x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 15
  • #1
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0

    cherokee automática não passa marcha pra baixo




    Eu e meu amigo temos 2 jeeps cherokee : um sport e outro grand cherokke. Ambos só passam marcha pra cima. Passar marcha mais forte só na alavanca. Tem hora que funciona normalmente mas de repente, volta o problema. Dá a impressão de ser problema de mal contato. Soube que esse é um problema comum nas cherokees. Alguém pode me dar uma dica de como se resolve esse problema? Desde já agradeço qq ajuda.

  • #2
    Pelo que eu saiba, pra reduzir carro automático tem que pisar forte no acelerador como no caso de uma ultrapassagem por exemplo. Em ladeiras também dá certo.
    Abraço

    Fred

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Desculpa Fred, mas se a minha dúvida fosse com relação à forma de dirigir, eu teria recorrido à uma Auto Escola...

  • #4
    Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    55
    Posts
    725
    Agradecimentos: 0
    Dá uma olhada se não escapou ou partiu o fio do sensor de rotação do câmbio. Um Citroen meu ficou assim e bastou remendar o fio partido. Levou 1 mês pra descobrir e um minuto pra arrumar.
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

  • #5
    Citação Postado originalmente por aroldo50 Ver Post
    Desculpa Fred, mas se a minha dúvida fosse com relação à forma de dirigir, eu teria recorrido à uma Auto Escola...
    Tá desculpado! Acho que eu li rápido e não entendi muito bem sua pergunta. Descupa aí a falha.

  • #6
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Ok, Paulo. Já ví em outro tópico umas suspeitas sobre o sensor de velocidade que acredito que seja o mesmo que vc se refere. Só que fico imaginando que esse seja o mesmo sensor utilizado pelo velocímetro do carro, que nesse caso deveria também apresentar falhas, o que não está acontecendo. Será que você saberia dizer se esse meu raciocínio está correto, ou o velocímetro usa outro sensor?
    Obrigado.

  • #7
    Usuário Avatar de PauloJ
    Entrada
    29/11/2004
    Local
    Fortaleza/CE
    Idade
    55
    Posts
    725
    Agradecimentos: 0
    Não sei se o sensor do velocímetro é o mesmo do câmbio. O que eu sei é que o Citroen tinha o cabo parcialmente roto (mas ainda não totalmente), e o defeito era baixar marcha indevidamente às vezes. Quando vi o cabo assim, terminei de romper e saí dar uma volta, para descobrir que aí não baixava mais marcha em hipótese alguma. Reparei o cabo, problema resolvido. Passou a funcionar corretamente.

    Detalhe: eu já tinha pedido ao meca para conferir os cabos do câmbio, e na mais pura má vontade o sujeito garantiu que "estava tudo jóia lá embaixo".

    []s,

    Paulo
    -------------------------------------------------
    Trilha, eu?

  • #8
    Usuário Avatar de phmatheus
    Entrada
    14/03/2003
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    43
    Posts
    338
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por aroldo50 Ver Post
    Ok, Paulo. Já ví em outro tópico umas suspeitas sobre o sensor de velocidade que acredito que seja o mesmo que vc se refere. Só que fico imaginando que esse seja o mesmo sensor utilizado pelo velocímetro do carro, que nesse caso deveria também apresentar falhas, o que não está acontecendo. Será que você saberia dizer se esse meu raciocínio está correto, ou o velocímetro usa outro sensor?
    Obrigado.
    Aroldo, se não me engano a Cherokee tem dois sensores, um de velocidade que fica em cima do diferencial trazeiro, esse é responsavel por mandar a informação da velocidade para o painel, e um outro que fica na caixa de marchas que informa a central sobre a rotação do cambio, para acionar as valvulas solenoides e fazer o cambio passar as marchas para cima ou para baixo.

    Sei que já deve ter feito mas não custa lembrar:

    1- verifique o nível do óleo do cambio
    2- verifique a qualidade do óleo de cambio, se estiver escuro ou queimado ou contaminado é recomendavel a troca.
    3- se trocar o óleo do cambio troque o filtro tambem.
    4- verifique o trocador de calor do cambio as vezes o cambio pode esquentar demaziadamente e ter dificuldade para trocar as marchas.
    5- verifique as conexões dos sensores e se os sensores não estão com defeito, muitos problemas são solucionados apenas limpando o conector do sensor, ou reencaixando o conector da central.
    6- verifique os conectores do módulo do carro, o modulo fica no motor e por sofrer com o calor ele apresenta problemas de mal contato, algumas vezes chegando a apagar o carro do nada, esse problema é mais comum nas dakotas do que nas cherokees, se a comunicação desse módulo com o do cambio não for adequada o cambio vai ter dificuldade de escolher as marchas.

    Boa sorte.

    Cordialmente
    Pedro H. Matheus
    Triton 3.2 HPE - 2010 - KaVaKo
    Jeep Willys 6 Cil. 4 Marchas - 1971 - Omelete

  • #9
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Legal, Pedro.
    Os ítens 1,2,3 já foram feitos.
    Quanto ao trocador de calor, não creio pois o problema acontece independentemente de o carro estiver frio ou quente. Tem ora que o carro funciona perfeitamente.
    Esse carro era do meu irmão há 13 anos (andava muito pouco). Apesar de morarmos meio distante, sempre acompanhei os defeitos do carro, porque ele sempre me consulta sobre problemas mecânicos, e o módulo do carro ja foi trocado uma vez, sendo que na ocasião esse defeito já existia e ainda persiste. Mas mesmo assim vou checar novamente.

    Grande Abraço.
    4X4 Brasil

  • #10
    Usuário Avatar de phmatheus
    Entrada
    14/03/2003
    Local
    Jacareí/SP
    Idade
    43
    Posts
    338
    Agradecimentos: 0
    Aroldo, verifica tambem os outros módulos, tem um embaixo do painel, ao lado do pedal do acelerador e um outro embaixo do banco trazeiro do lado do motorista. Uma coisa que lembrei que influi muito no cambio é o sensor de posição do acelerador, o mal contato pode estar nele. Tenta desmontar e limpar ele quem sabe (isso lembrando que ele pode estar gasto e ocasionar o mau contato, principalmente quando precisamos de uma redução apenas tirando o pé do acelerador).

    Outra possibilidade é nas eletrovalvulas (Solenoides) mas ai só levando em casa especializada em cambio para testar a abertura e a pressão de cada uma.

    Dá uma olhada nesse tópico: http://www.4x4brasil.com.br/forum/je...sler-jeep.html baixa o manual da sua cherokee e dá uma olhada, lá tem a descrição de alguns problemas e as possiveis soluções. Como você vai ver lá a maioria dos problemas está relacionado aos sensores, e aos módulos. O bom é que indica certinho onde estão os sensores e os modulos. Muito bacana.

    Boa Sorte
    Cordialmente
    Pedro H. Matheus

  • #11
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Muito bom terem disponibilizado esses manuais.
    Rapaz, fizemos uma trilha sábado, e aconteceu um problema com o cano do óleo que vai do cambio ao trocador de calor. Imagina que o tirante da suspensão esmagou o cano que acabou rompendo. Fizemos um gatilho com uma mangueira de fogão a gás, e funcionou. O detalhe é que não mudou nada no comportamento do cambio. Continuou com o mesmo problema intermitente. Bom, agora tenho resolver esse problema para depois correr atras dos outros.
    Estou achando melhor substituir esses canos por mangotes de alta pressão, passando por outros locais mais protegidos, o que acha?
    Mas vou aproveitar e examinar os sensores, contatos e eletroválvulas.
    Obrigado Pedro.

  • #12
    Usuário
    Entrada
    19/07/2010
    Posts
    13
    Agradecimentos: 0
    Paulo, hoje a noite vou levantar o carro e dar uma examina geral. À medida que for checando as peças vou reportando aqui.
    Eu também tenho uma pajero (sport) e faço trilhas de moto.
    Grande abraço.

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Cherokee cambio automatico não passa marcha
      Por Marcoprint no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 19
      Última resposta: 22/12/2020, 00:41
    2. Tá com pressa???????? Passa por baixo!!!!!!!!!!!
      Por CAVESO no fórum Geral Off-Topic
      Respostas: 5
      Última resposta: 18/11/2012, 16:57
    3. onde passa jeep passa gaiola e baja?
      Por Ninja4x2 no fórum Gaiola, Baja e Buggy
      Respostas: 140
      Última resposta: 18/10/2012, 18:54
    4. Caixa de marcha automatica
      Por viniciuscabral no fórum Suzuki
      Respostas: 8
      Última resposta: 27/02/2008, 22:47
    5. Cherokee : barulho estranho quando passa de 4x4 p/ 4x2
      Por COUTINHO no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 3
      Última resposta: 21/03/2006, 18:51

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade