x
Convex Datacenter
Página 34 de 47 PrimeiroPrimeiro ... 242526272829303132333435363738394041424344 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 397 a 408 de 554
  • #397
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5



    Citação Postado originalmente por Erg-Bsb Ver Post
    Anota que uma vez o PCM ter percebido um problema de recarga por um certo tempo (~1 min), ele vai posicionar o indicador no sentido do problema (sob ou sobrecarga) e acender o Check Gauges. Ficará assim até o próximo desligamento, mesmo (tenho quase certeza) que o problema se resolve e volta a funcionar normalmente.
    Parece ser exatamente isso. Motor quente e esse 1 minuto para ligar o check gauges.

    Obrigado!

    T+

  • #398
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Radiador de aquecimento vazando: realizar um by-pass


    Já fazia meses que tinha percebido um cheiro de líquido de arrefecimento pela aeração na cabine. Inicialmente parecia mais um cheiro de borracha quente. Após um tempo começou a sair vapor d'água pelas aerações quando ligava o ar-condicionado. Além disto percebi que o nível do líquido de arrefecimento no vaso baixava mais e mais rápido. Ficou claro que o pequeno radiador de aquecimento (Heater Core) que fica aos pês do passageiro estava vazando, mas pelo menos não chegou ao ponto de molhar o tapete naquele lugar.

    Ele fica junto com o motor da aeração e o evaporador do ar-condicionado (A/C Evaporator Core), dentro de uma grande caixa de plástico. Acessar nele necessita desmontar todo o painel. Um trabalho de um a dois dias para quem fizer isto pela primeira vez!

    Por causa do tempo envolvido nesta obra é recomendado trocar ao mesmo tempo aquele evaporador. Pesquisei e li bastante avaliações de compradores de vários sites e percebi que uma boa parte não ficou satisfeita com radiadores de terceiros: muitos começavam a vazar após alguns meses! A única marca de terceiro que parece boa é Valeo, mas está fora de estoque na RockAuto faz meses. Sobra o original que custa uma fortuna, ainda mais se comprar também o evaporador.

    Enquanto eu me decidir sobre a compra e a fim de parar com aquele cheiro e não gastar mais líquido de arrefecimento a toa, decidi isolar aquele radiador como medida provisória. Em contrapartida não terei mais aquecimento na cabine.

    Este radiador é alimentado por uma mangueira saindo da bomba d'água e correndo ao longo da tampa do cabeçote do motor. A conexão fica em frente do passageiro, logo antes da parede corta-fogo. O retorno do circuito fica bem ao lado e chega na frente do motor perto da bomba d'água.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-radiador_by-pass_01.jpg

    O propósito é manter naturalmente este circuito, mas em vez deixar ele entrar no radiador, é colocar naquela extremidade um pedaço de mangueira em formato de “U” para dar continuidade ao circuito.

    A mangueira de alimentação tem um diâmetro interno de 3/4” (19 mm) enquanto aquela de retorno é de 5/8” (16 mm), então vou precisar de um conetor 5/8-5/8”, de uma mangueira pré-moldada em “U” de 5/8” (um pedaço de mangueira reta tem o grande risco de dobrar com o calor, fechando assim o circuito) e um adaptador 5/8-3/4”, junto com duas abraçadeiras adicionais.

    Como é um problema comum, essas peças são fácil achar e têm várias marcas.
    As que comprei são as seguintes:

    1. Heater hose connector (5/8 to 5/8”) Dorman #47094
    2. Heater hose connector adapter (5/8 to 3/4”) Dorman #47080
    3. Molded heater core 180° hose Gates #18701

    Desconectei as duas mangueiras e instalei aquelas peças nas extremidades.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-radiador_by-pass_02.jpg

    Poderia ter cortado as duas mangueiras no meio do caminho para deixar o circuito mais curto, mas como é uma medida provisória e quero puder reaproveitar essas mangueiras que têm só dois anos de uso, preferi as deixar inteiras.

    O circuito assim fica bem mais comprido e para evitar fazer uma dobra que poderia impedir o fluxo do líquido, alojei o “U” ao longo da parde corta-fogo atrás do motor. Segurei a mangueira com uma abraçadeira de plástico ao duto elétrico grosso que passa em cima, isto para evitar ela cair por conta do peso e entrar em contato direito com o motor quente.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-radiador_by-pass_03.jpg

    Para finalizar fiz um flush do radiador com água por alguns segundos, colocando uma mangueira de jardim em uma das entradas.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #399
    Usuário
    Entrada
    30/06/2014
    Local
    Jaraguá do Sul/SC
    Idade
    56
    Posts
    1
    Agradecimentos: 0
    Boa tarde, parabéns pelo tópico. Alguém tem dica de onde encontrar jogo de juntas para o motor. Minha viatura pegou um esquente e estou precisando com urgência. Obg

  • #400
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Boa tarde lcmarinho e obrigado.
    Não sei te dizer, ainda não precisei comprar essas juntas.
    Boa sorte
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #401
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por LCMARINHO Ver Post
    Boa tarde, parabéns pelo tópico. Alguém tem dica de onde encontrar jogo de juntas para o motor. Minha viatura pegou um esquente e estou precisando com urgência. Obg
    Compre no Mercado Livre da marca Takao. É a melhor que temos. Usei essa no meu motor inteiro.

    T+

  • #402
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Erg-Bsb,

    Veja a foto. Vou torcer para que meu problema seja só essa porca faltando, justamente onde o fio vai para o módulo.

    T+
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-dsc_2053.jpg  

  • #403
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Torcendo junto com você porque economizaria dinheiro e muito tempo de instalação!

    Estranho que perdeu uma dessas porcas, porque são do tipo com trava de nylon e não tem esforço nelas.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #404
    Erb-Bsb, boa tarde! Qto tempo nao falo com vc aqui no seu topico rsssssss
    A minha XJ tbm está com uma mangueira desse modo, fazendo o retorno da água ao invés de entrar no sistema de aquecimento, já comprei o carro assim. Até penso tbm um dia em refazer a instalação original, mas por enquanto tenho outras demandas e aqui no RJ o aquecimento é desnecessário até no inverno....
    Mas minha dúvida é que alguém me falou que a água do sistema de aquecimento não fica livre, entrando e saindo o tempo todo, que ali dentro tem uma espécie de valvula, que fecha a entrada de agua e só abre ao ligar o aquecimento...
    Vc saberia me dizer se isso procede?

    abs.
    Rogério
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #405
    Usuário
    Entrada
    20/07/2016
    Local
    Marechal Deodoro/AL
    Idade
    42
    Posts
    3
    Agradecimentos: 0
    Alguém pode me dar uma referência do site jeep br????É confiável?

  • #406
    Usuário Avatar de Gadelha
    Entrada
    23/02/2007
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    51
    Posts
    455
    Agradecimentos: 5
    Citação Postado originalmente por Alexmcz Ver Post
    Alguém pode me dar uma referência do site jeep br????É confiável?
    É confiável mas com preços exorbitantes.

    T+

  • #407
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    (voltando de viagem)

    Olá Rogério!
    Não estudei esta parte com detalhe, mas duvido que tem uma válvula dentro do radiador de aquecimento da cabine: para mim é um simples radiador. Digo isto porque após desconectar as mangueiras fiz um flush dele com uma mangueira de jardim e a água saiu livremente pelo outro tubo de conexão. Depois soprei com meu fólego para tirar parte da água e também não senti nenhuma resistência.
    Abç
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #408
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Reforma da caixa de direção - Parte 1

    Desde que comprei o carro a caixa de direção (marca Saginaw) estava molhada de fluído vazando pela junta ao nível da entrada aonde chega a coluna de direção. Com o tempo ficou piorando até pingar no chão uma ou duas gotas de fluído por dia. Além disto começo fazer um barulho de falta de lubrificação (?!), como as dobradiças sem graxa de uma porta, bem na ponta dianteira da caixa (usei um estetoscópio do qual troquei o receptor por um pedaço de barra fina de metal, encostada na peça, com uma pessoa mexendo na direção com o carro parado). Decidi reformar a caixa e aproveitar para ver o estado interno.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_01.jpg

    A questão do tipo de fluído de direção hidráulica para XJ
    Após comprar o Cherokee troquei todos os fluídos e assim fiz com o da direção. Naquela época comprei original na concessionária que me indicou o Mopar MS-10838. Pesquisando mais para esta reforma vi que aquele fluído é específico para o modelo WK (documento Mopar 1), então está errado para o XJ. Possivelmente é por isso que o vazamento piorou, com o fluído incompatível com o material das juntas.

    O manual é muito impreciso sobre este fluído, dizendo somente “Mopar Power Steering Fluid or equivalent ; do not use automatic transmission fluid”. Sem referência por número e sabendo que a Mopar tinha e ainda tem vários fluídos para direção, fica difícil saber qual tipo usar.

    Além da MS-10838, a Mopar tem também atualmente, para direção, a referência MS-9602 (documento Mopar 2), mas este é um fluído ATF.
    Cruzando as informações dos fóruns US, parece que a especificação correta para os XJs é Chrysler 5931. Este fluído de direção hidráulica não é mais fabricado pela Mopar, mas existem outras marcas com fluídos seguindo esta especificação, entre outras a Valvoline, uma marca boa, com sua referência 602241 (documento Valvoline). É este que comprei para usar no circuito a partir de agora.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_02.png

    O kit para a reforma
    Comprei na RockAuto um “Steering gear major seal kit” por menos de 20 US$. É da AcDelco, referência #36349630. Parece de boa qualidade e vem completo com todas as juntas, a porca e travas que precisam ser trocadas. Só não vêm os rolamentos, que não precisava, mas do que vi só dá para comprar um deles, aquele da saída do eixo do braço pitman.

    Retirada da caixa
    Antes de qualquer coisa, checar quantas voltas de volante têm de uma extremidade à outra. No meu caso deu três voltas, uma e meia de cada lado. Isso será útil na remontagem durante a regulagem.
    Colocar as rodas retas, desconectar o polo negativo da bateria, desmontar a caixa do filtro de ar, desmontar as fixações que prendem a barra estabilizadora ao chassi.

    Desmontagem do braço pitman: colocar WD-40 em volta do eixo para facilitar a desmontagem e deixar assim por um tempo. Não é necessário desmontar a outra ponta do braço. Desmontar a porca (chave 33 mm) que segura o braço e retirar a arruela atrás. Recolocar a porca com 2-3 roscas de folga em relação ao pitman.
    Muito importante: para sua segurança, não deixam de colocar a porca de volta! É provável que o braço, ao se soltar, pula de vez fora. A porca vai segurá-lo, evitando possíveis ferimentos para vocês.

    Usei um “pitman arm puller”, no meu caso da Lisle ref #41900. Colocar graxa nas roscas, montar a ferramenta e girar o parafuso para colocar o braço pitman sobre uma boa pressão, mas sem exagero. Bater com um martelo na parte externa do braço para induzir vibrações e iniciar a saída dele. Apertar de novo o parafuso e voltar a bater com o martelo. Repetir a operação até o braço ficar solto.

    Coloco também as dimensões do meu sacador de braço pitman que cabe para a caixa Saginaw do XJ. Isso facilitara a escolha do seu porque existem vários tamanhos de sacador.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_03.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_03b.jpg

    Isto é a forma correta. Não tentem soltar o pitman usando somente a força da ferramenta: não será resistente o suficiente e vai entortar ou quebrar. Vi também pessoas esquentando a área até a cor laranja, mas não gosto desta ideia.

    Desmontar completamente o parafuso (chave 13 mm) ao nível da entrada da caixa e puxar a luva fora. Recolher esta coluna de direção para não atrapalhar. Não separem as duas partes dela: a montagem tem um sentido.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_04.jpg

    Limpar em volta da tampa do reservatório de fluído para não cair sujeira dentro dele, soltar a tampa, colocar um balde em baixo do carro e desmontar uma das duas mangueiras para esvaziar o circuito. Desmontar a segunda mangueira. Para tirar o máximo do fluído achei mais prático soltar o conjunto bomba-reservatório (três parafusos), mas é preciso desmontar a correia.

    Do lado da passagem da roda, retirar os dois pinos de plástico (em vermelho na imagem) que segurem o para-lama à carroceria. Dobrar o para-lama de plástico para dar acesso a dois dos três parafusos (em azul – chave 5/8”) que segurem a caixa de direção.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_05.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_06.jpg

    Tomar cuidado ao retirar o último parafuso para não se ferir ou deixar cair a caixa de direção que é bem pesada.


    Desmontagem da caixa

    É melhor continuar o trabalho colocando a caixa de direção dentro de um tipo de masseira de plástico. Assim pode recolher o fluído que ainda está dentro do corpo e, mais importante (muito importante mesmo!), não arisca perder uma das esferas que estão dentro do corpo e que, sem dúvida, vão cair fora. Se perder uma delas, a caixa já erá.

    Retirar o anel metálico que segura a tampa de alumínio com uma chave de fenda fina ou equivalente usando o furo na lateral do corpo.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_07.jpg

    Empurrar esta tampa fora do corpo girando o eixo de entrada (do outro lado) no sentido anti-horário, só o bastante para a tampa sair sem deixar as esferas cair fora do corpo. Atrás da tampa tem um anel de vedação de borracha preta (o-ring).
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_08.jpg

    Recolher o pistão uma ou duas voltas girando desta vez no sentido horário. Na ponta do pistão tem uma tampa (chave 26 mm) bem apertada. Prender a caixa de direção na posição vertical em uma morsa de bancada, sem apertar demais e protegendo o corpo com um material macio. Desmontar aquela tampa.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_09.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_010.jpg

    No topo do corpo, desmontar a porca autotravante (chave 16 mm) segurando o parafuso com uma chave Allen (3/16”). Com uma chave 9/16”, desmontar os quatro parafusos segurando a tampa superior de alumínio.
    Com um martelo de borracha, bater nos lados da tampa para soltá-la. Retirar o conjunto fora do corpo. Fora de uma limpeza e inspeção, não vamos desmontar mais coisas neste conjunto do eixo do braço pitman.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_011.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_012.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_013.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_014.jpg

    Girar de novo a ponta do eixo de entrada no sentido anti-horário para empurrar o pistão, desta vez completamente fora do corpo. As esferas que estão dentro vão cair fora. Não as percam!
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_015.jpg

    Como nós não vamos trocar peças internas, a regulagem do pistão de entrada não vai mudar. Para não ter que se preocupar com esta regulagem, vamos marcar com pontos alinhados a tampa parafusada, a chapa-porca-trava e o corpo da caixa de direção.

    Depois disto desmontar aquela chapa-porca, anotar quantas roscas a tampa sobressalta do corpo e, com uma ferramenta especial ou um alicate de bico fino, desparafusar essa tampa.
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_016.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_017.jpg

    Retirar o conjunto do eixo fora do corpo, sem mexer nas duas arruelas e o rolamento radial de agulhas (as arruelas não são planas e têm um sentido).
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_018.jpg

    Com uma chave de fenda e alicate, retirar as juntas, arruelas e trava que ficam na saída do braço pitman, mantendo as peças organizadas. Deixei o rolamento axial de agulhas no lugar porque estava em bom estado (é este que pode ser trocar).
    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-caixa_direcao_019.jpg
    4X4 Brasil
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 7
      Última resposta: 06/12/2010, 21:40
    2. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade