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  • #1
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    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8




    Boa Noite companheiros...

    Entrei em mais um desafio, retirar meu radiador para mandar ao conserto devido a um vazamento, ai que vem a parte boa.. rsrs
    como retirar aquele negocio.. para quem mexe com isso pode parecer facil.. bom.. olhei.. olhei.. olhei..
    e comecei a tirar parafusos e tal... bom.. resumindo.. to quase com toda a parte da frente desmontada..
    chegando no radiador, tirei todas as mangueiras e coisas conectadas nele...

    Mas ai que me surge algo.. que n consigo tirar que é uma tubo "mangueira" de aluminio que vem de dentro do carro, passa pela lateral esquerda e vai ate o em baixo e outra igual a ele que vem de trás do carro tb na parte de baixo...
    encontrei algo parecido com uma emenda, tem algo que une as duas partes bem fácil de tirar.. mas para minha surpresa n era nada disso.. nem sei para o que aquilo serve.. mas aparentemente não tem rosca etc..

    Não sei se alguem conseguiu entender o que quis passar aqui.. eu n entenderia rsrsrs
    pois bem.. se ninguém entender posto foto.. se alguém entendeu.. por favor me da uma LUZZZZZZZZZZZ

    abraço

    att

    Andrei Lopes

  • #2
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    Rapaz, hoje eu me deparei com o radiador... desmontei a barra superior ao radiador (que assim dá acesso ao mesmo)... aí eu vi esses tubos que vc falou aí... até onde vi há o radiador do motor, o condensador do ar e um pequeno trocador de calor que deve ser do câmbio, e suas conexões vêm do câmbio e do próprio radiador... ou seja, esses tubos que vc tá vendo vem do câmbio auto... tome cuidado para não danificar e provavelmente irá vazar óleo do câmbio... portanto não é um trabalho fácil, porém não impossível!!!

    Espero que tenha ajudado a te dar uma "luz"!!

    Pablo
    CJ-3A - 1951 - Motor AP 1.8 Álcool, câmbio niva, t-case willys, pneus BF 33" Mud. O "AVÔ".
    Grand Cherokee Laredo 1997, originalzinha. A "NETA".

  • #3
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    Citação Postado originalmente por Pablo.pinto2007 Ver Post
    Rapaz, hoje eu me deparei com o radiador... desmontei a barra superior ao radiador (que assim dá acesso ao mesmo)... aí eu vi esses tubos que vc falou aí... até onde vi há o radiador do motor, o condensador do ar e um pequeno trocador de calor que deve ser do câmbio, e suas conexões vêm do câmbio e do próprio radiador... ou seja, esses tubos que vc tá vendo vem do câmbio auto... tome cuidado para não danificar e provavelmente irá vazar óleo do câmbio... portanto não é um trabalho fácil, porém não impossível!!!

    Espero que tenha ajudado a te dar uma "luz"!!

    Pablo
    Amigo Pablo, e vc tem alguma ideia de como desconectar estes tubos do cambio que vai ate o radiador???

    Achei que tinha uma emenda quando esta perto do radiador, mas retirei uma presilha de conexão rápida, mas n tem rosca nem nada...

    Alguma luz de como desconectar???

    att

    Andrei Lopes

  • #4
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    Vou postar algumas fotos para melhor entendimento do que estou passando..

    att

    Andrei Lopes

  • #5
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    Segue fotos

    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto1.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto2.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto3.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto4.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto5.jpg

  • #6
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    Citação Postado originalmente por andreilopes Ver Post
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto1.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto2.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto3.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto4.jpg
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto5.jpg

    Tá complicado a sua vida...

    Das duas uma... ou vc segue esse tubo até ver se realmente não tem emendas (conexões)... o que eu acho muito difícil, pois a minha tem bem na base do radiador em baixo... antes de entrar no radiador principal... tome cuidado pois se confundem com a da direção hidráulica... ou então é um serviço de grego, ter que serrar, deixando escapar parte do óleo do câmbio que eu acho inclusive um crime... e aí sim ter que retirar todo o sistema para mandar fazer as conexões... aí eu já aconselharia uma oficina... pois o trabalho já é mais pra profissional (eu não me arriscaria)...

    Abraços!

    PAblo
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  • #7
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    Olhando melhor suas fotos... são conexões montadas sob pressão em máquinas próprias... não sairá...

    Aqui na minha cidade tem umas oficinas que só trabalham com mangotes de todo tipo... seria uma casa dessas que o amigo teria que procurar... daí eles já faziam todo o serviço que vc quisesse... solda se for caso, ou conexões roscadas para próximas eventualidades!!!

    PAblo
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  • #8
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    Amigo Pablo;

    Tua primeira resposta me deu muita luz sim... sou a favor de que, se não nasceu ali tem que sair... mas como o bebe tava muito difícil de sair do lugar.. acabei deixando ele ali mesmo.. hehehehe

    Bom... uma coisa pude reparar, o meu radiador é original e nunca saiu de lugar, como vc comentou eu tenho o radiador o condensador e uma coisa um pouco menos que parece um radiodorzinho por ultimo...

    percebi que estes tubos de alumínio em questão estão todos conectados ao condensador e não ao radiador.. e como o condensador e o radiador são fixados por uma espuma com cola e parafusos, retirei todos os parafusos e pronto, retirei o radiador , ficando no carro o condensador e o radiadorzinho pequeno.

    E parti para a segunda etapa da minha empreitada trocar a bomba d'agua... e é que me surge outro problema... como retirar a hélice da bomba, acabei retirando a bomba com hélice e tudo mais, nada muito dificil, retirei todos os parafusos etc.. e ela saiu toda...

    Reparei que tenho uma porca gigantesca que vou ter que comprar uma chave para poder talvez fazer alguma força ali... sabe me dizer se estou certo?

    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto6.jpg

  • #9
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    Citação Postado originalmente por andreilopes Ver Post
    Amigo Pablo;

    Tua primeira resposta me deu muita luz sim... sou a favor de que, se não nasceu ali tem que sair... mas como o bebe tava muito difícil de sair do lugar.. acabei deixando ele ali mesmo.. hehehehe

    Bom... uma coisa pude reparar, o meu radiador é original e nunca saiu de lugar, como vc comentou eu tenho o radiador o condensador e uma coisa um pouco menos que parece um radiodorzinho por ultimo...

    percebi que estes tubos de alumínio em questão estão todos conectados ao condensador e não ao radiador.. e como o condensador e o radiador são fixados por uma espuma com cola e parafusos, retirei todos os parafusos e pronto, retirei o radiador , ficando no carro o condensador e o radiadorzinho pequeno.

    E parti para a segunda etapa da minha empreitada trocar a bomba d'agua... e é que me surge outro problema... como retirar a hélice da bomba, acabei retirando a bomba com hélice e tudo mais, nada muito dificil, retirei todos os parafusos etc.. e ela saiu toda...

    Reparei que tenho uma porca gigantesca que vou ter que comprar uma chave para poder talvez fazer alguma força ali... sabe me dizer se estou certo?

    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto6.jpg
    Bem, na minha ela tem 4 parafusos que une essa base que vc circulou e a bomba dágua, apertando a polia inclusive... se na sua não tem isso, aí tem que ver com quem tem a V8... não vi nada diferente no manual... vê direitinho isso aí!!!

    Pablo
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  • #10
    Usuário Avatar de Sinuhe
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    Amigo ai vc tem o radiador de Agua, o de fluido do cambio e o do AC, só o de água não é blindado e vc pode perder o liquido na remoção, pois vai ter que substituir tudo mesmo com dois litros de aditivo para radiador. o do cambio sai com os canos soltando na parte fixada a caixa e o de AC desconectando junto ao compressor e isso dependera de esgotar tanto o fluido do cambio qto o gás do AC.....portanto meio complicado para um reparo domestico....rsrsrs. A bomba no entanto vc pode comprar já com a polia e não vai ter todo o trabalho de soltar o eixo mestre, a diferença de preço compensa...
    Sinuhe Veiga - Sorocaba - SP JEEP OllllllO
    Grand Cherokee 5.2 Limited 94/95 - Preta
    Cherokee Sport 4.0 98/98 Preta S10 DeLuxe 96 CS-Preta

  • #11
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    Amigos...

    Pablo - Realmente tem 4 parafusos que solta a hélice da polia viscosa, agora o que me falta é separar a polia da bomba d'agua.

    Sinuhe - Pois é, não pensei nisso antes, ja comprei uma bomba d'agua sem a polia viscosa, entao vou ter que acabar tendo o trabalho de aprender de como separar estas peças... n me parece difícil se tem que ter certo cuidado e manha...

    se alguém puder me passar alguma dica fico grato..

    obrigado a ajuda de todos ate o momento.. todos os comentários são importantes sempre..

    att

    Andrei Lopes

  • #12
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    Citação Postado originalmente por andreilopes Ver Post
    Como retirar radiador da Grand Cherokee 1997 V8-foto3.jpg
    Você precisa dessas ferramentas:





    Aqui tem um vídeo:


    No vídeo a ferramenta é diferente, mas o funcionamento é o mesmo.

    No Brasil spring lock ferramenta desconectar conexões Ford Chrysler 6mm 8mm 10mm 12mm

    Não conheço essa empresa, só achei numa busca rápida.
    Mas com o nome certo (spring lock), você acha onde comprar perto da sua casa. Ou pode conseguir emprestado, se conhecer algum mecânico que trabalhe com ar condicionado.
    Tem uma para cada bitola de tubo.

    []'s

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