x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 12 de 12
  • #1
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    62
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Question Elétrica Jeep Cherokee Sport.




    Olá, sou novo por aqui e tambem na Cherokee.
    Estou com um problema supostamente de alternador. Em dado momento a luz "check engine" acendeu e o motor começou a falhar. Simultaneamente, ao dar a partida senti a bateria fraca... Andei com o carro pouco mais de 5 km, e parei. Ao religar o carro simplesmente não deu mnais sinal. Levei o carro numa auto-elétrica aqui em curitiba, e me foi informado o seguinte:

    1 - O Alternador está carregando a bateria acima do que deveria ( acima de 16 volts)
    2 - O regulador de voltagem não está operando e provavelmente "queimou".
    3 - O regulador de voltagem é interno no módulo.

    Solução proposta pela oficina:

    Desabilita-se o regulador de voltagem do Módulo, Insere-se um regulador interno no alternador.

    O problema da advertência Check-Engine" seria a sonda do coletor de admissão que queimou.

    PERGUNTO A QUEM JÁ TENHA TIDO A DESAGRADÁVEL E CARA EXPERIÊNCIA

    1- a verdade dos fatos quanto ao alternador e regulador de voltagem.
    2 - a probabilidade de efetiva queima de módulo
    3 - qual o limite máximo de voltagem gerada pelo alternador (se é que isto existe - não entendo nada de eletricidade)
    4 - considerando-se que esse carro não está com a bateria original, qual é a bateria ideal e qual sua amperagem? (cherokee sport 4.0 6c - mecanica abs...)
    5 - Caso seja verdadeira a afirmativa de queima do modulo, bem como alternador, qual seria a origem de queima de 2 módulo em menos de um ano e menos de mil Km. (Isto é sério. recentemente foi instalado um módulo novo vindo dos USA por meu cunhado)
    Seria apenas azar????.

    Agradeço a quem possa me orientar. Pois o custo de aproxim. 25% do valor do veículo para conserto, inviabiliza qualquer paixão..

    Obrigado.

  • #2
    cara, acho que tem defeito que pega, igual gripe!!!!!
    nessa semana minha XJ também deu um problema parecido, no trajeto de casa para o trabalho começou uma pequena embolada, ficou um pouco mais fraca, a luz do chech engine acendeu e ficou piscando direto, quando parava no sinal eu colocava em neutro e depois de uns segundos a luz parava de piscar, quando o sinal abria e colocava em D depois de uns segundos andando a luz comecava a piscar, andei assim por uns 3 km até chegar no trabalho, estacionei, desliguei, abri o capo e dei uma olhada na vareta do oleo, tudo normal, liguei o carro e a embolada sumiu mas luz do check engine parou de piscar e ficou acesa direto... na volta do trabalho pra casa a luz veio acesa, no outro dia de manhã quando liguei o carro a luz do check engine apagou.
    e está tudo normal, isso já tem 4 dias...
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #3
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    62
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    É gripe tipo A.

    Meu problema è que A bateria arriou.
    E como em mecânica nada funciona sozinho, achei melhor recorrer a mecânicos.
    Bem, além das dúvidas que postei anteriormente, gostaria ainda de saber o seguinte:
    1 - Alguem sabe a especificação da bateria da cherokee sport 6cilindro, 1998 4x4 cambio Mecânico?
    (vou tentar começar a solução dos problemas por aí, pois creio que a bateria é parte do problema)

    2 - alguem sabe as especificações do Alternador (sáida max etc). Pergunto isto pois o mecãnico me afirmou que o alternador está gerando acima de 16 volts e o funcionamento do módulo é dem 13,4v. Quem faria essa correção seria o regulador de voltagem que no caso dos carros Jeep é parte integrante do módulo (dai a necessidade de substituição )

    Já li por aqui (no forum) diversos comentários a respeito de falhas de sensoriamento (admissão, escape etc). Mas também já li bastante a respeito de maus contatos.
    O fato é que parto do principio de que se um sensor acusa uma falha (seja qual for) algo está errado.

    O carro em questão era do meu cunhado. Andei algumas vezes com ele antes de ser meu, e percebi alguns detalhes curiosos:

    1 - ao entrar no carro, fechar a porta e colocar a chave na ignição as portas travam (até aí normal) . Ao acionar a ignição (dar partida no motor) as travas novamente acionam. Daí deixa de ser normal.

    2 - com certa frequência ao dar a partida simplesmente nada acontece (o motor de arranque sequer dá sinal. Ás vezes alinhando todas as marchas ( sequência 1,2,3,4, 5, ré volta para neutro (meu cambio é mecânico)) dou a partida novamente e o carro pega como se nada tivesse acontecido.
    Outras vezes esse procedimento não adianta. Abro e fecho novamente a porta do motorista, dou na partida e vou embora.
    Pode ser que eu estaja enganado, mas creio que novamente tenho um problema de sensoriamento.

    Como disse anteriormente, esse módulo (se é que é o módulo) foi trocado faz menos de um ano e menos de 1000km. Por essa razão estou descartando módulo e apostando ou em sensoriamento, ou em algum curto-circuito.
    Se o mecânico que avaliou a situação estiver certo quanto ao alternador estar gerando acima do especificado (que não achei referencia a respeito) então justificaria a sequencia de 2 queimas de módulo. Caso contrário seria apenas AZAR Meu e caro)

    Então agradeço imensamente pela tentativa de me acalmar,(de verdade). mas... bem eu fico bem inquieto quando recebo informação de que algo está errado. Tem certas coisas que é melhor nem saber. E não quero ser alarmista mas se puder vá me mantendo informado do que está acontecendo com seu carro. Digo isto porque o fato de o alerta "Check-Engine" ter acendido e apagado também aconteceu comigo (menos tempo é fato - apagou em um "short run" e voltou na ignição seguinte.

    De qualquer forma, amanhâ estarei tirando o carro de uma oficina e levando para o mecânico que executou a ultima troca de módulo, e sensor de admissão. Dái vamos ver.

    Cherokee Sport 1998 4.0 azul, 4x4 mecânica (coisa pra macho - eta cambiozinho porrada)

  • #4
    Usuário
    Entrada
    03/12/2009
    Local
    sao jose dos campos/
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    jeep4x4center.com/cherokee


    esse site tem tudo que vc precisa de cherokee modulos peças e tudo que vc imaginar de novo para nossa cherokee sport
    a respeito da bateria eu troquei a minha de 60 amperes para 70 amperes sem problema em relação ao alternador eu troquei o meu inteiro nese site e sai bem mais barato que comprar aqui , o modulo tbm mas tem que codificar ele ,.

  • #5
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    62
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Arrow

    Vaaleu a dica Irovella.
    Estou neste momento no segundo Mecânico tenttando resolver o problema. O que acho engraçado, é que parece que módulo é aspirina. Doeu, tome aspirina. A razão da dor ninguém quer saber.

    O segundo mecãnico diz a mesma coisa que o primeiro. O que me chama a atenção é a ausencia de informação no tocante ao alternador.
    E a pergunta é bem simples:
    Porquê em determinado momento o alternador gera acima de 16 volts?
    Pergunta 2: porque razão o regulador de voltagem, cuja função é exatamente a de regular, portanto deveria aguentar uma variação de carga minima. Neste caso algo em torno de 20%.

    A solução que me tem sido dada é a de intalar um regulador de voltagem externo e refazer uma série de ligações. Principalmente no painel.
    No entanto temo esta solução pois consta que o módulo é alimentado com 13,8volts. Ora se o regulador de voltagem é interno no módulo é bem provavel que o próprio módulo tenha circuitos internos de retificação de corrente. Quero crer,e partindo do pressuposto de que o módulo é realmente alimentado com 13,8 volts, temos diversas circuitos intrernos alimentados com voltagens diferentes (suposição de quem é absolutamente ignorante em elétrica. Mas me parece que o raciocinio é lógico - se alguem entender de elétrica principalmente de cherokee valide ou invalide a lógica).

    Por ora estão me pedindo a bagatela de aproximadamente R$5000 pra consertar. Consta que além de retificador pifou também sensores de injeção. O interessante é que como falei anteriormente o módulo é novo (menos de 1ano de uso, os sensores de injeção também, e o mecãnico que está "tentando" resolver o problema é o mesmo que a aproximadamente 1 anos trocou o módulo, os sensores ..... Como tá caro aspirina, né?

  • #6
    Usuário Avatar de DIB
    Entrada
    02/06/2010
    Local
    Campinas/SP
    Idade
    34
    Posts
    69
    Agradecimentos: 0
    a sua tem alarme? nao sei se é normal ela travar ao entrar no carro, girar a chave e al, a minha só trava apertando o botão, e tem o controle original, talvez esse problema seja alguma instalação do alarme, não sei, é só um palpit

  • #7
    Usuário
    Entrada
    03/12/2009
    Local
    sao jose dos campos/
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Mouzaco Ver Post
    Vaaleu a dica Irovella.
    Estou neste momento no segundo Mecânico tenttando resolver o problema. O que acho engraçado, é que parece que módulo é aspirina. Doeu, tome aspirina. A razão da dor ninguém quer saber.

    O segundo mecãnico diz a mesma coisa que o primeiro. O que me chama a atenção é a ausencia de informação no tocante ao alternador.
    E a pergunta é bem simples:
    Porquê em determinado momento o alternador gera acima de 16 volts?
    Pergunta 2: porque razão o regulador de voltagem, cuja função é exatamente a de regular, portanto deveria aguentar uma variação de carga minima. Neste caso algo em torno de 20%.

    A solução que me tem sido dada é a de intalar um regulador de voltagem externo e refazer uma série de ligações. Principalmente no painel.
    No entanto temo esta solução pois consta que o módulo é alimentado com 13,8volts. Ora se o regulador de voltagem é interno no módulo é bem provavel que o próprio módulo tenha circuitos internos de retificação de corrente. Quero crer,e partindo do pressuposto de que o módulo é realmente alimentado com 13,8 volts, temos diversas circuitos intrernos alimentados com voltagens diferentes (suposição de quem é absolutamente ignorante em elétrica. Mas me parece que o raciocinio é lógico - se alguem entender de elétrica principalmente de cherokee valide ou invalide a lógica).

    Por ora estão me pedindo a bagatela de aproximadamente R$5000 pra consertar. Consta que além de retificador pifou também sensores de injeção. O interessante é que como falei anteriormente o módulo é novo (menos de 1ano de uso, os sensores de injeção também, e o mecãnico que está "tentando" resolver o problema é o mesmo que a aproximadamente 1 anos trocou o módulo, os sensores ..... Como tá caro aspirina, né?

    se vc fosse de sao jose falaria para vc passar no meu mecanico ,, mas vou falar com ele e ve se ele sabe o que pode ser

  • #8
    Usuário
    Entrada
    14/12/2013
    Local
    curitiba/PR
    Idade
    62
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    A cherokee tá de volta em casa.
    MAssss.. Alternador revisado, regulador de voltagem externo, Bateria nova.. E bem, nem tudo é tão simple,. Falha do TPS (sensor de posição do acelerador). Por ora. Se alguem souber onde se acha isso no brasil agradeço. De qualquer forma estou tentando mandar vir dos USA.
    E daí como sou novo nessa história de Jeep, percebi algumas coisa interessantes que podem ter dado origem a todos os problemas. Os meus e talvez alguns dos de vocês( sem alarmismo).

    1 - A bateria desse carro tem positivo , negativo e aterramento na carroceria (conforme descrito nos manuais de oficina).
    No meu caso esse aterramento simplesmente foi eliminado por algum "expert".

    2 - estou tentando localizar o aterramento do Modulo PCM (até agora não localizei). Segundo os manuais de oficina daquele endereço que chamei de "mina de ouro" esses aterramentos (tanto bateria quando PCM) são de fundamental importância para integridade de todo o sistema de injeção pois eliminam ruidos e interferências. O PCM vai muito alem de um simples modulizinho de injeção.

    A solução dada aos problemas foi em minha opinião a mais amadora possivel. Mas até que consiga reverter todo o sistema fica assim.

    De qualquer forma vou colocar á disposição de quem quiser estudar o que é realmente o sistema de injeção desse carro, que vai bem alem dos sensores xpto etc, etc que estamos tão acostumados.

    Não tenho a menor dúvida neste momento, que a solução adotado é na prática inviavel pois claramente provoca uma infinita série de erros e falhas de sensoriamento. E aí obvio o módulo gera erros luzes se acendem e epor aí vai. A cois é tão séria que apesar de minha cherokee não ter Piloto automático a luz de aviso de velocidade de cruzeiro "cruise" acende no painel.

    https://drive.google.com/file/d/0B_m...it?usp=sharing

    Bom tá aí o link pra quem se interessar - PCM apenas. Se por acaso tiver alguem com conhecimento de eletronica e mecatrônica que possa me ajudar agradeço. T

  • #9
    Usuário Avatar de Sinuhe
    Entrada
    18/03/2013
    Local
    sorocaba/SP
    Idade
    64
    Posts
    770
    Agradecimentos: 0
    Amigos, são 34 sensores, sera que os mexanicos sabem disso!!!!
    Sinuhe Veiga - Sorocaba - SP JEEP OllllllO
    Grand Cherokee 5.2 Limited 94/95 - Preta
    Cherokee Sport 4.0 98/98 Preta S10 DeLuxe 96 CS-Preta

  • #10
    Usuário Avatar de Cláudio Brasília
    Entrada
    10/03/2005
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    66
    Posts
    870
    Agradecimentos: 0
    Boa noite. Alguém sabe como instalar um regulador externo? De qual carro usar? Tem diagrama de ligação para a XJ? Grato.

  • #11
    Usuário
    Entrada
    09/10/2018
    Local
    Campo Grande/MS
    Idade
    33
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Cláudio Brasília Ver Post
    Boa noite. Alguém sabe como instalar um regulador externo? De qual carro usar? Tem diagrama de ligação para a XJ? Grato.
    Xj 98

    Atualmente estou com aquele típico problema de ligar quando paro no sinal o ponteiro da tensão cai pro mínimo e acende a luz check gauges, quando acelero volta ao normal. definitivamente é defeito em alternador, regulador de voltagem e afins.


    Após remover o alternador, fiz a troca das escovas que estavam no mínimo mas não alterou em nada, continua com 12.3 com o motor ligado na lenta e com muito esforço sobe pra 13, 13,5 quando acelero.

    No meu caso troquei a bateria faz 2 meses e foi aí que comecei notar o problema, na troca o cara inverteu a polaridade sem querer, coisa de só ter encostado os polos e subir a faísca.

    Vou na auto elétrica hoje verificar se o alternador está no fim da vida, se acabou com meu regulador de tensão ( que é interno no módulo de injeção ) ou se a culpada é a bateria que é uma porcaria (marca Maxion 70ah).

    Tem um tutorial de um menino, isso mesmo, um menino de uns 12 anos instalando um regulador de tensão externo numa Xj.


  • #12
    Usuário
    Entrada
    07/01/2009
    Idade
    57
    Posts
    10
    Agradecimentos: 0

    Placa de diodos Jeep Cherokee Sport 98 onde encontro?

    Algum amigo sabe onde posso encontrar?

    Placa de diodos Jeep Cherokee Sport 98

    Obg

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Jeep grand cherokee 2006 pane elétrica
      Por SauloJeep no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 08/01/2020, 14:54
    2. Pane Eletrica no Jeep Grand Cherokee?
      Por Jaiminho no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 1
      Última resposta: 12/02/2015, 22:49
    3. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade