Boa noite
Eu sou técnico em eletronica e proprietário de uma GC Laredo Gasolina. No caso da mecanização dessa bomba, isso pode ser feito em partes. O Módulo de injeção envia a tensão para a bomba funcionar. Pode-se simplesmente colocar uma bomba mecânica no lugar e "enganar" o módulo adicionando uma resistência nos terminais que alimentariam a bomba original. Lembrando que o valor da resistência (em ohms) deve ser igual ou levemente superior ao valor da impedância (resistência) da bomba. Quando digo superior quero dizer 10%. Acima disso o módulo poderá entender que a bomba está com estator aberto (ou a fiação do enrrolamento aberta - lembremos que uma bomba moderna nada mais é que um motor eletrico de tamanho reduzido). Nesse caso simplesmente o carro não vai andar, aliás não vai nem pegar. Se a resistência instalada for menor aí o módulo entende que a suposta bomba está em curto e novamente seu carro não vai sair do lugar e ainda há o risco de queimar alguma porta do módulo de injeção. Então por aí se vê que, especialmente no caso dos motores chamados diesel eletrônico, os mexânicos não podem nem chegar perto. Não é coisa para curioso. Se você for se aventurar mesmo só o faça se a bomba der pau. A título de curiosidade a resistência a ser instalada deverá ter uma potencia de dissipação equivalente a 12V x A (A é a corrente a ser medida com auxílio do multimetro/amperímetro). Se A=3 amperes , então sua resistencia enganadora deverá ser de 12x3 = 36 Watts. Resistor com medidas de linguiça (!)
Aí surge outro problema. O tal cabeçote eletronico da bomba original serve de "acelerador eletronico" que é simplesmente um reostato ou potenciômetro. O módulo de injeção precisa do sinal desse "cabeçote" para determinar os tempo de injeção nos bicos. Aí o buraco é beeem mais embaixo. O câmbio também precisa desse sinal para decidir se joga uma marcha acima, uma marcha abaixo ou se mantém a marcha atual (o módulo do cambio reúne os sinais de: RPM, velocidade do motor, posição da alavanca 12DNRP, conversor de torque e "posição do pé do motorista", o tal cabeçote) .
Nos motores a gasolina o câmbio também "precisa" saber qual é a posição da TBI e quem fornece essa informação é o sensor TPS. Por essa razão ao se passar uma cherokee da gasolina para o diesel algo da parte eletronica original deve permanecer no veículo.
Obviamente é possível manter apenas a parte eletronica da sua bomba original ao passo que o motor estará sendo alimentado por outra bomba mas aí eu acho que é gambiarra demais! E também há o quesito economia de combustível. Bombas mecânicas são extremamente duráveis mas não têm a "finesse" de uma bomba elétrica, ou seja, não são tão precisas. Minha opinião é que com uma bomba mecânica seu carro ficará levemente beberão e com a marcha lenta discretamente oscilante mas isso é normal.
Se alguém te disse que o sistema elétrico das cherokees é integrado, pode acreditar, é integrado mesmo!
Enfim, voce está vendo o tamanho da jaca que voce iria descascar para mecanizar uma simples bomba. Se fosse fazer gambiarra numa Blazer eu até te dava apoio, mas tratando-se de uma Cherokee, trate-a como uma rainha, sem gambiarras por favor! Ou se quiser fazer caca, faça com estilo. Cague nas mãos e esfregue nas paredes. Desgraça pouca é bobagem (kkkkk)
Parabéns pelo veículo.
Brevemente vou mudar de gasosa para diesel. Torça por mim.