Pessoal, comprei a minha cherokee a dois meses, desde então li atentamente todos os tópicos desta seção, os que relacionavam-se a lifts por várias vezes e acabei em dilemas comuns de proprietários de XJ que querem fazer trilha.
Levantar, quanto? Kit, qual? 31,32,33,35? vibra cardã? pneu? raspa?
Bom, estava decidido a fazer um kit caseiro de 5 pol e por pneus 32, talvez 33, cheguei a desmanchar a suspensão traseira no meu mecânico aqui em Santa Maria - RS quando um amigo Jeepeiro experiente aqui de sm me disse, vai perder tempo entre erros e acertos, leva direto no Adaime e Porto Alegre que já levantou mais de 50 cherokees.
Liguei para lá e achei salgado, R$2.500,00 para 5pol. garantidos, sendo que gastaria metade para fazer eu mesmo e passar meses ajustando e fazendo retrabalhos, corrigindo defeitos que o Sr. Adaime já teria corrigido uma década atrás.
Me lembrei (e reli) todos os tópicos do Sr.Badia de Poa que descrevia o trabalho do Sr.Adaime, realmente me parecia uma solução eficiente, depois de muuuuuuuuuuito pesquisar entre kits procomp, skyjacker, feito em casa, buchas p cá e calços para lá mandei minha cherokee para Poa na segunda passada, buscando agora sexta.
Realmente, valeu a pena cada centavo, consegui contar dentro da oficina do Sr.Adaime pelo menos 12 Cherokees Sport do grupo viralatas de Porto Alegre, todas preparadas por ele, sendo a mais humilde com pneu 33, a maioria 35, se não me engano maiores também, todas perfeitas e feitas pelo Sr.Adaime.
Junto comprei 4 rodas mangles 8 e 4 pneus mudzilla 33x13,5 os quais não gostei nenhum pouco, retirei-os no meio da viagem de retorno a santa maria, colocando os originais, só calceios novamente para tirar as fotos abaixo, falei com o Sr.Adaime e estou mandando de volta, visto que para meu uso são muito, mas MUITO barulhentos no asfalto e ao andar devagar sente-se uma trepidação identica a quando passamos sobre trilhos de trem em cruzamentos ferreos.
Sr.Adaime foi bem receptivo e esta aceitando a devolução dos pneus, comprarei os velhos BF MUD 33 que ja tinha na Ranger que sei de sua eficácia, acho que para quem quer SÓ PARA TRILHA, e não vai usar nem em deslocamentos de asfalto até as trilhas o Mudzilla é melhor, porém aqui em Santa Maria os encontros saem a uma distância de 200 Km em média e levar jogo de rodas e pneus reserva é um saco.
Mas voltando a suspensão, foi colocado um calço de 5pol no topo da mola, trocado os braços de baixo que prendem o diferencial dianteiro, trocadas bieletas, trocados 4 amortecedores, realocada barra de direção, baixada caixa de transferencia, atrás colocado mais 2 feixes de mola e espaçadores, calço entre mola e eixo, ajustado os angulos dos diferenciais dianteiros e traseiros e outros pequenos ajustes que não percebi.
A mola mais calço futuramente farei um upgrade por uma mola rubicon express 5,5 no primeiro amigo que vier dos eua e puder me trazer na mala, lá custa 133 dolares o par na Quadratec, mas sabem, será só por capricho mesmo, que o calço de 5 embora feio ficou muito bom.
O espaço nas caixas de roda foram ampliados através de novos alargadores de paralamas (não inclusos no kit de suspensão).
O resultado final FICOU PERFEITO! Melhor que o esperado, não perdeu nada em conforto nem estabilidade, ficou ligeiramente mais firme e os pneus não pegam em absolutamente nada, nem curso de direção perdeu.
Queria gastar menos, mas acho que se fizesse eu mesmo ao final de 6 meses de ajuste gastaria o mesmo, assim já esta pronta. (ja tomei muito na cabeça com meu antigo willys)
Fiquei satisfeito e recomendo.
Posto as fotos do antes e depois com todas medidas que precisamente tirei.
Abraço a todos, espero ter ajudado para quem estava na mesma dúvida que eu.
Fabricio