x
Convex Datacenter
Resultados 1 a 7 de 7

Adaptação-Filtro de ar para cabine Wrangler TJ

Bom galera.

Como prometido, eu começaria a postar alguns tópicos sobre pequenas manutenções e adaptações um tanto quanto eficazes em nossos Wranglers e que ainda não foram muito descritas no fórum.

A bola da vez é o filtro de ar para cabine. Bem, todo dono de wrangler TJ sabe que quando se faz trilha empoeirada não pode nem pensar em ligar o AC! Caso contrario vira ventilador de poeira. Sem falar no acúmulo de detritos nos ductos de ar do carro ao longo do tempo.

Bem com base nesse problema decidi seguir a sugestão de alguns colegas norte americanos que fazer a adaptação desses filtros em seus wranglers.

A ideia é bem simples, adicionar um filtro seja ele qual for, na entrada dos ductos de ar do AC.

Seguem fotos dos exemplos norte americanos que me tomei como base.
    -ca-4.jpg
    -dscn2750.jpg
    Bem ficam ai dois exemplos.

Pra quem não sabe nada do wrangler TJ, a entrada de ar do ventilador fica em um compartimento entre o parabrisa e o capô do lado do passageiro como mostram as figuras.

Logo eu comecei a pensar em como realizar a minha modificação.

Primeiro procurei um serralheiro amigo, comprei um filtro esportivo da SPA Turbo e começamos a bolar a gambiarra.
    -2013-04-13_12-43-52_416.jpg
    Bem esse ai é o tal do buraco. Tive que cortar uma pequena elevação de plastico para poder colocar a caixinha de metal que seria o suporte. Esse anel de plástico foi uma solução adicional que a Crhysler deu para não entrar água no sistema, logo em chuvas não ocorreria do pé do passageiro ficar molhado.
    -2013-04-13_12-43-43_498.jpg
    Ai está o primeiro esboço da caixinha de metal.

Bem, apesar de parecer simples, nada é simples. A tampa da lataria que vai por cima é muito próxima da parte esquerda da figura. Isso ocorre pois o assoalho do local que a caixinha está sendo colocada é curvo e possui imperfeições. Logo você começa com uma caixa bonitinha como da foto mais acaba tendo que mudar várias coisas. para que tudo sirva perfeitamente e não pegue nem raspe na tampa quando for colocada por cima.
    -2013-04-13_13-12-55_291.jpg-2013-04-13_13-16-20_743.jpg
    Nessas fotos é possivel ver as orelhas que foram colocadas na caixa para fixar-la com parafusos auto atarraxantes.

Até ai tudo beleza.

O problema foi o acabamento... Como estavamos na oficina do serralheiro, me encontrei desprovido de materiais de boa qualidade para o acabamento e acabei indo na "onda" de um outro serralheiro que estava presente de selar tudo com um tal de KPO que é uma junta sela capô. Pra piorar a mesma ainda estava vencida. E para acabar com tudo ainda usaram uma porcaria de tinta preta como da pra ver nas fotos... Lamentável...

Bem mas é claro que eu não ia me dar bem nesse acabamento. Resultado?? 1 semana depois ainda não tinha endurecido o raio do KPO. Consequência: em minha garagem tive que tirar a caixinha, remover os residuos de KPO passar a caixa no moto esmeril com cerdas de latão. Dessa forma livrei o trabalho desses "contaminantes". Logo pintei com tinta spray automotiva e selei tudo com silicone RVT black da loctite dando um acabamento agora sim, profissional.
    Infelizmente troquei de celular e no momento estou sem as fotos do produto final. Brevemente tiro novas fotos e coloco elas aqui.

Seguem as fotos do produto final do serralheiro que ficou bem gambiarra, somente para servir de referência a possíveis aventureiros.
    -2013-04-13_13-16-35_192.jpg-2013-04-13_13-14-28_848.jpg
    Abraços bom FDS.

Thales Campos de Rezende
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

Mais uma foto. Essa já na minha garagem refazendo a besteira.
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos -2013-05-12_14-28-41_470.jpg  
    Troller T4 3.0 2011
    ex Jeep Wrangler TJ 4.0 I6 HO 1999
    ex gaioleiro

Usuário Avatar de Grélo
    Entrada
    06/12/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Agradecimentos: 0
    Muito bacana a idéia! Parabéns!

Engraçado que a primeira impressão que tive ao ver o título do seu post era de uma outra coisa, que é a mudança da entrada de ar do motor para esse mesmo compartimento, conforme esse link aqui:

Spectre Performance 9943 - Spectre Performance Cold Air Induction Filter System for 97-06 Jeep® Wrangler TJ & Unlimited with 4.0L Engine - Quadratec

É um sistema que faz a entrada de ar sair de dentro do cofre do motor. Os benefícios apregoados são ar mais frio, sem o calor do motor, e numa posição mais alta, menos suscetível à água.

Abração,

Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

Usuário Avatar de Anáps
    Entrada
    17/07/2008
    Local
    São Luís/MA
    .
    Muito boa ideia essa adaptação!

Agora, estou com problemas para encontrar o filtro de combustível para meu 1997. Existe alguma adaptação de outro filtro?

Valeu!

Usuário Avatar de Anáps
    Entrada
    17/07/2008
    Local
    São Luís/MA
    Não encontro filtro para meu wrangler na net...

Meu carro está falhando....falhando em movimento, chegando a parar...aí fiz um orçamento na css daqui e me passaram o seguinte:

PRODUTOS:
    DESCRIÇÃO:.................................... QTE:....... VL UNIT.: .............VL. TOTA

FILTRO DE COMBUSTIVEL .................01........... 788,96................. 788,96

CHICOTE ELETRICO ...........................07........... 794,16 ..............5.564,16

CAR 80 .............................................. 01............ 60,00............... 60,00

VELAS ............................................... 07............. 37,29............... 261,03

Isso mesmo...7 velas e 7 cabos de velas...

muito embora acho que pode ser outra coisa, como sensor de rotação

Então resolvi procurar por peças paralelas e possíveis adaptações...mas não encontro filtro para wrangler 1997 4.0l. Parece que só vem a bomba completa...

Usuário Avatar de Grélo
    Entrada
    06/12/2006
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Vai na RockAuto Parts Catalog e compre tudo lá!

Abraços,

Grélo.
    TJ Whey Protein
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/sh...ad.php?t=88053
    "Eu não comprei um carro, comprei um apartamento para mobiliar!"

Usuário Avatar de Anáps
    Entrada
    17/07/2008
    Local
    São Luís/MA
    Citação Postado originalmente por Grélo Ver Post
    Vai na RockAuto Parts Catalog e compre tudo lá!

Abraços,

Grélo.
    É....acho que essa é a solução, mas ainda não tenho o diagnóstico correto, acho que é sensor de rotação.

As velas e cabos estão 100%....a css estava era tentando me roubar!!! Eu levei a outra oficina e eles as testaram....estão 100% mesmo!

Agora é esperar pra saber o que vou ter que comprar!

Valeu a dica Grélo!!

Agora, tem alguma pastilha de freio nacional que podemos adaptar em nossas viaturas?

valeu!

• Classificados ANUNCIE GRÁTIS

AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

Informações de Tópico

Usuários Navegando neste Tópico

Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

Tópicos Similares

1. Filtro de Cabine Xterra
      Por Trotta.79 no fórum Nissan
      Respostas: 73
      Última resposta: 27/11/2018, 12:59
    2. Filtro de AR K&N inbox para Wrangler 2007-2012
      Por dudarj no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 0
      Última resposta: 26/10/2012, 20:29
    3. Considerações para adaptação de filtro de ar
      Por Paulo_CW no fórum Fórum Geral 4x4 Brasil
      Respostas: 9