Bom dia amigos do 4x4 BR!!
Venho buscar sugestões dos experientes, afim de resolver de vez a questão... a história:
Comprei uma Cherokee 1998 5.2 V8, gasolina (sem gás) há um ano! Antes de fechar negócio levei um mecânico para avaliar, testamos o carro e ele disse que estava tudo maravilha! Comprei a bichinha... alguns dias depois percebi vazamento de óleo (não nego, não manjo nada de mecânica), pensei que era do motor, mas era do cambio... Logo após isso as trocas de marchas começaram a falhar, de modo que só andava em 3ª marcha. Busquei informações aqui no site mesmo e com várias dicas, aprendi a checar o nível do óleo, completei o que faltava, mas não resolveu.
Mandei num mecânico para retirar o vazamento (era da junta da tampa inferior do cambio), trocaram o óleo, filtro, junta e retiraram o vazamento... Mesmo assim o defeito persistia...
Curiosamente, um dia depois desta troca de óleo, levei a cheroka pra trocar os pneus, ergueram o carro pra fazer a troca e depois do serviço feito, quando saí com o carro as marchas voltaram a funcionar! Fiquei super feliz, tanto que resolvi pegar uma estrada com ela no dia seguinte.
No dia seguinte a marcha não funcionou novamente e dessa vez, ao estacionar numa ladeira, o carro não tinha forças pra sair do lugar (sair de 3ª marcha), forcei até sentir um cheiro de embragem queimada e ferrou de vez!
Em resumo, buscando uma solução definitiva (sou de SJC) mandei o carro pra uma oficina especializada em Campinas, eles vieram de guincho e levaram, ficando com ela por uns 2 meses, cobrando bem caro pelo conserto (quase 6k$

Uma semana depois (basicamente utilizaria a cheroka apenas em fins de semana), numa sexta fui trabalhar com ela, sai de casa, tudo ok! Na volta pra casa, percebi o mesmo problema inicial novamente!! Não passava as marchas, ficando em 3ª marcha. NÃO ACREDITEI!!
Resumindo, ela voltou pra Campinas (guincho da oficina, por sinal estão sendo bem atenciosos), mas nessa segunda vez, me disseram que trocaram solenoides, governador, chicotes e não encontram o problema, restando apenas um tal "módulo do cambio" de código 522AE.
Enfim, são praticamente 8 meses em manutenção... não sei se tudo isso tem sentido... só sei que gastei uma baita grana até agora e certamente gastarei mais... e ainda preciso descobrir onde conseguir um módulo desse (módulo de cambio da Grand Cherokee Limited 98)...
Se alguém puder ajudar, agradeço imensamente, em breve mando mais notícias da sequencia da novela...
Abraços à todos!
André.