x
Convex Datacenter
Página 39 de 47 PrimeiroPrimeiro ... 29303132333435363738394041424344454647 ÚltimoÚltimo
Resultados 457 a 468 de 554
  • #457
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16



    Instalação de faróis de rodagem diurna (DRL)


    Os XJs não estão equipados com faróis de rodagem diurna e quando trafegamos em volta da cidade para trajetos curtos podemos esquecer acender os faróis. Agora que os leds automotivos ficam com um preço mais acessível e uma luminosidade alta adaptada para substituir os faróis clássicos de dia, aproveitei da instalação do novo circuito para os faróis no artigo anterior para instalar também “Daytime Running Lamps” (DRL).

    A pauta:
    - que os DRL ascendam automaticamente quando colocar a chave de ignição em “ON”;
    - que eles se apaguem quando ligar as luzes (lâmpadas de posição, faróis baixos ou altos);
    - não queria interruptor para comandá-los.

    Decidi instalar os DRL na vertical atrás da grade, de cada lado do radiador. Medi o espaço disponível e comprei um par de DRL pelo ML de 18 W e seis leds cada que iam caber.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-01_drl.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-02_drl.jpg

    Achei a construção de boa qualidade, mas a fiação e vedação são péssimas. Aliás, já sabia que teria que mexer na vedação porque é a primeira causa de falha dos leds seguinte relatos de donos de faróis auxiliares, lightbars, etc.

    Vi logo que um anel de vedação de conetor estava saindo. Tirando todos os terminais, vi que nenhum anel estava crimpado ao terminal e não cumpriria seu papel. Além disto a fiação é miudinha, parece ser 28AWG (0,081 mm2).

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-03_drl.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-04_drl.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-05_drl.jpg

    Tirei os quatro parafusos que ficam atrás para trocar a fiação para fios 1 mm2 nesta parte. Não achei terminais equivalentes então troquei também os conetores por outros a prova d’água. Tem uma junta de vedação entre a frente transparente e o corpo de alumínio, mas é fina demais para vedar. Coloquei um pouco de RTV para melhorar isto antes de remontar a peça.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-06_drl.jpg

    Instalação dos DRL
    Medi para que o meio dos DRL ficassem aproximadamente ao nível de uma abertura da grade, neste caso a terceira e usei perfil plano de alumínio que dobrei em vários lugares para servir de suporte para a montagem. Furei a chapa de cima para afixar o perfil e aproveitei de um furo já existente no chassi na parte inferior. Do lado passageiro, como já usava aquele furo para o radiador do fluído do câmbio, usei um dos parafusos de montagem desse mesmo radiador. Usei parafusos e arruelas inox e porcas com trava de náilon. É importante tomar cuidado deixar espaço suficiente entre os DRL e o radiador de expansão do ar para não arriscar eles baterem nele e furar.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-07_drl.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-08_drl.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-09_drl.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-10_drl.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-12_drl.jpg

    A fiação
    Primeiro queremos que os DRL ascendem quando colocar a chave de ignição em “ON”, por isto precisamos deste sinal. Se lembem que precisava da mesma coisa quando instalei o regulador de tensão externo da bateria? Bem, em fato, peguei o sinal no mesmo lugar, no fio branco do terminal 86 do relê da ventoinha no PDC, a caixa original dos fusíveis e relês. Não tem problema de sobrecarga do circuito porque é só um sinal que usa bem pouca corrente.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-13_drl_pdc_wiring.png

    Este sinal vai acionar um primeiro relê.
    Na minha nova caixa de relês tem um espaço para um relê de tipo específico, do modelo RTT 7121 de quatro pinos, previsto para encarrar 40 A e é este relê que será acionado por aquele sinal. Ele não é muito comum por aqui, mas parece que a Toyota usa este tipo de relê.
    Usei este relê por conveniência, mas é claro que podem usar um lugar e relê tipo Bosch clássico.

    O segundo requisito é que os DRL se apagam quando ascendemos as luzes. Um fato bem conveniente é que as luzes de posição ficam acesas quando ascendemos essas (claro), os faróis baixos ou altos, então é só pegar um sinal destas pequenas lâmpadas para cumprir a segunda condição através de um segundo relê.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-14_drl_acc_alim_diagram.png

    No diagrama acima podem ver que alimentei o relê dos DRL pelo pino 87a e não 30, isso para que o pino 87 nunca esteja alimentado, mas isso é uma preferência minha. O 87a, em repouso, é sempre conectado ao pino 30, ou seja, se a chave está em “ON”, o primeiro relê transmite a energia através seu pino 87 e daí o segundo relê transmite através seu pino 30 a energia aos DRL. Se as luzes estão ligadas, a ponte 87a => 30 está quebrada, ou seja, os DRL se apagam. E é por isso que este relê tem que ser do tipo de cinco pinos.

    Enfim, aqui os detalhes das conexões deste último relê e dos DRL. Para pegar o sinal da lâmpada de posição, desconectei o fio azul-escuro, tirei a luva termocontrátil em volta do terminal e crimpei um “splice”, aquela peça metálica em formato de “U”, junto com o fio para levar o sinal até o pino 86 do relê. Enfim coloquei uma nova luva para proteger o terminal.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-15_drl_wiring_diagram.pngCherokee XJ 99: rejuvenescimento-17_drl.jpg

    Como podem ver pelas fotos acima, aproveitei das mangueiras corrugadas do novo circuito dos faróis para também passar os fios dos DRL (usei de 1,5 mm2 entre os conetores dos DRL e o relê).

    Como para o circuito dos faróis, peguei a energia para alimentar o primeiro relê, no meu caso o do tipo RTT 7121, diretamente (mas protegido por um fusível de 20 A) da bateria por um fio de 2,5 mm2 através de um “lug nut”. Na segunda imagem, os relês e fusíveis do circuito dentro da caixa. Queria usar para o relê dos DRL um fusível de 5 A, mas não tinha na loja, então usei de 10 A.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-17_headlight.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-16_drl.jpg

    Esqueci de mencionar no artigo anterior, mas testei e aqui também, antes de conetar o polo negativo à bateria, se não tinha fuga de corrente caso tivesse feito uma besteira nas conexões: colocar o multímetro na posição “10 A”, conetar o fio vermelho no conetor “10 A” e proceder a uma medição entre o cabo desconectado e o polo da bateria. Deveria estar entre 0,02 e 0,04 Ah.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-bateria_e_chave_01.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-bateria_e_chave_02.png

    Deu tudo certo e os DRL são bem luminosos.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-18_drl.jpg
    4X4 Brasil Razão: + informação
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #458
    Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,077
    Agradecimentos: 0
    Bom dia!

    Por acaso você teria uma relação dos tamanhos das lâmpadas da cherokee?

    No manual até tem, mas nós códigos americano, que não estou encontrando a correlação com o padrão brasileiro.

    Abs

    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full, Engesa e Cherokee

  • #459
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Olá Alexandre. Infelizmente não tenho essa informação.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #460
    Usuário Avatar de Sydney66
    Entrada
    25/07/2011
    Local
    Recife/PE
    Idade
    57
    Posts
    675
    Agradecimentos: 62
    Citação Postado originalmente por Erg-Bsb Ver Post
    Aqui o diagrama corrigido, mas não muda nada quanto ao princípio.

    Anexo 568336
    Valeu Berg, estava esperando por esse post seu, e ainda fiquei famoso kkkkkk, uma foto minha como referência logo no começo de seu artigo!!!!
    Obrigado e parabéns!!
    Jeep Ford 1978 OHC c/ aumento da taxa. Bege Trípoli. Guincho Ensimec 4T.

    Jeep Cherokee Rubicon 4.0L 1998 Verde

  • #461
    Usuário Avatar de alfreis
    Entrada
    14/10/2005
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    48
    Posts
    1,077
    Agradecimentos: 0
    Obrigadão!

    Estou aqui na minha pesquisa e em breve divido com os colegas a lista.
    Faltam algumas do painel que ainda não descobri se são t3, t4.2 ou t4.7, mas o resto eu acho que já desvendei os conectores e vou fazer cara-crachá com as potências para ver qual fica melhor.

    Abs

    Alexandre
    São Paulo - SP
    Full, Engesa e Cherokee

  • #462
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Citação Postado originalmente por Sydney66 Ver Post
    Valeu Berg, estava esperando por esse post seu, e ainda fiquei famoso kkkkkk, uma foto minha como referência logo no começo de seu artigo!!!!
    É normal porque foi com aquele post seu que percebi a necessidade de modificar este circuito para evitar o problema. Já faz mais que dois anos, mas sempre me lembrei daquela imagem.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #463

    Ajuda na compra de uma Cheroka Sport

    Olá a todos!

    Pessoal, gostaria, se possível, da ajuda de vocês.
    Não sei se esse seria o tópico ideal para tirar essa dúvidas, mas, como vi que a galera que participa aqui tem muito conhecimento da parte elétrica desse carro, resolvi postar aqui mesmo. Estou avaliando a compra de uma Cherokee Sport 1998. Ainda não vi o carro pessoalmente. Analisando algumas fotos que o dono me enviou, percebi que um fio, que passa pelo lado esquerdo do capô, está desconectado. Alguém saberia me dizer se isso é comum?
    Devo olhar o carro pessoalmente semana que vem.

    Desde já, agradeço!

    Seguem as fotos:

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-9.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-10.jpg
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-9.jpg  
    Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

  • #464
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-10_detail.jpg

    Olá leosupertramp.
    Aquele conetor aí cercado na imagem?
    É para a lâmpada que ilumina o compartimento motor quando o capô está aberto. O conjunto está faltando aqui. Não prejudica o carro. A lâmpada é bem peculiar: é ela mesmo que serve de interruptor através de um líquido (mercúrio?) que se desloca dentro dela quando abrir o capô e faz contato.
    8 US$ na RockAuto.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #465
    Sim, ele mesmo!
    Cara, você conhece essa viatura de "cabo a rabo". rsrs Show de bola!
    Valeu por ter respondido.
    Tracker 2008/2009 - Jabiratracker.

  • #466
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,744
    Agradecimentos: 167
    Léo, percebo que estás olhando bastante este tópico, visando te auxiliar na compra da Sport.
    Porém, peço que leias a postagem número 1 do tópico abaixo, pois é o manual para a boa compra de uma viatura.
    Tem vários testes para se fazer na hora de avaliar a mesma.
    Me foi muito útil na compra da minha.
    Imprima, se necessário, e leve com você.
    Seja cauteloso e observador.
    Só uma caixa automática nova custa o preço de uma Cherokee usada ano 97 ou 98, como estás procurando.
    Portanto, cuidado!
    Segue o link:
    https://www.4x4brasil.com.br/forum/j...j-zj-e-wj.html (GUIA DE COMPRAS PARA CHEROKEES – XJ, ZJ e WJ)

  • #467
    Valeu, Glaicon!
    Eu já tinha visto esse guia de compra e vou levá-lo para me ajudar. A propósito, aquelas suas observações sobre as fotos foram muito úteis, pois eu já estava naquele estágio de empolgação, então serviu pra eu voltar para a realidade e abrir os olhos para agir com toda a cautela na hora que estiver vendo o carro.
    Mais uma vez, obrigado!

  • #468
    Usuário Avatar de Glaicon
    Entrada
    22/06/2009
    Local
    Florianópolis/SC
    Idade
    56
    Posts
    5,744
    Agradecimentos: 167
    Citação Postado originalmente por leosupertramp Ver Post
    Valeu, Glaicon!
    Eu já tinha visto esse guia de compra e vou levá-lo para me ajudar. A propósito, aquelas suas observações sobre as fotos foram muito úteis, pois eu já estava naquele estágio de empolgação, então serviu pra eu voltar para a realidade e abrir os olhos para agir com toda a cautela na hora que estiver vendo o carro.
    Mais uma vez, obrigado!
    Keep walking!

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 3 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 3 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 7
      Última resposta: 06/12/2010, 21:40
    2. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade