 1 Pol (não sei se isto existe originalmente, me parece que não), amortededores rancho rs9000. Coxins do motor me parecem originais. Bloqueio traseiro.

    Alguém tem algum palpite de como solucionar o problema?
    Elevar o calço do motor para alinhar?
    Campana de freio desbalanceada?
    Roda torta?

    HEEEEEEELLLLLLLPPPPPP??????????
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #2
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Fica difícil dizer o que pode ser, já que sua suspensão é toda adaptada... mas vá verificando e eliminando as possibilidades:
    - Amortecedor de direção;
    - Pivôs do munhão (nos willys são rolamentos de cabeça e quando estão com folga dá o problema citado);
    - Sabendo que os pneus foram balanceados, tente inverter, coloque os traseiros na dianteira e dê uma volta... pode ser que um dos balanceamentos não tenha saído perfeito (acontece muito);
    - alguma bucha da suspensão já fadigada;
    - balanceamento do cardã dianteiro (o meu estava assim não conseguia passar dos 95 km/h que a frente só faltava se desmanchar);
    - verifique as cruzetas do cardã (se não for junta homocinética)... se tiverem folga podem vibrar o cardã, mesmo estando balanceado.

    E se tudo isso estiver ok, aí comece a pensar em problemas na suspensão adaptada!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #3
    Usuário Avatar de Evandro Coev
    Entrada
    22/11/2004
    Local
    Nova Odessa/SP
    Idade
    50
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0
    Concordo com tudo que o Pablo disse...
    só pra dar meu palpite:
    Tente sanar o problema sem trocar o amortecedor de direção.
    Amortecedor de direção bom pode camuflar o real problema.
    Eu iria, primeiro, no balanceamento do cardã e cruzetas.
    Sanado o problema, trocaria sim o amortecedor de direção.
    Sorte aí.
    Abraço
    Evandro
    Evandro Coev, Willys 1980.

  • #4
    O amortecedor de direção é novo.

    Vou iniciar as verificações sugeridas pelos companheiros.

    Uma coisa que me intrigou e nunca tinha visto é que nas campanas (tambor) de freio traseiro existe um balanceamento (peso), isto tem que balancear regularmente, como as rodas?
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #5
    Pessoal,

    Lembrei de um detalhe que possa ser a causa. A bieleta é desconectável semelhante à da foto (é mais simples que isso). Mas acredito que foi adaptada, pois não me parece algo fabricado com este propósito. Tem dois parafusos que seguram um cano oco que se conecta nas extremidades da bieleta que foi cortada, para juntar as partes e fazer a função da bieleta inteira.

    Pode ser????

    -bieleta.jpg
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #6
    Usuário Avatar de Pablo.pinto2007
    Entrada
    27/09/2007
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    43
    Posts
    2,437
    Agradecimentos: 4
    Citação Postado originalmente por rctorrezam Ver Post
    Pessoal,

    Lembrei de um detalhe que possa ser a causa. A bieleta é desconectável semelhante à da foto (é mais simples que isso). Mas acredito que foi adaptada, pois não me parece algo fabricado com este propósito. Tem dois parafusos que seguram um cano oco que se conecta nas extremidades da bieleta que foi cortada, para juntar as partes e fazer a função da bieleta inteira.

    Pode ser????

    -bieleta.jpg
    Eu acredito que não viu!!!

    Já vi protetor dianteiro (aquele que segue embaixo do para choque fazer o carro sambar na pista, ele não era furado então o vendo ascendia a dianteira deixando o carro sambando... tanto que a maioria dos protetores são furados (com diâmetros bem grandes) ou então aletados...

    Balanceamento de tambor de roda é algo meio difícil de se fazer aqui no Brasil... mas lembremo-nos que antigamente os balanceamentos de roda eram feitos naquelas máquinas onde o cara sentava em cima, levantava o pneu do carro e fazia no local mesmo, ou seja, ali ele não balanceava só o pneu + roda, mas sim todo o conjunto mecânico... no caso tambor de freio, e componentes... e por isso que haviam balanceamentos que ficavam bons e balanceamentos que não ficavam bons, pois dependendo do carro, quando se tirava um pneu e o colocasse novamente (dificilmente voltava pra mesmoa furação), tirava-se a referência, então desbalanceava tudo de novo!!!

    Tenho quase certeza que seui problema é cardã desbalanceado!!! o meu tava desse jeito aí!!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #7
    Valeu Pablo ! ! !

    Vou mendar no meca para verificar.

    Falei com um antigo do no do jeep e ele disse que usava pneus 36 com esta mesma configuração que esta hoje, incluindo as bielas desconectáveis e andava a 110 na boa. então é algo mecânico ou desgastado na suspensão. Provavelmente nada de erro na adaptação da mesma, até porque foi usado um kit americano específico para o carro.
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #8
    Usuário Avatar de Evandro Coev
    Entrada
    22/11/2004
    Local
    Nova Odessa/SP
    Idade
    50
    Posts
    215
    Agradecimentos: 0
    Posta fotos dessa bieleta do seu jeep, fiquei curioso. Sanando o problema, nos conte o que era. Abraço
    Evandro Coev, Willys 1980.

  • #9
    Usuário Avatar de Fsvramos
    Entrada
    17/09/2013
    Local
    Curitiba/PR
    Idade
    53
    Posts
    133
    Agradecimentos: 4
    Esse negócio de suspensão adaptada é foda, eu já tive um willis doido deste tipo, tinha dois jogos de pneus (ambos bem balanceados nas rodas), quando usava os pneus fronteira o jipe era uma maravilha, agora usando os pneus lisos ficava trepidando direto, quando rebocava ele com a D20 nem dava pra passar dos 80km senão ele trepidava tanto que a d20 chacoalhava inteira.
    Nunca consegui achar o defeito hehe

  • #10
    Usuário Avatar de Claudemir Wenzel
    Entrada
    15/09/2010
    Local
    Americana/SP
    Idade
    51
    Posts
    114
    Agradecimentos: 0
    Da uma olhada em cubo de roda, levanta no macaco e veja se tem jogo nas rodas dianteiras, já troquei cubo de roda duas vezes!

  • #11
    Citação Postado originalmente por Evandro Coev Ver Post
    Posta fotos dessa bieleta do seu jeep, fiquei curioso. Sanando o problema, nos conte o que era. Abraço
    Segue a bieleta.....
    -20140517_133454-1-.jpg
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • #12
    Pessoal,

    É o seguinte. Retirei o cardã dianteiro e consegui chegar pela primeira vez a 120Km/h com uma pequena vibração entre os 90 e 100 Km/h. Então vou mandar verificar o cardã, o meca disse que foi trocada a ponteira e parece realmente que não esta lá muito alinhado.

    Deve melhorar depois de corrigir o cardã dianteiro, mas ainda estou na dúvida, pois ainda sem o cardã vibrou um pouco. Parto para o cardã traseiro? Teria mais alguma coisa para vibrar no diferencial dianteiro? O jeep macaqueado na traseira e acelerado a 80km/h não vibrou nada.

    Opiniões?!?!?!
    Rodrigo Torrezam Troller TZ4 2021 aut. —- Frota anterior: Triton Savana 2015
    Pajero Sport V6 -
    Wrangler TJ - Willys - Troller 2005, 2014 - TR4

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Problemas com balanceamento rodas jimny
      Por Albertocuritiba1 no fórum Suzuki
      Respostas: 73
      Última resposta: 06/10/2020, 18:11
    2. Respostas: 19
      Última resposta: 29/06/2011, 10:32
    3. Balanceamento Convencional X Balanceamento Dinamico
      Por Salvador Arruda no fórum Troller
      Respostas: 52
      Última resposta: 17/02/2010, 00:06
    4. Enlouqueci: Estou vendendo Pneus, Rodas, Bancos, etc, a partir de R$1 no Mercadolivre
      Por otaviofilho no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 3
      Última resposta: 03/01/2010, 20:22
    5. Pode-se fazer calços a partir de rodas de skate usadas ??
      Por esposito63 no fórum Jeep Willys
      Respostas: 16
      Última resposta: 04/03/2006, 17:10

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade