x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 20
  • #1
    Usuário Avatar de julhos
    Entrada
    28/01/2009
    Local
    Cidade Maravilhosa/RJ
    Idade
    43
    Posts
    447
    Agradecimentos: 0

    Question Dúvidas e mais dúvidas quanto a Cherokee XJ 97.




    Bom dia senhores,

    Meu nome é Julio Cesar e esta é a primeira vez que participo do fórum "Jeep/Cherokee", no entanto sou um participante acidou das seções "Troller" e "Engesa" umas vez que estes dois últimos são os carros que efetivamente possuo na garagem.
    Meu navegador acaba de comprar uma Cherokee 1997 XJ com a seguinte configuração: Câmbio automático, lift de suspensão, diferencial dianteiro dana 30 e traseiro 8 1/4" com kit 30 estrias e ARB. O carro precisa de muitos cuidados e ontem mesmo iniciamos a "revitalização", ou melhor dizer, "reconstrução" do mesmo. Eu e meu navegador fazemos mecânica como Hobby nos finais de semana, por isso não possuímos muita experiência ainda mais se tratando de uma Cherokee com suas muitas particularidades. Por isso recorro ao senhores a fim nos ajudarem com algumas dúvidas notadas já no primeiro dia desse tão aguardado "desafio" mecânico.

    - O diferencial dianteiro me parece original, no entanto notei que ambas as pinças de freio são fixadas aos munhões por parafusos 13. Em todos os carros que já mexi, inclusive no meu engesa que também possui um dana 30 na dianteira, essa fixação é feita através de parafusos 17 ou mesmo 19. Um dos parafusos estava quebrado e por isso abrimos uma nova rosca no munhão, sendo que existe uma folga absurda de mais de 1 cm entre os embuchamentos dos parafusos (parecem ser um tubo de cobre) e a furação original das pinças (orelhas). Isso é original do carro? Pois devido a tal folga cada freiada irá gerar um grande impacto nesses parafusos 13, que devido a sua pouca espessura e resistência, fatalmente virão a quebrar novamente.

    - Ainda sobre o diferencial dianteiro, notamos um grande vazamento e por isso iremos substituir todos os retentores. Inicialmente procuramos fora do Brasil, no entanto devido ao alto custo do frete, talvez seja melhor comprarmos similares no mercado brasileiro mesmo. Alguém sabe nos informar as especificações dos mesmos, assim como algum fornecedor barato de peças Cherokee?

    - Outra curiosidade é quanto ao posicionamento dos retentores. Ainda não estou bem certo, no enanto de acordo com o manual mecânico além do retentor do pião (maior vazamento) os dois outros retentores das canelas vão pela parte interna junto a caixa satélite, e não nas extremidades como de costume nos antigos diferencias dana. Na extremidade apenas vão duas placas plásticas e nada mais, estou correto? Até vi que existem alguns retentores a fim de vedarem as extremidades das tubulações dos eixos (inclusive com graxeira - Alloy), no entanto são oferecidas como "acessórios" e não parte integrante do conjunto selante do eixo. Ainda não consegui acreditar e estou achando tudo isso muito estranho, já que tal posicionamento iria gerar uma "porta aberta" nas tubulações do eixo dianteiro. Imagine a quantidade de lama e areia que irá entrar na tubulação do eixo? Ou será que o dana 30 Cherokee possui 5 retentores ao invés de 3?

    - Também notei que o conjunto mecânico do carro, embora enorme, apenas é apoiado por três calços, sendo dois no motor e uma na travessa da caixa. Quando acelerado a caixa esta "trabalhando" muito (quase 10 cm para cima) e por isso pensei que o calço da caixa estivesse avariado. No entanto, ao me aprofundar no carro, notei que a travessa da caixa esta utilizando dois calços de borracha de uns 8 cm cada a fim de separá-la do monobloco, sendo que tais calços não aparecem no manual mecânico do carro. Isso faz com que a travessa da caixa fique de 8 a 10 cm mais baixa, sendo assim a caixa ficou folgada em seu suporte e por isso parece flutuar sobre o mesmo.

    - Por último e não faço a menor ideia da razão, o carro me parece estar muito "preso" e "amarrado" demorando muito a fim de realizar as trocas das marchas. Resumindo, o carro não anda e parece ter umas 10 toneladas a cada arrancada. Alguma sugestão?

    Desde já agradeço pela ajuda de todos,

    Muito abrigado,

    Julio Cesar.
    -Troller T4 (Fandangos)-Laranja,Trepator 35",Px Cobra & LSD.
    -Engesa F1 (Sororoca)-Laranja Nepal,Lodo 285,Guincho Mile Marker & Bloqueio Ensimec.

  • #2
    Usuário Avatar de Rustão
    Entrada
    28/02/2011
    Local
    São Paulo/SP
    Idade
    52
    Posts
    412
    Agradecimentos: 0
    Fala Julhos,
    No primeiro tópico aqui do forum, tem uma lista de manuais, procure seu modelo e baixa em pdf, vai te ajudar na manutencao.
    vamos ver oque mais a galera pode te ajudar.
    Abraco e boa sorte
    Jeep Grand Cherokee Limited V8 5.2 - 1998

  • #3
    Usuário
    Entrada
    19/07/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por julhos Ver Post
    Bom dia senhores,

    Meu nome é Julio Cesar e esta é a primeira vez que participo do fórum "Jeep/Cherokee", no entanto sou um participante acidou das seções "Troller" e "Engesa" umas vez que estes dois últimos são os carros que efetivamente possuo na garagem.
    Meu navegador acaba de comprar uma Cherokee 1997 XJ com a seguinte configuração: Câmbio automático, lift de suspensão, diferencial dianteiro dana 30 e traseiro 8 1/4" com kit 30 estrias e ARB. O carro precisa de muitos cuidados e ontem mesmo iniciamos a "revitalização", ou melhor dizer, "reconstrução" do mesmo. Eu e meu navegador fazemos mecânica como Hobby nos finais de semana, por isso não possuímos muita experiência ainda mais se tratando de uma Cherokee com suas muitas particularidades. Por isso recorro ao senhores a fim nos ajudarem com algumas dúvidas notadas já no primeiro dia desse tão aguardado "desafio" mecânico.

    - O diferencial dianteiro me parece original, no entanto notei que ambas as pinças de freio são fixadas aos munhões por parafusos 13. Em todos os carros que já mexi, inclusive no meu engesa que também possui um dana 30 na dianteira, essa fixação é feita através de parafusos 17 ou mesmo 19. Um dos parafusos estava quebrado e por isso abrimos uma nova rosca no munhão, sendo que existe uma folga absurda de mais de 1 cm entre os embuchamentos dos parafusos (parecem ser um tubo de cobre) e a furação original das pinças (orelhas). Isso é original do carro? Pois devido a tal folga cada freiada irá gerar um grande impacto nesses parafusos 13, que devido a sua pouca espessura e resistência, fatalmente virão a quebrar novamente.

    - Ainda sobre o diferencial dianteiro, notamos um grande vazamento e por isso iremos substituir todos os retentores. Inicialmente procuramos fora do Brasil, no entanto devido ao alto custo do frete, talvez seja melhor comprarmos similares no mercado brasileiro mesmo. Alguém sabe nos informar as especificações dos mesmos, assim como algum fornecedor barato de peças Cherokee?

    - Outra curiosidade é quanto ao posicionamento dos retentores. Ainda não estou bem certo, no enanto de acordo com o manual mecânico além do retentor do pião (maior vazamento) os dois outros retentores das canelas vão pela parte interna junto a caixa satélite, e não nas extremidades como de costume nos antigos diferencias dana. Na extremidade apenas vão duas placas plásticas e nada mais, estou correto? Até vi que existem alguns retentores a fim de vedarem as extremidades das tubulações dos eixos (inclusive com graxeira - Alloy), no entanto são oferecidas como "acessórios" e não parte integrante do conjunto selante do eixo. Ainda não consegui acreditar e estou achando tudo isso muito estranho, já que tal posicionamento iria gerar uma "porta aberta" nas tubulações do eixo dianteiro. Imagine a quantidade de lama e areia que irá entrar na tubulação do eixo? Ou será que o dana 30 Cherokee possui 5 retentores ao invés de 3?

