x
Convex Datacenter
Página 14 de 47 PrimeiroPrimeiro ... 456789101112131415161718192021222324 ... ÚltimoÚltimo
Resultados 157 a 168 de 554
  • #157



    Erg-Bsb, nem deu tempo de elogiar o trabalho da direção, vc já meteu outros 2 trabalhos de primeira qualidade
    mas voltando na direção hidraulica, já perguntei isso em outros tópicos, então aproveitando que vc tá no assunto, a direção da sua XJ é levinha, tipo padrão "americano", que dá pra manobrar só com um dedo por exemplo???
    A minha não é levinha levinha do tipo padrão americano, é justinha, não tem folga e tal, dá pra manobrar só com uma mão, mas levinha tipo as Ranger americanas, aquelas primeiras que vieram pro BR, não é.
    E já dirigi a XJ de um amigo aqui do forum e a dele é levinha. Mas como a dele é 93, não sei se tem diferença.
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #158
    Usuário Avatar de Th Cerga
    Entrada
    03/05/2004
    Local
    Região de Campinas/SP
    Posts
    619
    Agradecimentos: 0
    Parabéns....seu tópico ficou um passo a passo da mecânica na Cherokee.
    Abs.

  • #159
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Obrigado pessoal!
    Rogério, a minha não é “super levinha” não, é “normal”, equivalente a outros carros com DH que já dirigi (TR4, carros de passeio): manobra tranquilo com uma mão mas não com o dedo.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #160
    hummm... beleza, então a minha tá no padrão da sua.
    engraçado que eu achava "padrão americano" a direção levinha levinha, que o gosto do americano era esse, mas então parece que não tem uma regra não.
    valeu!
    e como disse o Th Cerga, podemos imprimir seu tópico que vai dar um manual de reparo perfeito
    Jeep Cherokee Sport XJ 2001 4.0 Branco
    JPX Montez 1996 1.9 XUD Branco

  • #161
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Erg-Bsb,

    Não sei se já comentei no tópico, mas parabéns mesmo pelo que tem contribuído no fórum. Não tenho e nunca tive Cherokee, mas sempre namoro umas.

    Uma duvida é em relação a sua escolha. Porque uma Cherockee Sport e não uma Grand Cherokee 6cc ou V8 ?

    abraços!

  • #162
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Boa tarde Rubens e obrigado!

    Tive a oportunidade de andar como passageiro algumas vezes em um ZJ (GC Limited, V8) e até dirigir ele uma vez e o que me impressionou foram:
    - super confortável: passava nos buracos na estrada e não senti quase nada;
    - super fácil para manobrar, apesar ser um carro grande;
    - e, é claro, a potência.

    Sobre minha escolha para um XJ, o fator principal foi o tamanho do carro. Queria trocar meu TR4 para um mais espaçoso, que seja para as pernas dos passageiros traseiros bem como o porta-malas para viagens, mas não grande demais. O Sport tem um comprimento igual a um VW Santana e achei esse o tamanho certo. O GC já é bem maior e eu não precisava nem queria isso (só tenho um filho).

    Outros fatores:
    - preferi ter a opção de selecionar manualmente a tração 4x2, 4x4 full-time, 4x4 part-time;
    - consumo em relação ao peso, mesmo se sei que a diferencia de consumo não é tão grande, mas a favor do Sport: ou é o motorzão do Limited (e não procurava tanta potência) ou o motor equivalente ao Sport no Laredo, mas para deslocar um carro mais pesado;
    - menos eletrônica;
    - GC Laredo diesel (porque o Sport diesel não tem full-time): como todos carros a diesel aqui, são caros demais na compra.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #163
    Usuário Avatar de Rubens Linhalis
    Entrada
    20/04/2012
    Local
    Mucugê - Chapada Diamantina/BA
    Idade
    38
    Posts
    2,789
    Agradecimentos: 13
    Citação Postado originalmente por Erg-Bsb Ver Post
    Boa tarde Rubens e obrigado!

    Tive a oportunidade de andar como passageiro algumas vezes em um ZJ (GC Limited, V8) e até dirigir ele uma vez e o que me impressionou foram:
    - super confortável: passava nos buracos na estrada e não senti quase nada;
    - super fácil para manobrar, apesar ser um carro grande;
    - e, é claro, a potência.

    Sobre minha escolha para um XJ, o fator principal foi o tamanho do carro. Queria trocar meu TR4 para um mais espaçoso, que seja para as pernas dos passageiros traseiros bem como o porta-malas para viagens, mas não grande demais. O Sport tem um comprimento igual a um VW Santana e achei esse o tamanho certo. O GC já é bem maior e eu não precisava nem queria isso (só tenho um filho).

    Outros fatores:
    - preferi ter a opção de selecionar manualmente a tração 4x2, 4x4 full-time, 4x4 part-time;
    - consumo em relação ao peso, mesmo se sei que a diferencia de consumo não é tão grande, mas a favor do Sport: ou é o motorzão do Limited (e não procurava tanta potência) ou o motor equivalente ao Sport no Laredo, mas para deslocar um carro mais pesado;
    - menos eletrônica;
    - GC Laredo diesel (porque o Sport diesel não tem full-time): como todos carros a diesel aqui, são caros demais na compra.


    blz !

    Escolha bem consciente ! Valeu!

  • #164
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Câmbio automático – Parte 3: Troca das tubulações


    Tem três tubos. Dois com uma mangueira, os mais compridos, vindo e voltando para o CA e um mais curto só de alumínio, que faz a ligação entre o radiador de arrefecimento e o pequeno radiador auxiliar.

    Caminho dos tubos, seguindo o fluxo do óleo:
    A saída do CA é aquela da frente. O tubo corre ao longo do lado direito do motor, faz uma curva de 90°, se transforma em uma mangueira (foto 1) e vai para a entrada baixa do radiador de arrefecimento, lado motorista, conectado ao radiador usando um conector rápido (foto 2).

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_01.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_02.jpg

    Daí sai pela saída alta do radiador dentro do tubo curto rosqueado ao radiador (foto 3).

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_03.jpg

    Na outra extremidade tem um conector rápido (foto 4) com um pedaço de mangueira que faz parte do radiador auxiliar e ela está segurada nele por uma abraçadeira metálica (a minha vazava um pouco) (foto 5). Essa é a entrada alta do radiador auxiliar original.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_04.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_05.jpg

    O óleo resfriado sai pela saída baixa, tem mais um conector rápido (foto 6) e passa para a mangueira da terceira tubulação, se transforma em um tubo metálico (foto 7), corre ao longo do lado direito do motor (junto com a primeira tubulação) até a entrada traseira do CA.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_07.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_08.jpg

    Para desconectar os conectores rápidos, usar a mesma ferramenta (mas de tamanho maior) que já foi usada para desconectar a linha de gasolina em um outro artigo, afastando as quatro borboletas.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-escapamento_012.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-escapamento_015.jpg

    Ao nível do câmbio tem conectores rápido diferentes. São uma peça metálica rosqueada no câmbio com um o-ring de viton. Do lado da entrada do tubo tem uma peça de plástico que é a trava saindo por parte. Apertar as duas orelhas de plástico para puder puxar o conjunto tubo-trava fora do conector. No início, não sabendo como funcionava porque não achei explicações no manual, tentei enfiar a mesma ferramenta da foto acima dentro do conetor mais não deu certo.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_09.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_010.jpg

    Dentro da parte mais estreita do conetor metálico tem mais dois o-rings de viton para a vedação com o tubo. Eles precisam ser trocados (no meu caso troquei os dois conetores completos).

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_011.jpg

    Precisava trocar as duas tubulações mais compridas porque foram amassadas pelo braço do eixo (ver artigo) e por causa das partes de borracha velha. Encomendei ao mesmo tempo o tubo curto.

    Primeira péssima surpresa: vi logo que a peça rosqueada do tubo curto estava montada no sentido errado e não dá para inverter sem cortar o tubo! Mas o que é isso!?! O adesivo “QC pass” (Quality Control) no pacote claramente é só um adesivo, nada mais!

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_012.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_013.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_014.jpg

    Cortei o tubo naquela extremidade, inverti a peça e refiz o “flare” mas ao final remontei o tubo original, já que é só de metal e não estraga.

    Segunda péssima surpresa: quando tentei montar a tubulação indo do CA até o radiador de arrefecimento, não caiu certo; tinha uma coia errada. Coloquei ela ao lado da original: todas as dobras estavam no ângulo certo, só que, em uma delas (seta vermelha), a direção estava completamente errada! #$@%&*#!!!

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_015.jpg

    Essa também era da Dorman. Que decepção. Já tinha montado peças dessa marca (pistões dos freios, escapamento, entre outras) e fiquei sempre muito satisfeito, mas desta vez pisaram na bola.

    Tentei refazer a dobra para a direção correta mas não achei a ferramenta especial para isso aqui (!?!), não tenho torno de bancada e precisava girar o tubo, não só dobrar. Não consegui porque tinha também receio de rasgar o tubo: alumínio não gosta ser dobrado várias vezes.

    Fiz essa troca das tubulações antes de pensar colocar novos bump stops então não fiquei com pena naquele momento cortar o tubo e colocar um pedaço de mangueira hidráulica de alta pressão naquela curva que ia ser flexível e protegida do braço do eixo.

    Fiz de cada lado do tubo um “bubble flare” para segurar a mangueira.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_016.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_017.jpg

    Comprei na mesma loja abraçadeiras largas mas a parte externa da mangueira é tão dura que quando comecei a apertar as abraçadeiras, a rosca começou a cavar na abraçadeira que era de alumínio. Peça inútil. Gasto desnecessário. Então voltei para as abraçadeiras de pressão constante que são de inox. O mecanismo é bem grosso para aquele lugar mas achei o espaço suficiente.

    Outro problema é que a mangueira é meio rígida e a tendência dela é ficar reta. Por causa disso ela empurrava a parte dianteira do tubo para frente, bem em contato com a polia antivibratória do virabrequim. Resolvi isso com um pedaço da mesma mangueira do comprimento certo, abrindo ela no sentido longitudinal com um estilete e colocando ela em volta do tubo, entre o fim da mangueira (aquela usada em vez da curva errada do tubo) e a abraçadeira afixada no cárter do motor. Para manter ela no lugar usei duas abraçadeiras de plástico.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_018.jpg

    Bem, funciona, não tenho vazamento, mas não gostei da solução. Primeiro porque tem mais quatro conexões (dois por tubo) e por causa dos outros problemas indicados. Considero isso com uma solução temporária e vou pensar em uma melhor: ou soldar (se é possível) um novo pedaço de tubo para emendar as duas partes separadas, ou simplesmente comprar duas tubulações novas, desta vez originais (mas que são caras), já que não tenho mais o risco ver elas esmagadas pelo braço do eixo graças ao bump stop adicional que coloquei.

    Para a conexão no início da tubulação que volta para o CA, aonde tem uma conexão rápida da mangueira, não deu para aproveitar ela porque tem agora o novo filtro de óleo que é do tipo encaixado. Cortei a mangueira para descartar a conexão rápida e usei uma abraçadeira de aço (que vem com o filtro se me lembro bem) neste ponto (ver foto do filtro montado no artigo anterior).

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ca_troca_tubos_019.jpg
    4X4 Brasil
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #165
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Buchas da barra estabilizadora


    Tinha comentado em um dos primeiros artigos sobre a montagem errada de uma das bieletas da barra estabilizadora que deixou ela fora do seu lugar lateral, estragando as suas buchas. Resolvi finalmente comprar novas, originais para ter certeza que são de borracha e não de PU para ser mais macias e transmitir menos as irregularidades da estrada para a carroceria.

    A troca é bem simples mesmo. É só deixar o carro em solo nivelado para não ter esforço de torção na barra e desmontar os dois parafusos que afixam cada peça metálica segurando a bucha no lugar. Nem precisa levantar o carro, liberar as bieletas ou coisa assim.

    A bucha está montada com a abertura (para facilitar a montagem sem precisar desmontar tudo) para frente. Tirei a velha e coloquei a nova do mesmo jeito.

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-bucha_barra_estab_01.jpg

    Colocar a peça metálica de volta, apertar os parafusos no torque e pronto. As buchas originais, sem ser ressecadas, estavam deformadas, bem como pensei naquele primeiro artigo.

    Precisão: acho que precisa desmontar a chapa protetora que fica na frente do cárter se me lembro bem, já que está desmontada no meu desde o início do rejuvenescimento.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #166
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Interruptor de baixa pressão do ar-condicionado


    Percebi um problema no ar-condicionado, uma vez que usei o carro por mais de uma hora em seguida: após este tempo não resfriou mais e a força do fluxo do ar ficou fraca. Pesquisei nos fóruns por aí e vi que era um problema do interruptor de baixa pressão do ar-condicionado que fica em cima do acumulador, lado passageiro e que se chama em inglês "A/C low pressure clutch switch".

    O compressor resfriando, ao longo do tempo forma gelo que vai entupindo os canos. Aquele interruptor percebe quando baixa a pressão por causa de entupimento e desliga o compressor, permitindo o gelo derreter. Ele estava estragado e precisava ser trocado.

    Simples: desconectar o conetor cinza (uma trava) e desparafusar o conetor. Não precisa cuidado especial que tem uma válvula que vai impedir o gás escapar. Em baixo da rosca tem um o-ring (que vem junto com o novo interruptor), de viton (cor marrom).

    Cherokee XJ 99: rejuvenescimento-ac_interruptor_baixa_pressao_01.jpgCherokee XJ 99: rejuvenescimento-ac_interruptor_baixa_pressao_02.jpg

    Trocar o o-ring, tomando cuidado não estragar ele, colocar o novo interruptor, apertar sem muita força que é de plástico, colocar de volta o conector e vocês tem um ar-condicionado funcionando em viagem de longa distância.
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • #167
    Usuário Avatar de RicardoSW
    Entrada
    21/08/2005
    Local
    SP/
    Idade
    53
    Posts
    517
    Agradecimentos: 0
    Erg-Bsb,
    Onde conseguiu o novo interruptor?…Estou procurando p minha e de um amigo…

    Abs

    Ricardo

  • #168
    Usuário Avatar de Erg-Bsb
    Entrada
    08/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Posts
    379
    Agradecimentos: 16
    Olá Ricardo.
    Comprei na RockAuto, da Four Seasons, modelo #20923, equivalente ao modelo original #4897 614AA, que foi substituído pela referência #501 5872AC e que serve nos XJs modelos 98 e 99. Conferir se este modelo serve para seu carro. Preço: metade do original.
    Abç
    Cherokee Sport 99 4.0 Aut

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Respostas: 7
      Última resposta: 06/12/2010, 21:40
    2. Peças Jeep 4.0 (Cherokee Sport, Grand Cherokee e Wrangler)
      Por geezer no fórum Vendem-se Peças e Acessórios
      Respostas: 27
      Última resposta: 17/02/2009, 22:34

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade