x
Convex Datacenter
Página 1 de 2 12 ÚltimoÚltimo
Resultados 1 a 12 de 17
  • #1
    Usuário Avatar de Franqui
    Entrada
    27/06/2012
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    44
    Posts
    6
    Agradecimentos: 0

    Thumbs up Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2




    Oi Pessoal!

    Esta é minha primeira postagem aqui, mas já aprendi muitas coisas interessantes e recebi muitas dicas quentes de companheiros e suas experiências no fórum 4x4 Brasil. De início digo que é uma grande satisfação poder contribuir com algumas experiências de um novo e feliz proprietáro de uma Grand Cherokee Limited 5.2 V8 Ano 97. Vou começar com um pouco da minha história e a decisão de comprar um 4x4: antes da Cherokee eu tinha um Logan 1.6 2008 que tirei Zero Km, fiquei 4 anos com ele mas não estava totalmente satisfeito.... faltava um pouco mais de emção, pois adoro dirigir e viajar principalmente! Foi quando um dia desses passando por uma revenda aqui de Brasília vi a minha Cherokee parada e foi paixão a primeira vista, nunca tinha dirigido uma dessas e a experiência foi fulminante.... depois de levar em um excelente mecânico do Guará e fazer uma vistoria completa nela fechei o negócio e me despedi do Logan para sempre. Na época alguns amigos me disseram o seguinte: "Vc tá maluco, trocar um carro 2008 por um 1997.... ainda mais V8, vai ter que se associar num posto de gasolina....", daí eu pensei e disse o seguinte para eles: "Vcs falam isso por que nunca pilotaram uma Cherokee V8, e até acomselho que não façam isso, porque depois de dirigir uma dessas vc começa a achar os outros carros muito sem graça.... chega a ficar até desiludido e bate aquela vontade de trocar!"
    Quanto a parte da emoção, já tive muitas emoçõe$$$ com a minha Cherokee, mas foi no intuito de deixar ela o mais segura e confiável possível para andar com a família....
    Vou passar um pouco do que já vivi e aprendi desde o princípio e espero que sirva para alguma coisa para novos proprietários como eu:
    - Na hora da compra me concentrei na parte de lataria e motor (que estavam muito bons), pois a parte de suspensão, direção e freios dela estava bem comprometida, mas como minha intenção era tornar ela confiável e não tinha um histórico anterior de manutenção, sabia que ia ter que gastar bastante nestes ítens.... daí aprendi uma coisa: alguns vendedores para fechar negócio contam lorotas das mais malucas possíveis, se aproveitando da pouca experiência de compradores como eu....
    - Veja só a histótria do vendedor: a viatura foi revisada recentemente, está uma tetéia, pode ir até o Nordeste com ela, e blá blá blá....
    - A opinião do meu mecânico na hora da avaliação: de lataria está excelente, motor está bom (135000 km), vai precisar de uma boa manutenção preventiva, mas o funcionamento dele está ótimo.
    - Observei que a polia viscosa estava travada com uma senhora gambiarra.... meu meca já tinha adiantado que aquilo era perigoso e no caso de passar por alagamento ou bater qualquer coisa nela podia arrebentar o radiador e até o capô ou bomba d'água..... lá vai o vendedor: isto é muito comum e é feito para aumentar a segurança, pois é normal nessas viaturas desprender a hélice causando acidentes, por isso ela é travada e pode ficar tranquilo.... fala sério!!! Resultado: Encomendei uma polia viscosa nova e na hora de desfazer a gambiarra se foi a bomba d'água junto, troquei também.... refizemos tudo e ficou novamente original, porém já tive que mexer novamente no sistema de arrefecimento e é daí que tive novas experiências positivas que vou narrar mais a frente.
    - O mecânico já tinha adiantado, suspensão e freios como um todo estão bastante gastos.... vai ter que trocar tudo.... notei mais claramente ao passar em buracos ou quebra-molas que ela fazia um balanço exagerado na traseira, parecia meio solta.... lá vai o vendedor: isto é característica deste modelo, é para aumentar o conforto, pois ela é muito macia.... esta sacudida é normal. Resultado: borrachas da suspensão arrebentadas, quase ferro com ferro.... ainda eram as originais, assim como os amortecedores e outras peças nunca tinham sido trocadas. Detalhe: as pastilhas de freio dianteiras estavam praticamente só no ferro encostando no disco, além de duas ponteiras da barra de direção com uma folga enorme.... que depois dos 140 km/h faziam balançar a traseira da viatura, podendo até capotar ela em maior velocidade..... lembram da hitória: tá toda revisadinha, pode ir até pro Nordeste com ela.... que amigão hein!!!!
    - Aprendizado: Cuidado com histórias de vendedor, se eu confiasse cegamente nele poderia até ter acidentado minha família..... mas como já estava bem consciente dos defeitos da viatura e mesmo assim considerei compensatório o negócio, logo após comprar baixei ela numa oficina perto de casa para dar uma geral(esta foi indicada por amigos, não é a mesma da avaliação).
    - Serviços realizados para tornar ela segura e confiável para viagens: troca dos 4 amortecedores, troca dos discos de freio, troca das pastilhas de freio, troca de todas as borrachas da suspensão, troca das bieletas (estavam instaladas viradas, acreditam?), troca da polia viscosa e bomba d'água, troca da bateria, troca das barras e terminais de direção (todas), troca de todos os lubrificantes (incluindo DH, Cx Transf, Cambio Aut e Diferenciais), sangramento e troca do fluído de freio, alinhamento e balanceamento e por fim limpeza e colocação de aditivo no radiador. Depois disso a viatura ficou um doce, muito boa mesmo, mas logo surgiram algumas surpresas e foram necessárias algumas correções...
    - 1ª: apareceu um vazamento de água próximo a bomba d'água, era o cano de retorno do ar quente, ao desmontar verificamos que estava todo corroído por dentro e eu acelerei o processo de destruição dele com a limpeza do radiador.... mas como já estava metido tive que ir até o fim.... procurei aquele cano por tudo, até na rockauto.com e nada, mandei tornear um semelhante e substituímos, ficou 10! Para deixar o sistema de arrefecimento zerado encomendei na rockauto.com todas as mangueiras de borracha novas (super baratas), termostato e o cano da saída do termostato, que estava todo corroído também.... ainda bem que o radiador estava bom, foi varetado e testado. Aprendizado: a limpeza do radiador com certeza é muito benéfica para o sistema de arrefecimento, mas também muito arriscada, pois podemos acelerar um processo corrosivo e adiantar quebras... porém no meu caso prefiro que apareçam os vazamentos dentro da oficina, do que no meio de uma viagem e depois ter que cair na mão de mecânicos marreteiros na beira de estrada....
    - 2ª: mesmo depois de todo sistema de arrefecimento estar limpo e funcionando bem notei que a viatura em trânsito lento ou engarrafamento estava passando dos 100º C, diminuindo até a eficiência do Ar Cond, mas quando ela pegava velocidade a temperatura baixava novamente... não fazia sentido, pois a polia e bomba d'água eram novas e o sistema tava todo revisado.... conclusão: polia viscosa de má qualidade(uma loja de São Paulo), daí eu tinha duas opções: comprar uma polia nova importada original (caríssima) ou travar aquela para funcionar sempre na rotação máxima (nunca iria fazer isto).... o que eu fiz? Criei uma terceira opção: fazer um sistema com uma ventoinha elétrica que vou descrever a seguir e logo que tiver postar fotos, resolvendo para sempre o problema de aquecimento do V8 em marcha lenta e climas muito quentes.... PS: Sou contra adaptações e gambiarras, procuro sempre deixar a viatura o mais original possível, mas se vcs observarem na seção desta Cherokee na rockauto.com existe o kit completo para instalação de ventoinha elétrica.... preferimos fazer com peças nacionais pelo tempo e valor, além de qualquer imcompatibilidade que aparecesse poder trocar a peça mais fácil.
    - Como foi feito: foram removidas: a hélice e polia originais, dando espaço para a ventoinha elétrica.... como não havia sistema elétrico de temperatura para acionamento dela tivemos que fazer um novo, instalando um interuptor témico cebolão e toda fiação, ajustando ele para 90º C. Conseguimos uma hélice muito boa que abrange quase todo tamanho do radiador.... vou pegar as especificações certinhas dela com o mecânico e passo para quem interessar. Estou mandando abaixo as fotos do kit que vende na rockauto para a 5.2 V8 ano 1997:





    Neste momento o serviço da ventoinha está nos ajustes finais, mas pelos primeiros testes ficou muito bom, espero com isso eliminar as preocupações com temperatura, tanto nos engarrafamentos como nos dias muito quentes... Acredito que na época que o carro foi projetado não havia uma preocupação tão grande com trânsitos lentos como há hoje em dia, nem talvez se imaginava a loucura que o trânsito se transformou! Já pesquisei vários posts com problemas de aquecimento na Cherokee, a maioria acaba partindo para o travamento da polia, mas considero não ser a melhor opção... espero ter contribuído com os novatos como eu e aqueles que enfrentam algum tpo de problema no arrefecimento.

    Obs: O mecânico que fez a avaliação para mim na hora da compra e está fazendo o serviço da ventoinha agora é muito profissional e honesto, além de ter equipamentos de 1ª linha e contar com auxiliares competentes e cuidadosos, de Brasília mesmo... vou falar com ele pra ver se ele gostaria que tivesse o nome e contato divulgados aqui no site.

    O mecânico que fez a parte de freios, suspensão e direção foi outro mais próximo da minha residência (me arrependi, devia ter ido no primeiro desde o início)... apesar dele ser muito competente não recomendaria ao pessoal, pois tive alguns estresses com ele pela falta de ferramental mais específico e tecnologia da oficina, além de alguns auxiliares meio mulambentos fazendo serviço sem muito cuidado. Alguns serviços tive que corrigir no meu mecânico atual por estarem mal feitos: limpeza do radiador (não tinha varetado, só tacou querosene) e troca do óleo dos diferenciais (trocou por sucção e não abriu eles, acabou deixando resto do óleo antigo e não viu um retentor e coifa com vazamento).

    Por fim, utilizei como aditivo no óleo do motor o Militec, estou gostando muito... notei uma boa redução nos ruídos do motor e um pequeno aumento na economia de combustível, realmente cumpre o prometido na propaganda.... só é meio salgado no preço!

    Se alguém já fez algo parecido e tiver experiências para trocar fico grato, os mais entendidos podem jogar pedra também.... hehe!!!

    Valeu pessoal! Até mais!!!

  • #2
    Desativado
    Entrada
    22/09/2011
    Local
    São Paulo/CsVerde/SP
    Idade
    57
    Posts
    233
    Agradecimentos: 0
    Citação Postado originalmente por Franqui Ver Post
    Oi Pessoal!

    Esta é minha primeira postagem aqui, mas já aprendi muitas coisas interessantes e recebi muitas dicas quentes de companheiros e suas experiências no fórum 4x4 Brasil. De início digo que é uma grande satisfação poder contribuir com algumas experiências de um novo e feliz proprietáro de uma Grand Cherokee Limited 5.2 V8 Ano 97. Vou começar com um pouco da minha história e a decisão de comprar um 4x4: antes da Cherokee eu tinha um Logan 1.6 2008 que tirei Zero Km, fiquei 4 anos com ele mas não estava totalmente satisfeito.... faltava um pouco mais de emção, pois adoro dirigir e viajar principalmente! Foi quando um dia desses passando por uma revenda aqui de Brasília vi a minha Cherokee parada e foi paixão a primeira vista, nunca tinha dirigido uma dessas e a experiência foi fulminante.... depois de levar em um excelente mecânico do Guará e fazer uma vistoria completa nela fechei o negócio e me despedi do Logan para sempre. Na época alguns amigos me disseram o seguinte: "Vc tá maluco, trocar um carro 2008 por um 1997.... ainda mais V8, vai ter que se associar num posto de gasolina....", daí eu pensei e disse o seguinte para eles: "Vcs falam isso por que nunca pilotaram uma Cherokee V8, e até acomselho que não façam isso, porque depois de dirigir uma dessas vc começa a achar os outros carros muito sem graça.... chega a ficar até desiludido e bate aquela vontade de trocar!"
    Quanto a parte da emoção, já tive muitas emoçõe$$$ com a minha Cherokee, mas foi no intuito de deixar ela o mais segura e confiável possível para andar com a família....
    Vou passar um pouco do que já vivi e aprendi desde o princípio e espero que sirva para alguma coisa para novos proprietários como eu:
    - Na hora da compra me concentrei na parte de lataria e motor (que estavam muito bons), pois a parte de suspensão, direção e freios dela estava bem comprometida, mas como minha intenção era tornar ela confiável e não tinha um histórico anterior de manutenção, sabia que ia ter que gastar bastante nestes ítens.... daí aprendi uma coisa: alguns vendedores para fechar negócio contam lorotas das mais malucas possíveis, se aproveitando da pouca experiência de compradores como eu....
    - Veja só a histótria do vendedor: a viatura foi revisada recentemente, está uma tetéia, pode ir até o Nordeste com ela, e blá blá blá....
    - A opinião do meu mecânico na hora da avaliação: de lataria está excelente, motor está bom (135000 km), vai precisar de uma boa manutenção preventiva, mas o funcionamento dele está ótimo.
    - Observei que a polia viscosa estava travada com uma senhora gambiarra.... meu meca já tinha adiantado que aquilo era perigoso e no caso de passar por alagamento ou bater qualquer coisa nela podia arrebentar o radiador e até o capô ou bomba d'água..... lá vai o vendedor: isto é muito comum e é feito para aumentar a segurança, pois é normal nessas viaturas desprender a hélice causando acidentes, por isso ela é travada e pode ficar tranquilo.... fala sério!!! Resultado: Encomendei uma polia viscosa nova e na hora de desfazer a gambiarra se foi a bomba d'água junto, troquei também.... refizemos tudo e ficou novamente original, porém já tive que mexer novamente no sistema de arrefecimento e é daí que tive novas experiências positivas que vou narrar mais a frente.
    - O mecânico já tinha adiantado, suspensão e freios como um todo estão bastante gastos.... vai ter que trocar tudo.... notei mais claramente ao passar em buracos ou quebra-molas que ela fazia um balanço exagerado na traseira, parecia meio solta.... lá vai o vendedor: isto é característica deste modelo, é para aumentar o conforto, pois ela é muito macia.... esta sacudida é normal. Resultado: borrachas da suspensão arrebentadas, quase ferro com ferro.... ainda eram as originais, assim como os amortecedores e outras peças nunca tinham sido trocadas. Detalhe: as pastilhas de freio dianteiras estavam praticamente só no ferro encostando no disco, além de duas ponteiras da barra de direção com uma folga enorme.... que depois dos 140 km/h faziam balançar a traseira da viatura, podendo até capotar ela em maior velocidade..... lembram da hitória: tá toda revisadinha, pode ir até pro Nordeste com ela.... que amigão hein!!!!
    - Aprendizado: Cuidado com histórias de vendedor, se eu confiasse cegamente nele poderia até ter acidentado minha família..... mas como já estava bem consciente dos defeitos da viatura e mesmo assim considerei compensatório o negócio, logo após comprar baixei ela numa oficina perto de casa para dar uma geral(esta foi indicada por amigos, não é a mesma da avaliação).
    - Serviços realizados para tornar ela segura e confiável para viagens: troca dos 4 amortecedores, troca dos discos de freio, troca das pastilhas de freio, troca de todas as borrachas da suspensão, troca das bieletas (estavam instaladas viradas, acreditam?), troca da polia viscosa e bomba d'água, troca da bateria, troca das barras e terminais de direção (todas), troca de todos os lubrificantes (incluindo DH, Cx Transf, Cambio Aut e Diferenciais), sangramento e troca do fluído de freio, alinhamento e balanceamento e por fim limpeza e colocação de aditivo no radiador. Depois disso a viatura ficou um doce, muito boa mesmo, mas logo surgiram algumas surpresas e foram necessárias algumas correções...
    - 1ª: apareceu um vazamento de água próximo a bomba d'água, era o cano de retorno do ar quente, ao desmontar verificamos que estava todo corroído por dentro e eu acelerei o processo de destruição dele com a limpeza do radiador.... mas como já estava metido tive que ir até o fim.... procurei aquele cano por tudo, até na rockauto.com e nada, mandei tornear um semelhante e substituímos, ficou 10! Para deixar o sistema de arrefecimento zerado encomendei na rockauto.com todas as mangueiras de borracha novas (super baratas), termostato e o cano da saída do termostato, que estava todo corroído também.... ainda bem que o radiador estava bom, foi varetado e testado. Aprendizado: a limpeza do radiador com certeza é muito benéfica para o sistema de arrefecimento, mas também muito arriscada, pois podemos acelerar um processo corrosivo e adiantar quebras... porém no meu caso prefiro que apareçam os vazamentos dentro da oficina, do que no meio de uma viagem e depois ter que cair na mão de mecânicos marreteiros na beira de estrada....
    - 2ª: mesmo depois de todo sistema de arrefecimento estar limpo e funcionando bem notei que a viatura em trânsito lento ou engarrafamento estava passando dos 100º C, diminuindo até a eficiência do Ar Cond, mas quando ela pegava velocidade a temperatura baixava novamente... não fazia sentido, pois a polia e bomba d'água eram novas e o sistema tava todo revisado.... conclusão: polia viscosa de má qualidade(uma loja de São Paulo), daí eu tinha duas opções: comprar uma polia nova importada original (caríssima) ou travar aquela para funcionar sempre na rotação máxima (nunca iria fazer isto).... o que eu fiz? Criei uma terceira opção: fazer um sistema com uma ventoinha elétrica que vou descrever a seguir e logo que tiver postar fotos, resolvendo para sempre o problema de aquecimento do V8 em marcha lenta e climas muito quentes.... PS: Sou contra adaptações e gambiarras, procuro sempre deixar a viatura o mais original possível, mas se vcs observarem na seção desta Cherokee na rockauto.com existe o kit completo para instalação de ventoinha elétrica.... preferimos fazer com peças nacionais pelo tempo e valor, além de qualquer imcompatibilidade que aparecesse poder trocar a peça mais fácil.
    - Como foi feito: foram removidas: a hélice e polia originais, dando espaço para a ventoinha elétrica.... como não havia sistema elétrico de temperatura para acionamento dela tivemos que fazer um novo, instalando um interuptor témico cebolão e toda fiação, ajustando ele para 90º C. Conseguimos uma hélice muito boa que abrange quase todo tamanho do radiador.... vou pegar as especificações certinhas dela com o mecânico e passo para quem interessar. Estou mandando abaixo as fotos do kit que vende na rockauto para a 5.2 V8 ano 1997:





    Neste momento o serviço da ventoinha está nos ajustes finais, mas pelos primeiros testes ficou muito bom, espero com isso eliminar as preocupações com temperatura, tanto nos engarrafamentos como nos dias muito quentes... Acredito que na época que o carro foi projetado não havia uma preocupação tão grande com trânsitos lentos como há hoje em dia, nem talvez se imaginava a loucura que o trânsito se transformou! Já pesquisei vários posts com problemas de aquecimento na Cherokee, a maioria acaba partindo para o travamento da polia, mas considero não ser a melhor opção... espero ter contribuído com os novatos como eu e aqueles que enfrentam algum tpo de problema no arrefecimento.

    Obs: O mecânico que fez a avaliação para mim na hora da compra e está fazendo o serviço da ventoinha agora é muito profissional e honesto, além de ter equipamentos de 1ª linha e contar com auxiliares competentes e cuidadosos, de Brasília mesmo... vou falar com ele pra ver se ele gostaria que tivesse o nome e contato divulgados aqui no site.

    O mecânico que fez a parte de freios, suspensão e direção foi outro mais próximo da minha residência (me arrependi, devia ter ido no primeiro desde o início)... apesar dele ser muito competente não recomendaria ao pessoal, pois tive alguns estresses com ele pela falta de ferramental mais específico e tecnologia da oficina, além de alguns auxiliares meio mulambentos fazendo serviço sem muito cuidado. Alguns serviços tive que corrigir no meu mecânico atual por estarem mal feitos: limpeza do radiador (não tinha varetado, só tacou querosene) e troca do óleo dos diferenciais (trocou por sucção e não abriu eles, acabou deixando resto do óleo antigo e não viu um retentor e coifa com vazamento).

    Por fim, utilizei como aditivo no óleo do motor o Militec, estou gostando muito... notei uma boa redução nos ruídos do motor e um pequeno aumento na economia de combustível, realmente cumpre o prometido na propaganda.... só é meio salgado no preço!

    Se alguém já fez algo parecido e tiver experiências para trocar fico grato, os mais entendidos podem jogar pedra também.... hehe!!!

    Valeu pessoal! Até mais!!!
    Muito bom o seu trampo, parabéns!

    Vendedor é tudo igual, já cansei de ouvir barbaridades por isso compro de particular e levo em mecânico para verificar tudo, depois peço desconto do serviço se o vendedor for honesto com certeza concordará.

    A unica coisa que notei é que vc ajustou a ventoinha para 90c e a válvula termostática abre com 95c, então creio q a ventoinha deveria começar a atuar com 95 em diante pois ai o sistema vai estar aquecido e trabalhando corretamente, pois ao contrario do que muitos fazem, nunca se deve retirar a válvula termostática pois a central vai trabalhar sempre com mistura mais rica para tentar compensar a baixa temperatura.

    Abraços

  • #3
    Usuário
    Entrada
    04/06/2012
    Local
    Rio de Janeiro/RJ
    Idade
    53
    Posts
    7
    Agradecimentos: 0
    muito bom mesmo. Depois manda as especificações do kit que utilizou. abraços

  • #4
    Todos estamos no aguardo das especificações técnicas da ventoinha, parte eletrica, etc...

    realmente aquecimento é um problema sério.. chega a 100°C o A/C fica uma porcaria :/

  • #5
    Usuário Avatar de Guima-MS
    Entrada
    01/11/2010
    Local
    Interior/MS
    Posts
    707
    Agradecimento: 1
    Citação Postado originalmente por Franqui Ver Post
    Oi Pessoal!

    Esta é minha primeira postagem aqui, mas já aprendi muitas coisas interessantes e recebi muitas dicas quentes de companheiros e suas experiências no fórum 4x4 Brasil. De início digo que é uma grande satisfação poder contribuir com algumas experiências de um novo e feliz proprietáro de uma Grand Cherokee Limited 5.2 V8 Ano 97. Vou começar com um pouco da minha história e a decisão de comprar um 4x4: antes da Cherokee eu tinha um Logan 1.6 2008 que tirei Zero Km, fiquei 4 anos com ele mas não estava totalmente satisfeito.... faltava um pouco mais de emção, pois adoro dirigir e viajar principalmente! Foi quando um dia desses passando por uma revenda aqui de Brasília vi a minha Cherokee parada e foi paixão a primeira vista, nunca tinha dirigido uma dessas e a experiência foi fulminante.... depois de levar em um excelente mecânico do Guará e fazer uma vistoria completa nela fechei o negócio e me despedi do Logan para sempre. Na época alguns amigos me disseram o seguinte: "Vc tá maluco, trocar um carro 2008 por um 1997.... ainda mais V8, vai ter que se associar num posto de gasolina....", daí eu pensei e disse o seguinte para eles: "Vcs falam isso por que nunca pilotaram uma Cherokee V8, e até acomselho que não façam isso, porque depois de dirigir uma dessas vc começa a achar os outros carros muito sem graça.... chega a ficar até desiludido e bate aquela vontade de trocar!"
    Quanto a parte da emoção, já tive muitas emoçõe$$$ com a minha Cherokee, mas foi no intuito de deixar ela o mais segura e confiável possível para andar com a família....
    Vou passar um pouco do que já vivi e aprendi desde o princípio e espero que sirva para alguma coisa para novos proprietários como eu:
    - Na hora da compra me concentrei na parte de lataria e motor (que estavam muito bons), pois a parte de suspensão, direção e freios dela estava bem comprometida, mas como minha intenção era tornar ela confiável e não tinha um histórico anterior de manutenção, sabia que ia ter que gastar bastante nestes ítens.... daí aprendi uma coisa: alguns vendedores para fechar negócio contam lorotas das mais malucas possíveis, se aproveitando da pouca experiência de compradores como eu....
    - Veja só a histótria do vendedor: a viatura foi revisada recentemente, está uma tetéia, pode ir até o Nordeste com ela, e blá blá blá....
    - A opinião do meu mecânico na hora da avaliação: de lataria está excelente, motor está bom (135000 km), vai precisar de uma boa manutenção preventiva, mas o funcionamento dele está ótimo.
    - Observei que a polia viscosa estava travada com uma senhora gambiarra.... meu meca já tinha adiantado que aquilo era perigoso e no caso de passar por alagamento ou bater qualquer coisa nela podia arrebentar o radiador e até o capô ou bomba d'água..... lá vai o vendedor: isto é muito comum e é feito para aumentar a segurança, pois é normal nessas viaturas desprender a hélice causando acidentes, por isso ela é travada e pode ficar tranquilo.... fala sério!!! Resultado: Encomendei uma polia viscosa nova e na hora de desfazer a gambiarra se foi a bomba d'água junto, troquei também.... refizemos tudo e ficou novamente original, porém já tive que mexer novamente no sistema de arrefecimento e é daí que tive novas experiências positivas que vou narrar mais a frente.
    - O mecânico já tinha adiantado, suspensão e freios como um todo estão bastante gastos.... vai ter que trocar tudo.... notei mais claramente ao passar em buracos ou quebra-molas que ela fazia um balanço exagerado na traseira, parecia meio solta.... lá vai o vendedor: isto é característica deste modelo, é para aumentar o conforto, pois ela é muito macia.... esta sacudida é normal. Resultado: borrachas da suspensão arrebentadas, quase ferro com ferro.... ainda eram as originais, assim como os amortecedores e outras peças nunca tinham sido trocadas. Detalhe: as pastilhas de freio dianteiras estavam praticamente só no ferro encostando no disco, além de duas ponteiras da barra de direção com uma folga enorme.... que depois dos 140 km/h faziam balançar a traseira da viatura, podendo até capotar ela em maior velocidade..... lembram da hitória: tá toda revisadinha, pode ir até pro Nordeste com ela.... que amigão hein!!!!
    - Aprendizado: Cuidado com histórias de vendedor, se eu confiasse cegamente nele poderia até ter acidentado minha família..... mas como já estava bem consciente dos defeitos da viatura e mesmo assim considerei compensatório o negócio, logo após comprar baixei ela numa oficina perto de casa para dar uma geral(esta foi indicada por amigos, não é a mesma da avaliação).
    - Serviços realizados para tornar ela segura e confiável para viagens: troca dos 4 amortecedores, troca dos discos de freio, troca das pastilhas de freio, troca de todas as borrachas da suspensão, troca das bieletas (estavam instaladas viradas, acreditam?), troca da polia viscosa e bomba d'água, troca da bateria, troca das barras e terminais de direção (todas), troca de todos os lubrificantes (incluindo DH, Cx Transf, Cambio Aut e Diferenciais), sangramento e troca do fluído de freio, alinhamento e balanceamento e por fim limpeza e colocação de aditivo no radiador. Depois disso a viatura ficou um doce, muito boa mesmo, mas logo surgiram algumas surpresas e foram necessárias algumas correções...
    - 1ª: apareceu um vazamento de água próximo a bomba d'água, era o cano de retorno do ar quente, ao desmontar verificamos que estava todo corroído por dentro e eu acelerei o processo de destruição dele com a limpeza do radiador.... mas como já estava metido tive que ir até o fim.... procurei aquele cano por tudo, até na rockauto.com e nada, mandei tornear um semelhante e substituímos, ficou 10! Para deixar o sistema de arrefecimento zerado encomendei na rockauto.com todas as mangueiras de borracha novas (super baratas), termostato e o cano da saída do termostato, que estava todo corroído também.... ainda bem que o radiador estava bom, foi varetado e testado. Aprendizado: a limpeza do radiador com certeza é muito benéfica para o sistema de arrefecimento, mas também muito arriscada, pois podemos acelerar um processo corrosivo e adiantar quebras... porém no meu caso prefiro que apareçam os vazamentos dentro da oficina, do que no meio de uma viagem e depois ter que cair na mão de mecânicos marreteiros na beira de estrada....
    - 2ª: mesmo depois de todo sistema de arrefecimento estar limpo e funcionando bem notei que a viatura em trânsito lento ou engarrafamento estava passando dos 100º C, diminuindo até a eficiência do Ar Cond, mas quando ela pegava velocidade a temperatura baixava novamente... não fazia sentido, pois a polia e bomba d'água eram novas e o sistema tava todo revisado.... conclusão: polia viscosa de má qualidade(uma loja de São Paulo), daí eu tinha duas opções: comprar uma polia nova importada original (caríssima) ou travar aquela para funcionar sempre na rotação máxima (nunca iria fazer isto).... o que eu fiz? Criei uma terceira opção: fazer um sistema com uma ventoinha elétrica que vou descrever a seguir e logo que tiver postar fotos, resolvendo para sempre o problema de aquecimento do V8 em marcha lenta e climas muito quentes.... PS: Sou contra adaptações e gambiarras, procuro sempre deixar a viatura o mais original possível, mas se vcs observarem na seção desta Cherokee na rockauto.com existe o kit completo para instalação de ventoinha elétrica.... preferimos fazer com peças nacionais pelo tempo e valor, além de qualquer imcompatibilidade que aparecesse poder trocar a peça mais fácil.
    - Como foi feito: foram removidas: a hélice e polia originais, dando espaço para a ventoinha elétrica.... como não havia sistema elétrico de temperatura para acionamento dela tivemos que fazer um novo, instalando um interuptor témico cebolão e toda fiação, ajustando ele para 90º C. Conseguimos uma hélice muito boa que abrange quase todo tamanho do radiador.... vou pegar as especificações certinhas dela com o mecânico e passo para quem interessar. Estou mandando abaixo as fotos do kit que vende na rockauto para a 5.2 V8 ano 1997:





    Neste momento o serviço da ventoinha está nos ajustes finais, mas pelos primeiros testes ficou muito bom, espero com isso eliminar as preocupações com temperatura, tanto nos engarrafamentos como nos dias muito quentes... Acredito que na época que o carro foi projetado não havia uma preocupação tão grande com trânsitos lentos como há hoje em dia, nem talvez se imaginava a loucura que o trânsito se transformou! Já pesquisei vários posts com problemas de aquecimento na Cherokee, a maioria acaba partindo para o travamento da polia, mas considero não ser a melhor opção... espero ter contribuído com os novatos como eu e aqueles que enfrentam algum tpo de problema no arrefecimento.

    Obs: O mecânico que fez a avaliação para mim na hora da compra e está fazendo o serviço da ventoinha agora é muito profissional e honesto, além de ter equipamentos de 1ª linha e contar com auxiliares competentes e cuidadosos, de Brasília mesmo... vou falar com ele pra ver se ele gostaria que tivesse o nome e contato divulgados aqui no site.

    O mecânico que fez a parte de freios, suspensão e direção foi outro mais próximo da minha residência (me arrependi, devia ter ido no primeiro desde o início)... apesar dele ser muito competente não recomendaria ao pessoal, pois tive alguns estresses com ele pela falta de ferramental mais específico e tecnologia da oficina, além de alguns auxiliares meio mulambentos fazendo serviço sem muito cuidado. Alguns serviços tive que corrigir no meu mecânico atual por estarem mal feitos: limpeza do radiador (não tinha varetado, só tacou querosene) e troca do óleo dos diferenciais (trocou por sucção e não abriu eles, acabou deixando resto do óleo antigo e não viu um retentor e coifa com vazamento).

    Por fim, utilizei como aditivo no óleo do motor o Militec, estou gostando muito... notei uma boa redução nos ruídos do motor e um pequeno aumento na economia de combustível, realmente cumpre o prometido na propaganda.... só é meio salgado no preço!

    Se alguém já fez algo parecido e tiver experiências para trocar fico grato, os mais entendidos podem jogar pedra também.... hehe!!!

    Valeu pessoal! Até mais!!!

    Amigo , poderia enviar novamente as imagens do kit da ventoinha eletrica ? qual ventoinha usou ?
    Tenho uma dakota 1998 V6 , que tambem usa a polia viscosa , que pesa no motor , estou querendo adaptar a ventoinha eletrica (da um alivio no motor , alivia bomba d´agua , tira aquele barulho feio da ventoinha , da um ganho de hp) , , me recomendaram usar a ventoinha original do PEUGEOUT 206 e um cebolao 87/92c . quero saber qual voce usou na sua cherokee para fazer parecido .
    Dodge Dakota + Procomp 33x12.50 + MWM 2.8

  • #6
    Usuário Avatar de cadgcao00
    Entrada
    22/06/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    28
    Posts
    736
    Agradecimentos: 3

    Post

    Quero deixa o meu relato sobre a instalação da válvula termostatica do Opala a gasolina na Zj 5.2.

    Bom a válvula do Opala a gasolina abre a 75°c (A do Opala a álcool abre a 90°c ) serviu perfeitamente

    Com a instalação da mesma o motor passou a trabalha a 87~88°c (macha-lenta carro parado ah usei medidor a laser de temperatura para verifica )

    Minha opinião sobre abaixa a temperatura do motor

    Na cidade prefeito ar condicionado gelando muito mais,consumo sem aumento, cofre do motor mais frio mais ser ter transito pesado o motor volta a temperatura de trabalho original no caso 100°C (não passa disso antes nesse caso com a válvula original iria a 110°c)

    Estrada

    Agora o problema

    Bom na estrada a temperatura fica baixa 75~79°c e isso aumenta o consumo

    consumo na estrada 5.4km/l andado de forma econômica no caso andando ate 80km/h sem ar (com a válvula termostatica original faze ria 7,5~8km/l )


    Bom recomendo essa válvula para quem uso a zj 5.2 na cidade ou em trilha, na estradas onde uso o carro na maior parte do tempo não rolou

    Em breve vou troca para a válvula de 90°c do Opala a álcool para testa

    Foto abaixo tirada no uso em estrada
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2-cam00422.jpg  
    Suzuki grand Vitara 1999 / Can Am Outlander Max 650 xt camo 2015
    Ex Grand Cherokee V8 1998 (Original) / Ex Honda Fourtrax 420 2011

  • #7
    Usuário Avatar de VGraf
    Entrada
    29/03/2012
    Local
    Interior/SP
    Idade
    36
    Posts
    373
    Agradecimentos: 0
    A minha tinha colocado a eletrica depois voltei para a viscosa, e retornei mais uma vez para a eletrica, usando a mesma termostatica que voce; Quanto ao consumo nao senti que aumentou nao; Na pista realmente fica cravada semelhante a sua temperatura; Se aumentou o consumo foi pouca coisa, ate porque em parte, o carro ficou mais solto depois que a viscosa foi embora, reduzindo o esforço; Uma coisa que percebo é que se andar muito devagar como disse, cerca de 80km/h, ela gasta mais doque andando a 100-110km/h;
    1998 GRAND CHEROKEE V8 318

  • #8
    Usuário Avatar de marceloxs
    Entrada
    17/04/2015
    Local
    Brasília/DF
    Idade
    36
    Posts
    75
    Agradecimentos: 0
    Galera aproveitando o tópico eu sei que estão falando de coisa seria, mas deixa eu fazer uma pergunta, a minha sempre trabalho na temperatura igual a foto, raras as vezes que ela chegou aos 100, inclusive quando chegou ela chegou a ferver a água do radiador, já foi observado e tem dentro aditivo, não esta apenas com água, o antigo dono me falou que com ele quando ela chegou a 100º foi quando ele perdeu o motor e te que fazer ele novamente, a questão e estou com o reservatório do radiador para trocar pois um dos suportes dele estão quebrados, e a tampa esta errada, e um "Gato", mas além disso estou querendo retirar o radiador e vareta ele assim como trocar o fluído e colocar 70% de aditivo junto com 30% de água, para evitar problemas, se que todos recomendam 50x50, mas isso pode ainda ser algo para poder ser analisado, a pergunta a minha esta com a temperatura abaixo do que deveria, ou esta normal por se tratar de uma 6 Cilindros.
    Marcelo Xavier - Sobradinho - DF
    JEEP OllllllO
    Antigas: Grand Cherokee 4.0 Laredo 97/97 - Preta / Pajero Full HPE 3.2 04/04 - Prata

  • #9
    Usuário
    Entrada
    15/03/2008
    Idade
    55
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    É estranho a temperatura nos 100° dá problema no motor. eu tenho a minha 5.9 há 7 anos, e funciona assim, transito pesado chega aos 100° passou um pouco 100° tipo 102° aciona a ventoinha, que é elétrica de fábrica e volta p os 100°, isso com ar ligado o tempo todo. gelando normal. na estrada entre 97 e 100° cravado. Sempre foi assim. Já foi trocado bomba dágua original da mopar. mangueiras e água sempre com aditivo. o que não pode acontecer é a ventoinha não acionar quando chega nos 100°, daí é certo ter problemas no motor. Agora se é usado o GNV daí a história é outra. Eu não uso GNV.
    4X4 Brasil
    Grand Cherokee LX 5.9 Ano 98
    Uma usina debaixo do capô!

  • #10
    Usuário Avatar de Sinuhe
    Entrada
    18/03/2013
    Local
    sorocaba/SP
    Idade
    64
    Posts
    770
    Agradecimentos: 0
    Amigos, temperatura e arrefecimento é coisa muito seria e tende a dar sempre problemas por isso nao devemos descuidar e sempre manter o mais proximo do original, pois se comecar a mexer a tendencia é feder....radiador revisado, polia viscosa revisada, ventoinha, termostatica, mangueiras, reservatorio de expansao, tampas revisadas....o conjunto é que vai dar garantias de que a temperatura e a pressao do sistema esta dimensionado, qto ao marcador no painel é paliativo marcar proxima dos 100, pois a precisao nao é sistemica e nao deve ser levado muito a serio, o ideal e fazer uma afericao caso esteja muito a quem do regulamentado (90a98)....abs
    Sinuhe Veiga - Sorocaba - SP JEEP OllllllO
    Grand Cherokee 5.2 Limited 94/95 - Preta
    Cherokee Sport 4.0 98/98 Preta S10 DeLuxe 96 CS-Preta

  • #11
    Usuário
    Entrada
    15/03/2008
    Idade
    55
    Posts
    167
    Agradecimentos: 0
    É estranho a temperatura nos 100° dá problema no motor. eu tenho a minha 5.9 há 7 anos, e funciona assim, transito pesado chega aos 100° aciona a ventoinha, que é elétrica de fábrica, com ar ligado o tempo todo. gelando normal, fica em 97° cravado o tempo todo. Sempre foi assim. Já foi trocado bomba da água original da mopar. mangueiras e água sempre com aditivo. o que não pode acontecer é a ventoinha não acionar quando chega nos 100°, daí é certo ter problemas no motor. Agora se é usado o GNV daí a história é outra. Eu não uso GNV. Outra observação se você ligou o ar condicionado o rele aciona a ventoinha automaticamente e fica ligando e desligando conforme o acoplamento do compressor, dessa forma fica sempre nos 97°.
    Grand Cherokee LX 5.9 Ano 98
    Uma usina debaixo do capô!

  • #12
    Usuário Avatar de cadgcao00
    Entrada
    22/06/2010
    Local
    Rio De Janeiro/RJ
    Idade
    28
    Posts
    736
    Agradecimentos: 3

    Post

    Bom instalei a válvula do opala a álcool

    Antes de instala comparei as válvulas usando uma panela com água quente (original vs e do opala a álcool )


    A válvula do opala tem mais vazão, ela abre um pouco mais cerdo que a original( opala 90°c e original 90,5°c (195°f)), entre o curso máximo de abertura e fechamento da válvula a original e mais rápida (lembrando que o curso da do opala e maior (melhor vazão)

    A junta do cano dagua original do opala (a junta vem com a valvula) com poucas modificações pode ser usada na Zj anexo abaixo da junta ja modificada

    Nova temperatura de trabalho em anexo (com a válvula original ficava cravado no meio creio que abaixo pela maior vazão da nova válvula)

    Bom o consumo

    O máximo que fiz na estrada com a válvula do opala a gasolina (abre a 75°c) foi 5.6km/l com essa nova válvula fiz 7.1km/l (fiz 8,6km/l na linha amarela sem transito andado que nem vovozinha, mais não tem como eu anda desse jeito rs)

    Entre o consumo 5,6 e 7,1 foi o mesmo trajeto e ambos foram sem transito, melhora foi boa, mais tive perda de potencia (mistura não ta mas rica para compensa a baixa temperatura)


    Uma foto do meu xodo ta na família a quase 11 anos sem GNV praticamente original
    Miniaturas de Anexos Miniaturas de Anexos Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2-cam00514-1-.jpg   Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2-cam00517-1-.jpg   Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2-cam00519-1-.jpg   Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2-cam00518-1-.jpg   Melhorando o sistema de arrefecimento do V8 5.2-cam00520-1-.jpg  
    Suzuki grand Vitara 1999 / Can Am Outlander Max 650 xt camo 2015
    Ex Grand Cherokee V8 1998 (Original) / Ex Honda Fourtrax 420 2011

  • Classificados ANUNCIE GRÁTIS

    AQUI VOCÊ ENCONTRA TUDO

    Informações de Tópico

    Usuários Navegando neste Tópico

    Há 1 usuários navegando neste tópico. (0 registrados e 1 visitantes)

    Tópicos Similares

    1. Sistema de arrefecimento
      Por kabahall29 no fórum Mitsubishi
      Respostas: 6
      Última resposta: 11/03/2014, 21:04
    2. Manutenção no sistema de arrefecimento
      Por Edu MB no fórum Land Rover
      Respostas: 17
      Última resposta: 08/01/2014, 16:11
    3. sistema de arrefecimento, opinioes
      Por righi no fórum Jeep Wrangler/Cherokee
      Respostas: 2
      Última resposta: 20/10/2008, 10:53
    4. Limpeza do sistema de arrefecimento
      Por andraschko no fórum Ford
      Respostas: 5
      Última resposta: 25/10/2006, 13:02
    5. sistema de arrefecimento sw4 3.0tb 97/98
      Por ucelio no fórum Toyota
      Respostas: 4
      Última resposta: 24/10/2006, 09:36

    Tags para este Tópico

    Permissões de Postagem

    • Você não pode iniciar novos tópicos
    • Você não pode enviar respostas
    • Você não pode enviar anexos
    • Você não pode editar suas mensagens
    • BB Code está Ligado
    • Smilies estão Ligados
    • Código [IMG] está Ligado
    • Código HTML está Desligado

    Change privacy settings Alterar definições de privacidade