    - Também notei que o conjunto mecânico do carro, embora enorme, apenas é apoiado por três calços, sendo dois no motor e uma na travessa da caixa. Quando acelerado a caixa esta "trabalhando" muito (quase 10 cm para cima) e por isso pensei que o calço da caixa estivesse avariado. No entanto, ao me aprofundar no carro, notei que a travessa da caixa esta utilizando dois calços de borracha de uns 8 cm cada a fim de separá-la do monobloco, sendo que tais calços não aparecem no manual mecânico do carro. Isso faz com que a travessa da caixa fique de 8 a 10 cm mais baixa, sendo assim a caixa ficou folgada em seu suporte e por isso parece flutuar sobre o mesmo.

    - Por último e não faço a menor ideia da razão, o carro me parece estar muito "preso" e "amarrado" demorando muito a fim de realizar as trocas das marchas. Resumindo, o carro não anda e parece ter umas 10 toneladas a cada arrancada. Alguma sugestão?

    Desde já agradeço pela ajuda de todos,

    Muito abrigado,

    Julio Cesar.

    Julio obrigado pela abertura do tópico.

    Olhei catalogo do carro.... verifiquei que existe mas uma bucha para centralização das pinças.
    Solicito os amigos do fórum alguma ajuda referente no mercado brasileiro para essa peça.

    Valeu Julio

  • #4
    Julio,

    Referente aos retentores, o melhor é retirar eles e levá-los nas casa de rolamentos e retentores em São Cristóvão. Normalmente se acha tanto rolamentos quanto retentores para nossas XJ lá. Só não fale que é pra cherokee pois o preço aumenta instantaneamente.
    Em relação aos calços da caixa, provavelmente colocaram para evitar as vibrações causadas pelo angulo de trabalho modificado pelo lift que você não falou, mas deve ser de mais de 3 polegadas.
    O carro "amarrado" pode ser proveniente de vários fatores. O mais comum é o cambio automático patinando. Se for isso, trocar o óleo e usar o dexron III normalmente resolve. Não sei se tem GNV, mas se tiver, o filtro de ar entupido também amarra muito o motor.
    Sugiro que vc veja todas as peças que vc precisar e faça um pedido na www.rockauto.com . O site é bem completo e a entrega pela FEDEX, apesar de ser sempre tributada não demora mais que 4 dias. A dica é comprar peças que estejam no mesmo centro de distribuição para evitar dois fretes. Comece pela peça mais necessária e vá colocando no carrinho outras que não alterem o preço do frete internacional. Quanto maior peso e volume mais caro fica o frete e lembre-se que o imposto incide sobre mercadoria+frete.
    Essa XJ ele comprou aqui no Rio?
    Se puder ajudar em mais alguma coisa, pode me ligar apesar de eu não entender muito de mecânica.
    Abraço

    Fred Boquimpani
    XJ 98 - Fantasma
    21 7858-5033
    4X4 Brasil

  • #5
    Usuário
    Entrada
    19/07/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0

    Talking

    Citação Postado originalmente por frdbock Ver Post
    Julio,

    Referente aos retentores, o melhor é retirar eles e levá-los nas casa de rolamentos e retentores em São Cristóvão. Normalmente se acha tanto rolamentos quanto retentores para nossas XJ lá. Só não fale que é pra cherokee pois o preço aumenta instantaneamente.

    Os retentores laterias ficam na roda ou próximo a coroa e pinhão?

    Em relação aos calços da caixa, provavelmente colocaram para evitar as vibrações causadas pelo angulo de trabalho modificado pelo lift que você não falou, mas deve ser de mais de 3 polegadas.

    O lift e de 4,5" as alavancas de sincronização da caixa (parte inferior) trabalham torcidas, causando dificuldade na troca de marcha.

    O carro "amarrado" pode ser proveniente de vários fatores. O mais comum é o cambio automático patinando. Se for isso, trocar o óleo e usar o dexron III normalmente resolve. Não sei se tem GNV, mas se tiver, o filtro de ar entupido também amarra muito o motor.

    O dexron III e fácil de achar? Esse carro tem filtro na caixa? O carro tem sim GNV, vou verificar o filtro de ar e o desamassar o escapamento... ele esta amassado uns 30% na curva próximo a caixa exatamente antes uns 5cm do 1 sensor de oxigênio.

    Sugiro que vc veja todas as peças que vc precisar e faça um pedido na www.rockauto.com . O site é bem completo e a entrega pela FEDEX, apesar de ser sempre tributada não demora mais que 4 dias. A dica é comprar peças que estejam no mesmo centro de distribuição para evitar dois fretes. Comece pela peça mais necessária e vá colocando no carrinho outras que não alterem o preço do frete internacional. Quanto maior peso e volume mais caro fica o frete e lembre-se que o imposto incide sobre mercadoria+frete.

    Já conhecemos o site e fizemos uma lista de itens + importantes.... porem ainda não pedi nada...

    Essa XJ ele comprou aqui no Rio?

    Comprei sim...
    Esse carro já foi do Rodrigo Ponce - usuário do fórum Poncerj... o link abaixo e referente a venda dela para o usuário laserman

    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...-equipada.html (Cherokee Sport 97 Vermelha equipada)

    Este agora foi da venda dela para mim. Porem vi o comprei pelo bomnegocio.
    http://www.4x4brasil.com.br/forum/ve...ferencial.html (Cherokee,bloqueio arb,lift skyjaker+4,5",pneu mud 33"x12,5"r15,redução diferencial)

    Se puder ajudar em mais alguma coisa, pode me ligar apesar de eu não entender muito de mecânica.
    Abraço

    Fred Boquimpani
    XJ 98 - Fantasma
    21 7858-5033
    Vou postar as fotos do pinça de freio que esta solta e do coxim da caixa e conversaremos sobre ela...
    Obrigado pelas dicas...

  • #6
    Carlinho e Julio,

    Segue o link de outro site onde tem os manuais de peças e de manutenção das cherokee: Manuais de Manutenção Cherokee Sport - XJ - Aventura & Offroad

    Respondendo às perguntas :
    Os retentores laterias ficam na roda ou próximo a coroa e pinhão?
    Quando o meu mecanico desmontou o semi-eixo dianteiro para trocarmos a cruzeta, não identificamos retentor, apenas uma espécie de arruela que segundo ele serve pra não deixar o óleo escorrer pela ponta do eixo. Nesse site tem uma visão explodida do diferencial que mostra um retentor: Jeep Parts Diagrams at Morris 4x4 Center, specializing in Wrangler Parts. We sell Jeep Parts for less!! é só escolher o modelo do carro.
    O lift e de 4,5" as alavancas de sincronização da caixa (parte inferior) trabalham torcidas, causando dificuldade na troca de marcha.
    Essa eu não sei responder. Na minha, que tá com lift de 3pol, quando trocamos o calço da caixa, comprei erradamente um em que os parafusos de fixação ficam centralizados em relação ao calço, fazendo a caixa trabalhar meio torcida e dificultando a mudança de 4x4 para 4x2 e vice-versa. Troquei o calço por um que os parafusos são deslocados mais para a lateral e problema resolvido. Existem dois modelos de calços de caixa para a XJ.

    O dexron III e fácil de achar? Sim, é bem fácil normalmete o pessoal usa o da Petrobras ou da Texaco
    Esse carro tem filtro na caixa? Tem sim, mas é bom tirar pra ver o formato antes de comprar e talvez nem precise trocar, só lavar. Na rockauto tem.
    O carro tem sim GNV, vou verificar o filtro de ar e o desamassar o escapamento... ele esta amassado uns 30% na curva próximo a caixa exatamente antes uns 5cm do 1 sensor de oxigênio. Esse amassado no cano é original do carro. Não há necessidade de desamassar, mas se fizer melhora um pouquinho o desempenho.


    Abraço

    Fred Boquimpani
    XJ 98 - Fantasma

  • #7
    Usuário
    Entrada
    19/07/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Fred.

    Vou verificar esse site que vc me passou, eu já imprimir todo o manual técnico.
    Já na minha tenho que trocar o retentor traseiro e essas arruelas de vedação lateral (fotos dos vazamento em anexo). Caso seja isso.

    O coxim esta trabalhando esticado devido esses calços de borrachas laterais colocados na travessa da caixa.
    Eu acho que isso não pode ser normal, a caixa trabalha flutuando, quando acelero ela sobe uns 15cm.
    Eu que no final de semana vou remover essas borrachas afim de subir a caixa de transmissão.

    Qual e a especificação do óleo da caixa 75/80 e 90?

    Vou tirar o foto do escapamento e lhe mando.

    Agora sobre o freio... veja nas fotos a folga que tem na bucha deslizante da pinça... aquilo não pode ser normal.
    Já perdeu até a guarnição de vedação.

    Abraço o obrigado.


    -dsc09840.jpg-dsc00144.jpg-dsc00145.jpg-dsc00146.jpg-dsc00147.jpg-dsc09844.jpg-dsc09843.jpg-dsc09842.jpg-dsc09841.jpg-dsc00139.jpg-dsc00140.jpg-dsc00138.jpg-dsc00137.jpg

  • #8
    Usuário
    Entrada
    16/04/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    36
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    carlinhos,
    te mandei um email, depois dá uma conferida lá ok?
    valeu!

  • #9
    Carlinhos,
    Aproveita que vai ver o retentor em S.Cristõvão e dá uma passada no Gustavo da LS - R Figueira de Melo 436. Ele é bacana e pode te dar mais dicas sobre as pontas de eixo e sobre o freio. Verifique se os calços de motor e caixa não estão quebrados em um local que não dá pra ver sem desmontar. Não é normal trabalhar esses 15 cm mesmo com os calços nas laterais da travessa, que devem ser só pra corrigir o ângulo de trabalho da caixa e cardan. Acho que no manual só fala que o óleo de caixa é o Dexron 3 ou o ATF+4, esse último difícil de ser encontrado e muito mais caro que o Dexron 3.

    Abraço

    Fred Boquimpani
    XJ 98 - Fantasma

  • #10
    Usuário
    Entrada
    19/07/2009
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    42
    Posts
    8
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por frdbock Ver Post
    Carlinhos,
    Aproveita que vai ver o retentor em S.Cristõvão e dá uma passada no Gustavo da LS - R Figueira de Melo 436. Ele é bacana e pode te dar mais dicas sobre as pontas de eixo e sobre o freio. Verifique se os calços de motor e caixa não estão quebrados em um local que não dá pra ver sem desmontar. Não é normal trabalhar esses 15 cm mesmo com os calços nas laterais da travessa, que devem ser só pra corrigir o ângulo de trabalho da caixa e cardan. Acho que no manual só fala que o óleo de caixa é o Dexron 3 ou o ATF+4, esse último difícil de ser encontrado e muito mais caro que o Dexron 3.

    Abraço

    Fred Boquimpani
    XJ 98 - Fantasma
    No manual que baixei fala sobre o Dexron 2. Já até comprei e a caixa esta sem carter pos verifiquei os solenoides... Será que posso utilizar esse ou terei que trocar.

    Se puder me liga que troco loga antes de montar, amanha atarde devo levar para vistoria.
    Cel: (21) 7881-2576 / 12*71108

    Abraço

  • #11
    Usuário
    Entrada
    16/04/2012
    Local
    Aracaju/SE
    Idade
    36
    Posts
    22
    Agradecimentos: 0
    Estou acompanhando o tópico, bastante instrutivo sobre os problemas da cheroka e como resolve-los.

  • #12
    Carlinhos,

    Em todos os lugares que vi falam sempre no Dexron 3 ou ATF+4 para XJ 97 até 2001. Eu não abri pois estou sem meu computador, mas segue o link do manual do proprietário: 4shared - XJ_Manual Proprietario - shared folder - free file sharing and storage
    Se vc não tiver cadastro no 4shared, é só fazer colocando o seu email e criando uma senha. É grátis.
    Abraço
    Fred

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Dúvidas quanto a botão do painel Grand Cherokee Laredo
      Por betomonk no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 24
      Última resposta: 28/01/2018, 22:58
    2. Duvidas e mais duvidas, me ajudem
      Por JESSY no fórum Picapes
      Respostas: 12
      Última resposta: 15/12/2011, 13:27
    3. Camper Duvidas E Mais Duvidas
      Por paulobarbosa no fórum Engesa, Camper e Marruá
      Respostas: 7
      Última resposta: 14/05/2007, 00:19
    4. Mais algumas dúvidas sobre uma Cherokee Sport
      Por Passarinho no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 29/11/2005, 15:40
    5. Caixa Santana. Duvidas e mais duvidas.
      Por Sergio Antunes no fórum Jeep Willys
      Respostas: 3
      Última resposta: 13/07/2003, 21:57

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade